Covid: boletim dessa quarta-feira traz o maior registro diário de casos em Pernambuco

O boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) nessa quarta-feira (30) representa um recorde de casos confirmados desde o início da pandemia. Hoje a SES contabilizou 2.512 novos infectados, superando a marca de 2.279, de 16 de maio.

LEIA TAMBÉM

Criança petrolinense de 2 anos é a 26º notificada com SIM-P em Pernambuco

Após a atualização dos números Pernambuco soma 220.284 infectados. Desse total, 29.327 são pacientes graves e 190.957 são leves. Dos casos confirmados hoje, 36 são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 2.476 leves. “Esse maior número reflete o acúmulo por conta do feriadão de Natal“, justificou o secretário André Longo.

LEIA MAIS

Coronavirus: Reino Unido aprova uso da vacina de Oxford

(Foto: Dado Ruvic/Reuters)

A quarta-feira (30) começou com uma boa notícia na Europa. O Reino Unido aprovou o uso da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, em parceria com a farmacêutica AstraZeneca. Isso, de certa forma, representa uma esperança ao Brasil.

O motivo é simples. O Governo Federal aposta “suas fichas” na vacina. Ela é uma das quatro testadas no país e será produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Essa aprovação pode acelerar o processo no Brasil, na opinião do infectologista Julio Croda, pesquisador da Fiocruz.

O mesmo pacote que é enviado para aprovação no Reino Unido também pode ser encaminhado para a Anvisa, são os mesmos documentos necessários para a aprovação. Se foi aprovado lá, as regras aqui são bastante similares e é muito provável que a Anvisa aprove também essa vacina”, disse em entrevista à CNN.

Segundo Croda, a vacina britância pode ser aplicada já no início do ano aqui no país. “Da vacina da AstraZeneca com Oxford, a Fiocruz tem previsão de entregar algumas doses a partir de fevereiro, mesmo com a aprovação. E São Paulo já anunciou que, se for aprovada, inicia a vacinação em 25 de janeiro. Acredito que uma perspectiva mais aproriada seria começar a vacinação [independente do imunizante] a partir de fevereiro”, afirmou.

Criança petrolinense de 2 anos é a 26º notificada com SIM-P em Pernambuco

(Foto: Internet)

Pernambuco tem mais um caso de Síndrome Inflamatória Multissistêmcia Pediátrica (SIM-P). Na terça-feira (29) a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou a 26ª ocorrência e trata-se de um paciente de Petrolina: uma criança de apenas dois anos de idade.

A SIM-P é uma doença rara associada à covid-19. A criança petrolinense apresentou sintomas iniciais no último dia 11 e testou positivo ao novo coronavírus. Segundo a SES, o paciente teve alta no dia 21. Esse não é o primeiro caso notificado no Sertão.

LEIA MAIS

Bodocó ultrapassa marca de 1.100 casos confirmados da covid-19

(Foto: Ascom)

Sem atualizar os dados da covid-19 desde a véspera do Natal (24), a Prefeitura de Bodocó (PE) divulgou mais um boletim na noite de terça-feira (29) e registra 1.154 casos do novo coronavírus. Isso representa uma alta de 55 pacientes infectados.

A boa notícia é que desse total, 973 pessoas  já venceram a doença no município pernambucano. As mortes permanecem em 10. Desde março 5.854 casos foram descartados e atualmente, 78 pacientes estão aguardando resultado dos exames realizados.

Conforme o Blog mostrou, na semana passada Bodocó teve um disparo nos casos confirmados. Em 19 de dezembro o município contabilizava 611 infectados e saltou para mais de 1 mil na semana do Natal.

Petrolina: decreto renova estado de Calamidade Pública por conta da pandemia até junho de 2021

Governo do Estado renovou decreto na última semana (Foto: Ascom PMP)

A Prefeitura de Petrolina seguiu os passos do Governo de Pernambuco e renovou o Estado de Calamidade Pública por conta da pandemia, até 30 de junho de 2021. A medida foi publicada no Diário Oficial de terça-feira (29), através do Decreto n° 100/2020.

LEIA TAMBÉM

Pernambuco prorroga Estado de Calamidade por conta da pandemia até junho de 2021

O prefeito Miguel Coelho (MDB) levou em conta a falta de um calendário de imunização contra o novo coronavírus e a consequente necessidade de manter as medidas de distanciamento social. O decreto começa a valer no dia 1° e terá validade de 180 dias.

De acordo com o boletim de terça-feira (29), Petrolina registra 12.012 casos confirmados da doença, 9.660 curas clínicas e 151 óbitos. Os casos ativos totalizam 2.201. Por fim, a ocupação dos leitos é de 60,37%.

Ministério da Saúde: vacinação poderá começar em 20 de janeiro

A vacinação contra a covid-19 pode começar no dia 20 de janeiro, segundo o Ministério da Saúde. Se não for possível, em um cenário “médio”, a imunização poderia ter início entre esta data e 10 de fevereiro. Em um cenário menos favorável, a vacinação no Brasil poderá ocorrer a partir de 10 de fevereiro.

A projeção foi apresentada pelo secretário executivo da pasta, Élcio Franco, em entrevista coletiva ontem (29) na sede do órgão, em Brasília. Franco destacou que o melhor cenário depende de uma conjunção de aspectos, especialmente dos laboratórios com vacinas em desenvolvimento cumprirem os requisitos de registro, seja emergencial ou definitivo.

“Isso [a vacinação no dia 20 de janeiro] vai depender de uma série de fatores, inclusive de logística, e dos laboratórios estarem em dia com o seu processo de submissão contínua e do  processo de registro com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Não depende de nós, depende do laboratório cumprir com a sua parte”, declarou.

LEIA MAIS

Juazeiro registra 18 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Juazeiro chega a 7.605, dos quais 5.073 já apresentaram curas clínicas. O município chegou a esse número após a divulgação do boletim epidemiológico desta terça-feira (29), no qual foram contabilizados 18 novos casos de pessoas com Covid-19. O que significa uma taxa de 25% em relação aos 72 testes realizados no dia de hoje.

Agora, Juazeiro chegou a 23.553 testes realizados com 15.828 resultados negativos e 2.391 pessoas em isolamento domiciliar. Dos pacientes positivados neste boletim, 14 pessoas estão em isolamento domiciliar, sem gravidade e 04 estão internados.

Dos internados regulados somente pela rede municipal houve uma queda de 39% da taxa de ocupação nas últimas 24 horas caindo de 13 para 08 pacientes, sendo 04 leitos de UTI e 04 em leitos intermediários. O Hospital de Campanha permanece com situação estável e agora está apenas com 01 paciente em leito intermediário e taxa de 3%. Já na UPA as salas vermelhas e leitos intermediários continuam zerados.

Bahia registra 3.206 novos casos da Covid-19 nas últimas 24 horas

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.206 casos de Covid-19 e 3.134 recuperados. Dos 487.691 casos confirmados desde o início da pandemia, 472.868 já são considerados recuperados. Os casos ativos tiveram leve alta. Passaram de 5.510 para 5.751.

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesab), no fim da tarde desta terça-feira (29), contabiliza ainda 879.989 casos descartados e 122.973 em investigação. Na Bahia, 36.346 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

De acordo com a Sesab, hoje também registrados 31 óbitos que ocorreram entre 27 de novembro e 28 de dezembro. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 9.072, representando uma letalidade de 1,86%.

Pernambuco registra 1.778 novos casos de Covid-19 e 24 óbitos nas últimas 24h

(Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta terça-feira (29), 1.778 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 48 (2,7%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.730 (97,3%) são leves.

LEIA TAMBÉM

Juazeiro confirma mais 16 casos de covid na segunda-feira

Covid-19: Prefeitura atualiza boletim desta segunda em Petrolina

Agora, Pernambuco totaliza 217.772 casos confirmados da doença, sendo 29.291 graves e 188.481 leves. Também foram confirmados 24 óbitos, ocorridos entre os dias 09 e 28 de dezembro. Com isso, o Estado totaliza 9.612 mortes pela Covid-19.

Juazeiro confirma mais 16 casos de covid na segunda-feira

(Foto: ASCOM/PMJ)

A última segunda-feira (28) de 2020 foi marcada por mais 16 casos de covid em Juazeiro (BA). A Secretaria de Saúde (SESAU) também registrou mais 18 curas clínicas. Em números totais já são 7.587 infectados, dos quais 5.056 já estão recuperados.

Até ontem Juazeiro contabilizava 133 óbitos. De acordo com o boletim, dos novos casos confirmados, 10 são do sexo feminino e seis do masculino. Os pacientes têm entre cinco e 65 anos. A boa notícia é que todos estão em isolamento domiciliar.

Por outro lado, há um sinal de alerta ligado em Juazeiro. O número de internados subiu para 13, sendo que oito pacientes estão ocupando leitos de UTI. Confira as informações completas sobre as vagas disponíveis a seguir:

LEIA MAIS

Anvisa concede certificado de boas práticas a fábricas ligadas à vacina da Pfizer contra Covid

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou nesta segunda-feira (28) que concedeu à farmacêutica Pfizer certificados de boas práticas de fabricação em processo que analisa o desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19.

O pedido havia sido feito pela empresa em conjunto com a BioNTech nos últimos meses. Atualmente, o certificado de boas práticas é um dos requisitos para que fabricantes possam obter o registro da vacina, nome dado ao aval para que possa ser aplicada à população.

LEIA MAIS

Dormentes inicia a semana registrando 5 novos casos de Covid-19

(Foto: ASCOM)

O município de Dormentes, no Sertão de Pernambuco, iniciou a semana com 5 novos casos de Covid-19 e 9 pacientes recuperados da doença. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde no boletim epidemiológico desta segunda-feira (28). Ainda de acordo com boletim, Dormentes tem 6 casos ativos e 81 em investigação.

O município soma agora 828 confirmações, 820 curados e 2 óbitos. A secretaria de Saúde reforça à população para que mantenha os cuidados essenciais, como uso da máscara, álcool em gel e o distanciamento social.

Em caso de febre, tosse seca, cansaço, perda de paladar ou olfato ou outros sintomas, procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou a policlínica, das 8h às 12h e em casos de urgência o Hospital Municipal para a realização de exames.

Bahia ultrapassa 9 mil mortes pela pandemia do novo coronavírus

(Foto: ASCOM/SESAB)

O boletim epidemiológico divulgado no fim da tarde desta segunda-feira (28), pela Secretaria de Saúde (Sesab), informa que a Bahia contabilizou mais 30 óbitos que ocorreram entre 24 de outubro e 27 de dezembro. O número total de óbitos por Covid-19 no estado desde o início da pandemia é de 9.041, representando uma letalidade de 1,87%.

Também nesta segunda-feira foram registrados 748 novos casos de Covid-19 e 1.330 novos pacientes recuperados. Dos 484.485 casos confirmados desde o início da pandemia, 469.734 já são considerados curados clinicamente. A boa notícia é que os casos ativos continuam diminuindo. Passaram de 6.322 neste domingo (27) para 5.710 hoje.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 877.040 casos descartados e 122.461 em investigação. Na Bahia, 36.185 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Pernambuco registra 442 novos casos da Covid-19 e 17 mortes nas últimas 24h

(Foto: Internet)

Nas últimas 24 horas a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou 442 novos casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 42 (9,5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 400 (90,5%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 215.994 casos confirmados da doença, sendo 29.243 graves e 186.751 leves.

LEIA TAMBÉM

Petrolina encerra o último domingo de 2020 sem novos casos de covid

Juazeiro registra mais um óbito em decorrência da Covid-19

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (28), também foram confirmados 17 óbitos, ocorridos entre os dias 02 e 27 de dezembro. Com isso, o Estado totaliza 9.588 mortes pela Covid-19.

https://twitter.com/governope/status/1343577982544334848?s=20

O médico Fernando Bezerra da Costa é o Secretário de Saúde da prefeita eleita de Juazeiro

Fernando Bezerra da Costa, novo Secretário de Saúde de Juazeiro.

Em anúncio realizado em suas redes sociais a prefeita eleita de Juazeiro, Suzana Ramos (PSDB), anunciou o primeiro secretário de sua equipe. O médico Fernando Bezerra da Costa, 40 anos de idade, assumirá a pasta da Saúde do Município.

Casado, 2 filhos, médico, formado na FCM/UPE em 2005, tem pós-graduação em Ultrassonografia Geral, e é atuante há 15 anos na assistência a Atenção Básica e assistência de Urgência e Emergência. Ainda segundo o texto, o novo secretário de Saúde tem 12 anos de experiência como Diretor Médico Hospitalar além de ser empresário no ramo da Saúde.

Aguardamos a divulgação dos nomes que assumirão as outras pastas.