Batista Lima testa positivo para covid-19 e segue em isolamento social

Cantor está em Salgueiro (Foto: Reprodução/Diário do Nordeste)

O cantor Batista Lima foi mais um artista a ser diagnosticado com a covid-19. Ex-integrante do grupo Limão com Mel, ele está em Salgueiro (PE) e cumpre isolamento domiciliar. Nesse sábado (19) ele atualizou suas redes sociais, comentando sobre o quadro de saúde.

“Estamos no meio da batalha“, disse Batista. A esposa do músico também está com a covid-19. Segundo o Diário do Nordeste, eles positivaram no último sábado (12). Hoje o casal foi submetido a uma nova rodada de exames.

O cenário da covid em Salgueiro é o seguinte: 2.490 casos positivos de covid-19, 2.195 curados e 51 óbitos. Outros 221 pacientes permanecem em investigação, aguardando resultado dos exames laboratoriais.

Pernambuco confirma mais 1.746 casos de covid e 35 novos óbitos

(Foto: Internet)

Pernambuco encerrou a semana com mais 1.746 casos positivos de covid-19. Desse total confirmado hoje (19), 95,6% são de pacientes leves. Ou seja, 1.670 dos diagnosticados nesse sábado não precisam de internamento. Por outro lado há  76 (4,4%) novos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag).

Com a atualização de hoje Pernambuco já soma 207.008 pacientes infectados desde o início da pandemia. Também foram confirmados mais 35 óbitos. Eles ocorreram entre 26 outubro e 18 de dezembro. Já são 9.418 mortes provocadas pela doença.

Bodocó registra 103 casos de covid e Prefeitura faz alerta

(Foto: Ascom)

Os números da covid-19 em Bodocó (PE) não param de crescer. Na sexta-feira (18) a Secretaria de Saúde confirmou mais 103 novos casos positivos da doença. Os números fizeram a Prefeitura ligar sinal de alerta, pois o total de investigados também apresentou crescimento.

Com a atualização de ontem Bodocó soma 611 casos positivos, dos quais 473 estão recuperados. Outra notícia preocupante é a alta em óbitos. Em dois dias o município passou de oito para 10 vítimas fatais. No entanto, a Prefeitura não forneceu detalhes sobre essas mortes.

“A Secretaria de Saúde alerta e reforça que a população deve intensificar as medidas de prevenção, proteção e de distanciamento social”, disse a Prefeitura. Quem sentir sintomas deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Juazeiro confirma mais 92 casos positivos de covid-19

(Foto: ASCOM)

A Secretaria de Saúde (SESAU) de Juazeiro (BA) confirmou mais 92 casos positivos de covid-19 e 71 novas curas clínicas. Após a atualização de sexta-feira (18), o município baiano soma 7.127 pacientes infectados, dos quais 4.575 já estão recuperados.

O número de mortes permanece em 132. Em relação aos casos confirmados no boletim de ontem, 59 são do sexo feminino e 33 do masculino. Os novos pacientes têm entre 24 e 67 anos. A boa notícia é que, apesar do alto número de infectados, todos estão com sintomas leves.

Segundo a SESAU, os resultados foram obtidos através de 88 testes rápidos anticorpo, um teste rápido antígeno e outros três de RT-PCR, pelo Lacen de Salvador. Sobre as internações, não houve alteração nas últimas 24 horas. Confira os dados completos a seguir:

LEIA MAIS

Petrolina confirma mais 117 casos positivos de covid-19

(Foto: Ascom PMP)

O boletim divulgado pela Prefeitura de Petrolina, na noite de sexta-feira (18), confirmou mais 117 casos positivos de covid-19. Também foram registrados mais 167 pacientes recuperados. As mortes permanecem em 140. Com os números de ontem o município totaliza 11.208 infectados.

Desse total, 8.985 já está clinicamente curados. 102 pacientes foram diagnosticados via testes rápidos e outros 15 por exames laboratoriais. 62 dos novos infectados são do sexo feminino. Os infectados têm entre seis meses de vida e 95 anos.

No que diz respeito aos leitos de UTI, atualmente a taxa de ocupação é de 65,11%. De 43 disponíveis, 28 estão ocupados. Desses, 16 são pacientes de Petrolina. Veja as informações completas a seguir:

LEIA MAIS

Covid-19 em 2021 será ainda pior, diz secretário de saúde da Bahia

Fábio Vilas-Boas, secretário de Saúde da Bahia. (Foto: Reprodução)

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Villas-Boas, deu uma declaração nada animadora sobre a Covid-19, nesta sexta-feira (18). Em entrevista a um jornal de Salvador, o gestor falou que em 2021 e pandemia do novo coronavírus será pior que em 2020. Ele disse também que, a previsão é de os números aumentem ainda mais com as festas de Natal e Réveillon.

“Tenho uma lamentável convicção que vai haver uma piora com o Natal e o Réveillon. Isso vai se expressar 15 dias depois, com o aumento da taxa de contágio, e um mês depois, com o aumento do número de óbitos. É inevitável. Muitas pessoas não vão deixar de visitar seus parentes, não vão deixar de fazer festas particulares. Muitas pessoas vão visitar sua vovozinha, sua tia, sua mãe, e vão, infelizmente, levar a doença. E elas irão morrer um mês depois”, previu Villas-Boas.

LEIA MAIS

Dormentes registra 6 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, mas casos ativos diminuem

O município de Dormentes, no Sertão de Pernambuco, registrou 6 novos casos de Covid-19 e 10 novas curas clínicas nas últimas 24 horas. No acumulado, são 781 casos confirmados, 775 curados e 2 óbitos desde o início da pandemia. Apenas 4 casos continuam ativos.

“O vírus continua circulando em nosso município, mesmo com a redução dos casos é preciso manter os cuidados essenciais, como uso da máscara, álcool em gel e o distanciamento social”, explica a secretária de Saúde, Talita Mirele.

Ela recomenda que, em caso de febre, tosse seca, cansaço, perda de paladar ou olfato ou outros sintomas, procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou a policlínica, das 8h às 12h e em casos de urgência o Hospital Municipal para a realização de exames.

Bahia registra leve queda na confirmação de novos casos de Covid-19 e no número de ativos também

A Bahia registrou nas últimas 24 horas 3.057 novos casos de Covid-19. Uma quantidade menor que a registrada nesta quinta-feira (17) quando foram confirmadas 4.920 novas pessoas infectadas. O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Educação (Sesab), nesta sexta-feira (18), também apresenta 3.550 pacientes recuperados da doença.

Dos 464.083 casos confirmados desde o início da pandemia, 443.137 já são considerados recuperados, 12.198 encontram-se ativos. Um número também menor do que o registro de ontem. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 858.883 casos descartados e 124.282 em investigação.

Na Bahia, 35.054 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. A Sesab divulgou também 28 óbitos que ocorreram entre 15 de abril e 17 de dezembro. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 8.748, representando uma letalidade de 1,89%.

“Não há necessidade de lockdown ou medida agressiva”, afirma secretário de Saúde de Pernambuco

Por ora não há perspectiva de lockdown em Pernambuco (Foto: SEI)

Um novo lockdown está descartado em Pernambuco, pelo menos por enquanto. A afirmação é do secretário Estadual de Saúde, André Longo, que participou de uma coletiva de imprensa online, na quinta-feira (17).  “Esse momento não aponta necessidade de um novo lockdown. A gente tem analisado os números diariamente. Não há necessidade de lockdown ou medida agressiva”, disse.

LEIA TAMBÉM

Bares e restaurantes terão público limitado a 300 pessoas a partir deste sábado em PE

Para Longo, o mais importante é que as pessoas façam sua parte. Isso inclui empresários e a população no geral. “É possível sim que haja essa necessidade. Nós precisamos estar conscientes na defesa da vida. É importante que cada um analise sua consciência”, pontuou.

Nessa semana Pernambuco atingiu a triste marca de 200 mil casos positivos. São nove meses de pandemia e mais de nove mil mortos contabilizados. Mesmo com índices preocupantes, Longo voltou a descartar o isolamento mais rígido. “Isso precisará ser reavaliado, como temos feito todas as semanas. Mas nesse momento não há um cenário que aponte para a necessidade de fazer um novo lockdown“, finalizou.

Covid: Bodocó tem salto de 66 novos casos positivos

(Foto: Ascom)

Bodocó é mais um município sertanejo a registrar crescimento nos casos confirmados de covid-19. Entre quarta e quinta-feira (16 e 17), a cidade pernambucana passou de 442 pacientes infectados para 508 doentes. Isso representa um crescimento de 66 novos contaminados.

Por outro lado, nesse mesmo período houve o registro de mais 20 novos pacientes recuperados da doença. Isso significa dizer que Bodocó tem 432 pessoas as quais conseguiram vencer o coronavírus. As mortes totalizam nove (o último óbito aconteceu em 16/12).

A cidade pernambucana ainda tem 85 em investigação, três a mais do que na quarta-feira. Os boletins podem ser acompanhados diariamente através das redes sociais da Prefeitura.

Doria convida Sarney, FHC e Temer para tomar CoronaVac

Três ex-presidentes buscam dar exemplo aos brasileiros se vacinando (Foto: Reprodução/Poder 360)

Enquanto Jair Bolsonaro (sem partido) afirma que não tomará a vacina contra a covid-19, três ex-presidentes do Brasil estão na fila de espera para se imunizar. José Sarney (MDB), Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Michel Temer (MDB) foram convidados pelo Governo de São Paulo a tomar a CoronaVac.

LEIA TAMBÉM

STF decide que vacinação contra covid-19 poderá ser obrigatória

Os paulistas trabalham em parceria com o laboratório chinês Sinovac, responsável pela CoronaVac (cujo parceiro no Brasil é o Instituto Butantan). Segundo o Poder 360, os três ex-presidentes estão entre os primeiros a receber a CoronaVac, pois estão no público alvo da 1ª fase.

LEIA MAIS

Bares e restaurantes terão público limitado a 300 pessoas a partir deste sábado em PE

Única proteção é o cuidado, afirma André Longo (esq.)

Na coletiva de imprensa de quinta-feira (17), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach lembrou que muitos empresários não seguiram os protocolos sanitários e por isso o Comitê de Enfrentamento apertou as medidas. Na prática, a partir deste sábado (19), bares e restaurantes terão capacidade máxima de 300 pessoas.

LEIA TAMBÉM

Governo de Pernambuco anuncia suspensão do Carnaval 2021

“Essa atividade já tem um protocolo específico e capacidade de 70%, mas não tinha um teto. O teto máximo é de 300 pessoas por estabelecimento. O que a gente espera é que todas as pessoas obedeçam os protocolo e usem máscaras“, destacou Schwambach.

LEIA MAIS

Salgueiro confirma 51º óbito por covid-19

O boletim de quinta-feira (17) confirmou mais uma morte provocada pelo novo coronavírus em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. Entretanto a Prefeitura não forneceu mais informações sobre o paciente. A cidade soma 51 vítimas fatais desde o início da pandemia.

Há ainda 2.467 pacientes infectados, dos quais 2.195 já estão recuperados. Ademais, o número de contaminados pode crescer, pois há 237 pessoas em investigação.

Lista de bairros

Toda quinta-feira a Secretaria de Saúde atualiza a lista dos bairros onde há casos confirmados da doença. A lista pode ser conferida na imagem ao lado.

Covid-19: Petrolina não registra óbitos nessa quinta

O boletim epidemiológico da covid-19 registra mais 127 curados e 106 casos novos da doença em Petrolina, nessa quinta-feira (17). Com isso, já são 8.818 (79,5%) recuperadas do novo coronavírus, de um total de 11.091 moradores que foram infectados desde o início da pandemia na cidade. Petrolina manteve os 140 óbitos pela covid-19.

Dos novos infectados, 64 foram confirmados a partir de 235 testes rápidos da prefeitura e 42 através de exames laboratoriais. São 64 pessoas do sexo feminino, com idades entre 01 e 84 anos, e 42 do sexo masculino, entre 02 e 82 anos. As informações referentes à raça/cor/etnia dos casos registrados nesta quinta seguem em anexo.

LEIA MAIS

Juazeiro ganha 10 novos leitos de UTI Covid-19

(Foto: Ascom/Governo da Bahia)

O governador da Bahia, Rui Costa, usou as redes sociais nesta quinta-feira (17) para anunciar que Juazeiro ganhou mais 10 novos leitos de UTI para o atendimento a pacientes graves com o diagnóstico do novo coronavírus. Os novos leitos foram instalados no Hospital Regional de Juazeiro e já estão aptos a receber pacientes.

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, detalha que a macrorregião Norte possui 139 leitos ativos, sendo 60 de UTI Covid-19. “Os municípios que ofertam leitos exclusivos para esta patologia são Juazeiro, que concentra 65 leitos, Remanso, Paulo Afonso e Senhor do Bonfim”, afirma o secretário.

Ao todo já foram abertos leitos de Terapia Intensiva nos municípios de Salvador, Vitória da Conquista, Itabuna, Juazeiro e Feira de Santana.