Petrolina e Juazeiro começam segunda fase de vacinação contra sarampo

Vacinação segue até o dia 30 de novembro.

Seguindo a medida do Ministério da Saúde, Petrolina e Juazeiro deram início nessa segunda-feira (18) a segunda fase da campanha de vacinação contra o sarampo. Esta fase vai até o dia 30 deste mês, quando acontecerá o dia D.

O público-alvo são adultos jovens, na faixa etária de 20 a 29 anos de idade que não estejam com a caderneta de vacinação em dia. Crianças menores de 6 meses, pessoas com o sistema imunológico comprometido e grávidas não podem receber a vacina por causa de eventuais riscos à saúde.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina alerta sobre fake news e reforça eficácia de vacinação

Além de manter hábitos saudáveis, a melhor maneira de evitar doenças infecciosas é se vacinando contra elas. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferta diversas vacinas que protegem contra mais de 40 doenças, entre elas, o sarampo.

Diante do surgimento de fake news, a Prefeitura de Petrolina reforça que vacinação é uma prioridade. “Basta ir ao Posto de Saúde mais perto de sua casa e pedir para atualizar o calendário de vacinação, que prevê vacinas para todas as idades, desde os recém-nascidos até os idosos. Por isso, se proteger contra doenças é uma questão de escolha, responsabilidade e deve ser tido como prioridade por todos”, destaca secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque.

A vacinação evita que os vírus de doenças graves circulem pelo país. Além disso, as vacinas evitam sequelas causadas por essas doenças, como surdez, cegueira, paralisia, problemas neurológicos e até a morte. As vacinas servem para estimular o sistema imunológico, ou seja, as células que protegem o nosso corpo.

LEIA MAIS

Começa hoje a segunda fase da vacinação contra o sarampo

(Foto: Internet)

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda-feira (18) em todo o país. As pessoas, na faixa etária de 20 a 29 anos de idade, são o alvo desta etapa.

De acordo com o último boletim epidemiológico sobre sarampo do Ministério da Saúde, esta faixa etária é a que mais acumula número de casos da doença. Nos últimos 90 dias de surto ativo, foram confirmados 1.729 casos em pessoas de 20 a 29 anos.

LEIA MAIS

Idosa aguarda por cirurgia no HU há mais de um mês e neto faz apelo

Idosa espera por cirurgia desde outubro (Foto: Internet)

Uma espera sem fim. Essa é a rotina de dona Luzia Justina Aires de Oliveira, de 92 anos. Ela está internada no Hospital Universitário há mais de um mês, aguardando por uma cirurgia no fêmur. Porém, de acordo com seu neto, Severino Aires de Oliveira, de última hora a unidade cancela o procedimento.

O cancelamento já teria acontecido por duas ocasiões. Enquanto isso, dona Luzia, que não pode caminhar e apenas fica deitada na maca do hospital fica com sua saúde cada vez mais debilitada. Preocupado com a avó, Severino fez um apelo.

“Minha avó está no Hospital de Traumas desde o dia 13 do mês passado, a mesma já foi encaminhada para duas cirurgias no fêmur, ela está com o fêmur quebrado e de última hora cancelam. A alegação é que precisa de uma UTI e uma sala amarela, para ela estar repousando em observação”, contou ao Blog Waldiney Passos.

Com o fêmur quebrado, a idosa apenas pode ficar deitada e, de acordo com Severino, estão havendo complicações. “Ela já tá criando ferimento nas costas porque não pode se locomover, já está debilitado por conta da idade e eu só vejo o hospital dando desculpa em cima de desculpa“, afirmou.

Revoltado com a situação, ele já acionou a Ouvidoria do HU, procurou a Justiça, porém sem sucesso. Na sexta-feira (15) o Blog solicitou uma nota do hospital, para saber quando dona Luzia será submetida ao procedimento cirúrgico, mas até o encerramento dessa matéria não havíamos recebido uma resposta.

Ministério da Saúde lança campanha para prevenir a obesidade infantil

(Foto: Agência Brasil)

O Ministério da Saúde lançou a campanha 1, 2, 3 e já! Vamos prevenir a obesidade infantil. A ideia é incentivar as crianças a seguirem três passos simples para evitar o sobrepeso: alimentação saudável, atividade física e brincadeiras longe das telas da TV, celular e jogos eletrônicos.

O lançamento ocorreu durante a abertura do 15° Encontro Nacional de Aleitamento Materno (Enam) e o 5° Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável (Enacs), no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova, região central do Rio de Janeiro.

Na cerimônia de abertura, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, destacou que o país tem evoluído na regulamentação da indústria e propaganda e no incentivo à alimentação saudável. “Somos de uma geração em que a propaganda dizia: ‘Danoninho vale por um bifinho’. Daquele marco, inicia-se uma reação da sociedade e organização para pensar e debater se aquela frase tinha algum fundo de verdade. Hoje, ela fica na prateleira da vergonha da propaganda. Era um Conar [Conselho Nacional Autorregulamentação Publicitária] que não existia, uma regulamentação que não existia.”

Segundo Mandetta, o problema é um “verdadeiro drama” e o fenômeno é global. Dados do ministério apontam que três de cada 10 crianças de 5 a 9 anos atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) estão acima do peso, um total de 4,4 milhões. Do total de crianças, 16% (2,4 milhões) estão com sobrepeso, 8% (1,2 milhão) com obesidade e 5% (755 mil) com obesidade grave. Abaixo de 5 anos, são 15,9% com excesso de peso.

LEIA MAIS

Secretaria Estadual de saúde confirma 90 casos de sarampo em Pernambuco

(Foto: Ilustração)

O número de casos de sarampo confirmados em Pernambuco subiu para 90. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), que divulgou um boletim nesta quinta-feira (14), até o dia 2 de novembro foram notificados 1.020 casos suspeitos da doença. Destes, 429 foram descartados e 501 ainda estão em investigação.

LEIA MAIS

Segunda etapa de vacinação contra o sarampo começa na próxima semana em Petrolina

(Foto: Jonas Santos)

A Prefeitura de Petrolina dará início à segunda etapa da campanha de vacinação contra o sarampo, na próxima segunda-feira (18). Nesta nova fase, por orientação do Ministério da Saúde, o público-alvo será os adultos de 20 a 29 anos.

“Quem não estiver com a caderneta de vacinação em dia terá a oportunidade de se vacinar até 30 de novembro, quando termina a campanha. As Unidades de Saúde da Família (USF) estarão abertas para fazer a imunização. Na área rural, com funcionamento das 7h às 13h, e das 8h às 16h45 na zona urbana”, explica a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a vacina tríplice viral que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba está disponível na rede pública por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS) o ano todo. A faixa etária do público alvo são brasileiros de 1 até 49 anos, dentro ou fora de surtos. Com a situação de surto no país ampliou para crianças de 6 meses a menores de um ano como intensificação. O dia ‘D’ dessa segunda etapa ocorrerá no próximo dia 30.

LEIA MAIS

Zenildo Nunes pede realização de mutirão de laqueaduras em Petrolina

Vereador quer mutirão de saúde na cidade (Foto: Jean Brito/CMP)

Depois de solicitar a realização de mutirões da saúde para crianças de Petrolina, o vereador Zenildo Nunes, o Zenildo do Alto do Cocar (PSB) quer quer o município execute atividades voltadas à saúde da mulher. Por meio da Indicação n° 1387/2019 o edil pediu a realização de mutirões de cirurgias de laqueadura.

LEIA TAMBÉM:

Vereador Zenildo Nunes confirma filiação ao MDB e conclama demais vereadores para o novo partido do prefeito Miguel Coelho

“Pedimos as cirurgias de laqueadura, várias mulheres precisam desse procedimento, muitas são de famílias pobres e carentes. Que possa ser feito esse mutirão às famílias que necessitam”, destacou Zenildo.

Ele aproveitou para reforçar uma cobrança feita na semana passada. “Na sessão passada a gente solicitou os mutirões de cirurgias ginecológicas, que ele possa interferir junto ao Hospital Universitário para fazer a cirurgia do pé torto nas crianças. Elas precisam ir para Recife e a gente pede a cirurgia em Petrolina”, disse.

Vereador denuncia falta de médicos em UBS de Salgueiro

Segundo vereador, falta médicos na UBS do Divino (Foto: Reprodução/Facebook)

O vereador Erivaldo Pereira (PSB) registrou em sua rede social, problemas na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro do Divino Espírito Santo, em Salgueiro (PE). De acordo com o edil, existe um problema antigo no local e até o momento a Prefeitura não sanou, deixando a população desassistida na saúde pública.

“Aqui há quatro meses que não existe médico para atendimento da população, sem falar nos medicamentos que é uma doença eterna do Governo Municipal que não consegue colocar medicamentos para atender a população”, disse Erivaldo.

De acordo com o edil, “cada vez ao vir ao esse posto é de uma tristeza imensa de saber que os serviços públicos não estão chegando à população”. A Secretaria de Saúde emitiu uma nota, explicando o que houve no bairro. Em nota, a Prefeitura afirma que “a falta de médicos ocorre devido a dificuldade para novas contratações”.

O município chegou a realizar um processo seletivo simplificado “visando a contratação de cinco médicos, porém, apenas dois profissionais assumiram unidades que estavam na mesma situação”. Por fim, o Poder Executivo afirmou que republicará a seleção nos próximos dias, visando contratar novos médicos.

Moradores do bairro Malhada da Areia serão contemplados com serviços da Caravana da Saúde nesta quarta-feira

(Foto: Ascom)

Nesta quarta-feira (13), a 191° edição da Caravana da Saúde contemplará os moradores do bairro Malhada da Areia, em Juazeiro (BA), levando atendimento especializado para a população. O programa é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde/SESAU.

Os moradores poderão realizar diversos serviços de saúde com atendimentos médicos especializados nas áreas de cardiologia, endocrinologia, odontologia, exames de eletrocardiograma e laboratoriais, além de consultas com o médico clínico geral.

Desde a criação do programa em 2016, a Caravana já realizou quase 40 mil atendimentos e as demandas de cardiologia e endocrinologia já foram zeradas em diversas unidades de saúde de Juazeiro.

Caravana da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia será realizada em Petrolina; inscrições já estão abertas

Pela primeira vez, o município de Petrolina (PE) receberá a Caravana da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia – Caravana SBN. O projeto tem o objetivo de promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de estudantes, residentes e profissionais da área da saúde, através do intercâmbio científico. O Hospital Universitário é um dos apoiadores do evento.

A Caravana SBN acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro, no auditório da Fundação Nilo Coelho. Mais de 20 neurocirurgiões, de diversas partes do país, ministrarão palestras em torno dos temas: Microcirurgia vascular e base de crânio e Cirurgia de coluna vertebral minimamente invasiva.

LEIA MAIS

Senhor do Bonfim: após ser inaugurada por Rui Costa, Policlínica começa a atender população

Atendimentos começaram nessa terça-feira (Foto: Reprodução)

Construída com o investimento de R$ 23 milhões, a Policlínica de Senhor do Bonfim (BA) foi entregue à população na segunda-feira (11), em uma cerimônia que contou com a presença do governador Rui Costa (PT). Essa é a 14ª no Estado e atenderá 11 municípios, além da cidade sede.

O atendimento ao público começou hoje (12) e a expectativa do Governo é de que 350 mil moradores da região sejam beneficiados. A equipe médica conta com 67 profissionais de diversas especialidades, como médicos, enfermeiros, nutricionistas e técnicos em diversas áreas.

Além dos moradores de Senhor do Bonfim, Andorinha, Antônio Gonçalves, Campo Formoso, Cansanção, Filadélfia, Itiúba, Jaguarari, Nordestina, Ponto Novo e Queimadas poderão usufruir dos serviços.

A unidade oferece consultas em especialidades como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastrenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia. Também serão realizados exames como ressonância magnética (com e sem contraste), tomografia (com e sem contraste), mamografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, ergometria, mapa, holter, eletroencefalograma, raio-X, eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia, nasolaringoscopia, colposcopia, histeroscopia, cistoscopia, entre outros, ligados às especialidades de oftalmologia.

Prefeitura de Juazeiro intensifica combate às muriçocas com carro fumacê

(Foto: ASCOM)

Na última semana, a Secretaria da Saúde de Juazeiro (SESAU) intensificou trabalho o combate ao mosquito Cullex ou muriçoca comum, através da passagem do carro fumacê. A medida visa amenizar o incômodo causado por esses insetos. Foram adquiridas duas bombas fumacê novas, substituindo a antiga, ampliando assim o número de equipes.

O carro do fumacê percorre bairros da cidade todos os dias da semana, incluindo os sábados e domingos, das 18h às 22h, com o uso de larvicida e a adulticida. Nesta segunda-feira (11) as equipes atuaram nos bairros Pedra do Lorde e Parque Residencial.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta, a ação de controle das muriçocas precisa da parceria da população. “[…] É bom lembrar, que isso não impede a reprodução de mosquitos. A população deve colaborar eliminando qualquer depósito que acumule água. Essa ação é a mais eficaz no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue”, disse.

LEIA MAIS

Após queixa de leitor, secretaria de Saúde nega desorganização na UBS do São Joaquim

Prefeitura nega problemas na unidade (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Um morador do bairro São Joaquim, em Petrolina, entrou em contato com o Blog Waldiney Passos, relatando problemas na Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade. Ele afirma que os pacientes vivem numa situação de “caos” nesse começo de semana.

Segundo o leitor, hoje (11) pacientes estavam sendo atendidos por uma enfermeira, pois faltava médico. Outra reclamação foi direcionada às marcações e consultas, porque supostamente o atendimento preferencial não estaria sendo respeitado.

Outro lado

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que “os atendimentos estão ocorrendo normalmente” e que a pasta não “desorganização na distribuição de fichas e que os pacientes estão sendo atendidos pela médica da unidade, inclusive respeitando as preferências”.

Por fim a nota reitera o compromisso da gestão com a saúde pública. “A prefeitura reforça seu compromisso com a qualidade dos atendimentos ofertados aos cidadãos petrolinenses”, finaliza a resposta.

Municípios do Sertão do São Francisco ganham aparelhos para fortalecer combate a arboviroses

Smartphones vão agilizar coleta de dados (Foto: Miva Filho)

O combate às arboviroses no Sertão do São Francisco ganhou um reforço nessa segunda-feira (11). A Secretaria Estadual de Saúde (SES) entregou 162 smartphones para os municípios da região, que integram a VIII Gerência Regional de Saúde (Geres).

Os aparelhos serão utilizados para monitorar e consolidar dados, para assim aprimorar as táticas de combate a dengue, zika e chukungunya. Com os smartphones a SES quer organizar dados e trabalhar melhor as ações na luta contra o mosquito Aedes aegypti.

Municípios contemplados

O Governo de Pernambuco investiu R$ 2,4 milhões na aquisição de mais de quatro mil smartphones. Além de Petrolina, Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó e Santa Maria da Boa Vista foram contemplados com os aparelhos, que serão utilizados pelos Agentes de Combate às Endemias. Segundo a pasta, até 2 de novembro, a VIII Geres já havia notificado 3.221 casos de dengue na VIII Geres, representando uma alta de 916,1% nas arboviroses.

“Com o preenchimento manual, o agente de endemias precisava consolidar as informações de toda a semana e repassar o levantamento para o seu supervisor de área, que, por sua vez, encaminha os dados consolidados ao digitador para inserção no sistema de informação“, explica o secretário estadual de Saúde, André Longo.