Ilha do Fogo é reaberta após remoção de abelhas

Ilha do Fogo

A Ilha do Fogo, balneário localizado entre as cidades de Petrolina-PE e Juazeiro-BA, já pode ser visitada pela população de ambas as cidades. A ilha, que estava fechada desde o dia 20, precisou ser interditada para processo de retirada de um enxame que causava riscos a banhistas e frequentadores do espaço.

A intervenção, coordenada pela Prefeitura de Petrolina, foi finalizada através de parceria da gestão municipal com Corpo de Bombeiros e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). De acordo com os responsáveis pela ação, os insetos foram retirados do local, sem a necessidade de exterminá-los. “Tudo aconteceu de maneira a resguardar a segurança da população mas também a vida das abelhas, que são nativas daquela região. Precisamos promover a consciência de que homem e natureza podem conviver harmoniosamente”, avalia Iuric Pires, secretário-executivo de Turismo.

A secretaria ressalta que o isolamento da Ilha do Fogo foi necessário para a segurança dos banhistas, ambulantes e servidores da Guarda Municipal. Os trâmites para conseguir apoio e buscar uma solução que preservasse, também, as abelhas foi demorado devido a falta de disponibilização de alguns apicultores – que a pasta de Turismo entrou em contato – para realizar a remoção.

Paulo Valgueiro deixa cargo na AMMPLA para concorrer nas eleições municipais

paulinho-valgueiro

O diretor-presidente da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), Paulo Valgueiro, que é pré-candidato a vereador, deixa o cargo para poder concorrer a uma vaga na Câmara Municipal de Vereadores de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, em 2016.

As pessoas que pretendem se lançar candidatos nas eleições municipais devem observar os prazos e regras para participarem da disputa. Caso contrário, serão considerados inelegíveis, de acordo com a Lei Complementar nº 64/1990 (Lei de Inelegibilidades).

Abril é o prazo limite para deixarem às funções, de acordo com a legislação eleitoral. “Por isto Vou me desincompatibilizar e o trabalho continua para toda equipe e para quem estiver à frente da AMMPLA para dar continuidade ao que a gente planejou e realizou até agora”, disse Paulo.

Nos próximos dias o nome do novo diretor presidente da AMMPLA será comunicado.

Aprovado projeto que reajusta salário dos servidores municipais de Petrolina

Câmara Municipal de Petrolina

A matéria foi exaustivamente discutida pelos vereadores de Petrolina na manhã/tarde desta quinta-feira (31), por volta das 13h45, o projeto enfim foi votado e aprovado por 17 x 0, com uma emenda de autoria do vereador Manoel da Acosap incluindo o aumento para todas as categorias.

Camara Municipal de Petrolina

O percentual de 10,67% de reposição da inflação reivindicado pelos servidores foi aprovado, sendo  5% de aumento imediato retroativo ao mês de janeiro e 5,67% escalonado a partir de primeiro de julho.

PSB realiza mais uma edição da Agenda 40 em Petrolina

12932962_1323499221000289_2708900420744389225_n

O presidente do diretório do PSB em Petrolina, deputado estadual Miguel Coelho, postou nesta quinta-feira (31), nas redes sociais o convite para realização de mais edição da Agenda 40 na cidade.

“Hoje, o João de Deus será palco do debate das propostas que ajudarão na formação de uma nova Petrolina. A partir das 19h, eu, lideranças e moradores estaremos reunidos na Rua 55, em frente à Escola Eneide Coelho Paixão Cavalcanti, para discutir e ouvir a opinião de todos. Participe você também!”, postou Miguel.

Recadastramento do cartão BIP começa nesta sexta-feira

mobi onibus

A partir desta sexta-feira (1º), o Mobi Petrolina inicia o recadastramento para utilização dos cartões BIP (Bilhete Integrado de Petrolina). Estudantes e idosos acima dos 65 anos precisam comparecer a uma das lojas BIP que funcionam no Expresso Cidadão (River Shopping) e no Centro da cidade, situada à Rua Barão do Rio Branco, 719. O prazo termina no dia 30 de junho, mas é importante que seja realizado o quanto antes, para evitar filas de última hora. O recadastramento é gratuito.

Estudantes precisam apresentar RG, CPF, comprovante de residência, carteira estudantil 2016 e comprovante de matrícula, para terem o cartão BIP revalidado. Já para os idosos, ocorrerá a entrega dos cartões de gratuidade, já que muitos foram cadastrados no trabalho iniciado no ano passado. No entanto, ainda há idosos que não compareceram. “O cadastro é necessário, pois a partir de 1º de julho os idosos poderão passar a catraca e viajar junto aos familiares, além de terem mais assentos à disposição. Por esses motivos, o cartão BIP Melhor Idade deverá ser utilizado no momento do embarque”, explica a gestora do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Passageiros do Vale do São Francisco – Setranvasf, Josiclea Rodrigues. Os idosos acima de 65 anos que ainda não se cadastraram precisam apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

O recadastramento para estudantes e idosos também é necessário porque a partir deste ano a identificação passa a ser biometricamente facial e não mais pela digital. “Registramos algumas reclamações de usuários de que o suor excessivo nos dedos por muitas vezes dificultava o reconhecimento da digital no momento do embarque. Avaliamos diversas maneiras de melhorar o sistema e agora o reconhecimento será a partir de uma foto, que será coletada no momento do recadastramento. Esse também é outro motivo importante para que a população compareça no prazo citado”, informa Josiclea Rodrigues. Após o dia 30 de junho, quem não houver se recadastrado terá o cartão BIP bloqueado. O cartão será reabilitado assim que o usuário comparecer a uma das lojas BIP, apresentando a documentação necessária (citada acima).

Funcionamento – A loja BIP no Expresso Cidadão do River Shopping funciona de segunda a sábado, das 8h às 20h. Já a do Centro da cidade, que fica na Avenida Barão de Rio Branco, 719, funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h30 e aos sábados, das 9h às 12h. Para outras informações, está disponível o telefone (87) 3862-1911.

Com informações Ascom

Em assembléia servidores municipais de Petrolina decidem pelo aumento de 5% em seus salários

Walber Lins

Walber Lins / Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp)

Reunidos em assembléia durante a sessão da Câmara Municipal de Petrolina desta quinta-feira (31), os servidores municipais deliberaram pela proposta de manter os 5% de aumento imediato em seus salários com o retroativo a janeiro e os  5,67% restantes do total de 10,67% de reposição da inflação, reivindicados, seria pago de forma escalonada a partir de primeiro de julho.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp), Walber Lins, o sindicado vai acompanhar de perto as finanças mediante o incremente do R$ 14 milhões. “Esse escalonamento vai ser dado proporcionalmente ou em um todo a depender da situação dos R$ 14 milhões de incremento da receita”, assegurou.

Em relação as categorias com leis específicas Walber Lins disse que o sindicato deve conduzir a situação da revisão anual.”Se a revisão anual não foi prevista, há uma perspectiva realmente da gente trazer uma condição indenizatória para todos os servidores da revisão anual geral não somente deste ano, mas dos últimos cinco anos, quem não recebeu a gente vai conduzir para isso”, afirmou.

“Além disso as próprias categorias específicas, salve engano, existem alguns projetos de categoria de leis específicas, a exemplo dos procuradores hoje, que poderia ser realmente construído com perspectiva dos procuradores e das demais categorias de lei específica”, acrescentou Walber Lins.

O projeto continua em discussão na Casa Plínio Amorim, prologando, inclusive, o horário de realização da sessão.

Corpo de Bombeiros de Petrolina troca de comando segunda-feira

corpo de bombeiros petrolina
Na próxima segunda-feira (04) será realizada a troca de comando do 4º Grupamento de Bombeiros de Petrolina. Estava à frente, há 12 anos, da instituição o Tenente Coronel Luiz Claudio Santana Pimentel e agora, assume o Tenente Coronel Luciano Alves Bezerra da Fonseca, que atualmente é comandante do Grupamento de Bombeiros de Salgueiro.
A cerimônia inicia às 19h30 e estarão presentes na solenidade o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, o Diretor Integrado do Interior, além de autoridades militares, civis e convidados.
O Tenente Coronel Luiz Claudio estará assumindo a partir do dia 05 o cargo de Comandante do Grupamento de Atendimento  Pre-Hospitalar, na cidade do Recife.

Câmara homenageia mulheres de Petrolina em sessão solene nesta quinta-feira

Maria Elena

As mulheres do Vale do São Francisco serão homenageadas na noite desta quinta-feira (31) pela Câmara Municipal de Petrolina. A solenidade, prevista para às 19h30, ainda é em alusão ao dia internacional da mulher comemorado no último dia (8).

Os vereadores indicaram duas mulheres para serem homenageadas, exceção de Maria Elena e Cristina Costa que indicaram quatro.

“Convidamos toda a população para esse momento solene. Depois de dois anos, enfim, essa Casa voltou a realizar essa sessão tão importante de reconhecimento as nossas mulheres que contribuem para o desenvolvimento de Petrolina”, comentou Maria Elena.

Aula inaugural do FATI será nesta sexta

idoso estudante

Será realizada nesta sexta-feira (01) a aula inaugural da Faculdade Aberta a Terceira Idade (FATI) da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) do primeiro semestre de 2016. O projeto de extensão oferece cursos gratuitos de conhecimento básico em Direito, Educação Ambiental, Turismo, Saúde, Inglês, Inclusão Digital, Recreação e Lazer, e Empreendedorismo.

O projeto tem o objetivo de envolver pessoas com mais de 50 anos no ambiente acadêmico e, através desse aprendizado, gerar novas oportunidades. As aulas são ministradas por alunos da Facape e da Universidade de Pernambuco (UPE) e acontecem uma vez por semana.

A aula inaugural será realizada no auditório principal da autarquia, a partir das 8h30. Podem participar da solenidade estudantes (pessoas com mais de 50 anos) da FATI, seus familiares, professores parceiros e monitores.

Programa ‘Aniversário Saudável’ inicia neste sábado

Começa neste sábado (02) o primeiro “Dia D” do Programa Aniversário Saudável com os aniversariantes do mês de abril para realizar seu check up. Os contemplados foram convidados pela equipe do Call Center e o atendimento acontecerá nas Unidades de Saúde, das 8h às 14h.

“O check up acontece aos sábados duas vezes por mês e atende os aniversariantes de cada mês, que estão cadastrados no programa. É importante que as pessoas não faltem, pois o objetivo da gestão Julio Lossio é proporcionar mais saúde no mês do aniversário de cada petrolinense”, afirmou a secretária de Saúde, Lucia Giesta.

O programa Aniversário Saudável é uma inciativa da gestão Julio Lossio que visa reduzir a mortalidade por doenças cardiovasculares (hipertensão e diabetes), câncer de mama, câncer de colo do útero e câncer de próstata, garantindo longevidade com qualidade de vida.

Com informações de Ascom

Vereador Alvorlande Cruz se despede da Câmara Municipal de Petrolina

Alvorlande Cruz.

Foto / Waldiney Passos

Após assumir por três anos seguidos o mandato de vereador em Petrolina-PE no lugar do titular Major Enfermeiro, que assumiu neste período um cargo de assessoria do prefeito Júlio Lossio, o suplente Alvorlande Cruz se despediu na sessão desta quinta-feira (31) da Casa Plínio Amorim prometendo voltar em breve.

Em uma fala sucinta Alvorlande agradeceu a todos os colegas vereadores pelo trabalho realizado nestes últimos anos, não somente aos da situação, bancada da qual fez parte, mas também os da oposição com quem travou importantes discussões sempre no campo da argumentação, do diálogo.

Diversos vereadores enalteceram a importância do trabalho realizado e desejaram boa sorte a Alvorlande Cruz nas próximas eleições.

Na sessão da próxima terça-feira (05) o vereador Major Enfermeiro retomará sua cadeira na Casa, resta saber a quem o edil vai servir se ao senador Fernando Bezerra (PSB) ou ao prefeito Júlio Lossio (PMDB).

MCC e APAMI cancelam este ano festa do Forró do Beco

O Movimento de Combate ao Câncer (MCC) e a Associação Petrolinense de Amparo a Maternidade e a Infância (APAMI), resolveram cancelar, este ano, a realização do Forró no Beco.

Os organizadores do evento justificam a crise econômica por que passa o país como o principal motivo da decisão. “Maior do que a necessidade de recursos para adquirir medicamentos, para os nossos doentes, é a preocupação com um insucesso financeiro”, afirma a nota.

Forró do beco

Câmara: reajuste salarial dos servidores municipais deve ser votado nesta quinta

Câmara Petrolina

A Câmara Municipal de Petrolina vota na manhã desta quinta-feira (31), três projetos, sendo dois do Legislativo e um de Executivo. Entre eles, dois projetos de  Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Dom Malan, dos vereadores Geraldo da Acerola (PT) e Zenildo Nunes (PSB).

Mas a matéria que deve movimentar a sessão nesta quinta, deve ser o Projeto de Lei do Executivo que entre os pontos principais,  aborda o reajuste salarial dos servidores municipais. Ontem (30) no programa Bom Dia Vale, o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp), Walber Lins, informou que que hoje seria parada para os servidores do município, para que eles possam acompanhar a sessão da Câmara e consequentemente, a votação do projeto de interesse da categoria.

Secretaria de Saúde de Petrolina anuncia vaga para médico

 

medico

Por meio de nota, foi anunciada vaga para médico clínico geral para o município, pela Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS). A demanda seria devido à expansão de cobertura de Saúde da Família, há vaga para médico clínico geral para atuar nas Unidades de Saúde do município.

Os interessados devem deixar seu currículo no setor da Atenção Básica que fica na Secretaria, localizada na Avenida Fernando Góes, 537, Centro, das 8h às 13h. Para outras informações entrar em contato através do telefone (87) 3866-8577.

Termina nesta quinta-feira prazo para recadastramento biométrico em Pernambuco

31/03/2014. Credito: Teresa Maia/DP/D.A.Press - TRE-PE na Av. Rui Barbosa registra filas no ultimo dia de cadastramento biometrico.

Este ano, 36 municípios pernambucanos participam da revisão do eleitorado com recadastramento biométrico. Nas eleições de outubro, os eleitores dessas cidades só poderão votar se estiverem regularizados com a Justiça eleitoral. Quem não realizar o procedimento até hoje (31) terá sua inscrição eleitoral cancelada.

Sem a inscrição, o eleitor fica impedido de realizar uma série de atividades, entre elas assumir emprego, efetuar matrículas em instituições de ensino, solicitar empréstimos, regularizar CPF e renovar passaporte. Para a regularização, é preciso comparecer a um cartório ou a uma central eleitoral. Em algumas cidades, é preciso fazer o agendamento do recadastramento.

Entre 2008 e 2014, outras 47 cidades pernambucanas passaram pelo recadastramento. O objetivo é regularizar a situação do eleitorado por zonas, além de garantir eleições mais seguras devido ao ingresso da tecnologia biométrica. A previsão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é de que até 2018 todo o estado tenha passado pelo processo.