Pernambuco recebe novas doses de CoronaVac e Pfizer

(Foto: Ascom)

Pernambuco recebeu mais doses de vacina contra a Covid-19 neste final de semana. Hoje (19) foram mais 307.710 doses da Pfizer/BioNTech, que desembarcaram no final da manhã. Elas serão distribuídas aos municípios nos próximos dias, segundo o Governo do Estado.

As vacinas serão utilizadas para aplicação das segundas doses na população em geral, além das doses de reforço destinadas a idosos com 70 anos ou mais que completaram o esquema vacinal há seis meses e aos pacientes imunossuprimidos que tomaram a última dose há 28 dias.

No sábado (18) outras 278.400 doses da CoronaVac/Butantan chegaram ao Estado. Os imunizantes serão destinados às primeiras e segundas doses na população adulta, por faixa etária.

Com essas novas remessas, Pernambuco soma 12.157.940 doses de vacinas contra a Covid-19. Desse total, foram 4.216.270 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 4.481.720 da Coronavac/Butantan, 3.287.700 da Pfizer/BioNTech e 172.250 da Janssen.

Juazeiro soma mais 7 casos de Covid-19 neste domingo

O boletim deste domingo (19) registra mais sete casos de covid-19 em Juazeiro (BA). Com a atualização de hoje já são 17.602 pacientes infectados, dos quais 17.017 estão recuperados.

Há ainda 379 mortes desde o início da pandemia. Atualmente o município soma 206 casos ativos.

Ocupação dos leitos

A ocupação dos leitos de UTI na rede municipal está em 25%, com 15 vagas disponíveis aos possíveis novos pacientes. Já na Rede PEBA a taxa é de 26%, com 102 leitos disponíveis.

Juazeiro soma mais nove casos de covid neste sábado

Juazeiro (BA) somou mais nove casos de Covid-19 neste sábado (18). A cidade chega a 17.595 pacientes infectados, dos quais 17.017 estão recuperados.

Há ainda 379 mortes, número que não se altera há mais de 15 dias. A cidade ainda tem 199 casos ativos da doença.

Ocupação de leitos

Sobre a taxa de ocupação dos leitos de UTI, na rede municipal são 15 vagas (25% de ocupação). Já na Rede PEBA são 102 vagas (26% de ocupação).

Petrolina: dos quatro pacientes com variante delta da covid, apenas uma tem histórico de viagem

(Foto: @Kaio)

Conforme relatado mais cedo, Petrolina é uma das cidades onde há registro da variante delta, do novo coronavírus. Dos sete novos registros no Estado, quatro são da cidade. A Secretaria Municipal de Saúde informou mais detalhes sobre os pacientes.

As amostras foram coletadas em agosto e atualmente todos os pacientes estão curados da doença. Vale ressaltar que eles tiveram sintomas leves. “A Secretaria de Saúde já está fazendo uma investigação para identificar a rede de contatos”, informa a nota da pasta.

Os pacientes

  • Um homem de 33 anos, sem histórico de viagem;
  • Uma mulher de 28 anos, sem histórico de viagem;
  • Uma mulher de 36 anos, com viagem para a Bahia – teve sintomas quatro dias após seu retorno;
  • Um homem de 21 anos, que teve contato com a paciente de 36 anos.

Covid-19: Fiocruz libera mais 700 mil doses da vacina AstraZeneca

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) liberou, nesta sexta-feira (17), mais 700 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra covid-19, produzida no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz). Com a entrega ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), o total de doses disponibilizadas nesta semana chega a 4,5 milhões.

A Fiocruz retomou as entregas da vacina na última terça-feira, depois de cerca de duas semanas sem novas liberações. A fundação explicou que recebeu as remessas de agosto do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) nos dias 25 e 30 e que precisa de cerca de três semanas para concluir a fabricação das doses e os processos de controle de qualidade.

LEIA MAIS

Boletim Epidemiológico não registra óbito por Covid-19 em Juazeiro nesta sexta-feira

Juazeiro não registrou óbitos por complicações da Covid-19 nas últimas 24 horas. 37 novos casos da doença foram confirmados no município. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) desta sexta-feira (17).

O município permanece com 379 mortes provocadas pela Covid-19. De acordo com o levantamento, 17.586 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 17.017 já estão recuperados. Os casos descartados somam 31.782. Juazeiro tem 190 casos ativos do novo coronavírus.

Testes

Foram realizados desde o início da pandemia 37.379 testes rápidos pela prefeitura e 3.268 pelo Lacen, em Salvador.

Ocupação de leitos

Na rede hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos de UTI para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 26%, com 102 leitos disponíveis. Somente em Juazeiro, 25% dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 estão ocupados, com 15 leitos disponíveis.

Prefeitura de Juazeiro realiza plantão de vacinação contra Covid-19 neste sábado

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), vai realizar neste sábado (18) o plantão de vacinação contra a Covid-19. Haverá pontos de vacinação para público geral com 18 anos ou mais, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias pós-parto), lactantes (do 46º dia pós-parto aos 11 meses e 29 dias do bebê), dose de reforço (3ª dose) e aplicação da segunda dose de CoronaVac e Pfizer.

– População geral 18 anos e mais

Neste sábado (18) a vacinação para este público será na Uneb, no espaço Canto de Tudo. Serão 200 doses. O horário das 8h às 11h. É preciso levar RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.

LEIA MAIS

COVID-19: Prefeitura de Petrolina abre mais vagas de agendamento para segunda dose nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (17), a Prefeitura de Petrolina disponibilizará na plataforma vacina.petrolina.pe.gov.br, às 16h, mais vagas de agendamento para segunda dose das vacinas Coronavac e Pfizer. Para o imunizante da Astrazeneca, a plataforma continua com vagas disponíveis.

As marcações devem ser realizadas de acordo com a data do cartão de vacina, na plataforma tem a opção de escolher o dia, horário e local que deseja completar o esquema vacinal. A imunização acontecerá durante a semana das 9h às 17h. Para a população da zona rural, que recebeu a primeira dose na comunidade, não é necessário agendamento. As equipes volantes retornarão para completar o ciclo de imunização.

LEIA MAIS

Comissão se reúne hoje para definir vacinação de adolescentes na Bahia

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) da Bahia marcou uma reunião extraordinária nesta sexta-feira (17), para tratar da vacinação de adolescentes sem comorbidade. O Estado vai debater o prosseguimento ou não da imunização, após o Ministério da Saúde recomendar a paralisação da vacina nesse grupo.

LEIA TAMBÉM

Pernambuco não vai seguir orientação do Ministério da Saúde de interromper a vacinação de adolescentes contra a Covid-19

Salvador é uma das capitais que suspendeu a imunização, junto a Belém, Belo Horizonte, Maceió, Curitiba e Natal. O secretário de Saúde da capital, Leo Prates, questionou a decisão do Ministério. Ontem (16), o titular da Saúde em Pernambuco também criticou o Governo Federal por criar “intranquilidade” nos pais e adolescentes.

Vale lembrar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mantém a recomendação de imunizar esse grupo, com a vacina da Pfizer/BioNTech. Pernambuco não suspendeu a campanha e segue protegendo os jovens.

Juazeiro celebra o maior período sem óbitos por covid desde início da pandemia

Juazeiro completou 15 dias consecutivos sem mortes por Covid-19. A boa notícia veio com a publicação do boletim de quinta-feira (16). Esse é o período mais longo sem óbitos, desde o início da pandemia.

Ontem também foram registrados mais 50 casos da doença. Em números totais são 17.549 pacientes infectados, dos quais 17.013 estão recuperados. As mortes seguem em 379.

Ocupação dos leitos

A ocupação dos leitos de UTI na rede municipal é de 25%. Há 15 vagas disponíveis. Já na rede PEBA, a ocupação é de 28%, com 99 vagas.

Pernambuco promove semana de mobilização para completar ciclo vacinal da população

O Governo de Pernambuco confirmou, nesta quinta-feira (16.09), a realização de uma grande mobilização na próxima semana para aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19, com o dia “D” marcado para o sábado (25.09). A estratégia foi pactuada com os municípios, durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) esta semana.  A orientação é que os gestores municipais realizem ações diversas para ampliar o número de imunizados. Pernambuco contabiliza 738.860 pessoas com atraso na aplicação da segunda dose, de acordo com dados do sistema de informação oficial do Ministério da Saúde para registro das doses pelos municípios pernambucanos.

LEIA MAIS

Casa Nova: Jovens atendem chamado do prefeito e mil doses são aplicadas no primeiro dia

O primeiro dia de vacinação destinada a jovens acima de 12 anos, nesta quinta-feira (16/09) foi de recorde absoluto: foram mil doses aplicadas na sala de vacinação, superando todos os índices de vacinação na cidade.

“Obrigado é tudo que posso dizer” – resumiu alegre e emocionado o prefeito Wilker Torres, empenhado desde o início da pandemia em acelerar o processo de vacinação na cidade e que reiterou nas redes sociais o chamamento à vacinação dos jovens – “Ao atender esse nosso pedido, a juventude de Casa Nova mostrou o quanto confia e atende aos nossos pedidos. Essa é a maior recompensa de um gestor público” – completa.

De acordo com os dados da SESAB, coletados às 16:00 horas desta quinta-feira (16/09), Casa Nova já aplicou 42.218 doses da primeira dose da vacina e 22.275 da segunda dose. A secretária de saúde estima que toda a população de Casa Nova, mantido o ritmo acelerado que o prefeito quer, estará com a primeira dose aplicada, na primeira quinzena de novembro:

“Queremos nos manter até o final entre os primeiros” – garante a Secretária Maria Regina, insistindo na importância de obedecer ao prazo para a segunda dose e o empenho de todos no convencimento, no convite e na mobilização, para que nenhuma pessoa fique sem vacinar: “Vacinar e insistir para que todos se vacinem é um ato de amor” – finaliza.

 Covid-19: Prefeitura de Juazeiro vai seguir orientação do Ministério da Saúde e não vai vacinar adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades; Confira o cronograma para amanhã

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), divulgou o planejamento de vacinação desta sexta-feira (17). Serão vacinadas população geral com 18 anos e mais, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias pós-parto), lactantes (do 46º dia pós-parto aos 11 meses e 29 dias do bebê), dose de reforço (3ª dose), adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades mediante agendamento na plataforma e segunda dose de CoronaVac e Pfizer.

Devido à determinação do Ministério da Saúde, da suspensão em todo o país da vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades contra a Covid-19, não será possível reduzir a faixa etária para o público geral. Confira cronograma:

 – População geral 18 anos e mais

LEIA MAIS

Pernambuco não vai seguir orientação do Ministério da Saúde de interromper a vacinação de adolescentes contra a Covid-19

Apesar de o Ministério da Saúde ter recuado sobre a recomendação de vacinar adolescentes entre 12 e 17 anos contra a Covid-19 usando o imunizante da Pfizer/BioNTech. Segundo o Folha de Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou, em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (16), que não suspenderá as aplicações nesse público até que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se pronuncie oficialmente.

De acordo com o titular da SES-PE, André Longo, os órgãos que representam as secretarias de Saúde estaduais (Conass) e municipais (Conasens) enviaram documento para a Anvisa solicitando uma posição do órgão a respeito do assunto.

“Fomos pegos de surpresa com essa informação da suspensão. O Conass e o Conasens fizeram um documento para a Anvisa, que é o órgão que regulamenta o uso de vacinas no Brasil. E a Pfizer tem registro definitivo de uso no Brasil. Quem pode se manifestar (sobre a suspensão) é a Anvisa e, até agora, não houve nenhuma recomendação. Então, Pernambuco segue a vacinação”, disse Longo.

Covid: Petrolina mantém taxa de ocupação de leitos em 6,7%

O boletim de quarta-feira (15) confirmou mais 14 casos de covid-19, em Petrolina. A cidade chega a 31.879 pacientes infectados, dos quais 31.173 estão recuperados. Há ainda 563 óbitos, somados desde o início da pandemia, em 2020.

Novos casos e ocupação dos leitos

Seis dos novos pacientes são do sexo masculino e oito do feminino. Eles têm entre seis e 80 anos. Já a ocupação dos leitos é de 6,7%. Dos 60 disponíveis na UTI, quatro continuam ocupados. Dois pacientes são de Petrolina e dois são de outra cidade da região.

Outras informações

  • Casos investigados: 1.000 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade de estarem infectadas;
  • Casos por raça/cor: duas pessoas se declararam pretas, oito pardas e quatro brancas;
  • Casos descartados: Até agora, 124.549 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos;
  • Casos ativos: O município tem 143 casos ativos do novo coronavírus.