Juazeirense usa Facebook para falar da luta contra leucemia

blogueira

Edeilde Lopes tinha 15 anos quando acordou sentindo-se diferente. Os ossos do corpo inteiro doiam. As dificuldades para levantar da cama eram imensas. O apetite aos poucos sumiu, enquanto manchas tomaram conta de sua pele. Um cenário bem diferente da noite anterior, quando ela conversava com pessoas da mesma idade animadamente. Edeilde sempre foi uma adolescente disposta, com saúde. Não entendia os últimos acontecimentos com o próprio organismo. Os meses seguintes foram de dúvida, de um sofrimento compreensível.

O diagnóstico veio tão rápido quanto surpreendente. Edeilde tinha leucemia linfóide aguda, a neoplasia mais comum em crianças e ao mesmo tempo a que tem os maiores percentuais de cura, chegando até a 80%. A adolescente era muito jovem para compreender previsões médicas. Tudo aquilo não fazia parte de seus planos. Nascida em Juazeiro, na Bahia, deixou para trás a possibilidade de cursar direito na Universidade Federal da Bahia e mudou-se com a família para a pernambucana Petrolina por conta da oferta do serviço de Tratamento Fora de Domicílio.

Uma vez por semana, às segundas-feiras, a estudante, hoje com 22 anos, ainda vem ao Recife para acompanhamento médico. Viaja em um ônibus da empresa Progresso, cuja passagem é paga pelo governo federal. Os cuidados ainda precisam ser tomados porque em 2014 ela viveu a volta da doença, dois anos depois do fim do tratamento. Segundo os médicos, isso acontece com cerca de 20% dos pacientes. Hoje ela reage bem à quimioterapia. Não precisa de um transplante de medula óssea, como chegou a ser cogitado pela equipe médica. Espera nunca mais escutar de um médico despreparado que “daquele dia não passará”.

LEIA MAIS

Confira as vagas de emprego de Petrolina nesta segunda-feira

carteira de trabalho
Em Petrolina, no Sertão, as vagas são para aplicador de películas de controle solar, auxiliar de pizzaiolo, pizzaiolo, chefe de cozinha, confeiteiro, cozinheiro de restaurante, garçom, pasteleiro, técnico em segurança do trabalho e vendedor interno (2).
Para as vagas de confeiteiro e pasteleiro é necessário ter ensino fundamental completo. Para as demais, é necessário ter concluído o ensino médio (exceto aplicador de películas). Para a vaga de cozinheiro de restaurante, é necessário ter curso de gastronomia. Uma das vagas de vendedor interno é destinada a pessoas com deficiência.
O horário de atendimento ao público em Petrolina é das 7h às 13h. O telefone para contato é (87) 3866.6540.

Cadeirante é preso em Petrolina vendendo drogas

Na noite de sábado (26), Policiais Militares do 5°BPM, em Petrolina, Sertão de Pernambuco, prenderam um homem, de 40 anos, por tráfico de drogas. A informação é que o cadeirante estava comercializando entorpecentes perto do Posto Orla, na região central da cidade.

Após ronda nas proximidades do local, encontraram o Ricardo Luiz de Souza Chaves. Em busca na cadeira de rodas, foram encontradas 04 pedras de Crack, dentro de um tubo da cadeira. Ao ser indagado, o acusado,  afirmou que estava com 10 pedras de Crack, dos quais vendeu 06, totalizando R$ 50,90 (cinquenta reais e noventa centavos).

As ações foram monitoradas pelo Núcleo de Vídeo Monitoramento da SDS e orientadas pela Central de Operações. O acusado com o material apreendido foi apresentado na Delegacia de Plantão e autuado em flagrante delito.

Animais ameaçam segurança na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio

cachorro monsenhor 2

Um perigo! Animais soltos próximo ao shopping, na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, em Petrolina, Sertão de Pernambuco, estão oferecendo perigo aos que trafegam pelo local. Os animais ficam no canteiro central, na área do bicicletário, e atravessam constantemente a via.

Nossa equipe entrou em contato com a Assessoria de Comunicação de Petrolina para solicitar que os cães sejam recolhidos pelo Centro de Zoonoses da cidade. Até o momento, ainda não recebemos resposta. Aos motoristas que passam nesta manhã pela  avenida, atenção redobrada.

 

Petrolina recebe Ônibus Especial para testagem de DSTs nesta terça-feira

dst
Nesta terça-feira (29), Petrolina receberá a visita do “Ônibus da Prevenção para Tod@s”. O veículo especial, equipado para realizar testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite C, vai atender a comunidade, gratuitamente, na Praça Dom Malan, em frente a Prefeitura, das 8h às 12h.
“Esta é uma ação que estamos realizando em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, para alertar a população sobre o diagnóstico precoce das doenças sexualmente transmissíveis, especialmente o HIV/AIDS, que não tem cura, mas tem tratamento”, explica coordenadora do Programa Municipal DST/AIDS e Hepatites Virais, Raquel Costa.
A secretária de Saúde, Lucia Giesta, ressaltou a importância do trabalho de prevenção que é realizado pela gestão municipal. “Nós trabalhamos com a prevenção diariamente, seja com a realização de palestras, a distribuição de preservativos ou a realização dos testes rápidos. Assim, podemos evitar a contaminação ou descobrir a doença precocemente e iniciar o tratamento”.
A expectativa é que o Ônibus da Prevenção atenda cerca de 300 pessoas em Petrolina.
Com informação de Ascom

Morre Júlio Andrade líder comunitário do Jardim Amazonas em Petrolina

oie_28121628gaauMIGB

Uma notícia triste pegou a todos de surpresa na manhã desta segunda-feira (28) na cidade de Petrolina-PE, a morte do líder comunitário Júlio Andrade do bairro Jardim Amazonas. Seu Júlio era um exímio defensor de sua comunidade, sempre participava, praticamente que diariamente, dos programas de rádio da cidade para reivindicar melhorias para a população.

Segundo informações ele sofreu um infarto fulminante na noite deste domingo (27), foi levado para a UPA, mas não resistiu e veio a óbito. O corpo dele será velado na rua 08, nº 280, Jardim Amazonas.

Ilha do Fogo segue temporariamente fechada para banhistas após incidente com abelhas

Ataque a abelhas na Ilha do Fogo

A Ilha do Fogo continuará fechada temporariamente até que o processo de retirada do enxame de abelhas, localizado na parte superior da ilha, seja concluído por profissionais, a informação é da Secretaria Executiva de Turismo, de Petrolina-PE, que nos enviou uma nota comunicando já ter entrado em contato com apicultores da região para verificar o que pode ser feito para que não ocorra, novamente, ataques das abelhas contra banhistas e visitantes do balneário.

Segundo o comunicado a Prefeitura de Petrolina tem priorizado a remoção das abelhas de forma responsável, sem utilizar o extermínio das mesmas e devido o feriado prolongado a excisão foi adiada para a próxima semana.

No último dia 20 (domingo), banhistas e ambulantes foram atacados por abelhas após visitantes mexerem em um enxame. A medida de fechar a ilha temporariamente prioriza a segurança e bem estar de todos que frequentam o balneário. A gestão municipal pede a colaboração dos usuários para não forçar a entrada no balneário através de barcos, lanchas e caiaques.

O fechamento, temporário, da Ilha tem o apoio da Associação de Ambulantes e a Guarda Municipal. Assim que a situação for resolvida, a Prefeitura de Petrolina comunicará a população sobre a reabertura da ilha.

Petrolina ganha Escola Municipal de Talentos

Escola de talentos

A partir da próxima terça-feira (29), as matriculas para as aulas gratuitas de teatro, dança canto e violão, já estarão abertas. Os interessados devem procurar a Central de Cursos no Parque Josepha Coelho, das 07 às 13 horas para efetuarem sua inscrição nos cursos. A secretaria executiva de juventude e qualificação profissional será a responsável pela Escola Municipal de Talentos. A Escola funcionará no Parque Municipal, nas arenas multiuso e tem pretensão de atender as necessidades na área de formação e cultura artística para adolescentes e jovens.

O município vem consolidando diversos espaços que promovem a qualificação profissional e cada dia vem se tornando referencial no Vale do São Francisco com programas implantados e que tem dando resultados nas comunidades onde são realizados. Escola do Couro, Escola de Alimentos, Fabrica de Doces (em fase de licitação), Estação Cultural da Juventude e a Casa do Empreendedor, são alguns desses exemplos.

O prefeito de Julio Lossio recebeu em seu gabinete, a comissão dos profissionais que integrarão o quadro da Escola Municipal de Talentos, acompanhada da secretária de Cidadania Célia Regina Carvalho, que entregou o documento que oficializa a implantação da Escola.

“O importante neste programa é o envolvimento dos adolescentes e jovens das comunidades, pois em um mesmo espaço as pessoas terão aulas de dança, de canto, violão e teatro, sendo instruídos por profissionais especializados na área artística. Eu sempre tenho dito que nossa gestão tem como prioridade o envolvimento das pessoas, seja na qualificação profissional como em outras áreas e não existe nada melhor do que cuidar de gente” disse o prefeito Julio Lossio.

Para Célia Regina, secretária de Cidadania, a Escola Municipal de Talentos vai reforçar a dignidade de vários adolescentes. “Nós que trabalhamos com o social todos os dias, entendemos que a dignidade do ser humano está em ele fazer o que é agradável e bom pra sua vida. Sabemos que levar dignidade para às pessoas que vivem em vulnerabilidade não é tarefa fácil, a Escola de Talentos vai reforçar essa busca pela dignidade para adolescentes e jovens” reforçou.

Com informações da Ascom.

Adolescente é esfaqueado no pescoço no N9 em Petrolina-PE

Faca

Mais uma tentativa de homicídio foi registrada neste sábado (26), no Núcleo 9 do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, Zona Rural, Petrolina-PE.

A vítima, um adolescente de 16 anos, foi esfaqueada no pescoço e encaminhada para o Hospital de Universitário (HU) onde recebeu atendimento.

De acordo a mãe do jovem, o golpe teria sido desferido por um adolescente que é usuário de drogas.

Uma guarnição Rural do 5° BPM realizou buscas na tentativa de identificar e prender o autor da agressão, mas ninguém foi preso . O fato foi registrado na 1° delegacia de polícia Civil para as providencias legais cabíveis.

Morre mulher espancada na Av. Sete de Setembro em Petrolina

A mulher espancada na madrugada deste sábado (26), na Avenida Sete de Setembro, bairro Jardim Maravilha, Petrolina-PE, não resistiu aos ferimentos e morreu. Conforme noticiamos a mesma mulher, de 40 anos, havia sido agredida no Residencial Monsenhor Bernardino, em Petrolina, na noite da sexta-feira (25), por um homem conhecido como ‘Joel’, após discutir com a vizinha da frente, que bebia com desconhecidos, o acusado fugiu do local. Os envolvidos foram encaminhados a delegacia.

Já na madrugada deste sábado (26), a mesma mulher, foi espancada na avenida Sete de Setembro e removida pelo Samu, em estado grave, para o Hospital Universitário de Petrolina, não resistindo aos ferimentos e vindo a óbito.

De acordo com o 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM), o crime foi cometido por pessoas ainda não identificadas pela polícia.

 

Mulher é espancada na Avenida Sete de Setembro

Na noite desta sexta-feira (25) uma mulher de 40 anos, por volta das 19h, foi agredida  no Residencial Monsenhor Bernardino, em Petrolina, Sertão de Pernambuco. Segundo informações da Polícia Militar, a vítima discutiu com a vizinha da frente, que bebia com desconhecidos pela vítima, quando um homem conhecido como ‘Joel’, a agrediu fisicamente com um cassetete,  causando ferimentos na cabeça e mãos. O acusado fugiu do local. Os envolvidos foram encaminhados a delegacia.

Já na madrugada deste sábado (26), a mesma mulher, foi espancada na avenida Sete de Setembro. O Samu foi acionado e removeram a  mulher em estado grave para o Hospital Universitário de Petrolina. Não há indícios de quem cometeu o crime. O fato foi encaminhado a  1ª Delegacia de Polícia Civil de Petrolina. O caso está sendo investigado pela polícia.

 

 

 

Temer articula rompimento com governo Dilma

"Eu acho que quem tem que bater o martelo é a presidente. A conversa é em torno de cinco", disse o vice-presidente eleito Michel Temer, do PMDB, sobre a partilha ministerial do governo Dilma Rousseff. 11/10/10 REUTERS/Ueslei Marcelino

Com Temer envolvido diretamente nos bastidores da articulação, o PMDB do Rio de Janeiro já anunciou ontem que irá votar pelo desembarque do governo. Os peemedebistas fluminenses sempre foram considerados estratégicos para o jogo do impeachment no Congresso. O Planalto deu mostras, contudo, que usará o poder que ainda tem para atrapalhar os planos de Temer. A edição do Diário Oficial de ontem trouxe a demissão do presidente da Fundação Nacional de Saúde, Antonio Henrique Pires, que é ligada ao grupo do vice-presidente.

A troca deixa claro que o Planalto resolveu abrir mão de negociar com os partidos para atender diretamente às demandas dos deputados, provocando uma série de divisões em todas as bancadas. O foco do governo é o universo de 172 votos, número mínimo necessário para impedir o impeachment.

Conforme o Estado publicou ontem, o Planalto decidiu apostar na oferta de cargos em primeiro e segundo escalão com dois objetivos iniciais: diminuir o impacto do provável rompimento do PMDB e evitar que esse episódio contamine o restante dos partidos da base de sustentação no Congresso.

“Qualquer voto que eles conseguirem no PMDB é lucro”, disse o deputado Lúcio Vieira Lima (BA), integrante da ala a favor do impeachment. “Para nós, é importante aprovar o desembarque do partido para mostrar nossa força”, completou. O Planalto conta com a ajuda dos atuais sete ministros do PMDB, que ocupam as pastas de Minas e Energia, Saúde, Agricultura, Ciência e Tecnologia, Turismo, Aviação Civil e Portos. Por ora, nenhum deles deseja sair do cargo.

Em reunião com a presidente anteontem à noite, eles apresentaram o quadro atual da disputa dentro do partido e comprometeram-se a não facilitar o rompimento liderado pelo vice-presidente. Mesmo durante o feriado, o grupo de ministros deverá realizar ligações para integrantes dos respectivos diretórios estaduais, no intuito de assegurar votos contra a debandada.

Encenação da Paixão de Cristo toma conta da Concha Acústica de Petrolina

Paixão de Cristo Via Sacra 2

Ao ar livre e sob o luar da lua cheia, foi realizado nesta sexta-feira (25), a 38ª encenação dos últimos momentos de Jesus Cristo, pela companhia Guterima, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Em frente ao cartão postal mais conhecido da cidade, a Catedral Sagrado Coração de Jesus, o Cristo teve sua última ceia com os apóstolos, foi traído, morto e ressuscitou.

Paixão de Cristo Via Sacra 4

O espetáculo começou perto das 21h e teve quase duas horas de apresentação. O público compareceu e acompanhou com olhar atento a cada cena da Paixão de Cristo. Ao todo, foram 8 atos, encenados na frente e na lateral da Catedral e também na Concha Acústica.

Paixão de Cristo Via Sacra 3

O espetáculo iniciou com a “Tentação de Cristo” e seguiu com a “Convocação dos Apóstolos”, “Sermão da Montanha”, a “Última Ceia”, o “Fórum de Pilatos” e o “Calvário”. Diferente dos últimos anos, a Paixão foi realizada na Concha Acústica, em virtude da reforma do Parque Josepha Coelho.

Paixão de Cristo Via Sacra 1

 

É guerra e quem tiver artilharia mais forte ganha, diz Lula

lula 25

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou-se ao general Vo Nguyen Giap, comandante do Exército do Povo do Vietnã, emblemático estrategista militar que fez tombar em batalha tropas francesas, norte-americanas e chinesas, ao declarar “guerra” aos investigadores da Operação Lava Jato – que investiga supostos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa envolvendo o petista e sua família.

“É o seguinte meu filho eu tô com a seguinte tese: é guerra, é guerra e quem tiver artilharia mais forte ganha”, declara Lula, em conversa por telefone com o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), monitorada com autorização da Justiça Federal, do Paraná.

O parlamentar responde ser aliado nessa batalha. “Presidente estamos nessa guerra também, não tenho nada a perder.”

Os dois falam da persecução criminal em andamento em Curitiba e em Brasília contra o ex-presidente Lula e pessoas ligadas a ele, incluindo seus filhos. Os grampos foram autorizados pelo juiz federal Sérgio Moro – dos processos em primeira instância da Lava Jato – na fase que antecedeu a Operação Aletheia. Deflagrada em 4 de março, o ex-presidente foi o principal alvo. Levado coercitivamente para depor, reagiu publicamente com ataques aos investigadores, a quem classificou de “um bando de loucos”.

Lula faz referência ao estrategista de guerra vietnamita: “Você pode me chamar até de general Giap. Nós já derrotamos os americanos, os chineses, os franceses e estamos para derrotar a Globo agora”.

O ex-presidente e sua defesa têm atacado meios de comunicação, em especial a Rede Globo. Além perseguição política, no grampo da Lava Jato o ex-presidente conta ao senador ter conhecido o lendário general Giap. “Foi lá no Vietnã, estava bem velhinho já, levei a Dilma (Rousseff) para conversar com ele.”

Giap ficou conhecido como Napoleão Vermelho, foi considerado herói nacional em busto histórico situado abaixo, apenas, do ex-presidente Ho Chi Minh – o pai da independência vietnamita. Os dois se conheceram no exílio no sudeste da China. No Vietnã, recrutaram guerrilheiros para a insurgência vietcongue. Giap trabalhou como jornalista, antes de entrar para o Partido Comunista Indochinês. “Vamos levar essa luta”, responde o senador petista – também alvo de investigação da Lava Jato e com o nome citado por delatores.

Com informações de Exame