Governo de Pernambuco contrata mais 900 profissionais para a rede de assistência à Covid-19, mas Petrolina está fora da lista

Secretário de Saúde, André Longo e Paulo Câmara no HEC em Serra Talhada. (Foto Hélia Scheppa-SEI)

A convocação dos 900 profissionais de saúde aprovados em seleção pública simplificada para a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), entre médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, radiologistas, técnicos em farmácia, nutricionistas e técnicos de enfermagem, aconteceu nesta quinta-feira (24), véspera de Natal, mas nenhum deles foi chamado para trabalhar em Petrolina.

Os novos profissionais, serão lotados em serviços da Região Metropolitana do Recife (RMR) – área de abrangência da I Gerência Regional de Saúde (Geres) – e também na II Geres (sede em Limoeiro), IV Geres (Caruaru), V Geres (Garanhuns) e VII Geres (Salgueiro).

Com a nova autorização, pulicada no Diário Oficial, a SES-PE fará os trâmites para chamamento e encaminhamento de todos os profissionais de forma imediata. Do total, 67 vagas são para médicos nas especialidades de cirurgia geral e vascular, clínico geral, pediatria, traumato-ortopedia e radiologia. Outras 392 vagas estão distribuídas entre diversas áreas de nível superior (biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas e nutricionistas). Há, ainda, 441 técnicos de enfermagem, radiologia e farmácia.

Pernambuco registra 1.457 casos de covid na véspera de Natal

(Foto: Internet)

A véspera de Natal em Pernambuco é marcada por mais 1.457 casos positivos de covid-19. Segundo o boletim divulgado hoje (24), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), 64 (4%) dos novos registros são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Outros 1.393 (96%) são de pacientes leves. Com a atualização dessa quinta-feira, Pernambuco contabiliza 213.453 infectados. Também foram confirmados mais 36 óbitos, ocorridos entre os dias 3 e 23 de dezembro.

Pernambuco soma 9.523 mortes, desde o início a pandemia. Os dados sobre curas clínicas serão divulgados ao final do dia, através das redes sociais da SES-PE.

Dormentes registra 4 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

(Foto: Ascom/PMD)

O novo Boletim da Covid-19 divulgado nesta quarta-feira (23) pela Secretaria de Saúde de Dormentes mostra que nas últimas 24 horas o município registrou 4 novos casos da doença e 2 curas clínicas. Mesmo com os números mais baixos, a Secretaria pede à população para que mantenha os cuidados essenciais.

Em números gerais, Dormentes tem 814 confirmações, 808 curados, 2 óbitos e está com 4 casos ativos da Covid. “Estamos com 132 pessoas em investigação, ou seja, mesmo com o número de casos ativos baixo, não podemos nos descuidar. O vírus continua circulando e todos os cuidados precisam ser mantidos“, orienta a secretária de Saúde, Talita Mirele.

LEIA MAIS

Petrolina registra 155 novos casos de Covid-19 e mais um óbito nas últimas 24 horas

Mais uma morte foi registrada em Petrolina em decorrência de complicações devido a Covid-19. Agora o município acumula 143 óbitos desde o início da pandemia. A vítima, um homem de 89 anos, morreu em um hospital particular nesta terça-feira (22).

Além disso, o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde nesta quarta-feira (23) informa também que mais 155 pessoas foram diagnosticadas com a doença através de testes rápidos e exames laboratoriais. O município já registrou 11.621 casos confirmados da Covid-19, dos quais 9.469 (81,4%) já estão curados clinicamente.

LEIA MAIS

Testagem de pacientes com suspeita de Covid-19 estão sendo feitas em novo espaço do Centro de Convenções de Petrolina

Pessoas que forem encaminhadas ao Centro de Convenções de Petrolina para testagem da Covid-19, devem ficar atentas. O local que funcionavam próximo a entrada do estabelecimento para essa finalidade foi desativado. A Secretaria de Saúde passou a usar um pavilhão, do próprio Centro de Convenções, que foi higienizado para que os professionais possam desenvolver o trabalho com mais comodidade e segurança.

Esse espaço é destinado a testagem de pessoas notificadas nos Postos de Saúde, pessoas de grupos prioritários e trabalhadores de órgãos dos serviços essenciais. É importante lembrar que, além das Unidades Básicas de Saúde de cada bairro de Petrolina, o Centro de Atendimento para o enfrentamento à Covid-19, localizado na Avenida Guararapes, nº 2.803, também atende quem estiver com sintomas  de infecção pelo novo coronavirus.

LEIA MAIS

Juazeiro registra mais 81 casos de Covid-19, mas número de internados se mantém estável

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Oitenta e uma novas pessoas foram diagnosticadas com a Covid-19 em Juazeiro (BA), segundo o boletim epidemiológico desta quarta-feira (23). O número representa uma taxa de 43% de testes positivos das 190 notificações realizadas no dia. Com essa atualização, a quantidade de infectados chega a 7.403, dos quais 4.854 já apresentaram curas clínicas. 132 pessoas morreram no município em decorrência da pandemia.

Os pacientes positivados neste boletim, todos encontram-se em isolamento domiciliar, sem gravidade. Do total geral de casos confirmados, 4.149 são do sexo feminino, 3.253 do sexo masculino e destes, 345 são profissionais de saúde.

Em isolamento domiciliar agora são 2.406 pessoas e a quantidade de internados regulados pela rede municipal nas últimas 24 horas se manteve em estabilidade e sem alterações em relação aos últimos boletins. São 11 pacientes ocupando leitos hospitalares, sendo 06 em UTI e 05 em intermediários.

Bahia registra 3.090 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, mas número de ativos diminui

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.090 casos de Covid-19, mas em compensação foram contabilizadas no mesmo período, 3.303 curas clínicas, o que contribui para a redução dos casos ativos. Eles passaram de 9.684 para 9.443 nesta quarta-feira (23).

Dos 476.955 casos confirmados desde o início da pandemia, 458.619 já são considerados recuperados. O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesab) contabiliza ainda 871.073 casos descartados e 124.658 em investigação. Na Bahia, 35.714 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Segundo a Sesab, hoje foram contabilizados 28 óbitos que ocorreram entre 4 de setembro e 22 de dezembro. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 8.893, representando uma letalidade de 1,86%.

Pernambuco mantém média diária somando 1.915 novos casos de Covid-19 e 28 óbitos nas últimas 24 horas

(Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta quarta-feira (23), 1.915 novos casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 38 (2%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.877 (98%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 211.996 casos confirmados da doença, sendo 29.057 graves e 182.939 leves.

LEIA TAMBÉM

Pandemia: Governo de Pernambuco cobra mais fiscalização dos municípios em relação a locais públicos

Detentas da Cadeia Pública de Petrolina cobram assepsia da unidade após novos casos de covid

Também foram confirmados 28 óbitos, ocorridos entre os dias 12 de outubro e 22 de dezembro. Com isso, o Estado totaliza 9.487 mortes pela doença. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Hospital de Dormentes ganha novos equipamentos comprados com recursos próprios

(Foto: Ascom/PMD)

O Hospital Municipal Nossa Senhora da Paz, em Dormentes (PE) recebeu novos equipamentos adquiridos com recursos da própria Prefeitura. Segundo o Poder Executivo, os aparelhos chegam para modernizar o atendimento aos pacientes da cidade.

Dois aparelhos de eletrocardiograma, um monitor cardíaco e uma cama para parto normal e humanizado já estão na unidade, prontos para ser utilizados. “São equipamentos modernos que vão melhorar a estrutura e o atendimento no nosso Hospital. Os aparelhos já estão instalados e funcionando, garantindo assim a assistência de qualidade para os usuários”, destacou a prefeita Josimara Cavalcanti (PSB).

A cama de parto normal foi uma promessa da prefeita reeleita e busca humanizar o atendimento a gestante. Durante o trabalho de parto a mãe poderá escolher a posição de preferência para nascimento do bebê.

Consórcio Nordeste sugere suspensão de voos vindos do Reino Unido

Vários países proibiram voos do Reino Unido (Foto: Iata Anderson Brandão Alves/Arquivo pessoal)

O Consórcio Nordeste, grupo formado pelos governadores da região, apresentou um ofício ao Ministério da Saúde, pedindo a suspensão de todos os voos originários do Reino Unido, Dinamarca, Holanda e Austrália.

A carta destaca que nessas nações já há registro da mutação do novo coronavírus, por isso é importante uma ação antecipada. O ofício foi protocolado na terça-feira (22), no gabinete de Eduardo Pazuello.

Especialistas acreditam que tal mutação tenha tornado o vírus 70% mais contagioso. Na Europa, alguns países já determinaram a proibição dos voos do Reino Unido, onde o caso é mais grave. No Brasil, a orientação é manter isolamento de 10 dias aos passageiros.

“É com profunda preocupação que os governadores do Nordeste do Brasil recebemos a notícia de mutação do vírus causador da COVID-19 e da possibilidade que suas variantes sejam mais contagiosas e mais letais”, diz o Consórcio, em carta assinada pelo governador Wellington Dias (PT-PI), presidente do grupo.

No documento os governadores também sugeriram ao governo federal que solicite quarentena para todos os passageiros vindos da Europa, a fim de garantir que nenhum está infectado pela doença e agrave o cenário nacional.

Casos de covid continuam em alta na cidade de Bodocó

(Foto: Divulgação)

Os números de covid-19 em Bodocó, no Sertão de Pernambuco, não param de crescer. Na última semana o Blog noticiou o fato de apenas em um dia, 103 novos casos terem sido notificados. De sexta-feira (18) até o início dessa semana a cidade passou de 611 infectados para 894.

Ou seja, em menos de cinco dias foram notificados 283 novos casos. Segundo o boletim divulgado na noite de terça-feira (22), 613 pessoas já venceram a doença. Há ainda 10 óbitos confirmados em decorrência da doença. Outros 63 pacientes em investigação. Eles aguardam resultado dos exames laboratoriais para saber se estão ou não infectados.

Pandemia: Governo de Pernambuco cobra mais fiscalização dos municípios em relação a locais públicos

(Foto: Douglas Fagner/SEI)

Na semana do Natal, o Governo de Pernambuco cobrou dos prefeitos mais rigidez no cumprimento dos protocolos sanitários. Durante coletiva online, realizada na tarde de terça-feira (22), o secretário de Saúde, André Longo mais uma lembrou que a pandemia não acabou.

Diante do cenário de crescimento de casos confirmados, o Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 do Governo do Estado aprovou recomendação para que os municípios pernambucanos intensifiquem a fiscalização, focando locais públicos como parques, praças e praias.

“É certo que muitos estabelecimentos cumprem os protocolos, mas é necessário que haja consciência”, disse Longo. “Nosso Gabinete de Enfrentamento aprovou a recomendação, o foco são locais públicos que vêm registrando de forma recorrente aglomerações, sem a observação do uso de máscaras e distanciamento. É preciso cuidar desses locais”, enfatizou o secretário.

LEIA MAIS

Salgueiro registra mais 65 casos de covid

A Secretaria de Saúde de Salgueiro (PE) confirmou mais 65 casos positivos de covid-19 no boletim divulgado na noite de terça-feira (22). A Prefeitura não forneceu mais informações sobre sexo e faixa etária dos novos infectados.

Com a atualização de ontem, Salgueiro soma 2.615 casos positivos. O número de curados permanece em 2.915 e a cidade tem, até o momento, 51 óbitos.

De acordo com o boletim divulgado, 159 pessoas estão em investigação, aguardando resultado de exames laboratoriais. Desde o início da pandemia, 7.427 exames já foram deram negativo.

 

Juazeiro registra 85 novas pessoas infectadas pelo novo coronavírus

(Foto: ASCOM)

Oitenta e cinco novas pessoas entraram para lista de infectados pelo novo coronavírus em Juazeiro, uma taxa de 43% de testes positivos das 197 notificações realizadas nesta terça-feira (22). Um número menor que ontem quando registrados 103 novos casos da doença. Os dados estão no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde (SESAU), que também apresenta 88 novas curas clínicas.

Com essa atualização o número de infectados chega a 7.322, dos quais 4.762 já apresentaram curas clínicas. Juazeiro chega a 22.679 testes realizados com 15.227 resultados negativos e aconteceram 132 óbitos desde o início da pandemia. Todos os novos positivados estão em isolamento domiciliar, sem gravidade, segundo a SESAU.

LEIA MAIS

Bahia registra 2.688 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, mas casos ativos diminuem

(Foto: ASCOM/SESAB)

O número de casos de infecções pelo novo coronavírus continua aumentando na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 2.688 casos de Covid-19. 1.171 a mais que o número registrado nesta segunda-feira (21). O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesab) nesta terça-feira (22), aponta ainda 3.681 curas clínicas.

Dos 473.865 casos confirmados desde o início da pandemia, 455.316 já são considerados recuperados. A boa notícia, é que o casos ativos diminuíram e chegaram a 9.684, o menor número desde o dia 27 de novembro. De acordo com a Sesab, 124.966 casos estão em investigação. Na Bahia, 35.518 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 30 óbitos que ocorreram entre 19 de agosto e 20 de dezembro. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 8.865, representando uma letalidade de 1,87%.