Deputado Adalberto Cavalcanti esclarece gastos com combustível

Adalberto Cavalcanti 03

“Se eu tiver que devolver dinheiro gasto com combustível todos também terão, pois todo mundo recebe essa ajuda”. A afirmação do deputado Adalberto Cavalcanti (PTB) foi feita na manhã desta terça-feira (5), ao participar do programa Bom Dia Vale da Rádio Jornal Petrolina.

Referindo-se ao inquérito de autoria do Ministério Público Federal (MPF) em Petrolina, que investigar o suposto uso indevido de verba parlamentar pelo deputado, Adalberto disse que entre fevereiro de 2015  e fevereiro de 2016 gastou R$ 67.675,00 praticamente o mesmo valor gasto pelo deputado Gonzaga Patriota (PSB), R$ 66.627,00 e Fernando Filho (PSB), R$ 62.563,00.

Adalberto acrescentou ainda que os deputados estaduais Lucas Ramos (PSB), Miguel Coelho (PSB) e Odacy Amorim (PT), também gastaram no período em média R$ 54.000,00, já que cada um tem direito a R$ 4.000,00 por mês para custeio dessa despesa com combustível. Para os deputados federais ele garantiu que o valor é de R$ 6.000,00/mês.

Por fim o deputado atribuiu à perseguição política a denúncia feita ao Ministério Público, por ser ele o pré-candidato a prefeito de Petrolina que está liderando as pesquisas na cidade.

 

 

Rosimari Ferreira assume a Secretaria das Cidades

rosimari ferreira

Com as proximidades das eleições, o troca-troca de funções públicas é comum nos municípios brasileiros. Aqueles que desejam concorrer a um cargo pela democracia do voto, não podem ocuparem certos postos dentro da administração pública, entre eles o de secretário. E é por este motivo que ontem (04) pela manhã, foi anunciado pelo prefeito Julio Lossio (PMDB) os nomes dos líderes de cada pasta.

Na Secretaria das Cidades quem assume é pernambucana, natural de Floresta, Rosimari Ferreira. A nova secretária tem formação técnica em Edificações pelo Instituto Federal de Petrolina, e conta no seu currículo com 22 anos como servidora do município, onde, nos últimos anos cumpriu atividades como diretora de Controle Urbano e Urbanismo.

Rosi substitui o ex-secretário Marcello Cavalcanti.

Campanha de Vacinação Antirrábica Animal começa neste sábado

vacina cão antirrábica

No próximo sábado (09), inicia a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica. A meta é vacinar pouco mais de 37 mil animais, entre cães e gatos, entre os dias 09/04 e 11 de junho.

No sábado, 09/04, o dia D acontecerá em cinco bairros, das 8h às 12h, com 8 pontos de vacinação. “Todo gato ou cachorro, que tenha mais de quatro meses de vida, deve ser imunizado contra a raiva. A doença pode ser fatal e a vacinação é uma das principais formas de prevenção”, alertou o médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses, Washington Luiz.

Na primeira semana da campanha 14 bairros serão visitados das 14h às 19h, somente no sábado que a visita acontecerá das 8h às 12h.  “Nossos profissionais vão circular em 98 localidades da cidade e é importante que a população fique atenta ao dia da visita. O objetivo da equipe do prefeito Julio Lossio é imunizar 100% da população canina e felina de Petrolina”, disse a diretora de Vigilância em Saúde, Amanda pereira.

A meta do município é vacinar 31.297 cães e 6.557 gatos, que corresponde a 80% da população canina e 100% dos felinos, respectivamente.

Pontos de Vacinação no dia D – 09/04

 Bairro                                 Local

Atrás da Banca                  Praça da Palmeira

Centro                                Praça da Algaroba e Praça do Galo

Cohab Massangano          Praça Central

José e Maria                      Praça Velha e Quadra

Vila Eduardo                     Escola Anísio Leão e AME Bernardino Campos Coelho

Paulo Lima candidato a vereador e com o apoio de Júlio Lossio

Paulo Lima PSL

Além de Pedro Norberto, ex-vereador com grande atuação legislativa na Câmara Municipal de Petrolina e que ainda não descartou a possibilidade de disputar as eleições de outubro, o ex-inspetor chefe da 6ª Delegacia da PRF em Petrolina, Paulo Lima também lança seu nome na política e já está com o pé na estrada em busca de apoios para conquistar uma cadeira na Casa Plínio Amorim.

Nesta segunda-feira (4), Lima oficializou sua filiação no Partido Social Liberal (PSL). Ao que tudo indica, o policial rodoviário federal terá o apoio do prefeito de Petrolina, Julio Lossio, na sua caminhada eleitoral, isto por que Lossio acompanhou a filiação dele acompanhado do presidente do partido Júlio Costa e de Paulo Arcoverde, diretor jurídico do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais.

Na última sexta-feira (1), Paulo Lima se desincompatibilizou do cargo de inspetor chefe da PRF em Petrolina para pleitear um cargo político.

Alepe comemora 181 anos amanhã

alepe

A Assembleia Legislativa de Pernambuco comemora, nesta terça (5), 181 anos de história, completados no último dia 1º de abril. Para marcar a data, haverá apresentações musicais e corte de bolo. Também será realizada uma queima de fogos em frente ao Museu Palácio Joaquim Nabuco, que receberá iluminação especial em tons de azul.

Durante a solenidade, que tem início às 18h, a música ficará por conta da Orquestra Criança Cidadã, integrada por jovens da comunidade do Coque, e pelo Coral Vozes de Pernambuco, formado por servidores da Alepe.

A ocasião vai marcar, ainda, o lançamento da cartilha digital “Síndrome de Down”. O trabalho, que ficará disponível para consulta no portal da Alepe, dá continuidade a ações que visam promover a inclusão social e o pleno exercício da cidadania. Em 2015, a Casa já havia editado a cartilha digital Transtorno do Espectro do Autismo.

História – A Assembleia Legislativa da Província de Pernambuco foi instalada em 1º de abril de 1835. Inicialmente, se localizava no Forte do Matos, no Bairro do Recife. A Lei nº 1, como registra a Ata de Instalação, substituiu o Conselho Legislativo Provincial de 1829,  praticamente uma instituição subordinada ao poder central do Império.

Em 1870, foi iniciada a construção do novo prédio da Assembleia Legislativa, na Rua da Aurora, entregue definitivamente em 1876, e que até hoje funciona como sede do Poder. Desde 1948, o parlamentar, diplomata e abolicionista Joaquim Nabuco é o patrono do Legislativo estadual.

Com informações de Ascom

Mara Gonçalves assume a pasta da Saúde em Petrolina

mara secretária de saúde

Na manhã desta segunda-feira (04), em entrevista coletiva, o prefeito Julio Lossio anunciou os novos secretários da Ammpla, Cidades, Cidadania, Educação, Finanças, Governo e Saúde, devido à descompatibilização política dos gestores anteriores.

Mara Gonçalves é formada em Administração, especialista em Regulação em Saúde pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP), geriu a Diretoria de Regulação da SMS por 4 anos e em 2010/2011 exerceu o cargo de secretária de Saúde da cidade de Santa Maria da Boa Vista.

Campanha de Vacinação Antirrábica Animal começa neste sábado em Petrolina

Antirrábica

A Secretaria de Saúde de Petrolina inicia no próximo sábado (09) a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica. A meta é vacinar pouco mais de 37 mil animais, entre cães e gatos, entre os dias 09/04 e 11 de junho.

No sábado, 09/04, o dia D acontecerá em cinco bairros, das 8h às 12h, com 8 pontos de vacinação. “Todo gato ou cachorro, que tenha mais de quatro meses de vida, deve ser imunizado contra a raiva. A doença pode ser fatal e a vacinação é uma das principais formas de prevenção”, alertou o médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses, Washington Luiz.

Na primeira semana da campanha 14 bairros serão visitados das 14h às 19h, somente no sábado que a visita acontecerá das 8h às 12h.  “Nossos profissionais vão circular em 98 localidades da cidade e é importante que a população fique atenta ao dia da visita. O objetivo da equipe é imunizar 100% da população canina e felina de Petrolina”, disse a diretora de Vigilância em Saúde, Amanda pereira.

A meta do município é vacinar 31.297 cães e 6.557 gatos, que corresponde a 80% da população canina e 100% dos felinos, respectivamente.

Confira os pontos de vacinação:

LEIA MAIS

Major enfermeiro afirma que nunca foi inimigo político de ninguém, mas segue com Lossio

Vereador Major Petrolina

Em entrevista nesta segunda-feira (04), ao programa Bom dia Vale da Rádio Jornal, o vereador Major Enfermeiro, agora filiado ao PMDB, falou de sua volta à Câmara Municipal e a situação do Hospital Universitário (HU), ele acha que deve voltar a ser administrado pelo município “vamos concertar o erro que nós fizemos, voltar o hospital para o município. Não existe o erro que o Trauma ta fazendo, com negligencias, pessoas morrendo a míngua, isso não existe.” afirmou.
Após sua mudança de partido, do PRTB para PMDB, ele afirmar que nunca foi inimigo de nenhum grupo político, mas pensando em sua sobrevivência política, achou por bem seguir com o partido de Julio Lossio “o vereador tem que ver sua sobrevivência politicamente e quem são seus adversários para ter coragem, para não perder sua vaga. Por que todo vereador quer ganhar sua eleição, principalmente uma reeleição“. contou.
E deixou um recado para aqueles que não gostam do seu trabalho, ”vão ter que me engolir, por que eu vou pra reeleição e venho pra ser eleito”.
O vereador Major Enfermeiro foi secretario especial na prefeitura de Petrolina, a convite do prefeito Julio Lossio, durante quase quatro anos.

Campanha quer incentivar meninas a procurar vacinação contra HPV

No Centro de Saúde Escola (CSE), localizado no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), a fila logo cedo ainda estava pequena no primeiro dia de campanha contra o vírus papiloma humano (VPH) ou HPV, do inglês human papiloma vírus. FOTO: RENAN VIANA/ASCOM UEPA DATA: 10.03.2014 BELÉM - PARÁ

Meninas de 9 a 13 anos já começam a ser orientadas a procurar uma das 36 mil salas de vacinação no país para receber a dose contra o HPV. A campanha nacional de mobilização, coordenada pelo Ministério da Saúde, segue até 15 de abril. A dose, entretanto, pode ser encontrada nos postos de saúde durante todo o ano.

A meta deste ano é vacinar pelo menos 80% das meninas de 9 anos de idade, público-alvo da campanha, formado por um total de 1,7 milhão de garotas. A imunização é feita em duas doses injetáveis – a primeira, de preferência, nos meses de março ou abril e a segunda, seis meses após a primeira.

A orientação da pasta é que meninas de 10 a 13 anos que ainda não receberam a dose ou que não completaram o esquema vacinal também sejam imunizadas durante a campanha de mobilização. A proteção, segundo o ministério, só é conferida se todas as doses forem aplicadas.

Meninas e mulheres, na faixa etária de 9 a 26 anos, vivendo com HIV ou aids também devem ser vacinadas. Neste caso, o esquema vacinal consiste em três doses – a segunda é administrada dois meses depois e a terceira, após seis meses. Dados do ministério apontam que cerca de 59 mil mulheres de 15 a 26 anos vivem com HIV ou aids no país atualmente.

Abertas as inscrições para as oficinas do Aldeia Vale Dançar

aldeia

Já estão abertas as inscrições para as oficinas da Aldeia Vale Dançar – 9º Festival de Dança do Vale do São Francisco, que vai movimentar Petrolina e região de 19 a 30 deste mês. Os interessados devem procurar o Setor de Cultura do Sesc Petrolina, de segunda a sexta, das 14h às 18h, e o valor da inscrição custa R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia). Para a clientela comerciária e seus dependentes as inscrições custam apenas R$ 10,00.

A primeira oficina de capacitação, Dança Contemporânea e seus assuntos, acontece no dia 22, das 9h às 13h, e será ministrada por Dudude Herrmann (Belo Horizonte). Entre os dias 23 e 24, três oficinas marcam a programação: Corpos Híbridos, com Juliana Manhães (Rio de Janeiro) – de 9h às 13h; Dança de Salão, com Geison Duarte (Petrolina) e Ballet Clássico, com Renata Camargo (Recife). Ainda no dia 24, Polyana Mattana ministra uma oficina de Tatuagem.

Nos dias 25 e 26, das 9h às 12h, o tema Pilates: ferramenta da análise funcional do corpo que dança, será trabalhado pela professora Verusya Correia (Itacaré – BA). E vindos de Goiânia (GO), Rodrigo Cruz, Rodrigo Cunha e Valéria Braga ministram no dia 27, das 9h às 13h uma oficina direcionada a linguagem da Dança Contemporânea.

 

LEIA MAIS

Sindsemp realiza assembleia para servidores aposentados

ASSEMBLEIA SERVIDOPRES APOSENTADOS

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina (Sindsemp) realiza uma assembleia com pauta para os servidores aposentados. O encontro será na próxima quarta-feira (06), a partir das 8h, na sede da entidade, localizada na Vila Mocó.

Para o presidente do Sindsemp Walber Lins, a reunião será uma oportunidade para estreitar os laços com os servidores que não estão na ativa, mas que fazem parte do quadro. “Será um momento de escuta. Quando propusemos uma gestão para todos, não nos esquecemos dos companheiros que estão aposentados… nossas lutas também são para eles. Teremos a oportunidade de ouvir seus anseios e colocar em nossa pauta ”, pontua.

UPE Petrolina abre seleção para estágio

upe

A Universidade de Pernambuco,em Petrolina, está com vagas abertas para estagiário de nível médio, médio técnico e superior. As inscrições podem ser realizadas na instituição até o dia 15 de abril.

Ao todo são 14 vagas, sendo 10 para o 1º e 2º ano do Ensino Médio e as outras para os cursos de Administração, Pedagogia, Economia e Ciências Contábeis. O estágio tem validade de 1 ano, podendo ser renovado por mais um ano.

Outras informações estão no edital ou pelo telefone 3866.6498.

Novos secretários municipais assumem nesta segunda

coletiva secretários julio

Na manhã desta segunda-feira (04), os novos secretários municipais de Petrolina, Sertão de Pernambuco, foram apresentados a imprensa local. Ao todo, são oito os novos nomes do governo Julio Lóssio (PMDB).

No lugar de Célia Regina Carvalho (Cidadania), assume Adnair Viana. Já no cargo que era de Heitor Leite (Educação), passa a estar à frente a servidora Gilmara Lacerda, Tio Julinho (Finanças) deixa o cargo para Angelina Bernardo, Mara Gonçalves assume o cargo deixado por Lúcia Giesta (Saúde), Marcelo Cavalcanti (Cidade) terá como sucessora Rosimari Ferreira, No lugar de Paulo Valgueiro (AMPLA), toma posse Ryan Pedro Oliveira, já Orlando Tolentino (Governo) passa a pasta para Denise Gurgel.

Apenas a secretaria de Ciência e Tecnologia, que era ocupada por Newton Matsumoto, ainda não há indicativo de quem deve comandar nos próximos meses. Segundo o prefeito, foi dado prioridade as pastas que tem projetos com dinheiro do Governo Federal, para que não haja problemas. O novo gestor da pasta deve sair nos próximos dias.

A mudanças das secretarias se deu pelo fim do prazo das pessoas que tem pretensão de concorrer as eleições municipais. Até o momento, o prefeito faz mistério de quem deve compor a chapa pelo partido de Julio. Entre os nomes que devem concorrer a vereador, estão Nilton Matsumoto e o já anunciado, Paulo Valgueiro.

Luis Fernando Verissimo tem alta de hospital

luis fernando verissimo

O escritor Luis Fernando Verissimo, de 79 anos, teve alta hospitalar no início da tarde de ontem(3), após ser submetido a implante de marcapasso. Verissimo estava internado no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, no Rio de Janeiro, desde o dia 25 de março, quando apresentou um quadro de infecção respiratória.

“O Hospital Pró-Cardíaco informa que o escritor Luis Fernando Veríssimo teve alta da instituição, no início da tarde de hoje [3], após passar por um implante de marcapasso definitivo bem-sucedido no dia 1° de abril”, informou a equipe médica.

Feita na última sexta-feira (1º), a cirurgia para colocação do marcapasso foi bem-sucedida, conforme informações do hospital.

Filho do escritor Érico Verissimo, o gaúcho Luis Fernando Verissimo tem mais de 60 títulos publicados. Entre eles estão O Clube dos Anjos e As Mentiras que as Mulheres Contam, além de cartuns e quadrinhos.

Foram as crônicas e contos que o tornaram um dos escritores contemporâneos mais populares no país. O Analista de Bagé, lançado em 1981, teve a primeira edição esgotada em uma semana.

IF Sertão-PE lança quinta edição da revista institucional

revista if

Está disponível na internet a quinta edição da Revista IF Sertão-PE. Neste exemplar, referente ao mês de março deste ano, foram produzidas oito reportagens que revelam a diversidade de projetos e iniciativas de intercâmbio que transformam as vidas de estudantes, servidores e toda a comunidade do sertão pernambucano.

Nesta edição, há entrevista com a primeira candidata à reitoria eleita pela comunidade acadêmica do IF Sertão-PE, a professora Maria Leopoldina Veras Camelo, e matérias sobre dois projetos de Agroecologia nos campi Petrolina Zona Rural e Ouricuri. Também sobre o tema Agroecologia e Meio Ambiente, uma matéria relata a experiência do Instituto na França, a partir da participação no 5º Fórum Franco Brasileiro “Ciência e Sociedade”.

Os cursos de pós-graduação do Instituto voltados para o desenvolvimento regional e capacitação de grupos étnicos também foram temas de matéria, além da transformação da realidade de mulheres sertanejas proporcionada por projetos do campus Serra Talhada. Ações de capacitação direcionadas a profissionais de saúde e “faxinaços” nas dependências físicas mobilizam a comunidade acadêmica do IF Sertão-PE na luta contra a reprodução do mosquito. Os leitores encontrarão ainda uma matéria sobre a aventura de um estudante do campus Floresta, que, durante intercâmbio realizado por meio do programa Ciência sem Fronteiras, viveu quase dois anos na China.

A Revista IF Sertão-PE é uma publicação trimestral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambuco, registrada com o ISSN (International Standard Serial Number) 2446-7421. De caráter informativo e multidisciplinar, o periódico tem como foco a divulgação das principais ações do IF Sertão-PE nas áreas de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação Tecnológica, dentre outras atividades desenvolvidas pela instituição voltadas para estudantes, servidores e a comunidade. Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail [email protected].

 Revista IF Sertão-PE   (acesso online) (formato pdf)

Com informações Ascom