Homem incendeia casa de ex-mulher e a ameça de morte em Petrolina

policial

 

No início da manhã de ontem (08), um homem, de 51 anos, invadiu a residência da ex-companheira , 43 anos, no bairro João de Deus, zona Oeste de Petrolina, no Sertão Pernambucano e ateou fogo nos moveis que estava no interior da casa.

O Corpo de bombeiros foi acionado e apagou o incêndio. O acusado foi detido no local e apresentou comportamento agressivo e reagiu a prisão, os policiais encontraram resistência e usaram a força para contê-lo.  A vítima confessou que o autor do crime  a tinha ameaçado de morte, caso fosse preso. O homem, a ex-mulher e as testemunhas foram conduzidas para a  1ª Delegacia de Policia Civil.

Professor Josaias Santana é homanegeado com a Medalha Dom Malan

Josaias 2

O Projeto de Decreto Legislativo de autoria dos vereadores Alvorlande Cruz e Elismar Gonçalves culminou na noite desta sexta-feira (8), com a solenidade de concessão da Medalha de Honra ao Mérito Dom Malan ao professor, ex-secretário de Administração e Controlador Geral do Município de Petrolina-PE, Josaias Santana dos Santos.

A honraria é concedida pelo Poder Legislativo Municipal aos que têm relevantes serviços prestados ao município.

“O senhor leva a honraria que recebe o nome de um dos homens mais importantes de nossa história” disse Alvorlande.

“A dedicação e honestidade de poder conduzir o Programa Nova Semente também contribuiu para esta homenagem”, ressaltou Elismar.

O prefeito Júlio Lossio registrou o trabalho realizado pelo homenageado na restruturação financeira do antigo Hospital de Traumas; possibilitando a doação da unidade para gestão da Univasf, contribuindo dessa forma para a consolidação da residência médica; como idealizador da Controladoria Geral do Município e como gestor do programa Nova Semente.

“Eu procurei fazer o convite individual porque cada um aqui tem uma importância em minha vida”, enfatizou Josaias Santana.

Operação Calçada Livre tem ação intensificada em Petrolina

ordem publica calçada

A Secretaria Executiva de Ordem Pública iniciou o segundo trimestre de 2016 intensificando operações de rotina em Petrolina. E no decorrer desta primeira semana de abril a ‘Operação Calçada Livre’ apresentou resultados positivos no centro comercial da cidade.

O Núcleo de Operações da Ordem Pública vem realizando a fiscalização intensiva das calçadas, com aplicação de disciplina e coibição quanto a utilização dos espaços públicos pelos vendedores ambulantes. Estão sendo realizadas ações de desobstrução de calçadas no centro da cidade – já que se trata de uma área comercial, com maior fluxo de pedestres e incidência de problemas.

Para o Prefeito Júlio Lóssio, ” a intensificação das operações importantes para o ordenamento público e controle urbanístico continuará sendo uma tarefa constante desta gestão. O Núcleo de Operações da Secretaria de Ordem Pública já é referência em manter as calçadas livres e bem organizadas”, frisou o Prefeito.

LEIA MAIS

Semáforo da Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio passa a funcionar a partir desta sexta

No início da tarde desta sexta-feira (08), começou a funcionar a nova sinalização semafórica no cruzamento da avenidas Monsenhor Ângelo Sampaio e da Integração.

Segundo a engenheira de trânsito, Paula Lopes, o órgão já havia feito um estudo técnico no local para viabilizar a melhor intervenção naquela área. No entanto, estudos de levantamento técnico de trafegabilidade apontaram o semáforo como a sinalização mais adequada para aquela área.

Ela informou, ainda, que a instalação do semáforo é também uma solicitação da comunidade, uma vez que já havia acontecido acidentes entre veículos naquela região.

O presidente da Associação dos Taxistas de Petrolina, Jailson Santos, avalia que a medida é positiva e vai melhorar a vida dos motoristas e pedestres no local. Representa mais mobilidade e segurança”, disse Jailson.

LEIA MAIS

Nomes de contemplados no Residencial Cacheado são enviados para Caixa Econômica Federal

cacheado

A equipe técnica da Secretaria-Executiva de Habitação já está enviando ao banco responsável pelo empreendimento Residencial Cacheado o dossiê de cada contemplado. Com isso, o município cumpre mais uma etapa no sentido de realizar a entrega de 400 residências através da urbanização da localidade.

O dossiê é composto pela documentação pessoal dos contemplados e entregue à Caixa Econômica Federal para geração do contrato de posse. Com a obra de urbanização do bairro Cacheado, as famílias que irão morar na localidade e no bairro Pedra Linda, onde está a segunda etapa da urbanização, já estão em fase de identificação para verificar onde irão residir. As comunidades serão compostas pelos antigos moradores da então invasão, hoje atendidos pelo município através do aluguel social.

Os critérios de seleção consideram pessoas que moram na comunidade desde 2009, idosos e deficientes. “Estamos vendo surgir mais uma comunidade, com toda a infraestrutura e espaços que garantam qualidade de vida as pessoas. O Cacheado era uma invasão que trazia vários transtornos as pessoas que viviam ali, com a urbanização essas famílias passam a ter seus direitos básicos assegurados”, afirmou o Prefeito Julio Lossio.

LEIA MAIS

Orquestra Sinfônica do Sertão se apresentará nos bairros de Petrolina

sindonia

No mês de abril, a Orquestra Sinfônica do Sertão se apresenta nas comunidades de Petrolina.  A série “Sinfonia nos Bairros” foi pensada para ir onde o público está, democratizando o acesso a música de concerto em todas as suas faces, fomentando a formação de platéia in loco. Para estes encontros por Petrolina, um repertório eclético num verdadeiro passeio musical: do clássico a MPB, da música regional ao melhor de nossos compositores.

A Série Abril de Sinfonia nos Bairros terá a seguinte programação:

13/04 – Areia Branca – Igreja Imaculada Conceição as 20h

20/04 – Km 02 – Igreja N.S. Perpétuo Socorro

27/04 – Vila Mocó – Igreja São Judas Tadeu

Será uma honra receber você e sua família para nos prestigiar. Todos estão convidados a ouvir e vivenciar este momento único de reencontro com nossa própria essência sonora a partir da musicalidade deste que se tornou um dos trabalhos de maior envergadura cultural em nossa cidade e região.

Agência dos Correios em Dirceu Arcoverde sofre tentativa de assalto

Na manhã desta sexta (8), ocorreu a tentativa de assalto a agência dos Correios da cidade de Dirceu Arcoverde, que fica a 600km da capital do Piauí, Teresina.

Durante a empreitada criminosa os assaltantes fizeram dois funcionários de refém.
A polícia foi acionada e consegui prender os criminosos e liberar os reféns.
Segundo informações extraoficiais os assaltantes são menores e foram conduzidos para Delegacia de São Raimundo Nonato, onde serão tomadas as providências legais.

Vigilância Sanitária apreende 40 kg de queijo

queijo

Na última quinta-feira (07), fiscais da Agência Municipal de Vigilância Sanitária de Petrolina (AMVS) apreenderam 40kg de ‘queijo’ sem registro sendo comercializado no centro da cidade. Os produtos estavam expostos ao sol em via pública e sua composição possuía mais batata que queijo.

“Os produtos não possuíam registro federal, estadual ou municipal, e já é de conhecimento de todos sobre a necessidade da certificação”, alertou o diretor-presidente da AMVS, Jarbas Costa.

Em casos de comercialização, manuseio e armazenamento indevido de alimentos a população deve acionar a Vigilância Sanitária através do telefone 3864-2738. “Produtos de origem animal são rigorosamente inspecionados, pois é uma preocupação da gestão proporcionar segurança alimentar aos consumidores de Petrolina”, acrescentou Costa.

População faz exames na praça do Bambuzinho nesta sexta-feira

   evento enfermagem

Na manhã desta sexta-feira (08), as pessoas que forem até a praça do Bambuzinho, área central de Petrolina, podem fazer exames de glicemia, aferir a pressão arterial e de outras ações promovidas por estudantes do curso técnico de enfermagem de uma instituição da cidade.

enfermagem 6

O evento visa também promover e incentivar a melhoria dos cuidados com a saúde e a prevenção de doenças. “Promovemos as ações em saúde, aferindo a pressão arterial, teste de glicose e fazendo palestras com cartazes feitos pelos alunos, com o intuito de trazer educação a população, nos aspectos de higiene, ambiental, e principalmente de saúde.” contou.

evento enfermagem 2

Para a enfermeira e professora do curso, Meiriceli Fernandes, é uma ótima oportunidade para aqueles que não tem tempo de ir até um posto fazer exames regularmente, “Uma feira dessa ajuda muito e incentiva muito, até por que é detectado imediatamente, por exemplo, se a pessoa é diabética, você vê a taxa, já orienta e pede que ela procure o hospital ou posto de saúde, se for o caso” explica.

enfermagem 4
Ela observou também que a quantidade de homens nesse evento é bem maior do que de mulheres, procurando atendimentos, ”os homens agora estão criando coragem, hoje percebemos que tem muito homem fazendo glicemia.”

Comissão do Impeachment começa discussão do relatório nesta sexta

jovair

A Comissão Especial do Impeachment vai começar a discutir o parecer do relator, deputado Jovair Arantes (PTB-GO), nesta sexta-feira (8), às 15 horas. O presidente da comissão, deputado Rogério Rosso (PSD-DF), anunciou que os trabalhos poderão se estender pela madrugada de sábado e que não será convocada nova reunião até segunda-feira, data da votação do parecer.

Antes do início das discussões, Rosso se reúne com os líderes partidários às 11 horas, para tentar um consenso quanto aos procedimentos.

Segundo Rogério Rosso, todo esforço é no sentido do cumprimento do prazo máximo de cinco sessões para a emissão do parecer pela comissão, que vence na próxima segunda-feira (11).

Até agora, a secretaria da comissão especial contabilizou 108 inscritos e 25 líderes para debater o relatório, o que, pelo tempo de cada orador, totalizaria 27 horas e meia de discussão.

LEIA MAIS

Mais uma Nova Semente será inaugurada nesta sexta-feira em Petrolina

Nova-Semente (1)

A prefeitura de Petrolina entrega hoje (8) mais uma creche do programa Nova Semente. Com capacidade para atender 110 crianças a creche Gabriel Barbosa da Silva está localizada no bairro José e Maria.

A creche, que terá como gestora Gicelia Ângelo da Silva, proporcionará atendimentos pedagógicos e nutricionais para as crianças, e geração de empregos para 32 funcionários com horário de funcionamento das 06h às 18h.

A inauguração está prevista para as 18:30h, na Rua Rio Ipojuca, Nº 30, José e Maria.

 

Vereadores definem critérios, mas nomes das Comissões Permanentes só sairão na próxima segunda

cOMISSÕES

Foto Waldiney Passos

Definir os critérios para composição das Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Petrolina, esse foi o objetivo da reunião realizada nesta quinta-feira (7), na Casa Plínio Amorim.

Após explanação do setor jurídico da Casa ficou definido que o vereador Pérsio Antunes (PV) continuará sendo o Presidente da Comissão de Justiça, Redação e Legislação Participativa, vereadora Maria Elena (PSB) Relatora, vereador Geraldo da Acerola (PT) Secretário e Suplente serpa indicado pelo presidente Osório Siqueira (PSB)

Na Comissão de Finanças e Orçamento o Presidente será indicado pelo PMDB, vereador Pérsio Antunes (PV) continua como Relator, vereador Zenildo Nunes (PSB) Secretario e o cargo de Suplente será indicado pelo presidente Osório Siqueira (PSB).

Na comissão de Obras, Serviços Públicos e Negócios Municipais o Presidente será indicado pelo PMDB, vereador Paraíba (PMDB) continua Relator, vereador Pedro Felippe (PSL) Secretário e o Suplente será indicado pelo presidente Osório Siqueira (PSB).

As demais comissões não sofreram alterações. Apesar dessas definições os nomes para preencher os cargos vagos só serão apresentados na próxima segunda-feira (11).

Prefeitura de Petrolina publica decreto com critérios adicionais do MCMV

MInha Casa Minha Vida Petrolina
Seguindo o manual de instruções para seleção de beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida, divulgado em agosto de 2015 pelo Ministério das Cidades, a Prefeitura de Petrolina publicou esta semana no Diário Oficial o Decreto n° 023/2016 que trata sobre os parâmetros para seleção das famílias cadastradas e que participarão do sorteio do Residencial Park São Gonçalo.
De acordo com o Decreto os candidatos devem obrigatoriamente ter necessidade habitacional, ou seja, morar em barraco, domicílio coabitado, moradia insalubre; estar em vulnerabilidade socioeconômica – famílias com filhos até 14 anos, com renda de até um salário mínimo e meio e considerar o tempo de moradia no município – residir em Petrolina nos últimos três anos, a contar da data de inscrição.Os critérios adicionais foram aprovados pelo Conselho Gestor de Habitação do município.
O Decreto Municipal assinado pelo Prefeito Julio Lossio legitima a realização do sorteio do residencial que é composto por 992 unidades habitacionais. A previsão da Secretaria Executiva de Habitação é que o sorteio com as famílias seja realizado ainda neste mês de abril.
A publicação  completa do Decreto n° 023/2016 pode ser visualizada através do Diário Oficial de Petrolina na edição 1399 de 5 de abril de 2016.

Após cyberbullying e repercussão na internet, blogueira escreve carta aberta

Na última terça-feira (05), Calincka Crateús escreveu um desabafo na página pessoal dela no Facebook. Após 10 anos, o bullying sofrido na escola voltou à tona através do Whats App. O aplicativo comumente utilizado para reencontros de colegas de escola através da criação de grupos, virou palco para que a ‘caixa de Pandora’ de medos e sofrimentos da estudante de jornalismo, fosse novamente aberta.

Isso, porque os antigos colegas de classe voltaram a caçoar da jovem no grupo em se encontravam os ex-alunos do ensino médio. Mesmo não estando no grupo, ela ficou sabendo dos deboches e da depredação de sua imagem. Calincka soube através de prints tirados por colega o que estava acontecendo.

calincka remoção

Ela poderia ter se calado, mas preferiu expor suas feridas e dar um basta na situação. A publicação com as conversas do grupo e juntamente com um desabafo, tornou o post viral. Com mais de 2 mil compartilhamentos até a manhã desta quinta (07), quando a publicação foi retirada do ar pelo Facebook, a blogueira recebe força de pessoas de todo país que já passaram por situação semelhante.

E ela foi além, prestou Boletim de Ocorrência na delegacia de Petrolina, Sertão de Pernambuco e irá iniciar um processo penal por injúria e difamação.

Uma das publicações expondo os agressores não pode mais ser vista. Possivelmente, após denúncias realizadas a publicação, o Facebook tirou do ar. Entretanto, a jovem mantem o blog pessoal com crônicas do cotidiano, chamado “Toda Linda de Valentino”, em que escreveu no final desta tarde um texto intitulado “Carta  aberta a Camila Crateús”, em que faz um relato pessoal sobre o que a motivou a realizar a publicação e a repercussão após a viralização.

A carta é direcionada a Camila, irmã de Calincka que faleceu quando ela ainda estava na escola.

Leia na íntegra o texto:

CARTA ABERTA A CAMILLA CRATEÚS

 Oi minha irmã, você sabe o que está acontecendo? O ensino médio voltou. Eu fui tratada no ensino médio como se eu não devesse existir. Por não estar dentro do padrão de beleza da sociedade e dos colegas que estudaram comigo. Eu não podia dividir a minha dor com mainha e com painho porque eles estavam tentando recomeçar depois da sua partida.

LEIA MAIS