Boletim epidemiológico não registra óbitos por Covid-19 em Juazeiro nesta sexta-feira

Juazeiro não registrou óbitos por complicações da Covid-19 nas últimas 24 horas. Sete novos casos da doença foram confirmados. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) desta sexta-feira (24). O município permanece com 379 mortes provocadas pela Covid-19.

De acordo com o levantamento, 17.650 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 17.053 já estão recuperados. Os casos descartados somam 32.067. Juazeiro tem 218 casos ativos do novo coronavírus.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro realiza plantão de vacinação contra Covid-19 neste sábado

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), vai realizar plantão de vacinação contra a Covid-19 neste sábado (25). Serão vacinados com a primeira dose o público com 18 ou mais, adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, além de aplicação da segunda dose e da dose reforço (3ª dose).

– Público com 18 anos e mais

Este público deverá ir ao Juá Garden Shopping. O horário é das 8h às 11h. É preciso levar RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.

– Adolescentes 12 a 17 anos com comorbidades

Este público pode buscar a Univasf, das 8h às 11h. É preciso levar RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência e original e cópia do laudo médico comprovando a doença. A cópia do laudo ficará retida. Apenas quem está na faixa etária e comorbidades exigidas receberão a vacina. Não é necessário fazer agendamento.

LEIA MAIS

Casa Nova: Prefeito Wilker Torres convoca população para redobrar cuidados com COVID 

Wilker Torres, prefeito de Casa Nova (BA).

A comunicação do Núcleo Regional de Saúde à Secretaria de Saúde de Casa Nova, município do norte da Bahia, informando que uma pessoa, que esteve em Casa Nova e residente em Petrolina, está infectada com o novo Corona Vírus, variante Delta, motivou o prefeito Wilker Torres (PSB), a ir às redes sociais e em live na noite desta quinta-feira (23) exortar todos os munícipes a redobrarem os cuidados de prevenção contra o COVID.

Pessoas próximas e parentes da pessoa identificada com a variante Delta, moradoras em Casa Nova, se infectaram e estão curados, o que indica que a variante está presente em Casa Nova e os cuidados devem ser mantidos para o bem de todos.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina fará mutirão neste sábado para aplicar segunda dose da vacina contra COVID-19  

A Prefeitura de Petrolina estará promovendo, neste sábado (25), o dia D de vacinação contra a COVID 19. A ação visa imunizar com a segunda dose os petrolinenses que, por algum motivo, ainda não concluíram o esquema vacinal. Para atender a demanda, serão disponibilizados 10 polos, entre fixos e de drive thru, mediante agendamento na plataforma vacina.petrolina.pe.gov.br, e sete Unidades Básicas de Saúde para vacinar por demanda espontânea. A vacinação na zona urbana será das 9h às 17h e na zona rural das 9h às 15h.

A estimativa da Secretaria de Saúde é completar o esquema vacinal de pouco mais de 10 mil pessoas, isso representa o percentual de 4,8% da população vacinada com a primeira dose. O município tem intensificado as ações, através dos Agentes Comunitários de Saúde, sobre a importância da aplicação da segunda dose do imuno contra o novo coronavírus.

LEIA MAIS

Boletim confirma mais 20 casos de covid-19 em Petrolina

O boletim de quinta-feira (23) registra mais 20 casos de Covid-19 em Petrolina. Com a atualização de ontem, a cidade soma 31.927 pacientes infectados, dos quais 31.190 estão recuperados. Há ainda 563 mortes.

Novos casos e ocupação dos leitos

Dos novos casos, 10 são do sexo masculino e 10 do feminino. Eles têm entre cinco e 93 anos. Sobre a ocupação dos leitos de UTI, dos 60 leitos disponíveis, seis (10%) estão com pacientes. Dois pacientes são de Petrolina e quatro são da região.

Outras informações

  • Casos investigados: 1.027 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade de estarem infectadas.
  • Casos por raça/cor: uma pessoa se declarou preta;  16 pardas e três brancas.
  • Casos descartados: Até agora, 126.002 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos
  • Casos ativos: O município tem 174 casos ativos do novo coronavírus.

Municípios do Sertão realizarão Dia D da 2ª dose contra Covid


Bodocó, Dormentes, Santa Maria da Boa Vista e Salgueiro são alguns dos municípios pernambucanos que farão o Dia D da segunda dose contra Covid-19, neste sábado (25). A mobilização é uma iniciativa do Governo do Estado e busca completar o esquema vacinal das pessoas faltosas.

LEIA TAMBÉM

Pernambuco promove Dia D da 2ª dose contra Covid-19 neste sábado

O chamado Dia D será exclusivo para aplicação da dose número 2, seja da CoronaVac/Butantan, AstraZeneca/Oxford ou Pfizer/BioNTech. A população deve comparecer às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) levando a documentação exigida pelas secretarias.

Em Salgueiro, o Dia D será das 8h às 16h. Já em Santa Maria a ação acontecerá das 9h às 17h. Na cidade de Bodocó, o público deve se vacinar das 8h às 12h, mesmo horário do mutirão em Dormentes.

Projeto ‘Nossa Árvore’: Cerca de 15 mil mudas de árvores são doadas e plantadas em Petrolina

Uma cidade mais arborizada, além de embelezar, promove bem-estar para a população. Isso pode ser percebido durante uma parada rápida embaixo de uma árvore, para se esconder do sol, ou para desfrutar temperaturas mais amenas. Pensando nos petrolinenses, a prefeitura municipal, através da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), tem trabalhado para deixar a cidade cada vez mais verde com o projeto ‘Nossa Árvore’. Nos últimos anos, 15 mil árvores nativas já foram plantadas e doadas na cidade.

De acordo com o diretor-presidente da AMMA, Geraldo Miranda, a participação da população é de extrema importância e fundamental para que as árvores continuem crescendo. “O maior desafio é desenvolver, através do plantio coletivo, uma consciência ambiental para que a comunidade contribua com os cuidados de arborização urbana. Precisamos do apoio da comunidade para transformar a cidade cada vez melhor para todos”, destacou.

Geraldo ainda lembra da ação de sucesso desenvolvida na Avenida Altino Coelho, no bairro Cohab Massangano. No local a AMMA plantou 80 mudas de árvores nativas com ajuda dos moradores, eles estão realizando a molhação das plantas e contribuindo com arborização da própria rua.

Viveiro Municipal – Petrolina conta com seu próprio Viveiro que distribui plantas nativas da caatinga. E para saber mais informações sobre a doação das mudas pode ir até a AMMA, que fica localizada na Rua Antônio Padilha, 55, Centro, ou entrar em contato através do telefone (87) 3866-2779.

Pernambuco anuncia novas flexibilizações no Plano de Convivência com a Covid-19; Shows e a presença da torcida nos estádios com até 2,5 mil estão autorizados

O Governo de Pernambuco anunciou, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (23), novas flexibilizações no Plano de Convivência com a Covid-19. A partir da próxima segunda-feira (27), estão autorizados eventos culturais, shows e bailes com até 2,5 mil pessoas e a presença da torcida nos estádios de futebol com 20% da capacidade do local ou 2,5 mil torcedores, o que for menor. As novas medidas foram possíveis devido à queda nos indicadores da pandemia. A coletiva contou com as presenças dos secretários André Longo (Saúde), Ana Paula Vilaça (executiva de Desenvolvimento Econômico) e Rodrigo Novaes (Turismo e Lazer).

Nos dois casos, será necessário que 90% dos ingressos sejam destinados às pessoas que completaram o esquema vacinal, seja com as duas doses ou com a dose única. Os outros 10% dos ingressos serão vendidos a pessoas com a primeira dose, e com exame RT-PCR feito 48 horas antes ou teste de antígeno realizado 24 horas antes do evento.

LEIA MAIS

Boletim epidemiológico registra 11 novos casos da Covid-19 em Juazeiro nesta quinta-feira

Juazeiro registrou 11 novos casos da Covid-19 nas últimas 24 horas. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) desta quinta-feira (23).

Não houve registro de óbito por complicações da doença. O município permanece com 379 mortes provocadas pela Covid-19. De acordo com o levantamento, 17.643 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 17.041 já estão recuperados. Os casos descartados somam 32.040. Juazeiro tem 223 casos ativos do novo coronavírus.

LEIA MAIS

COVID-19: Prefeitura de Petrolina abre vagas de agendamento para segunda dose Astrazeneca nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (23), a Prefeitura de Petrolina disponibilizará na plataforma vacina.petrolina.pe.gov.br, às 14h, mais vagas de agendamento para segunda dose da vacina AstraZeneca. Para os imunizantes da Pfizer e Coronavac a plataforma continua com vagas disponíveis.

As marcações devem ser realizadas de acordo com a data do cartão de vacina, na plataforma tem a opção de escolher o dia, horário e local que deseja completar o esquema vacinal. A imunização acontecerá durante a semana, das 9h às 17h. Para a população da zona rural, que recebeu a primeira dose na comunidade, não é necessário agendamento. As equipes volantes retornarão para completar o ciclo de imunização.

LEIA MAIS

Ambulatório Trans de Juazeiro é modelo para a Coordenação Estadual de Saúde Integral LGBT de Pernambuco

O Ambulatório Trans, mantido pela Prefeitura de Juazeiro, em parceria com o Hospital São Lucas e a Faculdade Estácio de Sá, recebeu, nesta quarta-feira (22), a equipe técnica da Coordenação Estadual de Saúde Integral LGBT de Pernambuco. A visita teve como objetivo conhecer a experiência juazeirense com o acompanhamento das pessoas em transição de gênero, para que o modelo seja implantado em Petrolina.

De acordo com a diretora de Diversidade da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade de Juazeiro (SEDES), Eva Suene, é uma satisfação perceber que o serviço já é referência para outros municípios. “Eu estou muito feliz em ver o resultado desse trabalho que é feito com muito carinho, por nós e pela prefeita Suzana Ramos. A gente percebe isso quando ajudamos a melhorar a qualidade de vida das pessoas trans em Juazeiro, com a hormonização assistida, e também ao perceber que nos tornamos referência de algo que está dando certo”, revelou Eva.

LEIA MAIS

Rui Costa prega cautela, após observar estagnação da Covid na Bahia

Governador prega cautela na flexibilização dos protocolos sanitários

Mesmo permitindo eventos com 1.100 pessoas na Bahia, o governador Rui Costa (PT) demonstra preocupação com os números da Covid-19 no Estado. O gestor lembra que os números da doença estagnaram, impedindo um avanço maior nas medidas de flexibilização.

LEIA TAMBÉM

2ª morte por variante delta na Bahia é de um homem residente em Senhor do Bonfim

“Desde o dia 12 praticamente está estabilizado. Significa que a doença parou de cair, que o vírus voltou a contaminar com força as pessoas. Isso nos preocupa. Fica aquela sensação de liberou geral, tá todo mundo livre da doença. Isso não é verdade. Infelizmente, está longe de ser verdade”, disse Rui.

LEIA MAIS

Boletim da covid registra mais 11 casos em Petrolina

(Foto: Ascom PMP)

O boletim de quarta-feira (22) registra mais 11 casos de covid-19 em Petrolina. Desta forma, desde o início da pandemia já são 31.907 pacientes infectados, dos quais 31.179 estão recuperados. As mortes permanecem em 563.

Novos casos e ocupação dos leitos

Dos novos casos, oito são do sexo masculino e três do feminino. Eles têm entre um e 93 anos. Sobre a ocupação dos leitos, dos 60 leitos de UTI’s disponíveis, seis estão ocupados (taxa de 10%). Dois pacientes são de Petrolina e quatro são de outras cidades da região.

Outras informações

  • Casos investigados: 1.030 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade de estarem infectadas;
  • Casos por raça/cor: Sete pessoas se declararam pardas; uma amarela e três brancas;
  • Casos descartados: Até agora, 125.772 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos;
  • Casos ativos: O município tem 165 casos ativos do novo coronavírus.

Juazeiro celebra 22 dias sem óbitos por covid-19

O boletim de quarta-feira (22) trouxe uma boa notícia. São 22 dias sem óbitos por covid-19 em Juazeiro (BA). A última morte ocorreu no dia 30 de agosto.

Com números atualizados, são 17.632 pacientes infectados, dos quais 17.038 estão recuperados e somam-se ainda 379 óbitos.

Ocupação dos leitos

A taxa de ocupação nos leitos de UTI da rede municipal subiu para 30% e há 14 vagas disponíveis. Já na Rede PEBA, o índice segue estável, com 26% de ocupação (101 leitos disponíveis).

Setembro Amarelo: Rede de Atenção Psicossocial de Petrolina promove ações de prevenção ao suicídio

Em alusão a campanha do Setembro Amarelo, a Prefeitura de Petrolina, através da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), promove neste mês uma série de atividades de prevenção e promoção da saúde mental. A RAPS é formada pelos CAPS Infantojuvenil, CAPS II, CAPS AD III e Unidades de Acolhimento Infantil e Adulto.

As equipes dos CAPS estão desenvolvendo palestras, rodas de conversas, oficinas e entrega de panfletos para a população, o objetivo é reforçar a importância do cuidado com a saúde mental.

“O suicídio é um problema de saúde pública. São registrados mais de 13 mil mortes desse tipo todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e depois abuso de substâncias. As mortes por suicídio podem ser evitadas, por isso é importante a difusão de informações claras e seguras sobre a temática, o acesso ao tratamento adequado e apoio familiar e comunitário”, destaca o gerente de Saúde Mental, Waldemberg Miguel.

LEIA MAIS