Raul Jungmann convoca pernambucanos para rua a favor do impeachment

Raul-Jungmann

O deputado federal Raul Jungmann (PPS-PE), vice-líder da Minoria, convocou os pernambucanos para participarem dos próximos protestos em favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff. O parlamentar também pede para que eleitores cobrem aos seus representantes na Câmara dos Deputados a defesa de um país livre de corrupção.

“O Brasil inteiro sofre com o desgoverno Dilma, mas Pernambuco sofre, particularmente, muito mais, porque aqui, o desemprego, a inflação, a queda de renda e a piora nos índices de saúde têm sido agravados”, afirmou o deputado do PPS. “Chega de desvio, de corrupção, de roubalheira, que tira dinheiro da nossa saúde, da educação e dos jovens”, acentuou.

“Procure o seu deputado federal. Diga a ele que você quer mudar, que quer passar o Brasil a limpo. Apoie o impeachment. Vá para as ruas, mobilize-se, fale com os seus parentes, com seus amigos. Peça a todos que se dirijam por telefone, por carta ou por e-mail ao seu representante na Câmara Federal, deixando o recado de que é contra este desgoverno, pois queremos um novo Brasil”, convocou Raul Jungmann.

Equipe médica do Samu passa por treinamento

capacitação samu

Nesta quarta-feira (06), a equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 participou de um treinamento com foco no processo de intubação orotraqueal. O curso foi ministrado por profissionais do Núcleo de Educação Permanente do SAMU (NEP).

“Semanalmente, a equipe do NEP promove algum treinamento, seja ele voltado para a equipe do SAMU ou para outros profissionais da Rede Municipal de Saúde. Isso é muito importante para padronizar os nossos procedimentos de urgência pré-hospitalar e a conduta dos profissionais”, explicou o coordenador do SAMU, Tiago Acioli.

A secretária de Saúde de Petrolina, Mara Gonçalves, ainda reforçou que a padronização do atendimento e a capacitação dos profissionais são essenciais para prestar um bom serviço aos petrolinenses.

Servidores aposentados de Petrolina participam de assembleia

assembleia sindsemp

Servidores aposentados municipais de Petrolina estiveram reunidos em assembleia nesta quarta-feira (06), na sede do sindicato que representa a categoria (Sindsemp). Na pauta do encontro, apresentação da diretoria e das ações do sindicato, além do debate e proposições de atividades e ações para os servidores que não estão na ativa.

Entre as ideias debatidas, projetos de valorização pessoal com atividades esportivas, de lazer e de promoção à saúde foram aprovados pela plenária. De acordo Elena Alves, diretora de Assuntos Extraordinários, pasta responsável pelos aposentados, os trabalhadores que não estão na ativa terão do sindicato a possibilidade de fazer atividades como caminhadas, hidroginástica, zumba, além de participar de palestra com equipe médica multidisciplinar. “A assembleia foi um sucesso! Ficamos felizes com o grande número de presentes. Estamos organizando todas as atividades que debatemos aqui e vamos proporcionar aos aposentados oportunidades de uma melhor qualidade de vida”, pontuou.

A servidora aposentada da educação Maria José Barbosa, compartilhou com os presentes a sua impressão sobre a iniciativa e parabenizou o sindicato. “Foi um momento de grande importância para todos. Quando me aposentei parece que estava desistindo de tudo, quase entrei em depressão, pois perdi a rotina de trabalho, mas hoje foi muito bom. Estou feliz por saber que tem gente que se preocupa conosco, que vai desenvolver atividades que valorize os servidores. Nós nos aposentamos, não morremos. Não aceito quando dizem que estamos no arquivo morto, pois estou viva e quero participar das atividades”, declarou.

Segundo o servidor Valdemar Cavalcante, o primeiro a chegar para assembleia, as ideias debatidas são muito bem vindas. “A reunião foi muito boa, proveitosa. Nós aposentados precisamos trabalhar, sair, produzir para não envelhecer mais rápido, preciso de atividades para manter vivo e o Sindsemp está proporcionando isso para nossa categoria”, ressaltou.

Ivoneide Araújo avaliou de forma positiva o encontro. “Pela primeira vez tivemos um espaço só nosso. Foi muito bom, pois ficávamos esquecidos. A assembleia foi muito positiva, principalmente quando tratamos dos benefícios que teremos”.

Ao final, foram sorteados brindes entre os presentes e acertado que no próximo dia 29 de abril, os aposentados terão um novo encontro, na sede da entidade, a partir das 8h.

O presidente do Sindsemp, Walber Lins, avaliou de forma positiva o encontro. “Foi extremamente satisfatória. Tivemos uma presença muito boa e conseguimos nosso principal objetivo que foi estreitar os laços com o servidor aposentado que antes estava no ostracismo. Como nossa politica é de inclusão, não poderíamos deixar de conduzir a participação dos aposentados. Eles fazem parte da categoria, precisam estar perto para propor, compartilhar sua experiência e ajudar na luta e nas conquistas. Só unidos somos fortes”. Sobre o apoio da entidade aos projetos aprovados, o presidente garantiu o aporte da diretoria. “Vamos conduzir tudo para garantir a realização das propostas”, garantiu.

Com informações de Ascom

Tocha Olímpica chega a Petrolina no dia 26 de maio

Tocha-Olimpica

O Comitê dos Jogos Rio 2016 divulgou, o roteiro do revezamento da tocha olímpica no Brasil. A Tocha chega a Petrolina no dia 26 de maio e a comissão municipal responsável pela logística já está trabalhando em força tarefa para que o município receba o maior símbolo das olimpíadas.

Os secretários de Planejamento, Orçamento e Gestão, Geraldo Júnior, de Esportes, Brito Jr. e os membros Braulino Ferreira e Helen Coelho estiveram reunidos nesta manhã (05) para definir os preparativos do evento esportivo que é um marco histórico no Brasil. “Estamos definindo os últimos preparativos da Festa Olímpica em Petrolina e na próxima segunda-feira (11) divulgaremos o roteiro por onde a Tocha Olímpica vai passar e toda a programação que a Prefeitura vai realizar, enquanto a Tocha estiver na cidade ”, revelaram, acrescentando que no encerramento haverá uma celebração na Orla da cidade.

A tocha será acesa no dia 21 de abril, na cidade grega de Olímpia, e segue para Laussanne, na Suíça, onde fica a sede do Comitê Olímpico Internacional, e de lá vem para o Brasil, onde chega no dia 5 de maio, em Brasília. Passará por 329 cidades em todos os estados até chegar no Rio de Janeiro, quatro meses depois. Serão cerca de 90 dias de revezamento, 20 mil quilômetros percorridos, além de 10 mil milhas aéreas, com 12 mil condutores. O acendimento da pira na Cerimônia de Abertura dos Jogos será no dia 05 de agosto no Rio de janeiro.

Vereadores de Petrolina se reúnem para redefinir Comissões Permanentes

reunião vereadores

Na manhã desta quinta-feira (07), os vereadores da Câmara Municipal de Petrolina, Sertão de Pernambuco, estão reunidos na sala das Comissões da Casa Plínio Amorim, para reorganizar as composições das Comissões Permanentes. A reunião se deve a mudança de muitos vereadores de partido.  

Veja como ficaram os vereadores com as mudanças de partido:

LEIA MAIS

Leitor reclama de vazamento de água há mais de 20 dias no bairro Jardim Amazonas

 vazamento agua limpa

Um leitor do nosso Blog nos enviou essas fotos informando não suportar mais essa situação que ele vê cotidianamente. Apesar de residir no bairro Pedro Raimundo, zona Oeste de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, Anderson Nunes registra que o problema ocorre na Avenida dos Tropeiros, no bairro Jardim Amazonas.

esgoto

Ele relata que há 20 dias vê o desperdício de água e o esgoto no local. Cansado da falta de ação, o morador pede providências. Água e esgoto se misturam ao longo da avenida e deságua no canal” relata Anderson.

A nossa equipe entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Compesa e aguarda posicionamento da Empresa.

Caso Beatriz: vereador do Recife cobra uma posição da Secretaria de Defesa Social

Vereador Henrique Leite

Vereador Henrique Leite (PT)

O caso do assassinato da menina Beatriz Angélica Mota, assassinada com vários golpes de faca, durante uma solenidade de formatura do Colégio Nossa Senhora Maria Auxiliadora, no centro de Petrolina, repercutiu também na Câmara Municipal de Recife-PE.

Na sessão desta quarta-feira (6) o vereador Henrique Leite (PT) cobrou uma solução. “Beatriz foi assassinada com 42 facadas e a polícia mais uma vez não dá uma informação concreta nem para família, amigos moradores e população do estado do Brasil. Foi um crime bárbaro e não podemos ficar calados”.

O vereador pediu uma posição da Secretaria de Defesa Social. “Fazendo uma comparação com o esporte, quando um técnico está perdendo os jogos ele é substituído. A mesma coisa é um delegado. Estão pedindo até peritos de fora para concluir o caso. O caso de Tarsila e Maria Eduarda até hoje foi um crime com dúvidas sobre quem matou as meninas. Quem não sabe fazer tem que ter hombridade e entregar o caso. E esse é meu apelo ao secretário de Defesa Social e ao governo do estado que estude a possibilidade de substituir o delegado e que dê o resultado imediato à população pernambucana e à família”.

Rede Municipal de Ensino abre seleção para professores

Concurso-publico

Estão abertas as inscrições para a seleção de professores temporários para a Rede Municipal de Ensino. A Facape através da sua comissão de concursos será responsável pelo certame. No total, são ofertadas 500 vagas, de Nível Superior e Médio (Magistério).

Os docentes aprovados na seleção serão encaminhados para a sede e para o interior, atendendo à demanda das instituições de ensino da rede pública municipal, entre escolas de Nível Fundamental e Centros de Educação Infantil.

A seleção consistirá em etapa única, formada por prova escrita objetiva que será aplicada, no dia 15 de maio. As inscrições podem ser realizadas no período de até ás 20:00 horas do dia 28 de Abril de 2016, no horário local. Nesse período o candidato deverá preencher o formulário eletrônico no site da Facape, imprimir o boleto bancário e efetuar seu pagamento até a data limite.

O gabarito oficial da prova objetiva será divulgado, a partir das 14:00 horas do dia 15 de maio de 2016 e o resultado final estará no Diário Oficial Eletrônico da Prefeitura Municipal de Petrolina e no site da Faculdade, a partir do dia 31 de maio de 2016.

Mudança de partido por vereadores vai refletir na formação das comissões permanentes da Câmara Municipal

Câmara Petrolina

Um dos votos mais disputados nas eleições municipais é o de vereador, são centenas de pessoas que colocam seus nomes para apreciação da população e, portanto, a disputa por uma vaga na Câmara Municipal é acirradíssima. Vence quem tiver mais votos ou no partido que lhe ofereça mais chances no que diz respeito ao coeficiente eleitoral.

Essa é uma matemática que interessa, sobretudo, aos atuais vereadores que irão tentar a reeleição. Por conta disso muitos mudaram de partido o que também vai refletir na composição das comissões permanentes da  Casa Plínio Amorim, inclusive, o presidente Osório Siqueira (PSB) remarcou para esta quinta-feira (07), a reunião com os líderes de partidos para definição da composição dessas comissões.

Veja como ficaram os vereadores com as mudanças de partido:

LEIA MAIS

Senador Fernando Bezerra pede ajuda financeira para o Hospital Dom Malan

Fernando Bezerra e Marcelo Castro

Acompanhado de Gilliat Falbo, presidente do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), que administra o Hospital Dom Malan, em Petrolina (PE), o senador Fernando Bezerra (PSB-PE), esteve em audiência com o ministro da Saúde, Marcelo Castro, para pedir ajuda financeira ao instituto. “Que, a exemplo do país, enfrenta uma severa crise econômica”, alerta o senador.

Além do aporte orçamentário para que que o Imip seja classificado como “100% SUS”, a pauta de demandas ao ministro também incluiu a concessão do certificado de acreditação do instituto como Centro de Reabilitação. Na audiência, Gilliat Falbo observou à Marcelo Castro que o Dom Malan é a principal unidade de saúde do Sertão do São Francisco e, atualmente, referência nacional no tratamento dos efeitos da microcefalia.

O hospital também realiza, pelo Sistema Único de Saúde, cirurgias de média e alta complexidade, atendimento ambulatorial, assistência médico-social e atividades de ensino, pesquisa e extensão comunitária. O ministro Marcelo Castro solicitou ao secretário nacional de Atenção à Saúde, Alberto Beltrame, que sejam feitos os cálculos sobre o valor do aporte financeiro que o governo federal poderá garantir ao Imip.

Deputado Adalberto Cavalcanti prestigia posse do Reitor da Univasf

Adalberto Cavalcanti posse Jualianely

Em audiência muito prestigiada o Reitor da UNIVASF, Julianeli Tolentino, foi empossado nessa quarta-feira (06), às 15h, no Ministério da Educação, para mais um mandato à frente da Instituição de Ensino Superior.

Presente a solenidade o deputado Adalberto Cavalcanti (PTB)  cobrou do Reitor a criação de sistema de cotas ou bônus para favorecer candidatos ao Sisu/Sisutec/MEC residentes na mesma região em que se localiza a instituição  na qual querem ingressar.

Termina autópsia em corpo de estudante que morreu no IF Sertão-PE

IML

Após ser informada sobre a morte de uma estudante no IF Sertão-PE, nossa reportagem se deslocou até o IML de Petrolina em busca de mais infirmações sobre os motivos do óbito. Em conversa com o pai de Samara Andrade Bezerra,18 anos, estudante do 4º período do curso de química, Antônio Bezerra e com o irmão da vítima, Arnaldo Bagagi, fomos informados que a princípio a informação é que ela teria escorregado, batido com a cabeça  em um objeto, provavelmente um jarro, sofrido várias paradas cardíacas, inclusive o pessoal do SAMU tentou reanimá-la, mas ela não reagiu.

O fato ocorreu no final da tarde desta quarta-feira (06). Os familiares disseram ainda que vão solicitar as imagens das câmeras da instituição já ninguém testemunhou o momento da queda, apenas ouviram um barulho e quando chegaram ao local ela já estava desmaiada.

Apesar de não termos ainda o laudo oficial da autópsia, somos informados que no estômago da estudante não foi encontrada nenhuma substância que pudesse reforçar a suspeita da ingestão de algum tipo de substância química, essa hipótese, que chegou a ser levantada nas redes sociais, foi, portanto, descartada inicialmente.

O local do velório e do sepultamento ainda não foram informados.

Unidades de Saúde terão programação especial amanhã

orla saude zumba

Em Petrolina, o Dia Mundial de Saúde, comemorado em 7 de abril, será marcado com uma grande ação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde. Voltada para o incentivo a prática de atividade física e a alimentação saudável, a atividade vai acontecer em todas as unidades de saúde.

Durante toda a manhã, os educadores físicos, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos e fisioterapeutas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) estarão nas unidades de saúde promovendo grupos de atividade física, distribuindo panfletos e orientando os usuários.

“Queremos aproveitar esse dia para reforçar as atividades que já são realizadas rotineiramente em nossas unidades e alertar a população para a importância da prática de atividades físicas, da alimentação saudável e de manter o contato com a unidade de saúde”, conta a coordenadora do Nasf, Rebeca Santana.

A Secretária de Saúde, Mara Gonçalves, aponta a prevenção como uma das estratégias para a redução das principais causas de mortalidade em Petrolina. “Hoje, as principais causas de mortalidade do município são o câncer de mama, próstata e colo de útero, doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes. Para vencer esse quadro a Gestão Julio Lossio vem investindo em prevenção de doenças e promoção à saúde, para fazer com que essas doenças sejam tratadas antes do seu agravamento”.

Estudante morre no laboratório do IF Sertão-PE

Nossa redação recebeu agora à pouco a informação que uma jovem estudante de 18 anos teria falecido nas dependências do laboratório do campus Petrolina do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IF Sertão-PE), o corpo da vítima já foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Petrolina.

A instituição não divulgou até o momento o nome e causa morte da estudante.

 

Animais são recolhidos na BR-407

oista animais ccz

Na tarde de desta quarta-feira (06), uma ação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal e o Centro de Controle de Zoonoses de Petrolina, Sertão de Pernambuco, recolheram animais soltos na pista. Equinos, mulas, caprinos e ovinos foram retirados da beira da pista e acostamento a fim de evitar os acidentes nas vias.