SESAU orienta sobre cuidados com queimaduras durante festividades de réveillon

(Foto: Ilustração)

Assim como no período junino, as festas de fim de ano registram inúmeras vítimas de queimaduras em decorrência do manuseio de fogos de artifício e demais produtos químicos. Por esse motivo, a Secretaria da Saúde de Juazeiro (BA) orienta que antes de adquirir um desses materiais é necessário certificar-se que o local de aquisição é regular e atende às exigências dos órgãos competentes.

LEIA MAIS

Entrega de aparelhos auditivos é marcada por emoção de beneficiários em Petrolina

(Foto: Ascom/PMP)

Este ano, a Prefeitura de Petrolina entregou mais de 650 aparelhos para os pacientes atendidos no Centro Auditivo da Secretaria de Saúde. Marcada pela emoção dos beneficiários e seus familiares, a última entrega aconteceu nesta segunda-feira (30), quando foram distribuídos 167 dispositivos.

Para a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque, atender ao pedido desses pacientes é um compromisso da gestão municipal. “Esse é um serviço maravilhoso, já que muitos pacientes não conseguem ficar sem o uso do dispositivo e não têm condições de comprar. Essas entregas representam o compromisso do prefeito Miguel Coelho com a saúde dos petrolinenses e o nosso empenho em resgatar a autoestima de cada uma dessas pessoas”, destaca Magnilde, reafirmando o compromisso de continuar com o programa e contemplar os pacientes que estão na lista de espera.

O aparelho auditivo é um pequeno dispositivo que deve ser colocado diretamente no ouvido para ampliar o volume dos sons, facilitando a audição de pessoas que tiveram perda desta função, independentemente da idade. Para receber o aparelho, é necessário que o paciente tenha uma prescrição médica indicando a necessidade do uso. Após uma avaliação técnica, a instalação e a regulagem são realizadas por um fonoaudiólogo.

Em nota, Hospital Universitário rebate denúncia e afirma que jovem acidentado recebeu a assistência necessária

(Foto: Internet)

O Blog Waldiney Passos publicou, no último domingo (29), uma matéria denunciando o descaso do Hospital Universitário (HU) com um jovem que sofreu um acidente de moto, fraturou o maxilar, e por falta de médico especialista, recebeu alta sem a devida assistência.

LEIA TAMBÉM

Família de jovem acidentado denuncia descaso no Hospital Universitário

Em nota enviada há pouco ao Blog, o HU rebateu a denúncia feita pela família do paciente e afirmou que o jovem recebeu “toda a assistência necessária”. Ainda segundo o Hospital, O paciente passou por consulta nesta segunda-feira (30), e foi constatado que não será necessária a realização de procedimentos cirúrgicos. Confira a íntegra da nota:

LEIA MAIS

Número 192 do SAMU de Juazeiro volta a funcionar

(Foto: Ascom)

A linha telefônica 192 do do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)  de Jauzeiro estava temporariamente indisponível, como havia comunicado a Secretaria de Saúde de Juazeiro (BA). Mas há pouco o problema foi resolvido.

Em novo comunicado, a SESAU afirmou que a linha já foi restabelecida. Quem precisar do serviço, pode ligar para o o 192, que já está funcionando normalmente.

Prefeitura de Petrolina fará entrega de mais de 160 aparelhos auditivos nesta segunda-feira

(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Petrolina realiza nesta segunda-feira (30), a última entrega de aparelhos auditivos de 2019, beneficiando mais 167 pacientes atendidos no Centro Auditivo da Secretaria de Saúde.

O evento acontecerá no Centro Auditivo, às 10h, localizado na Rua Tobias Barreto, Nº 240, área central da cidade, e contará com a presença da secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque.

Projeto que obrigava SUS a oferecer sangue e remédios a pacientes é vetado por Bolsonaro

(Foto: Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou integralmente um projeto de lei que garantia que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferecesse a todos os pacientes sangue, hemoderivados, medicamentos e demais recursos necessários para o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças. O veto foi publicado na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (27).

A proposta foi apresentada em 2009 pelo ex-senador Marconi Perillo (PSDB-GO), originalmente ela buscava garantir o tratamento de pacientes portadores de coagulopatias congênitas (hemofilias), mas o texto sofreu mudanças durante a tramitação no Senado, e a versão aprovada acabou estendendo a garantia para todos os pacientes do SUS.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina denuncia Estado por falta de insulina e SES rebate afirmando que envio irregular é culpa do Ministério da Saúde 

(Foto: Ascom/PMP)

A Prefeitura de Petrolina (PE) denunciou, nesta sexta-feira (27), a dificuldade para aquisição de insulina junto ao Governo do Estado. Segundo a gestão municipal, neste mês de dezembro, foram solicitadas 2.700 unidades de insulina NPH, mas o município só recebeu 894, o que provocou desabastecimento.

“As medicações fazem parte do componente básico da assistência farmacêutica. Cabe ao Ministério da Saúde o financiamento e aquisição das duas insulinas, além da sua distribuição aos estados. Portanto, é de competência da Secretaria Estadual de Saúde o envio desses medicamentos aos municípios”, explicou a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque.

Boa parte dos 8 mil pacientes diabéticos em Petrolina faz uso das apresentações de Insulina Humana (NPH) e Insulina Regular (R).  a previsão dada à Secretaria de Saúde, através de ofício enviado pelo governo municipal, é que uma nova remessa seja disponibilizada no final da primeira quinzena de janeiro.

LEIA MAIS

SESAU de Juazeiro esclarece abastecimento de vacina pentavalente e ressalta importância da vacinação

Em um comunicado divulgado nesta sexta-feira (27), a Secretaria da Saúde  (SESAU) de Juazeiro (BA) informou que o município recebeu 600 doses da vacina pentavalente enviadas pelo Governo Federal, e já distribuiu nos postos de saúde.

Além de comunicar o abastecimento da unidades de saúde, a Sesau reforçou, e lembrou aos pais a importância em levar seus filhos para vacinar. Contudo, a Secretaria afirmou que “não há previsão de recebimento de novas doses.”

“A pentavalente protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria do influenza tipo B e o público alvo são bebês, que devem tomar três doses, aos 2, 4 e 6 meses de vida”, ressaltou o comunicado.

Usuários do CAPS AD de Petrolina recebem orientação sobre direitos sociais

(Foto: Ascom/PMP)

A Prefeitura de Petrolina tem fortalecido a Rede de Atenção à Saúde Mental no município. Exemplo disso foi o evento que aconteceu nesta quinta-feira (19), no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) AD III, em parceria com a Faculdade de Educação Superior de Pernambuco (Faespe).

O dia foi de ações voltadas para os usuários sobre seus direitos sociais e de saúde, com apoio dos estagiários do curso de Serviço Social da instituição de ensino. Outros órgãos municipais também participaram da ação, a exemplo do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e a Secretaria Executiva da Mulher e Acessibilidade.

“Nossa equipe pode contar com ajuda desses serviços para tirar dúvidas e orientar os usuários sobre seus direitos. A gestão do prefeito Miguel Coelho se preocupa com os usuários do serviço e seus familiares e trabalha na perspectiva de inserção social, fazendo o trabalho de ressocialização para o convívio em sociedade”, destaca a coordenadora de Saúde Mental de Petrolina, Stephanie Souza.

CAPS AD III

O CAPS AD III funciona na Rua Justina Freire, Nº 193, no bairro Vila Mocó, próximo ao Cartório Eleitoral. O equipamento funciona em regime de 24h, atendendo até 300 pessoas, a partir de 18 anos, com transtornos decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas. A unidade presta serviços de saúde de caráter individual e coletivo, através de uma equipe formada por psicólogos, psiquiatra, enfermeiros, farmacêutico e assistente sociais.

Mercado do Produtor de Juazeiro recebe Feira da Saúde nesta quinta-feira

(Foto: Ascom)

A Autarquia Municipal de Abastecimento/AMA em parceria com a Unidade de Saúde da Família do bairro Itaberaba, e Residentes da Univasf realiza nesta quinta-feira (19), das 7h às 12h a Feira da Saúde referente ao Dezembro Vermelho.

As ações do Dezembro Vermelho buscam sensibilizar a população quanto à importância do acesso à informação adequada sobre HIV, sobre a evolução dos métodos de prevenção e de tratamento. Na ocasião serão disponibilizadas orientações com os profissionais da saúde, além de serviços como atendimento médico, teste rápido de HIV, sífilis, hepatite B e C e distribuição de preservativos, aferição de pressão arterial e controle da Glicemia.

O teste rápido, disponível nas unidades de saúde do município, são exames confirmatórios de doenças sexualmente transmissíveis e HIV, podem ser realizados por pessoas de todas as idades. O tratamento dessas doenças também é realizado nestes locais, não havendo necessidade de encaminhamento para local específico.

Conselho Federal de Farmácia visita Farmácia Central de Juazeiro 

(Foto: Ascom)

Membros do Conselho Federal de Farmácia estiveram em Juazeiro (BA) e aproveitara a ocasião para fazer uma visita à Farmácia Central do município. O equipamento foi criado pela prefeitura municipal, através da Secretaria de Saúde para facilitar o acesso da população a medicamentos e proporcionar um melhor atendimento aos usuários.

Segundo a representante do Conselho, Josélia Frade, a Farmácia Central de Juazeiro está à frente de muitos centros do seguimento. “Estou encantada com esse espaço e os serviços aqui prestados, viajo muito pelo Brasil afora e o Centro em Juazeiro não deve nada a nenhum outro lugar. O prefeito Paulo Bomfim está de parabéns pela iniciativa. É bom saber que existem lugares que se preocupam de fato com a saúde”, ressaltou Josélia.

LEIA MAIS

Mais uma vez, unidade de saúde do Pedra Linda suspende atendimentos por falta de água

(Foto: Ascom/PMP)

Por meio de um comunicado, a prefeitura de Petrolina informou há pouco que por conta da interrupção no abastecimento de água na cidade, o atendimento na unidade de saúde Josefa de Souza Silva, no bairro Pedra Linda, foi suspenso mais uma vez.

LEIA TAMBÉM

Bairros de Petrolina ficam sem água devido serviço de manutenção, segundo Compesa

A unidade já tinha suspendido o atendimento na tarde da última terça-feira (17) por falta de água. E hoje (18), o atendimento no local será interrompido novamente. Segundo a gestão municipal, pela manhã, foi necessário comprar água para dar sequência aos trabalhos.

“As consultas que estavam agendadas para esta tarde serão remarcadas. A prefeitura está tomando as providências cabíveis para restabelecer todos os serviços nesta quinta-feira (19) e aguarda que a concessionária de água solucione o problema o quanto antes”, diz o comunicado.

Outro lado

Na última terça-feira (17), a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), emitiu um comunicando alertando a população de inúmeros bairros de Petrolina, sobre a falta de água prevista para ontem e hoje (18), entre os bairros citados está o Pedra Linda. Segundo a Companhia, o desabastecimento fora provocado pela realização de manutenções preventivas nas instalações elétricas da Estação de Tratamento de Água do Distrito Industrial e na Estação Elevatória, localizada no bairro José e Maria.

Caravana da Saúde desta quarta-feira atenderá moradores do bairro Jardim Flórida

(Foto: ASCOM)

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (SESAU), realiza nesta quarta-feira (18) a 196ª edição da Caravana da Saúde, na UBS do bairro Jardim Flórida. Há três anos o Programa vem reduzindo demandas reprimidas de atendimentos médicos especializados e realização de exames em diversas áreas da saúde, em unidade da sede e do interior do município.

Os moradores do bairro receberão serviços de saúde através de atendimento médico com clínico geral, realização de exames de eletrocardiograma e laboratoriais, além de testes rápidos, vacinação, aplicação de flúor e escovação supervisionada.

Desde a criação do programa em 2016, a Caravana já realizou aproximadamente 40 mil atendimentos e as demandas de cardiologia e endocrinologia já foram zeradas em diversas unidades de saúde de Juazeiro.

Equipe do Serviço Social reforça campanha ‘Dezembro Vermelho’ na UPAE Petrolina

(Foto: Ascom)

A equipe do Serviço Social da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) está trabalhando este mês o ‘Dezembro Vermelho’ – uma campanha criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para lembrar a luta contra a AIDS e fortalecer a compreensão, solidariedade e apoio aos portadores do vírus.

A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988, por meio de uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde. O laço vermelho (utilizado na campanha) é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a AIDS.

As ações do Dezembro Vermelho buscam sensibilizar a população quanto à importância do acesso à informação adequada sobre o HIV, sobre a evolução dos métodos de prevenção e de tratamento.

LEIA MAIS

Ministério da Saúde quer incluir mais 50 milhões de brasileiros no SUS

(Foto: Agência Brasil)

O Ministério da Saúde quer incluir mais 50 milhões de brasileiros no Sistema Único de Saúde (SUS). Com esse objetivo, a pasta está convocando gestores e profissionais de saúde de todo país a atualizarem o registro dos pacientes no SUS. Para garantir essa mobilização e estimular as prefeituras a cadastrarem e incluírem mais brasileiros no SUS, o governo federal vai repassar ainda este ano R$ 401 milhões a todos os municípios.

A portaria que autoriza os recursos foi publicada no Diário Oficial da União, na última quinta-feira (12). Segundo o ministério, serão R$ 8,9 mil para cada uma das cerca de 45 mil Equipes de Saúde da Família, formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de Saúde que atendem a população nos serviços de saúde da Atenção Primária.

A medida é parte do Programa Previne Brasil, lançado no mês passado, que traz uma nova proposta de financiamento da Atenção Primária. “Agora, consultas médicas e exames garantirão mais recursos federais. Assim, os serviços de saúde que acompanharem o dia a dia da saúde das pessoas, com consultas regulares e exames, prevenindo doenças ou evitando complicações, serão recompensados.”

LEIA MAIS