
Governo detalhou como será a vacinação
O Governo Federal apresentou, nessa quarta-feira (16), o Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19. Em cerimônia realizada em Brasília (DF), o Executivo explicou quem são os grupos prioritários. Acima de tudo, o Ministério da Saúde garantiu vacina gratuita a todos os brasileiros. Contudo, não definiu uma data para o início da imunização.

Vacinas listadas pelo Ministério da Saúde
“Todos nós temos uma memória afetiva com o Zé Gotinha. É desse programa que estamos falando, quando falamos em vacinar a população brasileira“, afirmou o Secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia Medeiros. “Precisamos pensar em vacinar para manter o funcionamento dos serviços essenciais“, continuou Medeiros.
O plano tem 100 páginas e consta de 10 eixos prioritários. São eles situação epidemiológica e definição da população-alvo para vacinação; vacinas covid-19; farmacovigilância; sistemas de informações; operacionalização para vacinação; monitoramento, supervisão e avaliação; orçamento para operacionalização da vacinação; estudos pós-marketing; comunicação; e encerramento da campanha de vacinação.
Imunização prioritária
Segundo o documento, os trabalhadores da saúde estão no grupo prioritário da imunização. Confira a seguir quem está na primeira fila da 1ª Fase da Vacinação:
- Trabalhadores de Saúde
- Pessoas de 80 anos e mais
- Pessoas de 75 a 79 anos
- Pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas
- Indígenas
“O Governo Federal distribui até o Estado, o Estado vai fazer a distribuição até os municípios no seu planejamento. Isso com o Ministério da Defesa fazendo o acompanhamento. A partir daí os municípios executam efetivamente a execução. Todos os Estados serão tratados de forma igualitária e proporcional”, disse Pazuello.
Vacina gratuita
Na sequência ele garantiu vacinação gratuita aos brasileiros, independente da escolhida. “Todas as vacinas produzidas no Brasil, ou pelo Butantan [em parceria com a China], ou pela Fiocruz ela terá prioridade no SUS. Todos os brasileiros receberão a vacina de forma grátis, entregue nos postos de vacinação. Vacinas registradas e garantidas na sua eficácia”, informou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.
Confira o programa completo a seguir: