Vereadores de Petrolina voltam aos trabalhos nesta semana

Foto: Ascom CMP

A Câmara de Vereadores de Petrolina inicia as atividades para o ano legislativo de 2023 nesta terça-feira (7). Aero Cruz (MDB) inicia seu novo mandato de presidente da Casa Plínio Amorim, após tomar posse no dia 1º de janeiro. A expectativa para esse começo de trabalho é a montagem da Comissão de Ética.

LEIA TAMBÉM

Comissão de Ética é unanimidade entre presidente da Câmara de Petrolina e líderes de bancadas

O tema vinha sido discutido pelos edis durante as sessões ordinárias. E a implantação da Comissão ocorrerá, segundo o presidente já havia informado ao Blog, após a definição dos líderes de partidos. A sessão de terça-feira será realizada a partir das 9h.

Em encontro com deputados, Raquel fala sobre orçamento de 2023

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) e a vice, Priscila Krause (Cidadania), recepcionaram os deputados e deputadas estaduais que foram empossados nesta semana. O encontro aconteceu na manhã de sexta-feira (3), na sede do Governo do Estado.

A reunião debateu o orçamento de 2023. “Fizemos um diálogo aberto, apresentando o cenário de Pernambuco e os desafios para este ano, contando com o apoio de todos para que tenhamos convergência nas nossas agendas. Nossa missão é trabalhar para Pernambuco superar a pobreza, gerar oportunidades e garantir infraestrutura e acesso à água”, disse Raquel.

Segundo o Governo de Pernambuco, no exercício passado, houve o registro de déficit primário de R$ 567 milhões. Raquel também ouviu as demandas dos deputados.

Raquel Lyra tem reunião com deputados estaduais nesta sexta-feira

Depois de se reunir com os prefeitos de Pernambuco, nesta sexta-feira (3), a governadora Raquel Lyra (PSDB) terá um encontro com os deputados estaduais, que tomaram posse para a Legislatura 2023/2027 nesta semana. O encontro acontece no Palácio do Campo das Princesas.

A reunião está marcada para 10h. A assessoria da governadora não informou a pauta do encontro, mas especula-se que o encontro seja para debater demandas da gestão e recursos para execução das obras.

Na quarta-feira (1°), Raquel esteve na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), para a posse dos 49 deputados estaduais. E destacou a necessidade de haver um bom diálogo entre os poderes.

“Diálogo e cooperação são premissas do trabalho”, destaca Raquel durante posse de deputados

Governadora marcou presença na posse do Legislativo (Foto: Helia Scheppa/Secom)

Raquel Lyra (PSDB) esteve presente na posse dos 49 deputados que vão compor a nova legislatura da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), realizada na tarde de quarta-feira (1°). Durante seu discurso no Plenário da Casa, a governadora destacou a necessidade de haver diálogo entre os poderes.

LEIA TAMBÉM

Álvaro Porto é eleito presidente da Alepe

“O povo pernambucano precisa que os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário colaborem entre si para fazer avançar uma agenda capaz de resolver velhos problemas e de construir o futuro que nossa história merece. Diálogo e cooperação são premissas do trabalho do Governo de Pernambuco daqui para frente”, afirmou.

LEIA MAIS

Álvaro Porto é eleito presidente da Alepe

Ele comandará a Casa até o biênio ser concluído em janeiro de 2025 (Foto: Divulgação)

Após a posse dos 49 deputados estaduais, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) elegeu a Mesa Diretora para o biênio 2023/2025. Álvaro Porto (PSDB) foi eleito o presidente da Casa, substituindo Eriberto Medeiros (PP), que agora está na Câmara dos Deputados.

A disputa ficará apenas para o cargo de primeira-vice presidência entre Simone Santana e Aglailson Victor, ambos do PSB. Confira os nomes que vão integrar a Mesa Diretora:

LEIA MAIS

Alba reelege presidente; Zó ocupará cargo na Mesa Diretora

Ele foi reeleito com 61 dos 63 votos possíveis

Os deputados estaduais da Bahia tomaram posse na tarde de quarta-feira (1°), para o período legislativo de 2023 a 2027. E ainda ontem, Adolfo Menezes (PSD) foi reeleito presidente da Casa. Ele oteve 61 dos 63 votos. O seu opositor foi Hilton Coelho (PSOL).

O juazeirense Zó (PCdoB) estará na Mesa Diretora, ocupando o cargo de 4º secretário. Além dele, mais dois políticos de Juazeiro foram empossados: Jordárvio Ramos (PSDB), estreante na política, e Roberto Carlos (PV), veterano na Alba.

Confira a composição da Mesa para o biênio 2023/2024:

LEIA MAIS

Zó, Roberto Carlos e Jordávio Ramos serão empossados na Alba

Zó, Roberto Carlos e Jordávio serão representantes de Juazeiro na Assembleia

Três juazeirenses tomarão posse às 14h30 desta quarta-feira (1°) como deputados estaduais na Bahia. Zó (PCdoB) e Roberto Carlos (PV) foram reeleitos, enquanto Jordávio Ramos (PSDB) assume seu primeiro mandato eletivo. A cerimônia de posse será transmitida pela TV da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e pode ser assistida neste link.

Veterano, Zó celebrou o novo compromisso. “Serei empossado pela 3ª vez […] para continuarmos o nosso trabalho por mais desenvolvimento para a Bahia e mais oportunidades para cada cidadã e cidadão baiano”, escreveu nas redes sociais.

LEIA MAIS

Alepe empossa deputados estaduais na tarde desta quarta-feira

Os deputados estaduais eleitos em 2022 pelos eleitores pernambucanos tomarão posse para a Legislatura de 2023/2027 nesta quarta-feira (1°). Será a 20ª legislatura da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Quando será a cerimônia de posse?
A cerimônia está agendada para 15h, na sede da Alepe, no Recife. O evento é aberto ao público, porém, o acesso ao Plenário é restrito aos deputados e imprensa. Os 49 deputados vão participar da eleição da Mesa Diretora, primeiro ato do biênio 2023/2024.

Os deputados
No balanço da Alepe, 24 deputados e deputadas foram reeleitos e outros 22 assumirão seus primeiros mandatos. Outros três retornam após terem passado pela Assembleia em anos anteriores. Esta nova legislatura terá menos mulheres. O número de deputadas caiu de 10 para seis.

Confira a seguir a composição da Alepe, dividida por partidos:

LEIA MAIS

“Estamos construindo uma estratégia para elencar prioridades”, afirma Raquel após encontro com prefeitos

Na tarde de ontem, Raquel se encontrou com prefeitos e prefeitas do Sertão

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), encerrou as reuniões com os prefeitos na tarde de segunda-feira (30), quando recepcionou no Palácio do Campo das Princesas, gestores e gestoras do Sertão pernambucano. Após a rodada de conversa, ela avaliou como positivo os encontros.

“Estamos ouvindo os prefeitos e prefeitas, mas, sobretudo, criando uma metodologia de trabalho que permita que tenhamos uma distância muito menor do Estado para com os municípios. E, sem sombra de dúvida, os temas de segurança hídrica, de acesso à água, o sistema de emprego, de infraestrutura das estradas, de segurança e de saúde, são temas que têm tocado a vida de todos os pernambucanos. Estamos construindo uma estratégia para elencar prioridades e podermos ser mais eficientes na atuação do Governo do Estado de Pernambuco”, afirmou Raquel.

Também participaram da reunião de ontem os secretários estaduais Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional), Zilda do Rego Cavalcanti (Saúde), Ivaneide Dantas (Educação e Esportes), Ana Luiza Ferreira (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha), José Almir Cirilo (Recursos Hídricos e Saneamento), Fernando Holanda (chefe da Assessoria Especial), Túlio Vilaça (Casa Civil), Simone Benevides (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Carla Patrícia Cunha (Defesa Social) e o coronel Ramalho (Executivo de Defesa Social).

Alba dá posse a deputados estaduais nesta semana

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) dará posse aos deputados estaduais eleitos no ano passado, nesta quarta-feira (1° de fevereiro). A cerimônia está marcada para às 14h30, no prédio da Alba, em Salvador.

Os deputados e deputadas vão compor a 20ª Legislatura da Bahia. O rito começará com o juramento dos políticos eleitos em outubro passado. Na sequência, haverá a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024. O atual presidente da Alba é o deputado Adolfo Menezes.

“Os governadores têm que ter acesso a recursos para fazer as obras prioritárias”, afirma Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recepcionou os governadores em Brasília (DF) na manhã desta sexta-feira (27) e reforçou que o diálogo com os gestores estaduais será aberto, mesmo que os políticos estejam em partidos de oposição.

Lula reconheceu que todos os governadores têm suas demandas, mas que o orçamento de 2023 está aquém do esperado, já que foi elaborado pelo governo anterior. E lembrou que o BNDES e as instiuições financeiras federais devem atuar para que as obras ocorrão.

LEIA MAIS

Após encontro com ministros, Raquel Lyra se reúne com Lula

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), continua em Brasília (DF). Na quinta-feira (26) ela se reuniu com ministros e participou de um encontro do Fórum de Governadores. E nesta sexta-feira (27), a gestora participa às 9h30 de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na pauta de hoje está a compensação aos estados, por conta de mudanças no ICMS na gestão de Jair Bolsonaro. Na estimativa da CNN Brasil, a recomposição de perdas é de cerca de R$ 50 bilhões. Além da economia, os governadores vão apresentar as demandas prioritárias para cada estado.

Câmara de Petrolina realizará sessão extraordinária nesta sexta-feira

(Foto: Ascom CMP)

A Câmara de Vereadores de Petrolina está em recesso legislativo, mas realizará uma sessão extraordinária na tarde desta sexta-feira (27). A informação foi confirmada pela Casa Plínio Amorim. O encontro está agendado para 14h, em horário fora do padrão das sessões, rotineiramente realizadas pela manhã.

A sessão visa discutir um empréstimo da Prefeitura de Petrolina junto à Caixa Econômica Federal. A nova linha de crédito tem como justificativa investimentos no PROGRAMA FINISA – Financiamento para Infraestrutura e Saneamento. Em 2021, a Câmara aprovou empréstimo semelhante, na gestão de Miguel Coelho (UB).

 

PSB teria formalizado a Lula desejo de comandar Codevasf

(Foto: CODEVASF)

De fora do primeiro escalão do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o PSB formalizou seu desejo de comandar a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) ao presidente da República. A informação é do Metrópoles.

Atualmente a Codevasf está nas mãos do Centrão. Contudo, a direção nacional do PSB tenta convencer os governadores do Nordeste a apoiarem o partido, fortalecendo o pleito dos socialistas. De acordo com o jornal, o objetivo da sigla é mostrar a Lula que o Centrão poderá crescer no interior dos estados se mantiver o controle da Codevasf até a eleição municipal de 2024.

A Codevasf foi o destino campeão de emendas do orçamento secreto no governo de Jair Bolsonaro (PL). A estatal é responsável por obras de infraestrutura de pequeno e médio porte, muitas com forte apelo eleitoral, como estruturas de oferta de água e saneamento.

Com viagem de Lula à Argentina, Alckmin assume Presidência pela 1ª vez

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou, no domingo (22), sua primeira viagem internacional após assumir o mandato. Ele já está na Argentina, para encontros bilaterais que visam fortalecer a presença do Brasil no Mercosul.

Com a ausência de Lula, Geraldo Alckmin (PSB) assume a Presidência da República pela primeira vez. O presidente em exercício seguirá no cargo até quarta-feira (25), já que depois da Argentina, Lula irá ao Uruguai. Antes de deixar o país, o presidente visitou os Yanomami e decretou estado de Emergência em Saúde de Importância Nacional (Espin) no território indígena.