TJPE julga responsabilidade de planos de saúde com despesas de tratamento de pessoas com autismo

(Foto: Ilustração)

Foi aberto um processo para julgar se os planos de saúde são responsáveis ou não, pelas despesas com tratamentos multidisciplinares de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Seção Cível do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), julgou o caso no último dia 28.

No TJPE, o relator do caso é o desembargador José Fernandes de Lemos, o objetivo é definir se os planos tem que pagar tratamentos como a psicopedagogia, musicoterapia e hidroterapia, alternativas de tratamentos.

LEIA MAIS

Casa do TFD de Juazeiro tem novo endereço em Salvador 

(Foto: Ascom/PMJ)

A partir da próxima segunda-feira (9), a nova sede da Casa de Apoio para Tratamento Fora do Domicílio (TFD) de Juazeiro (BA), vai passar a funcionar na Rua Alagoinhas, no Bairro Rio Vermelho, em Salvador (BA). Desde julho, o setor funcionava na Rua Salete, nº 3, nos Barris.

A nova Casa de Apoio foi alugada e reformada pela Prefeitura Municipal de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU). O local já foi sede do serviço em anos anteriores. Agora, o novo espaço vai oferecer melhor comodidade e segurança aos 4 mil pacientes de Juazeiro que buscam tratamento na capital baiana.

O serviço do TFD em Juazeiro direciona os pacientes que precisam de tratamento (exames, consultas e cirurgias de alta complexidade) para Salvador. A nova residência será bem mais ampla e confortável, com sete quartos, sendo um reservado para cadeirantes e outro para pacientes infantis, além de sete banheiros, sala, cozinha, despensa, área de serviço, varanda, terraço e garagem. Na parte de baixo da casa foram separados quartos para funcionários e motoristas.

LEIA MAIS

Ações de saúde bucal transforma realidade de alunos da zona rural de Petrolina

(Foto: Ascom/PMP)

A realidade e o sorriso de milhares de alunos da rede municipal de ensino de Petrolina, vem mudando através de ações educativas de saúde bucal. Esta primeira semana de dezembro tem sido de muitas atividades, e os contemplados são estudantes de comunidades rurais.

Na última terça-feira (3), a Secretaria de Saúde levou diversas ações à escola da comunidade da Tapera. As atividades acontecem através do projeto ”Um sorriso do tamanho do Brasil”, uma parceria com a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e a empresa de produtos de higiene bucal Colgate, que contempla crianças de 6 a 13 anos.

Na ocasião, foram distribuídos kits de higienização bucal, realizadas demonstrações da técnica de escovação, aplicação de flúor e tratamento restaurador atraumático, entre outros. Nesta quinta-feira (5), foi a vez dos alunos da escola do N-11. Com uma equipe formada por dentistas e auxiliares de saúde bucal, os pequenos participaram dessas e outras atividades e aprenderam sobre os cuidados com a saúde da boca.

LEIA MAIS

Utilidade pública: sede do TFD de Petrolina está em novo endereço

(Foto: Ascom/PMP)

Os serviços disponibilizados pelo Tratamento Fora do Domicílio (TFD) de Petrolina (PE), que garante assistência médica a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município, estão sendo oferecidos em novo endereço. A nova sede está localizada na Avenida da Integração, Nº 1.219, bairro Dom Malan, com o horário de atendimento ao público das 8h às 13h.

Até então, o programa que oferece consultas, tratamentos hospitalares, ambulatoriais, cirurgias pré-agendadas, passagens de ida e volta para pacientes e, se necessário, acompanhantes e ajuda de custo de alimentação e hospedagem do paciente e/ou acompanhante, enquanto durar o tratamento, estava disponível no prédio da Secretaria de Saúde.

“O objetivo é oferecer comodidade no atendimento, além de proporcionar um maior conforto aos pacientes e seus familiares. O novo espaço do TFD é amplo, comporta um maior número de pessoas e conta com confortáveis salas de espera para o embarque, não ficando mais os pacientes aguardando o ônibus na calçada. A orientação do prefeito Miguel Coelho é oferecer serviços humanizados e proporcionar o bem-estar dos petrolinenses”, explica a Secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque.

LEIA MAIS

Petrolina e Juazeiro reforçam ações na Semana Nacional de Mobilização contra o Aedes Aegypti

(Foto: Ascom/PMP)

Ao longo desta semana, os municípios de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) estão realizando diversas atividades para alertar a população sobre a importância de combater a proliferação do Aedes aegypti.

Nesta sexta-feira (6), a prefeitura vai realizar um mutirão no bairro João de Deus, em alusão à Semana Nacional de Mobilização contra o Aedes aegypti, das 7h30 às 12h30. O objetivo é prevenir contra a dengue, chikungunya e zika vírus, doenças transmitidas por esse vetor.

LEIA MAIS

Mesmo com problemas, UPA de Juazeiro atendeu mais de seis mil pessoas em novembro

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juazeiro.

Longe do ideal e com diversas reclamações sobre os atendimentos realizados, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juazeiro foi procurada por mais de sete mil pessoas somente no mês de novembro. Ao todo, foram realizados 6.134 atendimentos médicos adultos e pediátricos na unidade.

De acordo com o levantamento, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), o Hospital Materno Infantil de Juazeiro registrou 1.343 atendimentos no penúltimo mês do ano, sendo 362 partos e 52 internamentos infantis.

LEIA MAIS

Hospital Unimed VSF de Petrolina começa dezembro operando todos os serviços

Hospital Unimed atende com todos os serviços em dezembro.

Urgência e UTI pediátrica 24h, maternidade 24h e UTI NeoNatal. Estes são os serviços que estavam faltando para completar o atendimento do Hospital Unimed VSF de Petrolina, que dispõe de uma ampla e moderna estrutura com médicos em todas as especialidades e passa a oferecer a partir desse mês de dezembro um padrão de qualidade somente disponibilizado nos grandes centros urbanos do País.

A unidade hospitalar foi construída numa área de 11 mil metros quadrados, possui 101 leitos de internamento, salas de pequenos procedimentos, centro cirúrgico e UTI. O Hospital Unimed VSF de Petrolina conta também com laboratório 24h, urgência 24h e Centro de Diagnóstico Unimed (CDU) com unidade de hemodinâmica (cateterismo), leitos de observação, cardiologista plantonista e ressonância magnética.

LEIA MAIS

Caravana da Saúde contempla moradores do Junco

(Foto: Ascom)

A 194ª edição da Caravana da Saúde de Juazeiro (BA) acontecerá no Distrito de Junco, zona rural de Juazeiro. Nesta quarta-feira (4), o atendimento será realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Lagoa do Salitre, durante toda manhã.

As equipes da secretaria de Saúde estarão no local ofertando a consultas com clínico geral, cardiologista e endocrinologista, de forma gratuita. A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes) também participa do programa, com o programa Cuidar da Gente.

A Caravana da Saúde foi criada para acabar com demandas suprimidas na saúde, levando as equipes médicas até os bairros e interior.

Juazeiro: morador do Alto da Aliança tenta marcar exames há mais de um ano em posto de saúde

A guia de autorização de exame da esposa de Cícero foi emitida no dia 17 de setembro de 2018.

Um morador do bairro Alto da Aliança, em Juazeiro (BA), entrou em contato com nosso blog para denunciar o descaso do posto de saúde da comunidade. Segundo Cícero Conceição da Silva, há mais de um ano ele tenta marcar exames para sua esposa no local, mesmo com as guias de autorização, mas não consegue.

Além disso, faz sete meses que tenta marcar exames para ele e cinco meses para a filha, e sempre que procura o posto de saúde é orientado a aguardar. “Tem uma guia da minha esposa que já completou 1 ano e 3 meses, minha e de minha filha já têm 6 meses. Minha esposa durante esses meses tem andado constantemente no posto, solicitando a marcação das guias, mas parece que ninguém ouve”, disse Cícero.

LEIA MAIS

Estudantes da zona rural de Petrolina serão contemplados com projeto voltado a saúde bucal

Crianças da zona rural serão contempladas com ação (Foto: Ascom/PMP)

Para encerrar o ano de 2019, a Secretaria de Saúde de Petrolina realizará o projeto “Um Sorriso do Tamanho do Brasil”, voltado a saúde bucal dos estudantes da rede municipal. Nesta terça-feira (3) a comunidade da Tapera recebe equipes da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e da empresa Colgate.

O público alvo são crianças de 6 a 13 anos. Na quinta-feira (5) é a vez do Projeto Senador Nilo Coelho – Núcleo 11 receber o projeto, enquanto o Distrito de Pau Ferro será visitado na próxima semana, dia 12. As crianças vão receber kits de higienização bucal com escova, creme dental e material informativo voltado para o publico infantil.

Além disso, dentistas estarão nas localidades prestando serviços aos estudantes. “Na ação, buscaremos informar a população e mostrar a maneira correta de tomar esses cuidados. As instruções e serviços são feitos nas escolas, mas devem continuar no dia a dia deles“, destaca a coordenadora de Saúde Bucal da Prefeitura de Petrolina, Roberta Teixeira.

Último dia de campanha contra sarampo é marcado por tranquilidade em Petrolina

Movimentação foi tranquila nos postos de Petrolina (Foto: Ascom/PMP)

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo foi encerrada em todo país no último sábado (30). Em Petrolina foram imunizados jovens entre 20 e 29 anos, que não estavam com a caderneta de vacinação em dia.

A tríplice viral, além de proteger contra o sarampo, previne a caxumba e rubéola. O último dia de vacinação foi considerado tranquilo e quem ainda não se protegeu, pode procurar um posto de saúde, já que as vacinas continuam disponíveis.

“Manter o cartão de vacina atualizado, seja de criança ou adulto, é fundamental para a prevenção de doenças. Apesar de sábado ter sido o último dia da campanha, a vacina está disponível durante o ano todo nas unidades de saúde do município. Caso não tenha sido imunizado, procure a unidade mais próxima e atualize seu cartão de vacina”, explica a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

Unidade Móvel de Saúde atende 15 comunidades rurais de Petrolina a partir desta segunda

(Foto: Arquivo/SESAU)

Neste mês de dezembro, a Unidade Móvel de Atendimento Médico da Prefeitura de Petrolina vai contemplar 15 localidades da zona rural com atendimentos gratuitos. O objetivo é facilitar o acesso aos serviços de saúde aos moradores no interior do município.

O atendimento terá início às 8h e não é preciso realizar agendamento. Além do atendimento médico, serão oferecidos serviços como: aferição de pressão arterial, teste de glicemia, entrega de medicamentos, solicitação de exames e de consultas especializadas.

Confira o cronograma

  • 02/12 – Sítio Mandacaru
  • 03/12 – Baixa do Meio
  • 04/12 – Assentamento Nova Vida
LEIA MAIS

Petrolina: Dia ‘D’ da segunda fase de vacinação contra o sarampo acontece neste sábado

(Foto: Internet)

A Prefeitura de Petrolina realiza, neste sábado (30), o Dia ‘D’ da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Essa nova etapa começou no último dia 18 e a vacinação acontece em todas as unidades de saúde do município.

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, caxumba e rubéola. O público-alvo são adultos jovens, na faixa etária de 20 a 29 anos de idade que não estejam com a caderneta de vacinação em dia.

As unidades de saúde da área urbana atendem das 8h às 17, enquanto na zona rural o atendimento acontece das 7h às 13h. Neste sábado, todas as unidades estarão abertas para o Dia ‘D’.

LEIA MAIS

Petrolina terá Dia ‘D’ de luta contra Aids nesta sexta-feira

(Foto: ASCOM)

A Prefeitura de Petrolina vem intensificando as ações de prevenção contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DTSs) e promoverá, nesta sexta-feira (29), o Dia ‘D’ de conscientização. A ação é alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado no dia 1º de dezembro.

Das 7h às 17h, a população terá acesso a testes de HIV, hepatite B, hepatite C, sífilis, distribuição de preservativos, além de informações sobre prevenção e tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e outras ações de saúde.

LEIA MAIS

Após ação do MP, Prefeitura de Juazeiro afirma estar realizando “todos os esforços” necessários no SAMU

(Foto: ASCOM)

Há pouco o Blog mostrou uma ação do Ministério Público da Bahia, sobre o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) em Juazeiro. Em nota, a secretaria de Saúde (SESAU) informou que tem “realizado todos os esforços para as adequações propostas” pelo MP.

LEIA TAMBÉM:

Ministério Público aponta irregularidades no SAMU de Juazeiro

Uma das irregularidades apontadas pelo MP é a falta de equipamentos. Contudo, a SESAU disse ter realizado processo licitatório e “está em fase contratual para aquisição de equipamentos”. Sobre o número de servidores, a nota lembra que “as equipes do SAMU são suficientes e capacitadas para atender à população de Juazeiro”.

Confira a íntegra da nota:

LEIA MAIS