Prefeitura de Petrolina realiza pré-natal odontológico nas Unidades Básicas de Saúde

A Prefeitura de Petrolina segue reforçando a importância das grávidas realizarem o pré-natal odontológico oferecido nas Unidades Básicas de Saúde do município. Essa medida visa orientar as gestantes sobre os cuidados com a própria saúde bucal. O acompanhamento é importante para evitar cáries, infecções e até extração dentária.

O principal problema é a gengivite gravídica, que pode ocorrer durante a gravidez quando as bactérias são transmitidas de mãe para filho através da circulação sanguínea (placenta, cordão umbilical). Isso pode causar graves danos, como infecções respiratórias. A recomendação é que durante os 9 meses de gestação seja feito  o acompanhamento constante com o dentista.

LEIA MAIS

Ministério Público: Justiça obriga município de Juazeiro terá que estruturar política de saúde mental; SESAU responde

(Foto: Internet)

O Município de Juazeiro foi obrigado pela Justiça a estruturar sua política de saúde mental. A decisão, dada na última quarta-feira (22), atende um pedido formulado pelo Ministério Público estadual e determina que o Município, por meio da Secretaria de Saúde, habilite os serviços da Rede de Atuação Psicossocial (Raps), através do Sistema de Apoio de Implementação de Políticas Sociais (Saips).

A ação é de autoria da promotora de Justiça Rita de Cássia Rodrigues Caxias de Souza e levou a Justiça a determinar ainda que o município solicite ao Ministério da Saúde o incentivo financeiro previsto legalmente para a adequação dos Serviços Residenciais Terapêuticos em Saúde Mental (SRT), que deverão entrar em regular funcionamento dentro de no máximo três meses, após o recebimento do recurso.

Na ação, a promotora de Justiça demonstrou a existência de irregularidades no Serviço de Residência Terapêutica localizado no Bairro Pedra do Lord, no município, sobretudo inconstâncias de estabilidade estrutural e de atendimento à comunidade. A decisão do juiz Jusé Goes Silva Filho estabelece o cumprimento dos parâmetros previstos para a implementação dos serviços, a exemplo da exigência de que as SRT contem com um projeto terapêutico, bem como com equipe técnica capacitada a prestar serviço ambulatorial especializado, vinculado aos serviços residenciais terapêuticos, que deverão atuar na supervisão das atividades ambulatoriais. Antes de ajuizar a ação, agora acatada pela Justiça, o MP chegou a elaborar um Termo de Ajustamento de conduta, buscando uma solução extrajudicial, mas o Município de Juazeiro não assinou a proposta.

O que disse a Prefeitura de Juazeiro?

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde de Juazeiro informou que já vem estruturando sua política de saúde mental desde que assumiu a gestão, fortalecendo todos os dispositivos já implantados e que a ação civil pública do Serviço Residencial Terapêutico é referente ao ano de 2018. A Sesau reforça que o município já cumpriu todas as exigências em Janeiro de 2021, tendo recebido parecer da Sesab e aprovação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Como consta em resolução, a SRT já está implantada, funcionando com equipe completa – superior ao mínimo exigido – e já recebendo, inclusive, cofinanciamento estadual. Com todas as exigências cumpridas, a Secretaria de Saúde já enviou proposta de habilitação para o Ministério da Saúde.

‘Consultório Noturno’ garante atendimentos em horário alternativo em Juazeiro

(Foto: Ascom/PMP)

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), vai realizar na quinta-feira (30) o ‘Consultório Noturno’. A ação será oferecida na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Itaberaba. A proposta é ampliar o acesso aos atendimentos de saúde, principalmente às pessoas que possuem dificuldade em comparecer às UBSs em horário comercial.

Serão oferecidos atendimentos com médico e enfermeiro, realização de testes rápidos para detecção de Hepatites B e C, HIV e sífilis, atendimentos odontológicos, vacinação de rotina e palestra abordando assuntos relacionados ao Setembro Amarelo.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro divulga cronograma de vacinação contra Covid-19 desta terça-feira

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), vai realizar nesta terça-feira (28) a vacinação contra a Covid-19 nas zonas urbana e rural. O esquema vacinal inclui adolescentes de 12 a 17 anos com e sem comorbidades, gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto) e lactantes (46º pós-parto aos 11 meses e 29 dias do bebê), população com 18 anos e mais, segunda dose e dose de reforço (3ª dose).

– Adolescentes 12 a 17 anos – zona rural

A vacinação destes públicos será realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das comunidades de Campos, Mandacaru II, NH1/NH2 e Itamotinga A. O horário é das 8h às 12h. Os adolescentes precisam ir acompanhados de pais ou responsáveis. É preciso levar RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. A vacinação na zona rural é exclusiva para os moradores destas localidades.

LEIA MAIS

Boletim da Covid mostra estabilidade na ocupação dos leitos de UTI em Petrolina

(Foto: Ascom PMP)

O boletim de domingo (26) não apresenta novos casos de covid-19 em Petrolina. Assim, o município inicia a semana com 31.931 pacientes infectados, dos quais 31.190 estão recuperados (98% de cura clínica) e há ainda 563 mortes pela doença.

A ocupação dos leitos permanece estável. Dos 60 leitos de UTI disponíveis, seis estão ocupados (taxa de 10%). Três pacientes são de Petrolina e três são de outras cidades da região.

Outras informações

  • Casos investigados: 1.068 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade de estarem infectadas.
  • Casos descartados: Até agora, 126.299 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos.
  • Casos ativos: O município tem 178 casos ativos do novo coronavírus.

Prefeitura de Petrolina atende mais de 4 mil pessoas em mutirão de segunda dose do imunizante contra a COVID-19

A Prefeitura de Petrolina realizou, neste sábado (25), uma força tarefa para a aplicação da segunda dose da vacina contra a COVID-19. A ação teve o objetivo de completar o esquema vacinal dos petrolinenses que, por algum motivo, ainda não tinham tomado a segunda dose. Ao todo, mais de 150 profissionais de saúde participaram da ação. Foram disponibilizados 18 polos para o atendimento ao público. Mais de 4 mil pessoas compareceram aos locais de vacinação.

Quem não perdeu a oportunidade de ficar imunizado foi Nivaldo Cardoso que fez o agendamento na plataforma e logo cedo foi atendido no drive da Porta do Rio, na orla da cidade. “É uma vacina muito importante. Vai me livrar dessa doença. E essa foi uma boa oportunidade para tomar a segunda dose. Mas, agora tem que continuar com os cuidados, não é porque tomou a segunda dose que vai deixar de se cuidar”, frisou.

LEIA MAIS

17.512 morreram de covid depois de tomar 2ª dose da vacina no Brasil

Um levantamento do site Poder360 mostra que, desde o começo da imunização, 17.512 já morreram de covid depois de tomar a 2ª dose do imunizante. A análise inclui registros de 562 mil mortes no banco de dados do SUS, atualizado nessa 4ª feira (22.set.2021). Só foram considerados totalmente imunizados aqueles que haviam recebido a 2ª dose pelo menos 14 dias antes de apresentarem os primeiros sintomas da doença. Parte dos registros sobre morte não traz informação sobre vacinação. Isso significa que o número de óbitos por covid de totalmente imunizados pode ser maior.

LEIA MAIS

Ministério da Saúde recebe mais 2 milhões de doses da Pfizer

O Ministério da Saúde informou, hoje (26), que recebeu mais 2 milhões de doses da vacina da Pfizer contra a covid-19. O carregamento foi entregue no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Segundo a pasta, das mais de 287 milhões de doses distribuídas aos estados, 75,9 milhões são da Pfizer.

De acordo com o vacinômetro do ministério, 229 milhões de doses foram aplicadas em todo o país, sendo que 143,9 milhões foram destinadas para aplicação da primeira dose e 85,2 milhões são de segunda dose ou única.

LEIA MAIS

Boletim epidemiológico não registra casos novos de Covid-19 neste domingo

Juazeiro não registrou novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) deste domingo (26). Também não houve óbito por complicações da doença no município. Juazeiro permanece com 379 mortes provocadas pela Covid-19.

De acordo com o levantamento, 17.650 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 17.053 já estão recuperados. Os casos descartados somam 32.067. Juazeiro tem 218 casos ativos do novo coronavírus.

LEIA MAIS

Covid-19: Prefeitura de Juazeiro divulga cronograma da vacinação para esta segunda-feira

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), avança na vacinação contra a Covid-19 e vai dar continuidade à imunização de primeira, segunda e terceira doses nesta segunda-feira (27). Serão vacinadas pessoas com 18 anos e mais, gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto) e lactantes (46º pós-parto aos 11 meses e 29 dias do bebê), além de aplicação de segunda dose e da dose de reforço (3ª dose).

– Público com 18 anos e mais, Gestantes, Puérperas (até 45 dias pós-parto) e Lactantes (46º pós-parto aos 11 meses e 29 dias do bebê)

Este público deverá ir às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Argemiro, Itaberaba e Alto do Cruzeiro. É preciso levar RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. Gestantes devem levar o cartão de gestante. Puérperas e lactantes devem levar Certidão de Nascimento do bebê. O horário é de 8h às 12h.

LEIA MAIS

Vacinação antirrábica entra na reta final em Juazeiro e Secretaria de Saúde finalizará campanha com “Dia D”

A Campanha de Vacinação Antirrábica realizada pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), está na reta final. Nesta última semana, as equipes de endemias intensificam a vacinação itinerante contra a raiva de cães e gatos. A campanha será finalizada no dia 02 de outubro com um ‘Dia D’, com ponto fixo e drive thru. Confira o cronograma de 27 de setembro a 02 de outubro:

De segunda a sexta-feira, a população que for vacinar seu animalzinho pode buscar o ponto fixo que fica no Núcleo de Combate às Endemias, localizado na Rua Visconde do Rio Branco, bairro Angary. O horário é das 8hs às 13h.

LEIA MAIS

Juazeiro não registra novos casos de Covid-19 neste sábado

Juazeiro não registrou novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Também não houve   óbito por complicações da doença no município. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) deste sábado (25). O município permanece com 379 mortes provocadas pela Covid-19.

De acordo com o levantamento, 17.650 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 17.053 já estão recuperados. Os casos descartados somam 32.067. Juazeiro tem 218 casos ativos do novo coronavírus.

LEIA MAIS

Para garantir melhor atendimento, Prefeitura de Juazeiro inicia reforma no Centro de Especialidades Odontológicas do João Paulo II

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), iniciou esta semana a readequação do prédio do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do bairro João Paulo II. O serviço é de reparos em toda a estrutura do prédio e de conserto no telhado. Segundo os próprios colaboradores da unidade, o CEO não recebe uma pintura há 4 anos e o telhado não passa por manutenção há mais tempo. Há vazamentos e infiltrações constantes.

“A gestão municipal tem uma atenção especial com as unidades de saúde e estamos mudando a realidade que encontramos, resultando em melhorias para os profissionais e para os pacientes que procuram atendimento. É um compromisso da Prefeitura de Juazeiro oferecer o melhor atendimento às pessoas, com muito mais comodidade”, enfatiza o secretário de Saúde, Fernando Costa.

LEIA MAIS

Ministro anuncia dose de reforço para profissionais de saúde

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta sexta-feira (24) a inclusão de profissionais da saúde no grupo de pessoas que receberão uma dose de reforço da vacina contra a covid-19. A nova aplicação deverá ocorrer a partir de seis meses da imunização completa dessas pessoas. 

“Acabamos de aprovar a dose de reforço para profissionais de saúde, preferencialmente com a Pfizer, a partir de seis meses após a imunização completa. Essa já é a maior campanha de vacinação da história do Brasil”, postou em suas redes sociais.

A orientação da pasta já valia para idosos acima dos 70 anos e imunossuprimidos (pessoas transplantadas, com câncer e outros tipos de doenças graves). Na dose de reforço, a recomendação é usar a vacina da Pfizer-BioNTech ou, na falta deste, os imunizantes da AstraZeneca e da Janssen.

Estado de Pernambuco recebe 177.840 doses da Pfizer/BioNTech

 
A campanha de imunização em Pernambuco e o Dia D da mobilização para aplicação da segunda dose, que ocorre neste sábado (25.09) em todos os municípios do Estado, serão reforçados com a chegada de mais 177.840 doses da Pfizer/BioNTech. As vacinas devem ser utilizadas para aplicação da primeira e também da segunda dose em quem precisa completar o esquema vacinal.
 
“Mais de 65% da nossa população já está completamente imunizada, mas somente com todo mundo vacinado teremos condições de retomar as nossas atividades de forma completa em Pernambuco. Por isso, mais uma vez pedimos a colaboração de todos que estão com a vacinação atrasada, para que aproveitem a mobilização desse Dia D e compareçam aos postos de saúde”, reforçou o governador Paulo Câmara.
 
Os imunizantes da Pfizer chegaram na noite desta sexta-feira (24.09), por volta das 21h25, ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, e foram encaminhadas à sede do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) para checagem, armazenamento e separação por município. Na tarde de hoje outra remessa, com 43.250 doses de vacinas da Astrazeneca/Fiocruz, também chegou a Pernambuco, totalizando, apenas nesta sexta, 221.090 unidades de imunizantes.
 
Ambos os lotes recebidos hoje serão encaminhados às Gerências Regionais de Saúde (Geres) ainda na madrugada deste sábado (25.09) para reforçar a campanha de mobilização para aplicação da segunda dose nos municípios pernambucanos.
 
Desde o início da campanha, em janeiro deste ano, Pernambuco já recebeu 12.481.090 doses de vacinas contra a Covid-19. Desse total, foram 4.360.020 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 4.481.720 da Coronavac/Butantan, 3.465.540 da Pfizer/BioNTech e 173.810 da Janssen.