Programa Anjo Guarda inicia primeira fase neste sábado 

 

gravida

Com o objetivo de fortalecer a assistência à gestante e à criança durante o pré-natal e puerpério (após o parto), dar-se início a 1ª etapa do Programa Anjo da Guarda neste sábado (09). Nessa fase são realizadas consultas de pré-natal, das 8h às 14h, nas 19 Unidades de Saúde cadastradas ao programa.

É necessário que as gestantes compareçam para se cadastrar. “As gestantes serão atendidas quinzenalmente e também contarão com ambulância com enfermeiros obstetras 12h por dia, em casos de queixas agudas. O acompanhamento das gestantes garante enxoval e, até 1 ano de vida da criança, cesta básica e fraldas”, explicou a diretora da Atenção Básica, Sátira Cavalcanti.

“O Anjo da Guarda é um programa inovador e foi construído pela gestão Julio Lossio com o intuito de integrar dois eixos importantíssimos: Assistência à Saúde e Assistência Social visando reduzir a mortalidade materna e infantil. É importante que as gestantes compareçam e realizem regularmente seu pré-natal”, frisou a secretária de Saúde, Mara Gonçalves.

Unidades de Saúde cadastradas ao Programa:

LEIA MAIS

Sebrae está com inscrições abertas para oficinas gratuitas do SEI Empreender

sebrae

Os Microempreendedores Individuais (MEI) podem se inscrever para uma série de oficinas gratuitas do SEI Empreender, que serão realizadas pela Unidade Sertão do São Francisco do Sebrae, no dia 7 de abril, das 14h às 18h,  no pavilhão de feiras do Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, em Petrolina.

As oficinas Sei Empreender tratam de temas básicos que visam capacitar o MEI para gestão, condução e fortalecimento do seu negócio, de maneira prática e precisa. A intenção é estimular o desenvolvimento das características empreendedoras do MEI, com o objetivo de aumentar sua competitividade e favorecer a permanência no mercado

As inscrições podem ser feitas na sede do Sebrae, que fica na Avenida 31 de março, s/n, Centro de Convenções. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (87) 2101-8900, com Luana, Rodrigo ou Helder.

Serviço:

Oficinas gratuitas do SEI Empreender

Dia 07 de abril, das 14h às 18h

Centro de Convenções

Centro de Zoonoses de Petrolina promove 1ª Feira de Adoção

feira de adoção ccz

Será realizada nesse domingo (10) a 1ª Feira de Adoção do Centro d Zoonoses d Petrolina.  A feirinha começa às 09h e vai até às 11h30. De acordo o CCZ, os animais adultos foram castrados, entretanto, os filhotes não, devido a idade. Masquando atingirem a idade de oito meses, pode retornar a unidade que serão castrados gratuitamente.

Para adotar um animal, basta ser maior de 18 anos e comparecer ao CCZ, portando RG, CPF e comprovante de residência.

O Centro fica localizado após o condomínio Portal das Águas, ao lado do depósito da Polícia Civil na mesma rua do Matadouro Municipal de Petrolina.

Outras informações, ligue 3867 4774

Deputado Odacy Amorim prestigia passagem de comando do Corpo de Bombeiros de Petrolina

odacy comando novo CB petrolina

Petrolina tem desde ontem (4) um novo comandante do Grupamento do Corpo de Bombeiros. A passagem de comando foi realizada na sede do CB da cidade e prestigiada pelo deputado estadual Odacy Amorim, PT-PE.

Após 12 anos à frente da Corporação, o tenente-coronel Luiz Cláudio segue para nova missa na carreira na Região Metropolitana do Recife. Para seu lugar foi designado o também tenente-coronel Luciano Bezerra que estava no comando do CB em Salgueiro.

“Sempre fiz elogios ao trabalho do comandante Luiz Cláudio. Ele soube conduzir com competência o Corpo de Bombeiros de nossa cidade. Dou boas-vindas ao tenente-coronel Luciano que com certeza, dará continuidade ao bonito trabalho desempenhado por Luiz Cláudio”, frisou Odacy.

Caso Beatriz: para perito tese de que a menina possa ter sido morta em um ritual de magia negra é carta praticamente fora do baralho

menina beatriz(1)

George Sanguinetti, um dos peritos criminais mais famosos do País, que participou das perícias nas mortes de PC Farias, ex-tesoureiro de campanha do então candidato a presidente Fernando Collor de Melo, em 1996, em Maceió (AL), e da menina Isabella Nardoni, em 2008, em São Paulo, falou mais uma vez sobre as investigações do assassinato de Beatriz Mota, ocorrido no dia de 10 de dezembro de 2015, em Petrolina,

Em entrevista ao Jornal do Commercio o perito – que também é professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), afirmou que o caso Beatriz lhe tira o sono. “É um crime complexo e que só vai ser solucionado com um trabalho eficiente da perícia técnica”, afirma, acrescentando que confia na competência da polícia de Pernambuco.

O professor teve acesso a 12 fotos da cena do crime, o depósito de materiais esportivos do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Petrolina, e se mostrou intrigado com o que viu. “Havia manchas de sangue compatíveis com pegadas. Não se sabe se eram de sapatos, sandálias, que tipo de material ou o tamanho do pé”. Ainda de acordo com Sanguinetti, a mão direita de Beatriz apresentava um ângulo de noventa graus com relação ao antebraço. Ele questiona se foi resultado de pancadas ou da disposição do corpo após o homicídio.

Para o perito, a tese de que Beatriz possa ter sido morta em um ritual de magia negra é carta praticamente fora do baralho. “Nesse tipo de crime há uma preocupação dos assassinos em recolher o sangue da vítima, então o corte é realizado na região da artéria carótida”, diz. Beatriz apresentava ferimentos localizados, em sua maioria, na região do abdômen.

O professor da UFAL não crê na tese de que várias pessoas teriam se juntado para premeditar o assassinato. Também discorda da eficácia de medidas como a divulgação do retrato falado do suspeito. “As pessoas se parecem umas com as outras”, alega. Ainda sem receber respostas das autoridades pernambucanas, Sanguinetti segue acompanhando o caso à distância.

 

Citado em relação da Odebrecht Orlando Tolentino afirma que doação foi legal e declarada

Tolentino

Na tão badalada relação da Odebrecht, com doações de campanhas a políticos, consta o nome do ex-secretário de governo da prefeitura de Petrolina e um dos pré-candidatos a prefeito pelo PMDB Orlando Tolentino.

Em entrevista a rádio Jornal nesta quarta-feira (6),Tolentino explicou que a transferência de R$ 30 mil foi feita em 2010, por que ele era o coordenador de campanha do ex-deputado federal Osvaldo Coelho (falecido) e que tudo está devidamente declarado.

“Em 2010 eu fui coordenador da campanha do saudoso e eterno deputado Osvaldo Coelho, homem de largueza de espírito público como poucos, e ele remeteu uma carta pedindo ajuda as pessoas, que a época era permitida a doação de pessoa jurídica, e um dos doadores foi a Odebrecht, que doou para o diretório Estadual do DEM e o DEM doou para campanha de Osvaldo Coelho, tudo legal, as contas foram apreciados e julgadas favoráveis pela Justiça Eleitoral. Então, não tem nenhuma ilegalidade, o meu nome estava ali por que eu fui o coordenador e o interlocutor de Dr. Osvaldo para fazer as cobranças e conversar com as pessoas para fazer a doação, se você olhar no site do TSE ta lá a doação do diretório estadual para a campanha de Dr. Osvaldo, candidato a deputado em 201o. Não tem exatamente nada, nada, nada que desabone a minha conduta nisso, até por que eu tenho vida limpa”, esclareceu.

Mulher é ferida com arma branca em assalto no Centro de Petrolina

Faca

Os assaltos no Centro da cidade de Petrolina continuam amedrontando a população, a última vítima dessa prática foi a recepcionista, Elizabete Cristina Donato Sobreira, 36 anos.

Elizabete relatou a polícia ter sido seguida por um elemento suspeito de bicicleta na Avenida Fernando Goes e ao perceber que se tratava de um assalto, assustada, ela reagiu e foi atingida com um ferimento de arma branca no tórax, próximo ao peito.

Levada para o Hospital Universitário (HU) ela foi medicada e em seguida liberada. Várias incursões foram feitas pela polícia nas proximidades do local indicado, porém o acusado não foi localizado.

Nova secretária de Educação pleiteia fim das turmas multisseriadas em Petrolina

Gilmara secretária de educação

O fim das turmas multisseriadas (alunos de série diferentes na mesma sala) foi o primeiro pleito apresentado pela nova secretária de Educação de Petrolina, Gilmara Lacerda, empossada na última segunda-feira (4), ao prefeito Julio Lossio.

“Gilmara veio até mim com esta proposta, confessando que foi uma realidade que enfrentou em sala de aula no início de sua carreira docente e isso a incomodava muito e eu acho uma preocupação coerente. Mesmo com todos os avanços que obtivemos nos últimos anos, essa era uma questão que ainda me preocupava mas que agora iremos solucionar”, revelou Julio Lossio, acrescentando ainda que a proposta foi muito bem recebida e que determinou que seja colocada em prática imediatamente e concluída até o final do primeiro semestre.

Vereadores ainda divergem sobre projeto da regularização fundiária em Petrolina

Paraíba-vereador

Apesar da aprovação do projeto da regularização fundiária,  a matéria continua causando polêmica entre os vereadores de Petrolina. O estopim para um novo empate entre os edis foi a participação do vereador Paraíba (PMDB) no Programa Bom Dia Vale da Rádio Jornal desta terça-feira (05).

Além de ter contestado as colocações do colega no rádio, a vereadora Cristina Costa (PT) reafirmou na Câmara que o projeto trata apenas da regularização para fins habitacionais e não comerciais e solicitou da prefeitura a relação com os nomes dos proprietários de estabelecimentos comerciais nas áreas que serão regularizadas.

“Aquele comércio que está dentro da área da dimensão do projeto, que a família construiu a sua casa em cima da área isso pra mim é regularizada como habitação, mas tem áreas lá que fogem da metragem, o proprietário não reside, têm vários lotes, então eu estou pedindo ao prefeito Júlio Lossio que encaminhe a esta Casa todos os pontos comerciais pra que a gente possa acompanhar essa dimensão aqui junto com os 19 vereadores e dá o encaminhamento para esclarecimento e acabar com o sofismo aqui de muitos representantes que querem jogar a população contra a gente”, comentou Cristina.

O vereador Paraíba questionou a emenda da vereadora Cristina Costa, aonde ela pontua que quem tem comércio  vai ter que pagar o terreno pelo valor do mercado. “Eu não concordei, ela não pode obrigar eu concordar com isso não”, disse, desafiando ainda aos colegas declinarem os nomes dos grileiros na área da regularização. “E o que eu mais não aceito é vereador querer chamar todo aquele povo de grileiro, porque o vereador não é homem suficiente pra dizer o nome do grileiro, aí disse que é toda comunidade porque quando ele não dá o nome, você lançar o nome para uma comunidade e não quer dizer o nome, então não adianta ficar aqui dizendo é grileiro, é grileiro, é grileiro”. 

Sentindo-se ofendido com a fala de Paraíba, o vereador Pérsio Antunes (PV) disparou. “Eu vou me dirigir ao senhor, meu negócio não é de ficar falando não, é direto mesmo. Eu sou igual a deputado Adalberto Cavalcanti, é direto mesmo, tem conversa mole não. O senhor pergunta quem são os grileiros, eu é que pergunto ao senhor a quem o senhor comprou terras lá, se é que o senhor tem, e se o senhor não tem, pergunte aos 1.529 moradores a quem eles compraram, que eles vão responder ao senhor”.

20 ex-servidores da prefeitura de Petrolina vão disputar mandato nas próximas eleições

No total foram 20 os servidores que se desincompatibilizaram dos seus cargos na Prefeitura de Petrolina para concorrer a um cargo eletivo nas próximas eleições.

Seja para prefeito (a) ou vereador (a), todos pretendem garantir um espaço na política. Confira a relação:

1. ROBSON DA ROCHA SILVA – Ex-secretário da Juventude
2. HEITOR BEZERRA LEITE – Ex-secretário de Educação
3. JULIO LOSSIO FILHO – Ex-secretário de Finanças
4. CÉLIA REGINA GONÇALVES DA SILVA CARVALHO – Ex-secretária Cidadania
5. LÚCIA CRISTINA GIESTA SOARES – Ex-secretária de Saúde
6. ORLANDO TOLENTINO RAMOS JÚNIOR – Ex-secretário de Governo
7. ALONSO ALENCAR DE ARAÚJO – Alonso de Uruás
8. PAULO TARCISIO FEITOSA VALGUEIRO – Ex-diretor da antiga EPTTC
9. RAIMUNDA MARIA SOL POSTO DOS SANTOS – Ex-vereadora
10. MARCELO CAVALCANTI RAMOS – Ex-secretário da Cidade
11. CARLOS ALBERTO DE CASTRO LIMA – Irmão Carlos
12. DOMINGOS EDMILDO DE AMORIM AQUINO – Edimildo Cabeção
13. DOMINGOS SÁVIO COELHO DE ALENCAR – Domingos de Cristália
14. EDCARLOS CAMILO BARBOSA – Edcarlos
15. JOADVAN MARTINS DE GOES – Extrume
16. JOSÉ PEDRO NUNES – Nunes da AFEABACAPE
17. PAULO HENRIQUE AMORIM MOREIRA – Paulo Henrique do Cacheado
18. NEWTON SHUN ITI MATSUMOTO – Ex-secretário de Irrigação
19. RIVALDO RODRIGUES DE AMORIM – Rivaldo de Rajada
20. MARIA DOS ANJOS FONSECA DE ARAÚJO – Dos Anjos da AME Centro

Seminário da Fenagri 2016 vai destacar agroindústrias e expansão de mercado

fenafri

Consolidado como um dos principais eventos da Feira Nacional da Agricultura Irrigada – Fenagri, que acontecerá no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, em Petrolina – PE, de 25 a 28 de maio próximo, o Seminário deste ano vai apresentar o tema Agroindústrias no Vale – bases legais e tecnológicas para expansão de mercado. A Embrapa Semiárido já definiu a programação e durante a manhã e tarde do dia 27, reúne no Senai Petrolina  especialistas do setor com o propósito de fortalecer as ações para manutenção e expansão do mercado da agroindústria local.

O encontro começa às 8h, com a abertura oficial seguida da primeira palestra destacando o tema, Aspectos legais para o estabelecimento das agroindústrias, que será apresentado por Aionne Guimarães, da Agência Municipal de Vigilância Sanitária. Na sequência, a consultora do Sebrae, Márcia Maria de Medeiros Santos fala ao público sobre o Comércio e mercado dos produtos agroindustriais locais: possibilidades de mercado para agricultura familiar.

Depois de um rápido intervalo, os participantes poderão tirar dúvidas sobre o posicionamento de mercado de produtos agropecuários através dos signos distintivos, acompanhando a palestra do representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Gilberto Carlos Cerqueira Mascarenhas. A última atração da manhã, ficará a cargo da professora da UNEB,  Rita de Cássia Mirella Resende Nassur, que versará sobre o tema Embalagens: vida útil e valorização do produto.

LEIA MAIS

Inscrições do “Pedalar Faz Bem” encerra neste sábado

Pedalar Faz Bem

A campanha “Pedalar Faz Bem” realizada pelo River Shopping encerra neste domingo (10). Os principais objetivos são o estímulo à qualidade de vida e à prática de atividades físicas. A saída ocorre na Orla I, às 8h, e a chegada será no River Shopping.

Pessoas de todas as idades podem participar, lembrando que menores precisam estar acompanhados dos responsáveis no dia da pedalada. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o sábado (9), no estande montado em frente às lojas Geani e Diva’s ou pelo site http://www.rivershopping.com.br/pedalarfazbem/.

Aprovados em seletiva de estágio para a Prefeitura de Petrolina começa a ser convocados

Os estudantes, aprovados nas primeiras colocações do processo seletivo para estagiários da Prefeitura de Petrolina, já estão sendo convocados pela gestão municipal. Os contatos estão sendo feitos via e-mail e por telefone. 1.700 candidatos concorreram a 380 vagas ofertadas pelo concurso, distribuídas entre cursos de nível superior e médio.

De acordo com o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Geraldo Junior, a Central de estágio,  pasta responsável pelo recrutamento e acompanhamento dos estudantes, está à frente da convocação dos aprovados. “Após a conclusão dos trâmites da prova objetiva, os candidatos passam por uma nova etapa de avaliação documental, quando será analisado se os estudantes atendem os requisitos exigidos pelo edital. Estamos convocando nominalmente os aprovados e solicitando a documentação”, explica o secretário.

Além das vagas imediatas, o certame também oferece cadastro reserva. O secretário Geraldo Junior esclarece que caso não haja preenchimento de todas as vagas, os candidatos classificados podem ser chamados. “Esta etapa de avaliação documental é também eliminatória, havendo algum tipo de incongruência documental o candidato é excluído e devemos chamar o próximo da lista”, acrescenta o secretário. Os estudantes aprovados em todas as etapas do processo seletivo devem iniciar suas atividades na primeira quinzena de maio. A relação de aprovados está disponível no link: http://sistemas.facape.br:8080/concurso/resultado.do

Prefeito de Petrolina chama Eduardo Cunha de bandido

coletiva secretários julio

Durante coletiva de imprensa para anunciar os novos secretários de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, o prefeito Julio Lossio (PMDB) falou sobre sua relação com o Partido dos Trabalhadores (PT), com a presidente Dilma e com o colega de partido, o deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ).

De acordo o prefeito de Petrolina, o rompimento do PMDB com o PT, não influencia sua relação com o Governo Federal e que ele tem boa relação com a presidente da República, Dilma Rousseff. Além disso, o prefeito da cidade disparou que não tem um posicionamento pessoal muito positivo com o presidente da Câmara.

O prefeito ainda afirmou que foi a reunião do partido e que defendia a permanência no governo, mas que respeita a decisão e segue com as decisões tomadas pelo PMDB. “Eu estou me sentindo assim, como um filho em que os pais se separam e tem que escolher com quem morar. Porque eu tenho uma admiração extraordinária pela presidente Dilma, não pelo PT, pela história de vida, pela lealdade aos princípios republicanos dela, eu não vi nada ainda, não vi depósito na conta dela, não vi safadeza dela e nem nada com a família dela” diz o prefeito.

“Eu sou Dilma por Dilma e não Dilma por Lula como a maioria era. Quero manter a melhor relação possível com a presidente Dilma e penso que ela é merecedora de concluir o mandato popular que o povo lhe deu” opinou sobre o prefeito sobre o impeachment.

O momento mais polêmico da coletiva se deu quando o prefeito citou sobre um dos nomes mais polêmicos e comentados do partido, o presidente da Câmara dos Deputados. “Eu gosto muito de Michel Temer, mas eu não consigo enxergar o governo Michel com Eduardo Cunha, um bandido daquele, de lado. Não dá, estou fora. Já disse ao presidente estou com ele para tudo, agora com Eduardo não dá” afirma Lossio.

No final de março, o PMDB, que era o principal partido da base aliada, decidiu deixar de apoiar o governo.