Demandas do Sertão pernambucano são destaque na reunião plenária da Alepe

Na reunião plenária desta quinta-feira (16), os parlamentares da Assembleia Legislativa de Pernambuco destacaram importantes questões relacionadas ao Sertão pernambucano.

A deputada Socorro Pimentel (União) fez um apelo pela requalificação de várias rodovias estaduais no Sertão do Araripe. Entre as estradas mencionadas estão a PE-585, que liga Araripina ao Cariri, no Ceará; a PE-615, que leva de Araripina ao distrito de Nascente; e a VPE que conduz ao distrito de Rancharia.

Pimentel enfatizou a importância dessas vias para o trânsito de caminhões do polo gesseiro e para a mobilidade dos moradores da região. “As rodovias que cortam o Araripe são importantes para o escoamento da produção de gesso e para a mobilidade do sertanejo. Quando falamos em estradas, falamos em qualidade de vida, em segurança e em desenvolvimento econômico e social de uma região”, afirmou a deputada.

LEIA MAIS

TCE investiga governo por convênio com hospital ligado à vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause

O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) abriu uma investigação para apurar eventual irregularidade na renovação do contrato entre o governo estadual e a Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

A unidade de saúde fica em Garanhuns, no agreste, e tem entre seus proprietários o advogado Jorge Branco Neto, marido da vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause (Cidadania).

LEIA MAIS

Anúncio de investimentos do Governo de Pernambuco gera debates na Assembleia Legislativa

Na reunião plenária desta quarta-feira (15), os deputados da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) fizeram pronunciamentos em resposta ao anúncio de investimentos do Governo Estadual em áreas como transportes e educação, enquanto questões relacionadas à segurança e saúde também foram abordadas.

Romero Sales Filho (União) destacou o anúncio feito pela governadora Raquel Lyra sobre o início das obras de requalificação da PE-60, uma rodovia com 85 quilômetros que vai do município do Cabo de Santo Agostinho até a divisa com o estado de Alagoas.

O deputado ressaltou a importância dessas obras, considerando os acidentes frequentes devido à falta de manutenção na estrada.

LEIA MAIS

Moradores do sertão central planejam fechar Rodovia PE-475 em protesto contra negligência do governo de Pernambuco

Cansados de reivindicar melhorias na Rodovia PE-475 às autoridades estaduais e de enfrentar o silêncio como resposta, os moradores das cidades de Santa Rosa, Campinhos, Camarinha, Cedro e Salgueiro estão cogitando uma ação drástica: fechar a estrada em protesto contra as péssimas condições em que se encontra.

Nas redes sociais e grupos de WhatsApp, a população está se mobilizando para fechar completamente o trecho que conecta Salgueiro a Cedro, na divisa com o estado do Ceará.

Apesar dos diversos pedidos formulados pelos vereadores locais clamando por uma solução urgente, o Governo do Estado de Pernambuco permaneceu inerte diante da situação.

LEIA MAIS

Petrobras perde R$ 35 bilhões em valor de mercado até as 12h após demissão de Prates

(Foto: Sergio Moraes/ REUTERS)

Até às 12h desta quarta-feira (15), a Petrobras sofreu uma queda significativa de R$ 35,3 bilhões em seu valor de mercado, após o anúncio da demissão de Jean Paul Prates da presidência da empresa.

O desligamento de Prates, realizado pessoalmente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na noite de terça-feira (14), ocorre em meio às polêmicas sobre a distribuição de dividendos da companhia.

LEIA MAIS

Deputados cobram ações do governo de Pernambuco em reunião plenária

Na reunião plenária desta terça-feira (14), deputados estaduais de Pernambuco destacaram diversas demandas e cobraram ações do governo estadual para solucionar questões importantes.

Edson Vieira, representante da União, relatou sua visita à Gerência Regional da Compesa e cobrou celeridade na conclusão das obras da Adutora do Alto Capibaribe, localizada em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste Setentrional.

Ele enfatizou que o equipamento, inicialmente previsto para ser entregue em 2019, beneficiará aproximadamente 230 mil pessoas da região, que atualmente enfrentam racionamento de água por 27 dias ao mês. A adutora, com extensão de 31 quilômetros, foi projetada para transportar a vazão de 371 litros por segundo da água proveniente da transposição do Rio São Francisco para o Rio Paraíba.

LEIA MAIS

Lula demite Jean Paul Prates, presidente da Petrobras

Na última terça-feira (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomou a decisão de demitir Jean Paul Prates do cargo de presidente da Petrobras. A substituta indicada para o cargo é Magda Chambriard.

A demissão de Prates foi realizada pessoalmente por Lula, na presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e do ministro da Casa Civil, Rui Costa. Segundo informações de fontes próximas, a decisão de demitir Prates já vinha sendo ponderada há algum tempo, devido a uma série de desentendimentos entre ele e o governo.

Os conflitos, em particular com Silveira, tornaram a permanência de Prates insustentável aos olhos do governo. Um episódio que contribuiu para essa decisão foi a controvérsia em torno do pagamento de dividendos aos acionistas da Petrobras, quando Prates se absteve na votação, indo contra a orientação do governo.

LEIA MAIS

Wanderley Alves anuncia pré-candidatura a vereador de Petrolina

Wanderley Alves, reconhecido pelo seu trabalho como blogueiro do Blog Petrolina em Destaque e comunicador do rádio, anunciou nesta quarta-feira (15) sua pré-candidatura a vereador de Petrolina pelo PDT. Sua decisão de ingressar na política marca uma nova fase em sua trajetória, dedicada a prestar relevantes serviços na área social da cidade.

Com grande experiência como comunicador, Wanderley Alves estabeleceu uma relação próxima com a população, ouvindo suas demandas e lutando por soluções para os problemas enfrentados pelos petrolinenses.

Através de suas redes sociais, que contam com mais de 650 mil seguidores, ele tem sido uma voz ativa, oferecendo informação, prestação de serviço e entretenimento, além de servir como canal para a população expor problemas e denunciar injustiças.

LEIA MAIS

PT nacional homologa pré-candidatura de Isaac Carvalho

Na tarde da segunda-feira (13), a Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou um documento oficial que confirma Isaac Carvalho como pré-candidato a Prefeito de Juazeiro.

A decisão foi aprovada por unanimidade e Isaac é o primeiro da lista, que conta com mais 30 nomes homologados pela executiva nacional do partido. A divulgação da lista pela Executiva Nacional faz parte da dinâmica interna do partido e confirma a decisão dos diretórios municipais, estaduais e nacional.

LEIA MAIS

Falta de acordo entre Prefeitura de Garanhuns e Governo do Estado ameaça realização do Festival de Inverno em 2024

A Comissão de Educação realizou uma audiência pública na segunda-feira (13) para debater as ameaças ao Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), reconhecido como Patrimônio Imaterial de Pernambuco, devido à falta de acordo entre a Prefeitura de Garanhuns e o Governo do Estado para sua realização em 2024.

Os participantes enfatizaram a importância de garantir não apenas a continuidade do FIG, mas também a preservação de um formato que englobe diversas expressões artísticas, como música, teatro, literatura e atividades formativas.

LEIA MAIS

55% dos brasileiros acham que Lula não merece ser reeleito em 2026, diz pesquisa

Divulgada nesta segunda-feira (13), a primeira pesquisa da Genial/Quaest sobre as eleições de 2026 mostra que 55% dos brasileiros acham que o presidente Lula (PT) não merece ser reeleito. Para 42%, Lula merece uma nova chance.

Apesar do resultado, o petista lidera o ranking de intenções de voto com 47% da preferência.

Em segundo lugar na preferência de voto aparece o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com 39%. Outros 54% dos entrevistados disseram que não votariam no ex-presidente. Atualmente, Bolsonaro está inelegível por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

LEIA MAIS

Discussão sobre saúde marca reunião plenária na Alepe

A reunião plenária da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) da quinta-feira (9) foi marcada por discussões sobre temas relacionados à saúde.

O deputado João Paulo Costa (PCdoB) destacou a tramitação do Projeto de Lei (PL) n° 1397/2023, de sua autoria, que trata da proteção à pessoa com epidermólise bolhosa, uma doença rara e incurável que afeta a pele.

O PL foi aprovado na Comissão de Saúde nos termos do Substitutivo nº 01/2024, que agrega também os PLs nº 1323/2023 e nº 1336/2024.

LEIA MAIS

Comissão de cidadania da Alepe aprova medidas em apoio às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Durante a reunião da quarta-feira (8), a Comissão de Cidadania da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou uma série de proposições voltadas para estabelecer direitos para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no estado.

Entre as medidas aprovadas estão:

Inclusão no Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS): O Projeto de Lei Ordinária (PL) nº 1432/2023, proposto pelo deputado João de Nadegi (PV), prevê a inclusão do auxílio às pessoas com TEA em situação de baixa renda e vulnerabilidade social nas verbas do FEAS.

LEIA MAIS

Denúncias de uso indevido de recursos públicos e furto de água marcam reunião plenária em Pernambuco

Na reunião plenária da quarta-feira (8), foram levantadas denúncias sobre o uso indevido de bens e recursos públicos em Pernambuco.

O deputado Waldemar Borges (PSB) criticou o Governo do Estado pela contratação da entidade privada Andelivros, sem licitação, para realizar o Circuito Literário de Pernambuco (Clipe), evento promovido pela Secretaria de Educação e Esportes, com um custo de R$ 4,5 milhões.

Ele destacou a falta de um processo de chamamento público para selecionar entidades habilitadas a conduzir o projeto, questionando se o evento é de fato do governo ou se é propriedade de alguma entidade privada.

LEIA MAIS

Debate na Alepe: Posições contrastantes esquentam discussão sobre o fim escalonado das faixas salariais dos militares

Durante as discussões na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Abimael Santos (PL) criticou a atuação da bancada do Partido dos Trabalhadores, acusando-os de votarem “contra os militares e a favor dos bandidos“.

Em resposta, João Paulo e Doriel Barros, ambos do PT, defenderam a legenda, atribuindo ao Governo Lula os avanços da classe trabalhadora, justificando o voto favorável ao projeto do Poder Executivo como uma medida para garantir melhorias para policiais e bombeiros, dentro das possibilidades orçamentárias.

Joaquim Lira (PV) solicitou a retirada dos registros das palavras de baixo calão proferidas durante as discussões, enquanto João Paulo Costa (PCdoB) lamentou a falta de diálogo do Governo do Estado com a categoria militar, afirmando que o governo poderia ter oferecido uma proposta melhor.

LEIA MAIS