Orlando Tolentino fala, em carta aberta, sobre escolha de pré-candidato de Lossio: “sei do meu valor”

Orlando tolentino

Depois da divulgação de que Ednaldo Lima (PMDB) seria apoiado pelo prefeito de Petrolina, Júlio Lossio (PMDB), Orlando Tolentino, ex-secretário de governo, que era um dos cotados para suceder Lossio, encaminhou uma carta aberta aos petrolinenses. Em um breve relato, Tolentino demonstrou estar conformado com a escolha e agradeceu aos que estiveram com ele durante o seu trabalho. Confira:

“Aprendi com meus pais o significado da luta e do trabalho social. Segui trilhando este caminho, ao lado de lideranças comunitárias, representantes populares, vereadores aguerridos, sem medir esforços, o que sempre fiz desde o início, com toda a dedicação, coerência e lealdade que me é peculiar, deixando de lado, muitas vezes, desejos pessoais.

Sou profundamente grato a todos vocês, que caminharam comigo todo esse tempo, que confiaram em mim, pensando no grupo.

Como vocês sabem, apesar de meu nome ter uma boa aceitação, não foi o escolhido. Mas tudo que se passa nesta vida deve servir de experiência, seja ela boa ou ruim. Não é depreciativo para mim não ser o nome escolhido, pois sei do meu valor. E isso basta. O importante é não desistir da luta. Muito obrigado a todos”.

Orlando Tolentino/Ex-secretário de Governo – PMP

Eleição municipal de Petrolina começa a tomar rumos definitivos

eleições 2016

A menos de quatro meses das eleições municipais 2016, até este domingo, quatro partidos já têm pré-candidatos à Prefeitura de Petrolina, embora seja passível de mudanças. As convenções para a escolha definitiva dos candidatos podem ser realizadas de 20 de julho a 5 de agosto.

O prefeito Julio Lossio (PMDB) definiu nesta manhã o nome que irá apoiar para sucedê-lo, o escolhido foi do vereador Ednaldo Lima (PMDB).

O PT municipal não abre mão de ter candidatura própria, encabeçando a chapa vem o deputado Odacy Amorim.

O deputado federal Adalberto Cavalcanti (PTB) é mais candidato do que nunca, o parlamentar que não esconde o sonho de governar Petrolina aparece inclusive, liderando a última pesquisa encomendada por este blog.

No PSB o nome é do também deputado, Miguel Coelho, que acredita no apoio do governado Paulo Câmara, o qual terá o desfio de optar dentro do partido pelo nome que irá disputar o pleito municipal em Petrolina, contudo o governador não esconde sua preferência pela união do grupo.

Como o tema já é corriqueiro na cidade, a rivalidade interna no PSB fez com que alguns líderes da região decidisse por não apoiar Miguel Coelho, como é o caso dos deputados Gonzaga Patriota e Lucas Ramos que pelo visto estão se aliando ao projeto do PT, ou seja, de Odacy Amorim.

Com toda essa movimentação para ajustes e definições não se falou em nomes para composição das chapas como vices, por enquanto só especulações.

Provavelmente, ainda este mês, os nomes serão definidos para o registro das candidaturas e assim iniciar formalmente a viabilização de estratégias e a corrida atrás de somar apoios.

Ednaldo Lima é o candidato do prefeito Júlio Lóssio

julio e ednaldo

Julio Lossio apoia Ednaldo Lima para prefeito de Petrolina

Foi definido nesta manhã, o nome que irá ser apoiado pelo prefeito de Petrolina, Julio Lossio (PMDB), para concorrer as eleições municipais de 2016, o escolhido foi o vereador Ednado Lima (PMDB).

O agora prefeiturável ganhou destaque na atual gestão, por ser um exímio conhecedor de toda a sistemática dos Programas de Habitação do país, o que o levou a conduzir a secretaria de Habitação do município por um longo período.

Ednaldo Lima, deixou há pouco tempo a pasta para assumir sua cadeira na câmara de vereadores Plínio Amorim.

A escolha poderá trazer para alguns correligionários do prefeito certos dissabores já que dentro do próprio grupo havia outros nomes nesta disputa, contudo, estrategista como é Lossio, é pouco provável que o grupo perca aliados.

Na Bahia, deputados estaduais recebem mais de 9 milhões de verbas indenizatórias

assembleia legisl bahia

Os deputados estaduais da Bahia receberam, de janeiro a maio deste ano, R$ 9.058.839,40 milhões em verbas indenizatórias.Foto:internet

Os números divulgados pela assessoria da Assembleia Legislativa da Bahia (AL/BA) de verbas indenizatórias dos deputados de janeiro a maio deste ano, chamou atenção dos baianos.
Deputados estaduais receberam R$ 9.058.839,40 milhões somente em verbas indenizatórias. Segundo a assessoria, os parlamentares têm mensalmente o equivalente a R$ 32 mil reais para gastar com aluguel de imóveis para escritórios, despesas concernentes a eles, aquisição de material de expediente, aquisição ou locação de software, serviços postais e de segurança, assinaturas de publicações,TV a cabo ou similar, acesso à internet, locação de móveis, equipamentos e telefone, consultorias, assessorias, pesquisas e trabalhos técnicos, divulgação da atividade parlamentar, locomoção e hospedagem.
Ainda de acordo com a assessoria da AL-BA, os deputados podem não usar a verba em um mês e usar R$64 mil, por exemplo, no mês seguinte. A comprovação dos gastos acontece por meio de nota fiscal, e, segundo a Casa, passa por auditoria para comprovação.

Governo Temer faz um mês com agenda positiva na economia e recuos na política

temer

Neste domingo (12), Michel Temer completa um mês como presidente interino da República. Ele assumiu o poder após o Congresso Nacional aprovar a admissibilidade do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff e, ao longo das últimas quatro semanas, conseguiu imprimir uma agenda positiva na área econômica.

No primeiro dia de trabalho, o governo anunciou a intenção de extinguir milhares de cargos públicos até o fim deste ano e, na sexta-feira (10) detalhou que vai cortar 4.307 funções e cargos comissionados em 30 dias. Em outro gesto, Temer anunciou o congelamento de nomeações para empresas estatais e fundos de pensão, até que a Câmara dos Deputados aprove projetos que limitam tais indicações a pessoas com qualificação técnica.

LEIA MAIS

Lula apela a Temer que permita a volta de Dilma e dispute as eleições em 2018

michel-temer_lula

Lula também criticou o ministro das Relações Exteriores, José Serra, “Voltou o complexo de vira-lata”. / Foto: arquivo

Em discurso de cerca de 35 minutos para milhares de pessoas na noite de ontem (10), na Avenida Paulista, em São Paulo, o ex-presidente Lula criticou por diversas vezes o governo de Michel Temer e apelou ao presidente da República interino que “Por favor, permita que o povo retome o governo com a Dilma e participe das eleições em 2018 para ver se você vai ser presidente”.

“Não vou falar fora Temer porque, da minha parte, não fica bem. Temer, você é um advogado constitucionalista e você sabe que não agiu correto assumindo a presidência interinamente”, disse Lula ao fazer o apelo a Temer, que acusou de estar “fazendo um desmonte no país. Eles não querem governar, querem vender o país. Eles não sabem governar, só sabem privatizar”, disse Lula, falando em possíveis privatizações pelo atual governo.

Em outro trecho do discurso, Lula disse que Temer, em vez de cortar ministérios como o de Cultura e Direitos Humanos [que depois foi recriado], corte o da Fazenda. E justificou esta crítica:

LEIA MAIS

Ministério Público lança ferramenta para combater caixa 2 nas eleições

corrupcao1

O Ministério Público Federal (MPF) lançou uma  ferramenta para ajudar no combate ao caixa 2 nas eleições. O recurso, chamado de módulo “conta suja”, permite fazer um cruzamento de dados dos candidatos com informações de órgãos como o Banco Central, a Receita Federal e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e assim identificar possíveis irregularidades na arrecadação para as campanhas.

“A ferramenta tem por objetivo reunir informações e possibilitar que os procuradores e os promotores eleitorais tenham acesso aos dados para que, cruzando-os possam verificar se a doação tem uma fonte regular e, principalmente, se também não vai haver a contaminação do dinheiro da campanha por força de dinheiro de fontes públicas, por exemplo, recursos públicos, que podem ser eventualmente repassados a campanhas por força de intermediários”, disse ontem (10) a jornalistas o vice-procurador-geral eleitoral, Nicolao Dino.

Segundo Dino, o objetivo é coibir o abuso de poder econômico e garantir a lisura, a legitimidade do processo eleitoral e combater as fraudes, para que a vontade do eleitor “seja realizada no seu grau máximo de plenitude”.

Com informações de Ebc

Grupo LGBT se organiza para reivindicar seus direitos na câmara municipal de Petrolina

lgbt

Será um grande ato de ação afirmativa na cidade de Petrolina(PE). Foto:ilustração

Uma grande concentração de grupos LGBT( Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), se preparam para no próximo dia 28 de junho, às 8h da manhã, reunidos na concha acústica, centro de Petrolina, seguirem em marcha para a câmara municipal da cidade afim de entregar um relatório compondo todas as demandas da classe.

As principais reivindicações são: Doação de um Terreno para a Associação Libertária LGBT em Petrolina-PE, já que para a classe, a aquisição deste importante instrumento de apoio à causa LGBT, a Associação terá como ministrar Palestras, Cursos, Participar de Editais que tragam cidadania e dignidade à classe, assim como, o apoio aos LGBTT que estejam em situação de risco; 

LEIA MAIS

Paulo Câmara e o ministro da Integração Nacional visitam Salgueiro e Cabrobó

05/04/2013. Credito: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press. Politica. Reuniao do Confaz, conselho nacional de politica fazendaria, entre secretarios do pais e o governador Eduardo Campos. Na foto, Paulo Camara, secretario da fazenda de Pernambuco.

Paulo Câmara cumpre agenda no sertão do estado.

Em visita ao sertão pernambucano, Paulo Câmara e o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, desembarcaram em Salgueiro por volta do meio dia, sendo recepcionados pelo prefeito Marcones Libório e a deputada federal Creuza Pereira, secretários municipais e assessores.

De lá seguiram para Cabrobó, onde lançará  edital de licitação para a construção da escola técnica do município. Com investimentos de R$ 13,1 milhões, que irá proporcionar ensino profissional a 1,3 mil alunos da região. Projeto já implementado e realizado em outros municípios do Estado.

Ainda na cidade o governador visita as obras de pavimentação das ruas Aldomiro de Souza Cavalcante e Flora de Novaes Lima, conhecidas como perimetral, e da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (Upa) José Dário de Carvalho. Acompanhado do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, seguem em vistoria à primeira Estação de Bombeamento da Transposição do Rio São Francisco de onde vão direto para Salgueiro finalizar a agenda no escritório regional do Ministério da Integração Nacional.

 

Michel Temer visita Pernambuco na próxima terça-feira

Marco Aurélio foi o responsável pela decisão liminar que determinou há cerca de um mês que a Câmara desse prosseguimento à denúncia contra Temer/Foto:arquivo

Essa é a primeira viagem institucional de Temer no País para o Nordeste /Foto:arquivo

Na próxima terça (14), o presidente interno Michel Temer (PMDB) estará em Floresta, no Sertão Pernambucano, às 12h15 para vistoriar a obra da estação de bombeamento EVB-3, na cidade. Antes disso, pela manhã, o presidente interino irá a Alagoas, na cidade de Arapiraca. Às 10h, fará a inauguração do trecho 4 do Canal do Sertão alagoano.

Essa é a primeira viagem institucional de Temer no País para o Nordeste.

A obra da Transposição também foi a escolhida pela presidente afastada Dilma Rousseff (PT), em maio deste ano, para uma visita. A petista esteve no local no mesmo dia em que o Senado votou o relatório do processo de impeachment. Antes disso, Dilma esteve na obra em dezembro do ano passado

Dilma defende consulta para que população decida se quer novas eleições

Dilma disse que não vai ficar presa no Palácio da Alvorada e pretende aceitar convites para participar de atos, além de seguir tentando impedir o impeachment no Senado e em todas as instâncias possíveis do Poder Judiciário/Foto:arquivo

Dilma criticou uma vez mais a admissibilidade do processo de afastamento usando como o argumento o fato de que, embora a Constituição preveja o impeachment, ela também estipula que é preciso haver crime para que se categorize o impedimento. Foto: arquivo

A presidenta afastada Dilma Rousseff defendeu ontem (9), em entrevista especial concedida à TV Brasil, uma consulta popular caso o Senado não decida pelo seu impedimento. Ao apresentador Luís Nassif, Dilma disse que é a população que tem que dizer se quer a continuidade de seu governo ou a realização de novas eleições. “O pacto que vinha desde a Constituição de 1988 foi rompido e não acredito que se recomponha esse pacto dentro de gabinete. Acredito que a população seja consultada”, disse.

Para ela, o país não conseguirá superar a crise com o governo interino. Dilma acredita que o povo não terá confiança no comando de Temer pelo fato de ele não ter passado pelo crivo das urnas. “Como você acha que alguém vai acreditar que os contratos serão mantidos se o maior contrato do país, que são as eleições, foi rompido?”, indagou. “Não acho possível fazer pacto nenhum com o governo Temer em exercício”, completou.

LEIA MAIS

Miguel Coelho se diz feliz com resultado de pesquisa encomendada pelo Blog Waldiney Passos

Miguel Coelho

Miguel ele vê a posição e o percentual como destaque, visto que, o mesmo afirma ter começado a trilhar com maior força o caminho para a prefeitura de Petrolina, no início deste ano. / Foto: arquivo

O deputado estadual por Pernambuco, Miguel Coelho (PSB), comentou a pesquisa encomendada ao Instituto de Pesquisa Múltipla pelo blog Waldiney Passos, sobre a intenção de votos dos petrolinenses. O político que ainda não é carta certa do partido socialista, diz se animado por aparecer como terceiro candidato mais bem colocado.

“Eu fico feliz porque consolida nosso nome dentro dos pré-candidatos do PSB. Nós ainda não oficializamos nosso nome, ainda estamos trabalhando isso dentro do partido. Que é uma realidade diferente dos dois candidatos que estão aí, na primeira e segunda colocação respectivamente” afirma o socialista.

LEIA MAIS

Odacy afirma que não sairá do PT enquanto não forem concluídas as investigações da Lava Jato

Para Odacy Amorim, não existe desculpa para qualquer tipo de prática de violência contra a mulher/Foto:ALEPE

Odacy não pretende sair do Partido dos Trabalhadores /Foto:ALEPE

O deputado estadual de Pernambuco, Odacy Amorim (PT), afirmou nesta sexta-feira (11) em entrevista numa rádio local, que não pretende sair do Partido dos Trabalhadores. Segundo o parlamentar, enquanto não forem concluídas as investigações da Operação Lava Jato,  ele, assim como vários companheiros de partido, não devem abandonar o barco. E, só após findar-se as averiguações, que poderão fazer um balanço da situação e decidirem o caminho a seguir.

 

Miguel Coelho defende ampliação da idade para ingresso na PM e Bombeiros

Segundo o parlamentar socialista, a atual legislação está defasada e existem estados no Brasil onde o limite de idade para candidatos em concursos da PM e Bombeiros é superior a de Pernambuco/Foto:arquivo

Segundo o parlamentar socialista, a atual legislação está defasada e existem estados no Brasil onde o limite de idade para candidatos em concursos da PM e Bombeiros é superior a de Pernambuco/Foto:arquivo

Após receber muitas reivindicações de estudantes e ouvir representantes da Polícia Militar e dos Bombeiros, o deputado estadual Miguel Coelho (PSB) deu entrada num pedido oficial para aumentar de 28 para 35 anos a idade limite para ingresso nas duas corporações de segurança pública. A solicitação foi encaminhada ao governador do Estado pela indicação 4.739/2016 nesta semana.

Segundo o parlamentar socialista, a atual legislação está defasada e existem estados no Brasil onde o limite de idade para candidatos em concursos da PM e Bombeiros é superior a de Pernambuco. “Não faz sentido que em determinados locais como Alagoas e Paraíba o limite seja de trinta anos e em outros lugares até mais e aqui continue vigorando essa restrição. A gente tem recebido essa reivindicação de muitas pessoas que tem o sonho de trabalhar na Polícia e nos Bombeiros, mas não podem por conta dessa limitação de idade”, ressalta o deputado.

A maior alegação de setores que se colocam contra a ampliação da idade limite está na aptidão física de pessoas com faixa etária mais avançada. “Em outros tempos poderia até ser razoável pensar assim, mas hoje, com tantos avanços na tecnologia e na medicina, esse critério da idade está defasado. Portanto, seria importante ampliar esse limite e proporcionar a oportunidade para mais pessoas”, pondera Miguel.

Com informações da Assessoria