SAMU de Juazeiro divulga número de telefone emergencial; 192 está temporariamente indisponível 

(Foto: Ascom)

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (BA) divulgou há pouco, que devido a um problema na operadora de telefonia, o número 192 do SAMU está temporariamente indisponível.

Até a resolução do problema, a população pode acionar o serviço por meio do número (74) 9 9198-0828, disponibilizado pela SESAU.

Secretaria de Saúde de Petrolina orienta sobre vacinação contra o sarampo

A imunização deve acontecer num prazo máximo de 15 dias antes de viajar. (Foto: Divulgação)

Atendendo à recomendação do Ministério da Saúde (MS), a Secretaria de Saúde de Petrolina orienta pais e responsáveis por crianças na faixa-etária de seis meses a menores de um ano, que estejam com viagem marcada para algum município que apresente surto ativo de sarampo – nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e Bahia – a vacinarem seus filhos contra a doença.

De acordo com a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, todas as unidades básicas disponibilizam a vacina tríplice viral – que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola – dentro do calendário nacional de vacinação. Ela ressalta que a iniciativa do Ministério é mais uma medida de segurança, com o objetivo de interromper a cadeia de transmissão do vírus do sarampo no país.

LEIA MAIS

Vereadores de Juazeiro e Petrolina visitam o sanatório Nossa Senhora de Fátima e questionam falta de cooperação de outros municípios da rede PEBA

(Foto: Divulgação)

Os vereadores de Petrolina, Cristina Costa (PT), Major Enfermeiro (MDB), Zenildo do Alto do Cocar (PSB) e Gilberto Melo (PR), que é presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, além de uma assessora da vereadora Maria Elena (PSB), visitaram na última sexta-feira (9), o Sanatório Nossa Senhora de Fátima, em Juazeiro, onde se encontraram com a presidente da comissão de saúde da Câmara Municipal de Juazeiro, vereadora Neguinha da Santa Casa (PMDB).

Os parlamentares das duas cidades querem juntos, encontrar  uma solução para evitar o fechamento da unidade de saúde mental, que hoje atende 57 pacientes dos municípios que compõem a rede PEBA nos estados da Bahia e de Pernambuco. O sanatório gasta em médias 250 mil (Duzentos e cinquenta mil reais) por mês. Desse investimento, 113 mil (cento e treze mil) são provenientes do Governo Federal. O restante era repassado até janeiro de 2019 pela prefeitura de Juazeiro. Mas a dívida já passa de 1 milhão e 700 mil reais.

LEIA MAIS

Centro de Informação sobre Medicamentos da Univasf realiza oficina sobre contracepção para mulheres surdas

(Foto: Ascom)

O Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizou na tarde de ontem (8), a Oficina em Libras sobre Métodos Contraceptivos. O evento teve o objetivo de orientar mulheres surdas sobre procedimentos para evitar a gravidez. A oficina aconteceu no auditório do Hospital Dom Malan, em Petrolina (PE).

Durante a oficina, as participantes receberam informações na Língua Brasileira de Sinais (Libras) sobre os procedimentos e dispositivos para evitar a gestação, além de discutir sobre as dificuldades dos surdos no atendimento em saúde, e alternativas para que o acesso à informação esteja adaptado para todos. Ministrada por estudantes dos cursos de Farmácia, Medicina e Psicologia da Univasf, a oficina contou com a presença de quatro mulheres surdas e duas ouvintes.

LEIA MAIS

Em nota, SESAU afirma que falta de regularização tributária do Sanatório de Juazeiro inviabiliza cumprimento de contrato 

(Foto: Ascom/PMJ)

Após vereadores de Petrolina (PE) se posicionarem em defesa do Sanatório Nossa Senhora de Fátima de Juazeiro, contra o fechamento da unidade que historicamente atende a população de Juazeiro, Petrolina e demais municípios da Rede PEBA, a prefeitura de Juazeiro emitiu uma nota na tarde desta quinta-feira (8) esclarecendo a sua relação com a situação que se encontra o Hospital Psiquiátrico.

Diante de situações ocorridas no final do ano de 2018, em dezembro daquele ano a gestão municipal foi chamada junto ao Ministério Público Federal, recebendo algumas orientações sobre a estruturação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e sua participação na rede Pernambuco-Bahia (PEBA). Juazeiro, por ser um dos municípios da Macro-região do Estado da Bahia, mantenedor e que executa o contrato com o Sanatório, adotou ações de estruturação da rede própria de saúde mental e organizou o processo de regulação no controle de leitos, em conjunto com a Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL) e, assim, garantir qualidade na assistência e maior transparência para todos os envolvidos”, diz o texto.

No decorrer da nota, a gestão municipal listou as mais diversas ações e mudanças feitas em consonância com o previsto pela CRIL: redirecionamento da porta de entrada das urgências psiquiátricas; demandas espontâneas passaram a ser encaminhadas para a UPA, Hospital Materno Infantil e Hospital Regional, aos pacientes em surto de urgência e emergência. Além da realização das capacitações nos serviços municipais, elaboração de um protocolo municipal para atendimento às urgências psiquiátricas, e reestruturação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), para que os usuários pudessem ser acolhidos nos CAPS.

LEIA MAIS

Sarampo: ministério recomenda vacinação de crianças que vão viajar

(Foto: Ilustração)

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (6) um comunicado alertando pais, mães e responsáveis que vão viajar com seus filhos de seis meses a menores de um ano de idade para 39 cidades dos estados de São Paulo, Pará ou Rio de Janeiro, onde há surto ativo do sarampo, para que vacinem seus filhos.

A recomendação é que todas essas crianças sejam imunizadas contra a doença no período mínimo de 15 dias antes da data prevista para a viagem. Além de proteger, a medida de segurança pretende interromper a cadeia de transmissão do vírus do sarampo no país.

Segundo o Ministério, a vacina não substitui e não será considerada válida para fins do calendário nacional de vacinação da criança. Assim, além dessa dose que está sendo aplicada agora, os pais e responsáveis devem levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose); e aos 15 meses (2ªdose) para tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral + varicela.

LEIA MAIS

Unidade móvel de saúde leva atendimento às comunidades na zona rural de Petrolina em agosto

Para ser atendido não é preciso agendamento. (Foto: ASCOM)

Com o objetivo de facilitar o acesso ao serviço médico na zona rural de Petrolina, a prefeitura divulgou, nessa terça-feira (6), o cronograma da unidade móvel que deve contemplar 16 localidades durante o mês de agosto. As comunidades Água Viva II, Assentamento Lindolfo Silva e Satisfeito II já foram beneficiadas com os serviços.

Na unidade de atendimento médico são ofertados diversos serviços: aferição de pressão arterial, teste de glicemia, entrega de medicamentos, solicitação de exames e de consultas especializadas, caso necessário. Para ser atendido não é preciso agendamento, basta comparecer na data e local indicado no calendário da Secretaria Municipal de Saúde, a partir das 8h.

Confira o Cronograma

LEIA MAIS

Hospital Universitário inicia implantação de projeto para agilizar atendimentos na emergência

(Foto: Internet)

O Hospital Universitário (HU-Univasf), em parceria com o Hospital Sírio Libanês, começou o processo de implementação do projeto Lean nas Emergências, com o propósito o propósito de otimizar e dar maior resolutividade aos atendimentos emergenciais. A execução da metodologia é mais uma iniciativa da unidade para tentar controlar e amenizar os efeitos da superlotação. Durante o mês de julho, o hospital registrou uma média de ocupação de 168%.

A equipe do hospital paulista esteve na unidade reunida com profissionais de diversas áreas do HU entre os dias 31 de julho e 01 de agosto. Esse foi o segundo dos 12 encontros que acontecerão nos próximos meses. Na ocasião, foram apresentados as características e objetivos da ferramenta e o resultado de uma análise realizada no setor de Emergência e Urgência do HU. “Esse primeiro momento de diagnóstico foi importante para mostrar a nossa situação. Percebemos que é possível reduzir o tempo de espera e o quantitativo de pacientes no nosso corredor. Os colaboradores estão engajados e acredito que vamos conseguir bons resultados”, comentou o chefe da Unidade de Planejamento do HU, Thiago Magalhães.

LEIA MAIS

Hospital Regional de Juazeiro divulga resultado de processo seletivo para o cargo de nutricionista

(Foto: Arquivo)

Nesta terça-feira (6), o Hospital Regional de Juazeiro divulgou a lista de candidatos aprovados no Processo Seletivo para o cargo de Nutricionista, modalidade cadastro reserva.

Lista de aprovados

O Hospital Regional de Juazeiro fica localizado na Travessa do Hospital, s/n, bairro Santo Antonio. Maiores informações pode ser obtidas pelo telefone (74) 3614-8350.

Projeto de Lei que aumenta vagas para aprovados em concurso da Saúde de Petrolina deve ser votado nesta terça

Vereadores votam projeto nesta terça-feira. (Foto: Jean Brito/CMP)

Na primeira sessão do retorno do recesso parlamentar, os vereadores de Petrolina devem analisar o Projeto de Lei n. 013/2019, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a ampliação de vagas no quadro permanente da administração municipal.

Segundo a justificativa do texto legal, o projeto tem como objetivo “permitir o aumento no número de vagas em diversos cargos de provimento efetivo correlatos à área da Saúde Pública”. Ainda de acordo com o projeto, o aumento das vagas é necessário para que os aprovados no último concurso possam ser convocados.

LEIA MAIS

Dia Nacional da Saúde: Confira algumas dicas para manter a qualidade de vida

(Foto: Internet)

Praticar atividades físicas, manter uma alimentação saudável e cuidar da saúde mental. Esses são ingredientes importantes para ter um corpo e mente equilibrados.Para reforçar a importância desse hábitos, anualmente é celebrado no dia 5 de agosto o Dia Nacional da Saúde.

O Dia da Saúde também serve para homenagear e recordar a vida e o trabalho de Oswaldo Cruz, um dos principais responsáveis pelas erradicações de perigosas epidemias que acometeram o Brasil no final do século XIX e começo do século XX.

O Dia Nacional da Saúde foi oficializado e inserido no calendário oficial brasileiro através do Decreto de Lei nº 5.352, de 8 de novembro 1967, do Ministério da Saúde e da Educação e Cultura. O dia 5 de agosto foi escolhido para celebrar o Dia Nacional da Saúde por ser a data de nascimento do sanitarista Oswaldo Cruz.

LEIA MAIS

Cerca de 120 crianças serão atendidas para cirurgia de fimose em Petrolina

Cirurgias são feitas pela Prefeitura de Petrolina em parceria com HGU.

A prefeitura de Petrolina, em parceria com o Hospital Geral e Urgência (HGU), realizará um novo mutirão organizado pela Secretaria de Saúde para tirar cerca de 120 crianças da fila de espera por cirurgias de fimose na cidade. A ação faz parte do projeto pioneiro ‘Saúde em Dia’ e acontece todo final de semana.

Os procedimentos estão sendo possíveis através de parcerias com clínicas e hospitais privados, que oferecem seus serviços permitindo a compensação em dívidas com a prefeitura, a exemplo de Imposto Sobre Serviço (ISS) vencido.

A secretária executiva de Gestão em Saúde, Cássia Guimarães, comentou sobre o projeto. “Fizemos o levantamento dessas crianças que necessitam desse procedimento e estamos marcando a consulta pré-cirúrgica, ligando para os pacientes e informando”, disse.

LEIA MAIS

Secretaria da Saúde vai intensificar vacinação antirrábica em Juazeiro no mês de agosto

(Foto: Ascom)

De 5 a 30 de agosto,  Secretaria da Saúde de Juazeiro (SESAU), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde, irá intensificar as ações de vacinação antirrábica de cães e gatos no município, com um posto de vacinação fixo.

A SESAU esclarece que tal ação se torna importante devido à necessidade de medidas profiláticas, em prol destes animais, visto que recentemente o município registrou casos positivos de raiva animal.

LEIA MAIS

Paulo Câmara nomeia gerentes regionais de Saúde

(Foto: Hélia Scheppa/SEI)

O governador Paulo Câmara assinou, nesta quarta-feira (31), no Palácio do Campo das Princesas, a nomeação das profissionais que irão chefiar as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) do Estado pelos próximos dois anos. Acompanhado da vice-governadora Luciana Santos, do secretário estadual de Saúde André Longo, de deputados estaduais e outras autoridades, o chefe do Executivo defendeu o diálogo como forma de ajudar a desenvolver a saúde pública em Pernambuco que, considera um grande desafio, principalmente no momento difícil por que passa o País.

“As gerências, com essa nova formação – algumas que já vêm lá de trás, outras estão assumindo agora – vão ter o desafio de ajudar mais, de estar mais presentes, de ouvir, principalmente em cada regional, de buscar alternativas a partir desse processo de escuta, transparência, de conversa, de atendimento, para saber onde a gente pode aperfeiçoar  e ter uma condição melhor”, afirmou Paulo Câmara.

As aprovadas foram escolhidas em uma seleção pública simplificada, realizada em duas etapas: na primeira foi feita a análise curricular e de um plano de gestão para a Geres, e na segunda, por meio de entrevistas. Das 12 novas gerentes, oito já ocupavam o cargo e permanecem, por terem obtido a maior pontuação na seleção. As outras quatro são novatas, das Geres do Recife, Limoeiro, Palmares e Caruaru.

LEIA MAIS

“Vamos chamar um número maior que o anunciado”, diz secretária sobre concurso da saúde em Petrolina

Classificados fora das vagas devem ser convocados para atender necessidade de profissionais verificada após novo mapeamento.  (Foto: Ilustração)

A secretária de Saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque, garantiu que será convocado um número maior do que as 200 vagas que foram anunciadas para o concurso na área da saúde na cidade. A convocação já foi iniciada e, após novo mapeamento, verificou-se a necessidade de contratação de mais profissionais.

“Já iniciamos a convocação e a boa notícia é que, após o remapeamento, vamos chamar um número maior que o anunciado. Vivemos um novo momento com investimentos chegando através da nossa força política do prefeito Miguel Coelho que entende que a saúde é uma prioridade permanente”, disse.

LEIA MAIS