Mulher tem bebê na recepção do Hospital da Mulher de Juazeiro

(Foto: Redes Sociais)

Um vídeo que começou a circular na redes sociais na noite desta sexta-feira (25) chamou a atenção dos internautas. Uma mulher que chegou ao Hospital da Mulher de Juazeiro (BA), em trabalho de parto, acabou tendo a criança deitada nas cadeiras da recepção enquanto esperava atendimento.

Uma mulher que fez as imagens, mas não se identifica, afirma, durante a gravação, que foi ela quem fez o parto. Não sabemos se a mesma é funcionária do hospital ou acompanhante. Também não foi possível identificar o sexo do recém nascido. Segundo informações da Secretaria de Saúde de Juazeiro (SESAU) mãe e filho não sofreram danos à saúde.

Confira a nota enviada pela SESAU:

LEIA MAIS

Agentes de Saúde de Salgueiro abandonam fichas de papel e passam a usar tablets para coletar informações dos moradores

(Foto: Ascom/PMS)

Os novos equipamentos já foram distribuídos aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que passam a usar os tablets no dia a dia de trabalho. Os aparelhos são equipados com o sistema da Atenção Básica, que será alimentado pelos Agentes durante as visitas os moradores, dando mais agilidade ao serviço.

Essa modernização, visa extinguir as fichas de papel permitindo coletar informações individualizadas de forma rápida e eficiente através da utilização do aplicativo e-SUS, fornecendo ao sistema de saúde, um diagnóstico mais completo da realidade dos usuários.

Todos os Agentes Comunitários de Saúde já receberam seu equipamento, assinando um termo de responsabilidade por cada aparelho. Segundo a Secretária de Saúde, Adja Barros, foram entregues 134 aparelhos e outros 36 já estão disponíveis para garantir o início das atividades dos novos Agentes Comunitários do último concurso público da categoria.

Juazeiro registra 68 novos casos de Covid-19 e 76 curas clínicas nesta sexta-feira

(Foto: ASCOM)

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde (SESAU) nesta sexta-feira (25), traz o registro de 68 novos casos de Covid-19 em Juazeiro, o que representa uma taxa de 36% de testes positivos das 191 notificações realizadas no dia. Com essa atualização o número de infectados chega a 7.543, dos quais 4.994 já apresentaram curas clínicas. 132 pessoa morreram em decorrência da doença desde o início da pandemia.

Todos os pacientes positivados neste boletim encontram-se em isolamento domiciliar, sem gravidade, segundo a SESAU. Do total geral de casos confirmados, 4.231 são do sexo feminino, 3.311 do sexo masculino e destes, 346 são profissionais de saúde.

LEIA MAIS

Petrolina registra 6 novos casos de Covid-19 nesta sexta-feira e mais 2 óbitos em decorrência da doença

O boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (25) pela Secretaria de Saúde, informa que foram registrados 6 novos casos de Covid-19 em Petrolina. Com isso, o total de moradores que foram infectados pelo vírus desde o início da pandemia na cidade chega a 11.717, dos quais 9.505 já estão recuperados. O município registrou também mais dois óbitos em decorrência da doença, totalizando 145 mortes pelo novo coronavírus.

Os dois falecidos eram pacientes do sexo masculino. Um tinha 64 anos e morreu em um hospital da rede privada de Petrolina no último dia 23. O outro tinha 69 anos e também morreu em um hospital da rede privada, nesta quinta-feira (24). Ambos tinham histórico de outras doenças.

Ocupação de leitos

A taxa de ocupação geral dos leitos de UTI da rede pública é de 56,60% nesta sexta-feira. Dos 53 leitos disponíveis, 30 estão ocupados, sendo 21 pacientes de Petrolina e 09 de outras cidades da região. Os dados completos seguem na tabela abaixo. Todas as informações sobre a pandemia na cidade estão disponíveis no site: petrolina.pe.gov.br/coronavirus.

Taxa De Ocupação De Leitos 25.12.2020

Número de novos casos de Covid-19 na Bahia diminui; quantidade de ativos também reduziu

(Foto: ASCOM/SESAB)

No feriado, a quantidade de novos casos de Covid-19 na Bahia foi menor que a média da semana. O número de casos ativos também diminuiu. Nas últimas 24 horas foram registrados em todo o Estado 1.211 novos casos de Covid-19 e 2.299 novas curas clínicas.

Já os casos ativos passaram de  8.929 para 7.811. Dos 480.764 casos confirmados desde o início da pandemia, 463.999 já são considerados recuperados. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 875.103 casos descartados e 125.012 estão em investigação. Na Bahia, 35.926 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Segundo a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), hoje foram contabilizados 30 óbitos que ocorreram entre 04 e 24 de dezembro. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 8.954, representando uma letalidade de 1,86%.

Pernambuco registra 1.109 novos casos de Covid-19 e mais 21 óbitos no feriado de Natal

(Foto: Internet)

Segundo boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), Pernambuco registrou, nesta sexta-feira (25), 1.109 casos da Covid-19. Também foram confirmados 21 óbitos, ocorridos entre os dias 21/05 e 23/12.

LEIA TAMBÉM

Boletim confirma mais 90 casos de covid em Petrolina

Bodocó supera marca de 1 mil infectados pela covid-19

Ainda de acordo com o boletim, entre os confirmados, 29 (2,6%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.080 (97,4%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 214.562 casos confirmados da doença, sendo 29.150 graves e 185.412 leves. Com o número de ótbitos divulgado neste dia 25, o Estado totaliza 9.544 mortes pela Covid-19.

Bodocó supera marca de 1 mil infectados pela covid-19

Bodocó saltou de 800 para mais de 1 mil casos (Foto: Ronaldo Schemidt/ AFP)

Depois de dois dias sem divulgar as informações do boletim da covid-19, a Prefeitura de Bodocó atualizou os números da doença no município. O cenário é preocupante: no dia 22 a cidade contabilizava 894 casos confirmados e na véspera do Natal (24) havia 1.099 pacientes infectados.

O primeiro salto foi da terça para quarta-feira (23). Essa data marcou a superação da marca de 1.000 casos confirmados (1.033). Ontem houve mais notificações, elevando para 1.099. Desse total, 793 pacientes já estão recuperados.

Bodocó segue com 10 óbitos e tem mais 65 pessoas em investigação (pessoas as quais aguardam resultado dos exames). Desde o início da pandemia já foram descartados 4.601 testes.

Bolsonaro destaca esforços do Governo Federal no enfrentamento da pandemia

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) fez o tradicional pronunciamento de Natal na noite de quinta-feira (24). Bolsonaro agradeceu aos profissionais da saúde pelo trabalho prestado durante a pandemia do novo coronavírus.

Bolsonaro esteve acompanhando da primeira-dama, Michelle. “2020 foi um ano de grandes desafios para o nosso Brasil e para o mundo“, disse o presidente. Ele também afirmou que o Governo Federal fez todos os esforços necessários e que saúde e economia andam juntas.

O presidente não mencionou a vacina contra a covid-19, esperada pela população brasileira e apontada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes como a melhor opção para fortalecimento do país. Confira a seguir o pronunciamento do presidente:

Boletim confirma mais 90 casos de covid em Petrolina

Veja os dados do boletim da véspera de Natal (Foto: Ascom PMP)

O boletim divulgado pela Prefeitura de Petrolina na véspera de Natal (24) confirmou mais 90 casos positivos de covid-19 e 36 curas clínicas. Após a atualização de ontem, o município soma 11.711 pacientes infectados, dos quais 9.505 já estão curados. As mortes permanecem em 143.

Segundo o boletim, dos novos infectados ontem, 76 vieram através de testes rápidos da Prefeitura e outros 14 via exames laboratoriais. 48 pacientes são do sexo feminino e 42 do masculino. Eles têm entre quatro anos e 78 anos.

Em relação à taxa de ocupação de leitos de UTI, atualmente o índice é de 56,60%. Isso significa que, de 53 vagas, 30 estão ocupadas com pacientes. 21 são de Petrolina e os demais, de cidades vizinhas. Confira as informações completas a seguir:

LEIA MAIS

Hospital Regional de Juazeiro será duplicado em 2021

(Foto: ASCOM)

O projeto de duplicação do Hospital Regional de Juazeiro prevê a construção de 144 novos leitos e está em fase final, sendo licitado no início de 2021. Nesta semana o Secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, esteve na cidade visitando a unidade.

“As obras de duplicação terão início em 2021 e ao seu término, o hospital terá 270 leitos entre clínicos e de UTI, sendo um dos maiores da Bahia”, ressalta Vilas-Boas, ao destacar ainda que o governador Rui Costa tem investido na ampliação e descentralização de estruturas e serviços de alta complexidade em todas as regiões, em especial nas áreas de cardiologia, neurocirurgia e oncologia.

Desde o final de novembro, a unidade é administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).

Dormentes registra 9 novos casos de Covid-19 e 3 curas clínicas nesta quinta-feira

(Foto: ASCOM)

A Secretaria de Saúde do Município de Dormentes, no Sertão de Pernambuco, divulgou boletim epidemiológico nesta quinta-feira (24), informando que registrou 9 novos casos de Covid-19 e 3 curas clínicas nas últimas 24 horas. A cidade agora está com 10 casos ativos e outros 138 em investigação.

No geral, Dormentes tem 823 confirmados, 811 curados e 2 óbitos. “Neste final de ano é importante que todos entendam que a pandemia continua e que os cuidados também. Usar a máscara, não dividir pratos, copos e talheres, realizar reuniões pequenas em ambientes abertos e sempre passar álcool em gel nas mãos, são cuidados importantes para evitar a transmissão do vírus”, alerta a secretária de Saúde, Talita Mirele.

A Secretária recomenda que em caso de febre, tosse seca, cansaço, perda de paladar ou olfato ou outros sintomas, procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou a policlínica, das 8h às 12h e em casos de urgência o Hospital Municipal para a realização de exames.

Secretário de Saúde da Bahia faz recomendação para celebração do Natal

Fábio Vilas-Boas, Secretário de Saúde da Bahia. (Foto: Divulgação/GOVBA)

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, fez uma recomendação, em seu perfil no Twitter, nesta quarta-feira, (23), em relação a celebração do Natal, em meio à pandemia do novo coronavírus.

“Evidências indicam que o risco de contágio é significativamente menor em espaços abertos ao ar livre. Portanto no Natal saia da sala e vá para a varanda, laje ou quintal. Fuja dos restaurantes fechados, prefira mesa na calçada ou no terreiro. Isso pode salvar nossas vidas”, disse.

“Não importa o tamanho da sala, a taxa de infecção dentro de salas é pelo menos 40% ou bem maior. E se uma pessoa tossir ou espirrar lá dentro, todos serão infectados. Do lado de fora, o risco cai drasticamente”, enfatizou.

Diante as recomendações, o secretário alertou: “Abrir as janelas quando andar de carro ou transporte coletivo para ventilar rapidamente o veículo derruba o risco. Se estiver dirigindo com alguém fora de sua casa (amigo, Uber), abrir as janelas melhora drasticamente o ar.”

Bahia registra 2.598 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, mas número de ativos continua diminuindo

(Foto: ASCOM/SESAB)

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.598 casos de Covid-19 e 3.081 recuperados. Dos 479.553 casos confirmados desde o início da pandemia, 461.700 já são considerados recuperados. O número de pessoas ativas continua baixando. Passou de 9.443 para 8.929.

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) nesta quinta-feira (24) contabiliza ainda 874.035 casos descartados e 124.940 em investigação. Na Bahia, 35.853 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Foram contabilizados 31 óbitos que ocorreram entre 22 de novembro e 23 de dezembro. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 8.924, representando uma letalidade de 1,86%.

Juazeiro registra 72 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

(Foto: ASCOM)

O Boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (24), pela Secretaria Municipal da Saúde (SESAU), traz o registro de 72 novos casos de Covid-19 em Juazeiro, o que representa uma taxa de 33% de testes positivos das 222 notificações realizadas no dia. Com essa atualização o número de infectados chega a 7.475, dos quais 4.918 já apresentaram curas clínicas. 132 pessoas morreram em decorrência da doença desde o início da pandemia.

Todos os pacientes positivados neste boletim encontram-se em isolamento domiciliar, sem gravidade, segundo a SESAU.

Em isolamento domiciliar agora são 2.415 pessoas e a quantidade de internados regulados pela rede municipal mantém a estabilidade e nas últimas 24 horas teve uma leve queda ficando com 10 pacientes, sendo 06 em UTI e 04 em intermediários. O Hospital de Campanha de Juazeiro está com 02 pacientes em leitos intermediários e taxa de ocupação de 6%. A UPA a ocupação está zerada tanto nas salas vermelhas quanto nos leitos intermediários.

Hospital Regional de Juazeiro vai zerar a fila de cirurgias ortopédicas

(Foto: Ascom)

Com 131 solicitações de cirurgias ortopédicas até esta quarta-feira (23), o Hospital Regional de Juazeiro retomou a realização do procedimento de alta complexidade. O objetivo é realizar oito procedimentos por dia até zerar a demanda.

O anúncio foi realizado pelo secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, ao inspecionar a unidade nesta semana e verificar que as obras de readequação da unidade estão em ritmo acelerado, com a implantação de novos leitos de UTI e intervenções no centro cirúrgico.

“Implantamos recentemente 20 leitos de UTI exclusivos para pacientes com o diagnóstico de coronavírus (Covid-19) no HRJ. Assim, possibilitamos que os outros 20 leitos de Terapia Intensiva já existentes fossem liberados para atender pacientes de outras especialidades, sobretudo, de cirurgias ortopédicas”, afirma o secretário, ao apontar ainda que as seis salas cirúrgicas estarão disponíveis em janeiro.