Vereadores votam hoje aumento dos salários dos servidores municipais de Petrolina

Câmara Municipal Petrolina

Três projetos serão votados na sessão desta quinta-feira (31), na Câmara Municipal de Petrolina, o mais importante deles diz respeito ao reajuste salarial dos servidores municipais. o Projeto de Lei visa majorar os vencimentos básicos dos níveis elementar, médio e superior na ordem de 5% para os profissionais da carreira do magistério, 10% nas gratificações de função de educação para diretor e 5% para vice-diretor e coordenador pedagógico.

As outras duas matérias são de concessão de Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Dom Malan.

A sessão terá início a partir das 8h da manhã no plenário da Casa Plínio Amorim.

Colégio Maria Auxiliadora repudia veementemente a postura do Delegado durante a última coletiva

Clailson

Na tarde desta terça-feira, o advogado do colégio Maria Auxiliadora, Clailson Ribeiro, concedeu entrevista nas dependências da escola, para se pronunciar sobre as informações prestadas na última terça-feira (29), na coletiva concedida pelo o Delegado Marceone Ferreira, que aumentou o clima de insegurança por parte dos pais que têm filhos matriculados na instituição.

Ao responder os questionamentos, o representante da escola demonstrou surpresa e insatisfação com a atitude do delegado que teria apontado de forma genérica “cinco funcionários”, como sendo suspeitos, pois segundo o advogado ao fazer estes apontamentos o responsável por conduzir as investigações teria colocado em xeque todos os funcionários da escola que foram ouvidos durante a fase investigativa.

As declarações do delegado “não contribui em nada, causou transtornos enormes para a escola, os pais querem saber os nomes dos funcionários, se estes funcionários têm contato com seus filhos, agindo assim o Delegado teria prestado um desserviço a toda uma comunidade causando um verdadeiro terror”, disse Clailson.

Segundo o advogado o delegado Marceone não apontou nomes, mas a escola identificou as pessoas e assim iniciaram desligamentos desde janeiro. “Estes funcionários em um dado momento prestaram uma informação e em momento posterior não confirmaram o que haviam dito antes”, afirmou.

O representante da instituição de ensino disse ainda que para preservar pessoas o colégio não divulgou nomes, mas as demissões foram feitas por falta de confiança, que se deu no decorrer do inquérito e que a escola tem convicção que as pessoas apontadas pelo delegado estão dentro das sete que foram desligadas. Ressaltou também que o conteúdo da coletiva será levado ao conhecimento do Secretário de Segurança do Estado.

Quanto a relação do colégio com a família, informou que mantém o contato necessário, e que Sandro, pai da garota, encontra-se afastado a pedido do próprio professor, sem prejuízo da remuneração.

Ele disse que há quatorze anos é realizada a festa da aula da saudade, no dia do evento tinha seguranças, até por que naquela data a escola havia se preparado para um dia comum.

Observou que parece se tratar de um crime muito bem pensado ou a polícia não tem aparato suficiente para desvendar o crime.

Quanto a ausência de contribuição da escola para cooperar na divulgação de outdoor’s, afirmou que disponibilizaram valores para o disk denúncia e impressão de cartazes o que não disponibilizaram foram os outdoor’s da sede escola já que se trata de publicidade institucional.

Ao ser questionando sobre a segurança durante o evento e preservação do local do crime, respondeu que há quatro meses o local onde o corpo foi encontrado e a quadra estão isolados. Quanto a permanência das pessoas, depois do ocorrido na noite do crime, de modo coercitivo, seria impossível, já que muitas pessoas trataram foi de ir embora.

Quanto a demora da conclusão da investigação Clailson foi taxativo. “Notamos que há uma certa tentativa de transferência de responsabilidade, pela falta de êxito nas investigações, ao colégio, que nós repudiamos veementemente esse tipo de situação. A polícia tem que ser responsável e dar o resultado para a população, sim, pelos meios próprios, porque ela é a condutora das investigações. E não atribuir a responsabilidade por que o colégio não tinha iluminação, que a câmera não pegou no local adequado…enfim, esse tipo de coisa a gente não pode aceitar, como transferência de responsabilidade, para que a polícia possa encontrar quem realmente cometeu esse crime”.

Governo da Bahia distribui 1 milhão e 500 mil livros para prefeituras

livros 2

A partir desta quarta-feira, dia 30 de março, será lançado a edição 2016 do programa Educar para Transformar,  pelo Governo do Estado da Bahia pela melhoria da qualidade da educação pública.

Mais de 500 mil crianças serão beneficiadas com 1 milhão e 500 mil livros que serão entregues pelo Governo do Estado para as prefeituras. Participam 416 municípios baianos, que assinaram o acordo de cooperação para alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade, é o que pretende o governo baiano.

Através de parceria com os municípios, 367 mil crianças foram beneficiadas no primeiro ano do programa Educar para Transformar, que também assegurou a formação de 15 mil professores alfabetizadores das redes municipais. Para este ano, a meta é formar 25 mil professores.

Do total de 1 milhão e 500 mil livros que que vão chegar às salas de aula de alfabetização das escolas públicas, 798 mil livros são de literatura infantil de 16 autores baianos.

Os livros foram selecionados mediante edital público e são referenciados na realidade da Bahia, com linguagem e ilustrações, que criam nas crianças uma identificação, e contribuem para o processo de ensino e de aprendizagem. Os outros são de Língua Portuguesa, elaborado em parceria com o Estado do Ceará, e o de Matemática, construído por uma equipe de pesquisadores, sob a coordenação da Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Teatro de Petrolina é discutido pela classe artística

teatro

O Teatro Dona Amélia foi palco para uma mesa sobre a cena teatral contemporânea de Petrolina, nessa terça-feira (29). Atores, diretores e o público se reuniram para falar sobre essa arte e refletir sobre o fazer teatral na região. A atividade marca um momento importante para a cidade e faz parte das ações do projeto Experimenta Cena 2016, realizado pelo Sesc Petrolina, que vem com uma programação desde o último dia 21. Com mediação da atriz e escritora Cátia Cardoso, a mesa contou com a participação dos diretores Antônio Verolnaldo e Thom Galiano, além do ator Antônio Pablo.

Durante as falas, surgiram debates sobre a proposta dos grupos e os seus meios de sobrevivência, políticas públicas para a Cultura e a formação dos profissionais. Thom Galiano, diretor da Trup Errante e do Núcleo de Teatro do Sesc Petrolina, lembrou que “não dá para pensar no presente, sem pensar um pouquinho no passado”, refletindo sobre o avanço da cidade, onde, há pouco tempo, não havia um teatro adequado e tantos festivais. “São essas articulações que fazem pensar em um teatro profissional. Espaços para acolher a produção”, pontuou Galiano. Sobre a manutenção do trabalho, ele comentou sobre a estratégia que os grupos têm usado. “Tentar não se isolar, talvez tenha sido a estratégia dos últimos momentos. É a diferença no que a gente faz, o projeto não é individual, é um trabalho coletivo”, afirmou.

Representando a Cia. Biruta, Antônio Veronaldo diz que o grupo sempre viveu o Teatro como uma profissão. O diretor refletiu sobre os problemas encontrados na cidade pelos grupos e diz ser importante sair do lugar romântico em relação aos palcos e pensar no artista como profissão. “Cada vez mais é muito difícil ser grupo. O primeiro conflito é que o fluxo (de pessoas) é muito grande. Minha proposta é coletividade e isso é um processo doloroso para o fazer teatral contemporâneo aqui na cidade”, exemplificou Veronaldo. O grupo tem buscado a formação de seus integrantes, investindo em residências com artistas e em cursos fora da região. “Sair das fronteiras do rio para depois voltar”, completou o diretor.

O múltiplo artista Antônio Pablo foi o representante do Sarau das 6, grupo criado em Jacobina-BA, que hoje realiza trabalhos em Petrolina, ainda se dividindo entre os dois estados. Sobre o processo de trabalho, Pablo diz: “estamos pesquisando um processo diferente. A gente se coloca enquanto intérprete-criador”. A formação do grupo tem se dado através de cursos e oficinas, oferecidas pelo Sesc. “A aprendizagem parte muito de cada um. Eu acho que a cidade de Petrolina e o Sesc têm muita formação”, disse o artista.

Do público, alguns questionamentos foram lançados para os participantes da mesa. O artista visual e bailarino André Vitor Brandão comentou sobre a mistura entre as linguagens artísticas no palco. Já o ator Luis Osete, lembrou que “a Cultura também é um direito. Está na constituição”. “A gente olha para a cena petrolinense e não consegue enxergar a presença do poder público. A cidade está avançando em termos econômicos e não vê isso sendo partilhado com esse setor tão importante”, afirmou Osete.

A certeza que se fica sobre se fazer Teatro, seja em Petrolina ou em outro lugar do mundo, é que esta é uma comunidade e que, nesse lugar, a arte é maior do que qualquer um. O amor ao que se faz é maior. O sentimento é revelado nas palavras da música ‘Dom de Iludir’ de Caetano Veloso, lembrada na conversa pela atriz Ádila Madança, “cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”. Depois de três horas de conversa, é hora de colocar o cenário nas costas e voltar para casa. Pois, amanhã a cortina deve se abrir novamente.

Reajuste no preço de remédios deve ficar acima da inflação

remedio

Pela primeira vez em mais de dez anos, o aumento dos remédios deverá ficar acima da inflação. A crise econômica, a alta do dólar, e a subida do preço da energia elétrica puxaram para cima os custos da indústria farmacêutica, um dos indicadores que entram no cálculo do preço dos produtos farmacêuticos. A Interfarma (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa) calcula que os medicamentos deverão subir 12,5% nesta quinta-feira, quando o governo federal anuncia o índice oficial de reajuste. Em 2015, a alta média foi de 6,35%, abaixo da inflação de 7,70%. O aumento entrará em vigor nas farmácias já na sexta-feira.

Os remédios têm preços controlados pelo governo, que autoriza anualmente o reajuste com base no IPCA do IBGE. Desde 2005, os índices de aumento ficaram abaixo da inflação. Para este ano, o IPCA entre março de 2015 e fevereiro de 2016 foi de 10,36%. Segundo a Interfarma, além da inflação, são considerados outros fatores. São eles: a produtividade da indústria, a concorrência das classes terapêuticas, além dos fatores econômicos como o câmbio e o aumento da energia elétrica.

“Desta vez, a produtividade da indústria foi negativa. A mão de obra contratada produziu menos que no ano anterior. Assim, os fatores de produtividade acabaram sendo anulados e, com isso, o governo determinou apenas uma faixa de reajuste para todo o setor”, diz a nota da Interfarma. O presidente-executivo da entidade, Antônio Britto, acrescenta que “o cálculo do governo mostra com clareza que até a indústria farmacêutica, normalmente menos prejudicada por crises econômicas, está sendo atingida pelo momento difícil que o Brasil enfrenta”.

Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Pernambuco (Sincofarma-PE), Oséas Gomes da Silva, a variação cambial é a grande responsável pela inflação dos medicamentos porque os insumos usados pela indústria são comprados em dólar. “Em geral, as pessoas que usam remédios de uso contínuo se abastecem antes do aumento. Mesmo assim, na primeira semana observamos uma queda nas vendas. Este ano vai ser pior porque a crise já provocou a retração de 5% no movimento das farmácias.”

Em nota, o Ministério da Saúde informa que o ajuste anual do preço máximo dos medicamentos deverá ser divulgado até o dia 31 de março. Acrescenta que a resolução define o índice máximo de aumento, mas a indústria farmacêutica pode aplicar percentual menor. “O índice deste ano ainda não foi publicado, mas, conforme a legislação, levará em consideração critérios técnicos como a produtividade da indústria, a variação de custos dos insumos e a concorrência dentro do setor, além da inflação do período.”

População reclama de demora em ônibus da Joafra

joafra

Imagine passar mais de uma hora esperando um ônibus… Essa tem sido situação recorrente para quem pega o ônibus Petrolina/Juazeiro, da Joafra. Se acordo uma leitora que entrou em contato com o nosso blog, a demora que antes de 40 à 50 minutos no ponto de ônibus, aumentou para mais de uma hora.

Segundo ela, tem sido contantes os atrasos depois que aumentou a rota. “Eu estou no ponto há mais de uma hora esperando o ônibus. Ficou pior com o itinerário passando pelo shopping de Juazeiro”, reclama a passageira.

A redação do blog solicitou nota aos órgãos fiscalizadores de Petrolina e Juazeiro, mas ainda não obteve resposta.

Servidores municipais param atividades nesta quinta para acompanhar sessão

walber lins

O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp), Walber Lins, concedeu entrevista esta manhã (30) para o Blog Waldiney Passos e abordou temas como a campanha salarial dos servidores e a proposta oferecida pelo município as categorias. Para ele, o ajuste de 5% é muito abaixo do que merece o funcionalismo público.
“O salario base dos servidores não vai chegar nem ao salário mínimo, fica num extremo descontentamento, por que a categoria de longe, não enxerga isso como um ajuste, ela enxerga isso de certa forma como uma condição aviltante, não merecedora, não valorizadora do servidor público municipal. “
Ele ressaltou que uma das características motivacionais para ingressar em cargo público é o salário “se você não tem o reconhecimento dessa remuneração, se você não é bem remunerado, você também não é bem reconhecido. Seu serviço não se entende como bem reconhecido”.
E avisou que amanhã haverá paralisação, em regime de assembleia, para que todos os servidores possam ir a Câmara municipal acompanhar a votação da proposta do executivo. O projeto foi retirado de pauta na última terça-feira (29), segundo walber,  a pedido do sindicato por haver pontos que não foram discutidos.

O presidente afirma que o canal de diálogo entre o sindicato e o município continua aberto, mas caso o governo municipal não se sensibilize e faça a mudança no reajuste, mantendo sua atual posição, os servidores junto com o sindicato podem chegar a um estado de greve “se não houver a gente vai começar realmente conduzir toda sistemática de paradas e se não houver uma discussão e um fechamento em cima da revisão anual geral, podemos chegar a uma situação extrema”. afirmou Walber Lins.

Mobilização pela democracia será realizada amanhã

ari cardona

Na manhã desta quarta-feira (30), em entrevista ao Programa Bom dia Vale na Rádio Jornal, o professor doutor da Universidade Federal do vale do São Francisco (Univasf), Aristóteles Cardona, falou sobre o papel do movimento da Frente Brasil Popular. Segundo ele, a função principal é união. “[Nosso papel] trazer unidade para que todos esses movimentos, sindicatos, organizações, pudessem pautar em comum questões para o bem do nosso povo, para o bem do nosso país” afirmou Cardona.

Ele finalizou convidando a população da região, e em especial de Petrolina, para participar de mais um ato em defesa da democracia, e que qualquer pessoa pode participar independente de partidarismo, “no dia 18 já contamos com a participação de pessoas que não faziam parte de nenhum movimento, mas que por mais críticas que tenham ao governo em alguns setores, e qualquer governo não está imune a isso, mas estava lá em defesa da democracia, em defesa da legalidade.”

O ato ocorre amanhã (31), a partir das 15 horas, na praça do Bambuzinho, faz parte das ações de Mobilização Nacional contra o Golpe. Em Petrolina, o evento é o encerramento de uma programação do movimento Frente Brasil Popular que teve início em 25 de março.

Após pressão de pais de alunos, colégio afasta 7 pessoas

beatriz

Depois da entrevista concedida pelo promotor Carlan Carlo, do caso Beatriz ao nosso Blog e a coletiva com delegado Marceone Ferreira e o perito Gilmário Lima, os pais de alunos do Colégio Nossa Senhora Auxiliador se mostram mais inseguros e temerosos sobre a segurança dos filhos na instituição. Isto, por ter sido levantada a informação da possibilidade de suspeitos de cometerem o crime brutal, ainda fazerem parte do quadro de funcionários da escola.

mobilização auxiliadora

Diante disso, pais e responsáveis  resolveram se mobilizarem e exigirem uma posição da escola com relação a possíveis riscos que os filhos possam estar expostos.

Antes mesmo da mobilização ocorrer, o colégio convocou uma reunião com os responsáveis por crianças que estudam na instituição nesta manhã, que teve a participação de Glaílson Ribeiro de Fortaleza, no Ceará, um dos advogados da escola.

O blog Waldiney Passos obteve a informação que foi afirmado aos pais e responsáveis presentes que 7 pessoas foram afastadas da instituição, como medida preventiva.

A assessoria de comunicação do colégio  informou ao Blog ainda, que o advogado irá conceder entrevista logo mais à tarde.

Pais protestam em frente ao Colégio Auxiliadora

mobilização auxiliadora

Pais de alunos do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora resolveram protestar na manhã desta quarta-feira (30), após saberem através da mídia, que possíveis envolvidos na morte da menina Beatriz Mota, ainda trabalham na escola.

Os pais questionam a segurança que os filhos possam estar submetidos no colégio e pedem um posicionamento da instituição.

Comissão Especial de Acompanhamento aos Casos de Microcefalia visita HDM nesta quinta

Hospital Dom Malan 1

Nesta quinta-feira (31), às 14h30, os deputados Socorro Pimentel (PSL), Simone Santana (PSB), Odacy Amorim (PT), Lucas Ramos (PSB) e Miguel Coelho (PSB), membros da Comissão Especial de Acompanhamento aos Casos de Microcefalia, visitarão o Hospital Dom Malan, em Petrolina, para acompanhar de perto o atendimento às gestantes e às crianças com a doença, para que seja repassado ao governo e à Secretaria Estadual de Saúde as demandas do hospital, que dá suporte ao Sertão do Estado.

Sobre a Comissão

Diante do crescente número de casos da malformação congênita no Brasil, especialmente em Pernambuco, foi criada, na Assembleia Legislativa, no final de 2015, a Comissão Especial de Acompanhamento aos Casos de Microcefalia. O principal objetivo é visitar os hospitais, fundações e unidades de saúde de todo o Estado para que seja feito um levantamento do apoio e do atendimento oferecidos pelo governo às mães e aos bebês com a microcefalia. Ao final dos trabalhos, será enviado à Secretaria Estadual de Saúde tudo o que foi observado durante as visitas e o que pode ser feito para a melhoria dos atendimentos.

Juazeiro sedia II Encontro Nacional dos Advogados do Sertão

Evento-Conselho-federal

A cidade de Juazeiro, no norte da Bahia, sedia nos dias 30 de junho e 1º de Julho, o II Encontro Nacional dos Advogados do Sertão, realizado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

Serão abordados temas como: Advocacia e Cidadania no Sertão; Novo Código de Processo Civil; Velho Chico no Imaginário Popular; Processo Judicial Eletrônico (Pje); Defesa das Prerrogativas e Igualdade de Gênero; Advocacia na Mediação e Arbitragem e a Defesa da Constituição- Desafios e Perspectivas.

Remoção de abelhas deve ser concluída nesta quarta-feira

Ilha do Fogo

Na última terça-feira (29), foi iniciado o processo de retirada do enxame que ocasionou o fechamento, temporário, da Ilha do Fogo. A ação, coordenada pela Secretaria-Executiva de Turismo, conta com o apoio do Corpo de Bombeiros e da mestra Eva Mônica, professora do curso de Zootecnia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

A operação envolveu também dois estudantes de Zootecnia e Engenharia Agronômica da Univasf, o subcomandante, Major Weltman, tenente Almery Edmário, cabo Luna e soldado Geusicarlos.

 O processo da retirada das abelhas será finalizado nesta quarta-feira (30) devido a dificuldade de acesso ao local do enxame. A excisão não envolve extermínio e sim o manejo produtivo ao extrair a abelha rainha para dispersar as operárias. As abelhas são os principais agentes polinizadores para o meio ambiente. Após serem retiradas do Balneário, os insetos serão encaminhados para UNIVASF.

Segundo o secretário-executivo de Turismo, Iuric Pires, a Ilha do Fogo é um ambiente propício para a existência de abelhas. “Na Ilha temos flores, sombra e água, ambiente perfeito para as abelhas, afinal é seu habitat. Monitoraremos toda a área para observar a presença de novos enxames e evitar outros incidentes”, afirma o secretário, endossando a necessidade de que os usuários se conscientizam sobre a necessidade de preservar todo o território do balneário e os animais que lá vivem. “É de extrema importância que os usuários se conscientizem que a Ilha é um espaço que precisa ser preservado, inclusive preservando a convivência com a vida nativa da flora e fauna”, reforça. Segundo Iuric, a previsão é que a Ilha seja reaberta já nesta quinta-feira (31).

Entenda o caso

No domingo (20) banhistas foram atacados por abelhas na Ilha do Fogo e com a autorização da Prefeitura de Petrolina, os portões da ilha foram fechados para a segurança da população e solucionar o problema. De acordo com relatos de testemunhas, o ataque ocorreu logo após um grupo de usuários da Ilha terem atingido o enxame que ficava na parte superior do balneário.

Com informações Ascom

Exclusivo: 2ª parte da entrevista com o promotor de justiça Carlan Carlo sobre o caso Beatriz

Carlan Carlo 2

Na segunda parte da entrevista sobre o caso Beatriz, o promotor de justiça Dr. Carlan Carlo da Silva comenta o fato do Colégio Maria Auxiliadora ter permitido a circulação de pessoas no local do crime logo após a ocorrência do fato, explica o porquê do silencio do Ministério Público até agora e se este pode ser considerado um crime perfeito.

Isenção de ICMS sobre diesel para transporte público é defendida Assembleia Legislativa de Pernambuco

Miguel Coelho 02

A proposta de isentar do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) o óleo diesel utilizado no transporte público do Interior de Pernambuco foi defendida pelo deputado Miguel Coelho (PSB), no Grande Expediente desta terça (29). Ele é autor do Projeto de Lei nº 738/2016, distribuído pela manhã na Comissão de Justiça, o qual prevê uma alteração na Lei nº 10.259/1989, zerando a alíquota que atualmente é de 8,5% para municípios com serviço regulamentado.

“Nossa ideia é que essa iniciativa barateie os custos e, consequentemente, o valor das passagens para os usuários de coletivos de cidades como Caruaru, Garanhuns e Petrolina. Ainda pode permitir que se invista na qualificação do serviço prestado”, alegou o parlamentar. Para Coelho, a mudança viria “corrigir uma negligência”, uma vez que a isenção de ICMS para empresas de ônibus que atuam na Região Metropolitana do Recife já é garantida. “Não é justo e fere o princípio da isonomia”, disse.

O deputado ressaltou que o desconto no ICMS oferecido recentemente pelo Governo do Estado para as empresas que compram diesel no Complexo Industrial Portuário de Suape não tem impacto sobre Petrolina. “Para quem está a 750 quilômetros do Porto, é melhor comprar em Salvador, mesmo pagando a diferença tributária”, acredita. Ele registrou também que não consistiria em uma renúncia vultosa para os cofres públicos e defendeu a autonomia do Legislativo para tratar de temas de impacto financeiro. “Não podemos ser um Poder coadjuvante”, acrescentou.

O discurso recebeu apartes dos deputados Odacy Amorim (PT), Júlio Cavalcanti (PTB), Tony Gel (PMDB), Sílvio Costa Filho(PRB) e Waldemar Borges (PSB), todos em apoio ao mérito do PL. “Se a RMR tem direito, por que não o Interior? Nossa região fica mais distante, o transporte do combustível já é mais caro, então nada mais pertinente”, observou Cavalcanti. Contudo, houve divergências quanto à prerrogativa do Executivo em legislar sobre o tema, de forma privativa. “O projeto pode ser transformado em uma indicação, já que a Constituição reserva ao Estado a iniciativa sobre matéria de renúncia fiscal”, ponderou o vice-líder do Governo, Tony Gel.