Deputado Odacy Amorim reforça compromisso com interior de Petrolina em posse de novos presidentes de associações

oie_4112341xpnZl6L2

A atenção e o compromisso com a zona rural de Petrolina por parte do deputado estadual e pré-candidato a prefeito, Odacy Amorim, PT, são reforçados constantemente como sempre fez em sua vida pública. E neste final de semana, isso ficou ainda mais evidenciado quando Odacy fez questão de prestigiar as posses dos novos presidentes das associações comunitárias de Baixa Alegre e do N-11 do perímetro irrigado Senador Nilo Coelho. Os eventos ocorreram no sábado, dia 2.

Em Baixa Alegre, Odacy frisou no seu discurso, as ações que fez quando prefeito da cidade para o interior, a exemplo de programas como o Bolsa Água que dignificou mais a ação de carros pipas nas comunidades. Como deputado mais votado de Petrolina, o compromisso de Odacy Amorim é buscar meios para melhorar a vida do interior, ampliando as condições das famílias de se manter em seus lugares com mais dignidade.

“Seja através de emendas que temos direito como deputado, destinando para ações no interior, ou de solicitações e cobranças junto às autoridades, tenho feito do nosso mandato um instrumento permanente de conquistas para a população da zona rural de nosso município”, discursou o parlamentar.

Em Baixa Alegre. Odacy prestigiou a posse de Nilberto Valdomiro. Antes de Baixa Alegre, o deputado marcou presença também na posse de Cleide Matos, a nova presidente da associação do N-11, na área irrigada de Petrolina.

Em cima da notícia, a coluna mais esperada da semana

JÚLIO-EXPLESSÃO-PREOCUPADOO escolhido 

Sem muitas novidades oito secretários se desincompatibilizaram de seus cargos para disputar a vaga de pré-candidato a prefeito nas eleições municipais de outubro. Em encontro feito a portas fechadas, Júlio Lossio afirmou que um desses será o escolhido: Célia Regina Carvalho (Cidadania), Heitor Leite (Educação), Tio Julinho (Finanças), Lúcia Giesta (Saúde), Marcelo Cavalcanti (Cidade), Newton Matsumoto (Ciência e Tecnologia) e Orlando Tolentino (Governo), além do vereador Edinaldo Lima (PMDB).

Um dos três

Heitor Leite, Lucia Giesta, Tio Julinho

Uma fonte próxima ao prefeito disse que apesar do grande número de secretários afastados a disputa para ser o candidato de Julio está mesmo entre Lúcia Giesta, Cel. Heitor Leite e Tio Julinho, os outros são apenas para embolar o meio do campo. façam suas apostas!

Rumo a Câmara

Também se desincompatibilizaram os secretários executivos: Raimundo Nonato (Desenvolvimento Rural) e Robson Rocha (Juventude) e o diretor-presidente da Ammpla, Paulo Valgueiro, eles vão disputar uma vaga de vereador em Petrolina.

Novos secretários

Nesta Segunda-feira (4) o prefeito Júlio Lossio anuncia os nomes que irão preencher as vagas nas pastas deixadas pelos ex-secretários. Comenta-se, no entanto, que praticamente cada secretário deixou certo o nome do substituto. O ato de posse dos novos titulares será às 10h da manhã, no gabinete do prefeito Júlio Lossio.

Major EnfermeiroVoltando a realidade

Quem voltou a assumir o mandato na Câmara Municipal de Petrolina foi o vereador Major Enfermeiro, após alguns anos de licença, nesta terça-feira (5), ele já participa da sessão ordinária. Sobre o tempo em que esteve fora da Câmara ele disse que “pelo menos não sofreu o desgaste das brigas internas na Casa”, será?

Visto com o prefeito

Ontem (3) o vereador Major Enfermeiro foi visto em reunião com o prefeito Julio Lossio a quem serviu como assessor especial nos últimos anos dando lugar na Câmara ao colega Alvorlande Cruz, pelo andar da carruagem, enganam-se aqueles que colocam Major nas contas do grupo liderado pelo senador Fernando Bezerra Coelho, pelo visto ele está mesmo é com Julio!

Enlaçado

O deputado Miguel Coelho disse que o candidato do PSB a prefeito de Petrolina não será indicado pelo seu pai senador Fernando Bezerra e sim pelo governador Paulo Câmara e todo o partido. Como ficaria então o deputado Gonzaga Patriota que tem afirmado não votar de jeito nenhum em um nome apresentado por FBC? Sendo indicação do governador ele não pode negar o apoio, e agora?

luis vicente bertiPrefeito fraco em Sobradinho

O prefeito da cidade de sobradinho-BA,  Luiz Vicente Berti , que anda mal das pernas realizando uma péssima gestão, sofreu essa semana mais uma baixa entre seus aliados, desta vez foi o vereador Robson Cruz (Robinho do Posto, PSB), que pulou do barco. Na tribuna da Câmara ele declarou rompimento político com a gestão atual. Robinho foi aplaudido e recebeu as boas vindas dos vereadores Cícero Ronaldo (Batata, PEN), Adilson Ribeiro (PT), Manoel Messias (PV), Francisco Canindé (PRP) e Wilson José (Nino, PRB). Agora Luiz Vicente fica tendo minoria no legislativo com apenas 5, 6 são da oposição.

Wilson-Cota-agrideO todo poderoso

Assim pensa o prefeito de Casa Nova-BA, Wilson Cota (PMDB), semana passada ele foi pessoalmente derrubar um muro em um terreno particular de propriedade de ex-candidata a vereadora Savana, que o apoiou na última eleição, ao chegar ao local ela foi surpreendida com tamanha agressividade do gestor que a xingou e ainda deu um tapa na cara do primo dela o suplente de vereador em Petrolina conhecido como Miltinho da Paz, a violência do prefeito foi filmada e causou indignação em grande parte da população. É como dizem alguns populares o prefeito está levando a gestão no tapa mesmo. As duas vítimas vão levar Cota às barras da justiça.

Geomarco e JosimaraBarbas de molho em Dormentes

Com essa o prefeito de Dormentes, candidato a reeleição, Roniere Reis (PMDB),  não contava, o que era apenas boato começa a tomar corpo de vez. No último sábado (2), o ex-prefeito Geomarco Coelho (PSB) esteve reunido com Josimara Cavalcanti (PTB) e o cardápio pode ter sido esse assunto, apesar deles terem  afirmado que o motivo do encontro teria sido o posicionamento da oposição na Câmara de Vereadores já que ambos os grupos têm 4 vereadores cada, na Casa Legislativa.

Com medo do desgaste do PT

O Prefeito de Custódia Luiz Carlos Gaudêncio não quis conversa, percebendo o momento ruim por que passa o Partido dos Trabalhadores envolto em vários escândalos de corrupção e na iminência do impeachment de Dilma ser aprovado na Câmara Federal, ele caiu fora, pulou do barco antes que afunde, e se filiou ao PTB na última sexta-feira.

CURTAS

Vou de PSDB

O PSDB ganhou um novo filiado e pré-candidato a vereador de Petrolina, trata-se do comerciante Laudenor Bezerra, ( Lau ), a ficha dele foi abonada pelo presidente estadual do partido deputado Antônio Morais e pelo presidente municipal Guilherme Coelho.

Convite Missa de 7° Dia

A família de seu Júlio Andrade convida todas as lideranças comunitárias para a missa de sétimo dia que será realizada nesta segunda- feira, às 19hs na Igreja Católica do Jardim Amazonas.

Preço da gasolina vai cair

Hoje (4) a Petrobras deve anunciar a queda nos preços da gasolina e do diesel. Os estudos estão prontos e baseiam-se nas quedas do consumo (9% 2015 e 11% em janeiro) do preço do barril de petróleo e do dólar. E, claro, ajuda a criar uma agenda positiva num momento de extrema dificuldade para o governo.

Preço da conta de luz vai aumentar

Dia 29, entra em vigor o reajuste anual da conta da Celpe o qual deve refletir a alta dos preços nos últimos 12 meses. A alta da inflação ficou em 10,36%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo IBGE.

Missa no Capim lembra um ano da morte do radialista Carlos Augusto

Missa Carlos Augusto

Missa do Capim celebra um ano de Carlos Augusto (Foto: Isa Mendes/TV Grande Rio)

Cerca de mil vaqueiros se reuniram neste domingo (3) no Povoado do Capim, na Zona Rural de Petrolina, no Sertão pernambucano, para celebrar um ano da morte do radialista Carlos Augusto, um dos grandes defensores da cultura nordestina. Uma data que é uma mistura de saudade e alegria pela permanência da tradição da Jecana Oficial do Brasil, uma festa criada pelo radialista para preservar a vida do jumento, um animal típico da região e que já quase foi extinto.

A festa já está na 45ª edição. Tinham vaqueiros de várias cidades e idades. Eles fizeram a primeira parada para um café da manhã debaixo na Ponte do Boqueirão, no povoado e relembravam inúmeras histórias sobre o idealizador da Jecana.

Ao chegarem para a missa, os vaqueiros encontravam admiradores e familiares de Carlos Augusto, que os receberam para a celebração religiosa. Quem comandou as homenagens ao radialista foi a filha Maíra Mousinho, que estava a cavalo.

A missa foi celebrada em frente à igreja do Capim pelo padre José Guimarães. O coral aboio de Serrita, também no Sertão pernambucano, animou a festa. Um dos momentos mais emocionantes foi quando a filha entregou ao religioso o gibão que pertencia a Carlos Augusto.

Um ano de morte

O radialista Carlos Augusto Amariz Gomes faleceu no dia 2 de abril de 2015, aos 74 anos, após uma parada cardíaca. Ele ficou internado algumas vezes em um hospital particular. O velório aconteceu na Câmara de vereadores de Petrolina.

Com informações do G1/Petrolina.

Unidades prisionais de Petrolina, Salgueiro e Arcoverde recebem ações de controle ao contágio de tuberculose

tuberculose-aula-1-728

Na última sexta-feira(1), foram expedidas para os municípios de Petrolina, Salgueiro e Arcoverde, recomendações do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), para que a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) e as Secretarias Municipais de Saúde adotem as providências de prevenção e controle do contágio da tuberculose na Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes e na Cadeia Pública Feminina de Petrolina, no Presídio Advogado Brito Alves em Arcoverde e no Presídio de Salgueiro.

A Seres deve exercer, permanentemente, ações que garantam a prevenção e o controle do contágio da tuberculose nessas unidades penitenciárias, com a realização da busca ativa, no mínimo, duas vezes por ano e ainda a obtenção de medicamentos em dose combinada para disponibilização nesses locais. Já os Conselhos Municipais de Saúde devem acompanhar a execução das recomendações, para o cumprimento regular do teor dos documentos. Já as Secretarias Municipais de Saúde devem normatizar projetos contra a disseminação da tuberculose, implementando medidas para o acompanhamento aos familiares do reeducando a fim de ser realizado o exame tuberculínico nestes, visando avaliar as pessoas que estiveram em contato direto com pacientes infectados.

 

SEE homologa nesta segunda-feira o resultado final dos estudantes classificados para o PGM 2016

 

Programa Ganhe o mundo

O cronograma das reuniões de orientação para o pré-embarque dos estudantes classificados para o intercâmbio no Programa Ganhe o Mundo (PGM) 2016 da Secretaria de Educação do Estado (SEE), será divulgado após a homologação do resultado final, previsto para esta segunda-feira (4).

Confira aqui a lista abaixo dos classificados de Petrolina:

LEIA MAIS

Senador Fernando Bezerra se reúne com professores em Petrolina

Fernando Bezerra

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) participou neste sábado (2) de um encontro com professores em Petrolina. A agenda foi articulada pelo deputado estadual Miguel Coelho (PSB) e reuniu profissionais do Instituto Federal, UNIVASF, escolas particulares, redes Estadual e Municipal, FACAPE, Escola Ana Nery, UNEB e Universidade de Pernambuco (UPE). Durante o debate foram apresentadas sugestões para melhorar a qualidade da educação na cidade.

Saudades eternas do radialista Carlos Augusto

carlos-augusto-2

À caatinga não morre fácil, é resistente, forte, firme, a característica dessa vegetação nordestina se assemelha ao legado e história do radialista Carlos Augusto. Há um ano atrás a região chorava a morte desse grande comunicador, pioneiro na radiodifusão do Vale do São Francisco, hoje (2) nos entristecemos com o aniversário de sua morte.

Carlos-augusto 01

Apaixonado pela cultura do povo nordestino tinha um jeito único e natural de defender nossa gente, defendia o povo, os animais e nossas tradições com a firmeza e simplicidade de um autêntico caatingueiro.

carlos-augusto (4)

Felizmente o legado de um homem se eterniza, sua história está para sempre gravada em nossos corações. Quando acordo todos os dias parece que estou ouvindo a voz do nosso professor, paladino da comunicação, é um misto de saudade e alegria em saber que sua imagem continua viva em nossa memória.

carlos-augusto 7

Nossa homenagem ao grande vaqueiro da comunicação, ao professor e amigo de todas as horas. NOSSA SAUDADE!!!

carlos augusto 8

 

Deputado Miguel Coelho externa pesar a família de Williams Bartolomeu

Miguel Coelho 02

Através de nota enviada a imprensa o deputado estadual e presidente do diretório municipal do PSB de petrolina-PE, Miguel Coelho, apresentou os sentimentos de pesar pela morte do secretário de Governo de Lagoa Grande, Williams Bartolomeu, vítima de um acidente de moto na tarde deste sábado (02), nas proximidades do Ceape, Avenida Sete de Setembro.

Fiquei imensamente triste com a notícia da morte de Williams Bartolomeu. Jovem, competente, responsável e um dos melhores quadros da prefeitura de Lagoa Grande. Tinha um grande futuro pela frente.

Abraço a jornalista Monyk Arcanjo,sua esposa, na esperança de que o filho que ela espera possa nascer com saúde e em um ambiente de muito amor.

Que Deus o receba em sua infinita misericórdia.

Minha solidariedade a toda a família

Miguel Coelho

Deputado Estadual

Deputado Odacy Amorim lamenta morte de secretário de Lagoa Grande

Dep. Odacy Amorim

O deputado estadual Odacy Amorim (PT), se junta à família, parentes e amigos do secretário de Governo da Prefeitura de Lagoa Grande, Williams Bartolomeu. Williams foi vítima de acidente de morte na tarde deste sábado (02), nas proximidades do Ceape, em Petrolina.

“Lamento profundamente à morte deste jovem promissor. Me encontrava constantemente com Williams no aeroporto. Ele sempre muito educado e interessado em saber mais para desempenhar bem a função que resolveu abracar como integrante do governo do prefeito Dhoni Amorim. Williams era uma pessoa amiga. Espero em Deus, serenidade, fé e o conforto necessários aos familiares e a todos que conheciam Williams. Um momento de tristeza para nós também “, registrou Odacy.

Lei de reajuste dos servidores municipais é sancionada com veto

Sindsemp

A Prefeitura de Petrolina e o Sindicato dos Servidores Municipais – SINDSEMP finalizaram as discussões sobre a campanha salarial 2016. O executivo municipal ofereceu à classe um reajuste de 10,67%, proposta acatada por unanimidade pelos sindicalizados.

O percentual de reajuste salarial será repassado para os servidores de forma escalonada. 5% serão incrementados nos rendimentos dos funcionários municipais imediatamente, retroativo a janeiro de 2016 e em 1 de julho a Prefeitura fará um novo aporte nos salários dos servidores. No caso dos balancetes financeiros da gestão indicarem um incremento nas receitas internas de até R$14 milhões, o reajuste será de 5,67%, não alcançando este montante, o reajuste passa a ser proporcional.

O Projeto de Lei (PL) com a proposta estabelecida pelo Executivo foi apreciada pela Câmara de Vereadores e aprovada com emenda, ou seja, com sugestões de alterações no texto base. As indicações foram sugeridas pelos vereadores Manoel da Acosap, Ronaldo Souza e Persio Antunes, que sugeriram a retirada do artigo 2° do PL, que versa sobre categorias com leis específicas. A emenda parlamentar foi avaliada pelo setor jurídico da Prefeitura, que não encontrou bases legais para sua manutenção e procedeu o veto. O projeto foi sancionado pelo Executivo e já é lei.

Unidade Móvel de Atendimento Médico visitará a comunidade de Uruás nesta segunda

Equipe do CCZ

A equipe da Unidade Móvel de Atendimento Médico, programa da Secretaria de Saúde de Petrolina, visitará nesta segunda-feira (04) a comunidade de Uruás, zona rural do município. O atendimento começa às 8h e segue até atender todos os usuários.

Durante as visitas são realizadas consultas médicas, aferição da pressão arterial, dispensação de medicamentos, solicitação de exames e de consultas especializadas, caso necessária. Para ser atendido não é preciso agendamento, a comunidade só precisa ir ao encontro da equipe.

A Unidade Móvel de Atendimento Médico foi implantada na gestão Julio Lossio, em 2009, com o objetivo de facilitar e oportunizar o acesso aos serviços de saúde pelas comunidades que residem nas áreas mais distantes da cidade.

Conselheiras da mulher são homenagesadas pelo vereador Alvorlande Cruz com Medalha Josefa Coelho

alvorlande mulheres medalhas 1

A comenda é a principal honraria da Câmara de Vereadores para homenagear mulheres no mês dedicado à elas. Cada vereador indicou duas homenageadas e as conselheiras de mulher em Petrolina, Rosicleide Soares e Marlúcia das Neves Alves foram escolhidas pelo vereador Alvlorlande Cruz.

Rosicleide é presidente do Conselho da Mulher e estendeu a homenagem a todas as companheiras de trabalho.“É uma honra receber essa medalha. Temos conquistado muito como conselheiras, especialmente nos direitos e no enfrentamento da violência contra à mulher. Não vamos deixar de lutar e buscas apoio para continuar o trabalho. Agradeço ao vereador Alvorlande por essa homenagem tão importante”, disse.

Para Marlúcia, a homenagem foi muito especial. “Quando recebemos homenagens assim fica mais evidente que o empoderamento da mulher é o caminho que temos buscado. Nesse trabalho do Conselho, temos reforçado a busca da denúncia, porque a proteção já é garantida por lei. Nessa homenagem estamos representando todas as mulheres que fazem o papel de buscar ser mulher e conquistado cada vez mais seus objetivos”, afirmou Marlúcia.

Para Alvorlande, a ação das conselheiras é digna na defesa da mulher, esquecendo até sua família, por isso foi uma escolha de reconhecimento a essa luta. “Tive a oportunidade de conviver com uma das melhores mulheres do mundo que foi minha mãe, Dona Albertina. Portanto nada mais justo e confirmo que a grandeza da honra não consiste em merece-las, mas sim merece-las, portanto, então é justa a homenagem”, arrematou o vereador Alvorlande Cruz.

Nova equipe de governo de Júlio Lossio será apresentada na próxima segunda-feira

JULIO LOSSIO

É grande a expectativa em torno da nova equipe que deve compor o governo do prefeito Júlio Lossio já que vários secretário e servidores municipais se desincompatibilizaram  para disputar as próximas eleições municipais.

Durante o encontro do PMDB em Petrolina o prefeito já havia alertado que para vencer as eleições os novos secretários têm que trabalhar muito.

O ato de posse dos novos secretários será assinado às 10h da manhã, da próxima segunda-feira (4), no gabinete do prefeito, quando será concedida uma coletiva de imprensa.

Dos anjos mais uma na briga por uma cadeira na Câmara Municipal de Petrolina

DOS ANJOS

O prazo final para que os servidores municipais que pretendem disputar as próximas eleições em outubro se descompatibilizassem já nos dar uma ideia de quem está disposto a brigar por uma vaga na Câmara Municipal de Petrolina.

Entre os que entregaram os cargos está a servidora da AME-Policlínica Maria dos Anjos Fonseca, ex-secretária da Mulher. Nas redes sociais ela postou uma nota de agradecimento aos colegas de trabalho da unidade de saúde e afirmou está indo em busca de novos desafios.

“Tive o privilegio em conviver com vocês por mais de três anos… Foram anos de muito aprendizado, alegria, angústias, companheirismo e compromisso com nosso trabalho. Hoje está complicado desligar-me da nossa AME-Policlinica… Vou sentir tanta falta de vocês médicos, recepcionistas, arquivistas, enfermeiras e técnicas, psicólogos, fonoaudiólogas ASGs, administrativo, enfim de todos e todas que fazem a nossa AME e sobretudo os nossos pacientes. Mas, irei na certeza de que em nada mudará e que vocês sempre darão o seu melhor para que de fato a nossa AME seja uma referência. Estou me desligando… Estou indo em busca de novos desafios, sempre buscando algo que possa de fato transformar a vida das pessoas. Gostaria muitíssimo de poder sempre contar com a amizade de vocês… vocês que os tenho como minha FAMÍLIA… vocês que eu aprendi a amar respeitando as diferenças de cada um. Irei me afastar como gestora, mas, irei continuar vindo aqui vez por outra matar a saudade que já teima de chegar. Obrigada por fazerem parte da minha VIDA !!!!

Com carinho Dos Anjos