Juazeiro: pacientes com câncer passam a ter atendimento prioritário em repartições públicas, bancos e lotéricas

(Foto: Internet)

Uma lei municipal sancionada pelo prefeito Paulo Bomfim (PCdoB) e publicada no Diário Oficial da última segunda-feira (22) garante atendimento prioritário a pacientes com câncer. A lei nº 2.858/2019 da preferência em guichês de órgãos públicos, bancos e casas lotéricas da cidade.

No entanto, para usufruir dessa prioridade o paciente deverá apresentar alguma documentação que comprove a doença. A lei é resultado de um projeto aprovado por unanimidade na Casa Aprígio Duarte, em junho desse ano, proposto pelos edis Neguinha da Santa Casa (MDB) e Allan Jones (PTC).

Dados do Ministério da Saúde, obtidos em 2018, apontam que o câncer – a neoplasia maligna – é primeiro lugar no ranking de mortalidade na Bahia, tendo uma média de 32 mortes por dia.

Dia da Caridade: conheça projeto que segue beneficiando mães da Casa de Apoio do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina

(Foto: Ascom)

Em alusão ao Dia da Caridade (19 de julho), o Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina lembra um importante projeto desenvolvido pela jornalista e mãe, Lara Cavalcanti.

Todos os meses ela vai à unidade materno-infantil e leva para as mães da Casa de Apoio roupinhas de criança, peças de enxoval, livros e, principalmente muito amor. Lara, inclusive, é a responsável por criar o Cantinho da Leitura no espaço de convivência das puérperas.

Atualmente, ela está lutando pela reforma dos banheiros da Casa de Apoio, em parceria com a sua mãe, Carolina Cavalcanti, que é arquiteta. “Já fizemos o planejamento, a escolha dos materiais, agora falta só acertar alguns detalhes com a direção e a obra física em si”, garante.

A parceria de Lara com o Hospital Dom Malan nasceu em 2018, e surgiu através de um processo de empatia com as mães de prematuros. “Sou mãe de uma criança prematura e sei bem como é essa luta. Já tinha vontade de realizar um trabalho voluntário e social, então, essa oportunidade veio bem a calhar”, ressalta.

LEIA MAIS

Estudo revela que 80% de diabéticos podem ter doenças cardiovasculares

(Foto: Ilustração)

Um estudo realizado pelo EndoDebate em parceria com a Revista Saúde, mostrou que 80% das pessoas com diabetes tipo 2 apresentam indícios de comprometimento cardiovascular. Mais da metade (52%) indicam pelo menos dois destes sintomas: tontura, dores no peito e nas pernas, falta de ar e palpitações.

Intitulado “Quando o Diabetes Toca o Coração”, o estudo foi lançado em junho pelo laboratório Novo Nordisk e divulgado nesta semana. A pesquisa entrevistou 1.439 pessoas com e sem diabetes tipo 2, com idade entre 47 e 55 anos.

LEIA MAIS

Utilidade pública: prefeitura disponibilizará 300 doses da vacina contra a gripe durante feira de saúde em Petrolina

(Foto: Jonas Santos)

A Prefeitura de Petrolina vai disponibilizar, nesta quinta-feira (18), durante a feira de saúde que está acontecendo em parceria com a Igreja Adventista do Sétimo Dia – IASD, cerca de 300 doses da vacina contra a influenza para o público geral. A decisão foi tomada após a Secretaria de Saúde garantir a imunização para o público alvo, além do reforço para as crianças.

O evento, está acontecendo desde segunda-feira (15) ao lado da Catedral, das 8h às 12h. Além da vacinação, também estão sendo ofertados outros serviços de saúde como aferição da pressão arterial, testes de HIV, sífilis e glicemia. Além de orientações educativas sobre a prevenção de acidentes de transporte terrestres; e para o combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya.

Para este último dia, a Secretaria também irá ofertar serviços odontológicos para as pessoas que se encontram em situação de rua. “Nosso objetivo é alcançar toda a população que carece destas ações, então em parceria com o projeto, ‘Esperança Petrolina’, estamos conseguindo atingir esse objetivo, já que a ação da igreja tem como foco levar, especialmente, cinco orientações para se ter uma vida saudável, que são: ar puro, exercício, sol, água e repouso,” frisou a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

Prefeitura de Juazeiro convoca médicos aprovados em seleção da Saúde

(Foto: Ilustração)

A Prefeitura de Juazeiro (BA) publicou no Diário Oficial da última terça-feira (16) a quinta convocação dos processo seletivo para preenchimento das vagas deixadas pelos médicos na rede municipal. Os profissionais listados devem comparecer ao setor de Recursos Humanos (RH) da secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp) nesta quinta-feira (18).

Os candidatos selecionados devem entregar a documentação exigida no edital das 8h às 17h. A Segesp está localizada na Rua 15 de Julho, nº 32, 2º andar, Centro de Juazeiro. Foram convocados nove médicos que atuarão nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Confira a lista dos profissionais convocados e a documentação exigida.

Ministério da Saúde suspende parcerias para produção de medicamentos

O Ministério da Saúde garantiu, em nota, que a população não será afetada. (Foto: Internet)

O Ministério da Saúde informou nessa terça-feira (16) que 19 parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDPs) estão em fase de suspensão. As parcerias foram firmadas para a produção de medicamentos como insulina, usada para diabetes, e pramipexol, usado no tratamento de doença de Parkinson. A etapa atual permite que os laboratórios públicos apresentem medidas para reestruturar o cronograma de ações e atividades.

Segundo a pasta, as parcerias estão em fase de suspensão, entre outros motivos, por falta de avanços esperados; por falta de investimento na estrutura; por desacordo com o cronograma; por solicitação de saída do parceiro privado; pelo não enquadramento de um projeto como PDP; por decisão judicial; e, por recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) e Controladoria-Geral da União (CGU).

O Ministério da Saúde garantiu, em nota, que a população não será afetada. “Para garantir o abastecimento da rede, o Ministério da Saúde vem realizando compras desses produtos por outros meios previstos na legislação. A medida, portanto, não afeta o atendimento à população. A maior parcela das PDPs em fase de suspensão sequer chegou a fase de fornecimento do produto”, diz a nota.

LEIA MAIS

Dom Avelar e Terras do Sul entre bairros com maior infestação de Aedes Aegypti; Petrolina continua em alerta

No primeiro semestre deste ano, a secretaria notificou 1.416 casos de dengue. Destes, 62 foram confirmados.

A Prefeitura de Petrolina divulgou, nessa terça-feira (16), o resultado do Levantamento Rápido de Índice de Infestação para o Aedes aegypti (LIRAa). A pesquisa foi realizada na primeira semana deste mês de julho pelos Agentes de Combate às Endemias que fizeram vistorias nos estabelecimentos residenciais e comerciais em diversos bairros da cidade.

De acordo com os dados, o município continua em sinal de alerta: o índice geral permanece em 2,1%. Com esse resultado, Petrolina se mantém em situação de médio risco de infestação para os agravos causados pelo Aedes aegypti. Os bairros mais preocupantes são os que apresentam índice de infestação de 5,7% como o Dom Avelar; São Jorge; São Joaquim e Terras do Sul. Em segundo lugar, com 3,7%, estão São Gonçalo; Jardim Petrópolis; Cohab VI e Vila Chocolate.

De acordo Marlene Leandro, secretária executiva de Vigilância em Saúde, a falta de atenção da população com recipientes que acumulam água, dentro das próprias casas, contribui para que o município permaneça em sinal de alerta. “Quando os agentes fazem as visitas para o levantamento de infestação, percebem que o grande problema são os focos nas casas das pessoas. É importante que a população colabore, faça uma vistoria sempre que possível na sua residência”, explica.

LEIA MAIS

Prefeitura de Dormentes leva atendimentos especializados em saúde para o interior do município nesta quarta

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Dormentes)

Para atender toda a população, a Prefeitura de Dormentes (PE) realiza periodicamente uma série de serviços e atendimentos na zona rural do município. Nesta semana, três comunidades vão receber as equipes da Secretaria de Saúde.

Os moradores de Botão de Seda e comunidades circunvizinhas, recebem nesta quarta-feira (17), o Mutirão da Saúde. A programação começa às 9h, na Escola Municipal Manoel Batista da Silva, e contará com consultas médicas especializadas, atendimentos odontológicos, testes rápidos de HIV, Sífilis Hepatites B e C e glicemia, aferição da pressão arterial, imunização, farmácia básica e corte de cabelos. A ação contará ainda com palestras e orientações das equipes do NASF, além de muita diversão para as crianças.

LEIA MAIS

Caravana da Saúde e Cuidar da Gente atendem moradores do distrito de Maniçoba nesta quarta

(Foto: Ascom)

A 173ª edição da Caravana da Saúde será realizada nesta quarta-feira (17), no distrito de Maniçoba I, zona rural de Juazeiro (BA). Os moradores da localidade terão atendimentos especializados nas áreas de cardiologia, endocrinologia, dermatologia, atendimento com psicólogo, realização de exames laboratoriais e eletrocardiograma, além de atendimentos clínicos e odontológicos.

Através do Programa ‘Cuidar da Gente’, a Secretaria da Saúde vai ofertar também aos moradores, serviços como: realização de testes rápidos e vacinação. A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade que toda semana está presente com o ‘Estação Cidadania’, também estará no local para atualização e cadastro dos moradores para os programas sociais.

Em pouco mais de três anos, a Caravana da Saúde já realizou mais de 38 mil atendimentos e teve demandas de cardiologia e endocrinologia zeradas em inúmeras unidades de saúde.

Voluntariado promove momento de beleza e autocuidado no Hospital Dom Malan/IMIP

(Foto: Ascom)

O Voluntariado do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina – em parceria com o Instituto Embelleze – está promovendo um momento de beleza e autocuidado para as mulheres que estão internadas (ou acompanhando seus filhos) nos procedimentos. O projeto teve início na última  segunda-feira (15), e tem como objetivo se tornar periódico.

“Na verdade, eles já são parceiros nossos há um tempo. Sempre que fazemos eventos e convidamos, a equipe vem. Então, só resolvermos melhorar isso”, ressalta o coordenador do Voluntariado, Rui Holanda.

A instrutora da Embelleze, Gaby Souza, confirma. “É uma troca. A gente precisa das modelos para as alunas treinarem e as mulheres precisam desse cuidado. Então, é um casamento que tem tudo para dar certo”, acredita.

LEIA MAIS

Depois de inaugurar Policlínica Regional em Paulo Afonso, governador da Bahia promete mais investimentos na saúde

Unidade foi inaugurada na sexta e já está funcionando (Foto: Ascom/Sesab)

Inaugurada na sexta-feira (12) com a presença do governador Rui Costa (PT), a Policlínica Regional de Paulo Afonso (BA) começou a funcionar ontem (15). O secretário de Saúde do Estado (Sesab), Ivaldo Júnior acompanhou o primeiro dia de funcionamento.

Na unidade são ofertados exames e consultas em diversas especialidades, como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastrenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia.

LEIA TAMBÉM:

Com presença de Rui Costa, Policlínica de Paulo Afonso será inaugurada hoje

O Governo da Bahia investiu R$ 22 milhões na construção da Policlínica que atenderá não apenas Paulo Afonso, mas também as cidades de Abaré, Chorrochó, Glória, Jeremoabo, Macururé, Pedro Alexandre, Rodelas e Santa Brígida.

LEIA MAIS

Em parceira, prefeitura e Igreja Adventista ofertam serviços de saúde no centro de Petrolina

Ação acontece ao lado da Catedral, no Centro de Petrolina.

A Prefeitura de Petrolina, em parceria com a Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), está ofertando serviços de saúde gratuitos à população. As ações seguem até o dia 18 de julho, ao lado da Catedral.

Durante o evento, que ocorre das 8h às 12h, os interessados terão oportunidade de aferir a pressão, fazer testes de HIV, sífilis e Glicemia. Além de receber orientações educativas e conscientizadoras sobre a prevenção de acidentes de transporte terrestres; e no combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya.

Já na quinta-feira (18), último dia das ações, a Secretaria de Saúde vai levar serviços odontológicos para as pessoas que se encontram em situação de rua. “Nosso objetivo é alcançar toda a população que necessita destas ações”, diz a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

Segundo o pastor e organizador, Thiago Alves, o projeto também incentiva cinco hábitos no dia-a-dia que trazem saúde. “Durante o evento, estaremos promovendo cinco orientações para se ter uma vida saudável, que são: ar puro, exercício, sol, água e repouso. A parceria da SESAU com nosso projeto, o ‘Esperança Petrolina’, é muito importante, pois podemos  complementar as orientações com os serviços de saúde”, concluiu.

UPAE/IMIP de Petrolina alerta sobre cuidados com a saúde do homem

(Foto: Internet)

Neste Dia Nacional do Homem, 15 de julho, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) ressalta os principais cuidados relacionados à saúde do homem, já que cada vez mais pesquisas comprovam que a saúde, mais do que genética, é consequência das escolhas e hábitos de vida.

Os homens, geralmente, costumam dar menos atenção à saúde e buscam menos os serviços. A grande maioria só procura o consultório médico por influência da mulher ou de filhos, sendo que mais da metade adia essa ida e já chega com doenças em estágio avançado.

Por isso, o Ministério da Saúde implementou, em 2009, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, que tem como objetivos: promover ações de saúde que contribuam para a compreensão da realidade singular masculina; e propiciar um melhor acolhimento deste público no Sistema Único de Saúde (SUS), do qual a UPAE de Petrolina faz parte.

LEIA MAIS

Petrolina: ação da secretaria de Saúde descentraliza realização de exames de sangue

(Foto: Ascom)

A secretaria de Saúde de Petrolina está descentralizando a realização dos exames de sangue na cidade. Nessa semana os moradores do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho – Núcleo 07 poderão fazer a coleta na unidade de saúde da comunidade.

De acordo com a Prefeitura, a atividade acontece de forma quinzenal e a marcação é feita dentro da própria unidade. Segundo a pasta, 41 Unidades Básicas de Saúde (UBS) já realizaram a coleta e ainda em julho Bebedouro e N-10 passarão a fazer o mesmo.

“Além de uma unidade novinha, a população agora pode fazer a coleta dos exames laboratoriais pertinho de casa. O paciente sai do consultório médico e marca lá mesmo a data que irá realizar o exame. Muita gente perdia os exames por não ter o dinheiro para ir ao laboratório. Com a descentralização, o usuário terá mais conforto para a realização do serviço”, explica a secretária executiva em Gestão do SUS, Cassia Guimarães.

Após 10 anos sem atendimento na saúde, Cruz de Salinas ganha UBS

(Foto: Jonas Santos/Ascom)

Mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) foi entregue pela Prefeitura de Petrolina. Na semana passada o prefeito Miguel Coelho entregou a UBS em Cruz de Salinas, comunidade da zona rural que após 10 anos voltará a ter um posto de saúde.

O equipamento foi inaugurado na sexta-feira (12) e contará com salas de vacina, atendimento, consultório, farmácia e funcionará de segunda à sexta pela manhã. Além de Cruz de Salinas, a estrutura vai atender outras 10 comunidades vizinhas, alcançando cerca de 1500 moradores.

“Eu estive aqui em Cruz de Salinas na campanha para eleição e me comprometi em reabrir esse posto. Não fazia sentido continuar com aquela política equivocada de fechar tudo, principalmente, nas comunidades com mais dificuldade de deslocamento. Então, estamos fazendo o inverso, já são 13 postos de saúde inaugurados, sendo quase a metade no interior, levando atendimento médico a quem precisa“, disse o prefeito.