Policlínica Municipal garante mais serviços de saúde aos pacientes de Pilão Arcado

Pilão Arcado (BA) agora conta com uma Policlínica Municipal. O novo equipamento fortalecerá a saúde pública do município localizado no Norte do Estado, ofertando nove especialidades médicas e serviços como ultrassom, eletrocardiograma e raio-x.

A Policlínica foi inaugurada no último sábado (2) e o prefeito Orgeto Bastos afirmou que “o objetivo principal é o atendimento com especialistas e a realização de exames de média complexidade à população”.

Com a implantação da Policlínica Municipal, a Prefeitura busca diminuir as viagens dos pacientes, que agora poderão ter atendimento na própria cidade. “Vai diminuir também o tempo de espera e o risco da locomoção”, destacou o prefeito.

Leitor cobra convocação de aprovados no processo seletivo da Secretaria de Saúde de Juazeiro; Prefeitura responde

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Em contato com a redação do Blog, um leitor cobrou a convocação dos aprovados no processo seletivo da Prefeitura Municipal de Juazeiro, norte da Bahia. Segundo o leitor, os aprovados já entregaram a documentação na Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp), mas até o momento não foram chamados para iniciarem as atividades.

O que disse a Prefeitura?

Em nota, a Segeste tranquilizou que os convocados, por meio do diário oficial, serão contratados. E que o processo de chamamento requer o cumprimento de trâmites burocráticos relacionados ao cadastramento dos dados no sistema da prefeitura. Após este passo, a Segesp garantou que entrará em contato com todos para assinatura do contrato e carta de encaminhamento.

Sindsemp leva representação à Brasília no dia do agente de saúde e do agente de endemias

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina – Sindsemp, enviou nessa segunda-feira (4) à Brasília, a agente comunitária de saúde e diretora financeira do sindicato, Elizete Souza. Junto com o presidente da associação dos agentes comunitários de combate às endemias, Marcelo Sandes, eles reforçam a caravana de 42 profissionais de Pernambuco na mobilização para a aprovação do piso nacional da categoria.

Nessa segunda, o dia é de comemoração para celebrar a data dedicada às categorias, com sessão solene na Câmara dos Deputados.

Nesta terça-feira (5) acontecerá uma audiência pública para discutir propostas de desprecarização, reajuste do piso salarial e aposentadoria especial no contexto dos 15 anos da lei federal 11.350/06.

A programação continua na quarta-feira (6) com a votação da PEC 14/21 do reajuste salarial do piso nacional das categorias. Mais de mil profissionais estão mobilizados na capital federal.

” É muito importante estar representando nossas categorias nesse encontro nesse momento em que estamos debatendo nossas pautas com os parlamentares. O Sindsemp está firme com os servidores e servidoras municipais,” destacou Elizete Souza.

“Essa integração com os colegas de Pernambuco e do Brasil fortalece nossa categoria e mostra aqui em Brasília que temos voz e estamos lutando,” ressaltou Marcelo Sandes.

Prefeitura de Petrolina abre vagas de agendamento para terceira dose das pessoas com comorbidades graves

A Prefeitura de Petrolina abre nesta segunda-feira (4), às 16h, na plataforma, vacina.petrolina.pe.gov.br, as primeiras vagas de agendamento para terceira dose das pessoas com comorbidades graves. De acordo com o Ministério da Saúde, por serem mais vulneráveis, estudos apontam que esse grupo possui maior chance de desenvolver casos graves da doença, mesmo já tendo recebido as duas doses.

Para realizar o agendamento as pessoas devem ter tomado a segunda dose da vacina com, no mínimo, 28 dias. Isso é válido para qualquer um dos três imunizantes disponíveis no município. Para ser vacinado é necessário levar documento de identificação com foto, cartão SUS ou CPF, laudo médico que comprove a comorbidade e o cartão de vacinação.

LEIA MAIS

Prefeitura divulga cronograma de vacinação contra Covid-19 para esta terça-feira em Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), divulgou o esquema de vacinação contra a Covid-19 para esta terça-feira (5). Confira o cronograma:

 População 18 e mais

Para esta terça-feira (5), a vacinação deste público será nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Argemiro, Itaberaba e Alto da Aliança. É preciso levar RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. O horário é das 8h às 12h.

LEIA MAIS

Juazeiro: confira a programação da vacinação contra Covid-19 nesta segunda-feira

Foto: Ascom

A vacinação contra Covid-19 segue avançando e em Juazeiro (BA) quem tem 18 anos ou mais e ainda não tomou a primeira dose, pode se imunizar nesta segunda-feira (4). Os locais de vacinação são os seguintes:

  • Unidades Básicas de Saúde do Argemiro, Itaberaba e Vila Jacaré – das 8h às 12h;
  • Juá Garden Shopping – das 8h às 12h e das 13h30 às 16h.

As pessoas devem apresentar RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência.

Já quem precisa completar o esquema vacinal com a segunda dose de CoronaVac, Astrazeneca ou Pfizer deve procurar as Unidades Básicas de Saúde do Jardim Flórida, Tabuleiro, Alagadiço e CSU e no auditório Centro Saúde III, no bairro Angary, das 8h às 12h. Também é exigido RG, CPF, cartão SUS, comprovante de residência e cartão de vacina.

Quem tem 65 anos e mais; ou é trabalhador da saúde; ou e imunosuprimidos poderá tomar a terceira dose na Univasf, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h.

Vacinação: Pernambuco recebe carregamento com mais de 200 mil doses de Pfizer

Foto: Hélia Scheppa/Arquivo/SEI

Pernambuco recebeu, neste final de semana, mais um carregamento de vacinas da Pfizer/BioNTech. As doses chegaram no sábado (2) e serão utilizadas para o reforço dos profissionais de saúde e em pessoas com 60 anos ou mais, além de completar o esquema de quem precisa da segunda dose, na população geral.

Ao todo são 202.410 vacinas que serão destinadas aos municípios. “Em relação à aplicação das doses de reforço dos trabalhadores de saúde, ficou acertado que o Estado realizará as ações junto aos trabalhadores da rede estadual e os municípios devem ficar responsáveis pelos serviços sob sua gerência“, destacou a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo.

Pernambuco já recebeu 13.028.310 doses de vacinas contra a Covid-19. Desse total, foram 4.531.670 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 4.481.720 da Coronavac/Butantan, 3.841.110 da Pfizer/BioNTech e 173.810 da Janssen.

Juazeiro não registra novos casos de covid neste domingo

Juazeiro (BA) começa a primeira semana de outubro sem novos casos de covid-19. Neste domingo (3) não houve registros da doença, portanto, a cidade permanece com 18.348 pacientes infectados.

Deste total, 17.735 estão recuperados e há ainda 380 mortes em decorrência da doença. Juazeiro atualmente soma 233 casos ativos.

Ocupação de leitos

Na rede municipal, a ocupação de leitos de UTI para pacientes com a doença é de 40%, com 12 vagas. Já na Rede PEBA, a taxa é de 25%, com 114 leitos disponíveis.

Pernambuco recebe mais 115 mil doses da AstraZeneca

Foto: Hélia Scheppa/SEI/Arquivo

Mais um lote de vacinas da AstraZeneca/Oxford chegou a Pernambuco na tarde de sexta-feira (1°). O carregamento conta com 115.900 unidades do imunizante, que serão utilizados para aplicação da segunda dose da população geral com 18 anos ou mais.

As vacinas devem ser repassadas aos municípios ainda neste final de semana. “Este novo lote de imunizantes da Astrazeneca garante que a força-tarefa para aplicação da segunda dose continue em todas as cidades. Os municípios devem seguir com suas estratégias para alavancar a cobertura vacinal da população pernambucana”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Desde o início do ano Pernambuco já recebeu 12.825.900 doses de vacinas contra a Covid-19. Desse total, foram 4.531.670 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 4.481.720 da Coronavac/Butantan, 3.638.700 da Pfizer/BioNTech e 173.810 da Janssen.

Prefeitura de Juazeiro realiza plantão de vacinação contra Covid-19 neste sábado

Para dar celeridade à vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), vai realizar plantão de vacinação neste sábado (2). Haverá repescagem da população com 18 anos ou mais, aplicação de segunda dose e da dose de reforço (3ª dose). Confira a programação:

População 18 anos e mais – Repescagem

A vacinação deste público será no Juá Garden Shopping. O horário é das 9h às 11h30. É preciso levar RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência.

Segunda dose – Oxford, CoronaVac e Pfizer

A vacinação da segunda dose será nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Penha, João Paulo II e Alto da Maravilha. O horário é das 8h30 às 11h30. É preciso levar RG, CPF, cartão SUS, comprovante de residência e cartão de vacina.

Dose de reforço (3ª dose)

Poderão receber a dose de reforço: idosos, residentes em Juazeiro, com 65 anos ou mais e que tenham intervalo de 6 meses em relação à última dose; profissionais de saúde ativos e lotados em Juazeiro, com 60 anos ou mais e que tenham intervalo de 6 meses em relação à última dose; e imunossuprimidos que possuam intervalo de 28 dias em relação à última dose.

LEIA MAIS

Boletim epidemiológico registra um óbito por complicações da Covid-19 nesta sexta-feira

Juazeiro registrou um óbito por complicações da Covid-19. Dois novos casos da doença foram confirmados nas últimas 24 horas. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) desta sexta-feira (1º).

O óbito foi de uma pessoa do sexo feminino, com 50 anos, em um hospital público de Juazeiro. Não há informação de comorbidade. O município contabiliza 380 mortes provocadas por complicações da doença.

De acordo com o levantamento, 18.346 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 17.714 já estão recuperados. Os casos descartados somam 32.591. Juazeiro tem 252 casos ativos do novo coronavírus.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro faz vacinação de adolescentes de 18 anos ou mais em ilha

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde, vacinou nesta sexta-feira (1), adolescentes de 18 anos ou mais, em uma ação de ‘repescagem’ dos moradores dessa faixa etária, da Ilha de Nossa Senhora.

 A comunidade no rio São Francisco é de difícil acesso e a equipe viajou de barco pelo Velho Chico. O enfermeiro Lélio Andrade Junior, acompanhado, realizou a vacinação em primeira dose em adolescentes e segunda dose em outras faixas de idade em 58 pessoas.

 “De barco ou de carro, não importa. Nossa prioridade é vacinar as pessoas e vencer a Covid-19. Nos próximos seis meses vamos voltar à ilha para as segundas e terceiras doses”, ressaltou Lélio.

Pernambuco autoriza dose de reforço para profissionais da saúde e população acima de 60 anos

O Governo de Pernambuco informou, durante coletiva de imprensa, que está autorizada a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 nos profissionais de saúde que completaram o esquema vacinal até o dia 31 de março, exatos seis meses após a segunda dose. Também foi liberada a terceira dose para a população pernambucana a partir dos 60 anos de idade. A estratégia, balizada pelo Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação, foi pactuada com os gestores municipais em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), na manhã desta sexta-feira (01).

A primeira remessa de imunizantes destinada a esse público está prevista para chegar ao Estado na tarde deste sábado (02.10), com novos lotes de vacinas da fabricante Pfizer/BioNTech. “Como na primeira fase da vacinação dos profissionais de saúde pernambucanos, ainda no primeiro trimestre de 2021, o Estado assumirá a imunização da dose de reforço desses trabalhadores da rede estadual. Já os municípios devem ficar responsáveis pelos serviços municipais, atentos também aos profissionais autônomos da categoria. Dessa forma, reforçaremos ainda mais a imunidade de quem está na linha de frente do combate à pandemia, assim como dos idosos a partir de 60 anos, um dos grupos vulneráveis ao vírus”, pontuou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

LEIA MAIS

Petrolina: ocupação de leitos de UTI para Covid permanece em 3%

(Foto: Ascom PMP)

Mais 13 casos de Covid-19 foram registrados em Petrolina na quinta-feira (30/10). Agora a cidade soma 19.971 pacientes infectados, dos quais 31.250 estão recuperados. As mortes permanecem em 563.

Novos casos e ocupação dos leitos

Dos novos casos, oito são do sexo masculino e cinco do feminino. Eles têm entre um e 55 anos. Sobre a ocupação dos leitos de UTI, das 60 vagas, dois estão ocupados (3,3% de ocupação). Um paciente é de Petrolina e outro é de outra cidade da região.

Outras informações

  • Casos investigados: 999 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade de estarem infectadas.
  • Casos por raça/cor: Sete pessoas se declararam pardas; uma indígena e cinco brancas.
  • Casos descartados: Até agora, 128.373 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos.
  • Casos ativos: O município tem 158 casos ativos do novo coronavírus.

Pelé recebe alta e deixa hospital em São Paulo após um mês internado

O Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, informou que Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, recebeu alta na manhã desta quinta-feira (30), após um mês internado. Segundo comunicado divulgado pela instituição, o Atleta do Século “encontra-se estável e seguirá em quimioterapia, após a cirurgia para retirada de tumor no intestino”. O procedimento no cólon foi realizado no último dia 4 de setembro.

Pelé deu entrada no hospital em 31 de agosto e foi submetido a uma cirurgia quatro dias depois. O ex-jogador, que comemora 81 anos no próximo dia 23 de outubro, passou 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), até ser transferido para o quarto. No último dia 17 de setembro, ele foi novamente para a UTI, após apresentar “breve instabilidade respiratória”, conforme boletim médico da ocasião, passando para cuidados semi-intensivos no dia seguinte.

LEIA MAIS