Confira os horários de funcionamentos de alguns órgãos públicos e do comércio neste feriado Santo

Petrolina

O Fórum DR. Manoel Francisco de Souza Brito, Centro de Petrolina: fecha a partir de hoje (23) e só volta a funcionar na segunda-feira;

Comércio e Shopping: só não funcionarão na sexta-feira (25);

Bancos: vão funcionar normalmente e só fecharão as portas na Sexta da Paixão.

Prefeitura Municipal de Petrolina: quinta-feira (24) é ponto facultativo e na sexta não funciona, mas na segunda-feira (28) voltará o expediente normal a partir das 7h.

Câmara de Vereadores: fecha nesta quinta e só volta os trabalhos na segunda-feira, com sessão normal na terça-feira.

Ministério do trabalho e emprego: não funcionará nesta sexta-feira, mas volta ao horário normal na segunda-feira pela manhã.

Milton Barbosa rebate crítica de ouvinte sobre sua saída da prefeitura de Petrolina

Milton Barbosa

O presidente da Cooperativa de Mototaxistas e Motoboys de Petrolina (Cooper Sindmotos), Milton Barbosa, rebateu na manhã desta quarta-feira (23), em entrevista ao programa Bom dia Vale da rádio Jornal, as críticas do ouvinte Jonas morador do bairro Maria Auxiliadora, relacionadas a uma possível expulsão de Milton, da prefeitura de Petrolina (PE) na gestão Julio Lossio (PMDB).

Milton disse que não foi tirado da prefeitura de Petrolina no ano de 2012, porém afirmou que por motivos pessoais achou melhor sair por conta própria. Inclusive apresentou o documento do seu pedido de desligamento, durante a entrevista. “Ele (Jonas) é desinformado, metido a intelectual, ele diz que o prefeito me tirou do quadro, que eu estava querendo comer dinheiro do prefeito. Eu pedi para me desligar por que não tinha como aceitar com naturalidade o que vinha acontecendo com relação ao profissional mototaxistas”.

O presidente do Sindmotos também esclareceu sua função dentro da prefeitura, “nunca trabalhei a frente da antiga EPTTC hoje AMMPLA. A minha função era identificar alguns pontos negativos e procurar soluciona-los. Mas infelizmente eu fui resolver um problema, que existia, que já era denunciado, que era na casa de apoio e ali naquele momento quando eu fotografei, quando fiz um relatório que passei para o gestor do município, a partir daquele momento, começaram a me ver como uma espécie de ameaça, por essa razão eu comecei a entrar numa linha colisão com aqueles que fazer parte do poder público”, contou Milton.

Praça do bairro Palinhas recebe equipamentos de ginástica  

palhinhas praça equipamentos 2

Uma Academia ao ar livre foi inaugurada nessa semana na praça central do bairro Palhinhas em Petrolina (PE), o equipamento vai ofertar mais espaço para atividades físicas da comunidade e, é uma ação do Executivo Municipal.

De acordo com a secretária de Infraestrutura, Tatyanne Lima, a instalação dos equipamentos vai movimentar ainda mais a praça. “Nós estamos fazendo as melhorias necessárias para garantir qualidade de vida e segurança para população, e para isso, estamos cuidando da praça, além de fazer a manutenção, limpeza, segurança e iluminação do espaço”, destaca.

AMMPLA solicita ao vice-Governador Raul Henry ações para mototaxistas de Petrolina

Raul Henry

O diretor presidente da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina AMMPLA, Paulo Valgueiro e o presidente do Sindicato dos Profissionais de Mototaxistas de Petrolina (Simprotec), Marcos de Souza solicitaram ao vice-Governador Raul Henry apoio para a proposta da isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços-ICMS, na compra de motocicletas.

Os mototaxistas argumentam que atualmente em Petrolina atuam 779 profissionais e que a Lei Municipal prevê que as motos sejam substituídas a cada 5 anos.

“Nós precisamos oferecer cada vez mais um trabalho de qualidade à população. Ter um transporte novo é muito melhor porque trabalhamos todo dia, o que acaba desgastando o veículo”, enfatiza Marcos.

Valgueiro ressalta que este sonho é antigo de todos que trabalham na atividade de Mototaxi. “A isenção aprovada permitirá que os profissionais comprem motos novas com o preço reduzido e isto vai representar mais qualidade no transporte de passageiros, além de dignidade para o trabalhador”, finalizou o diretor da Ammpla.

Com informações da Ascom

Senador defende reforma do ICMS como socorro a estados e municípios

FBC 16.03.22_Plenário

Na noite desta terça-feira (22), no Plenário do Senado,o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) discursou sobre a defesa  da unificação das alíquotas do ICMS como a saída mais célere para o enfrentamento da crise econômica pelos estados e municípios. Ao referir-se às principais demandas apresentadas hoje por governadores ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), Fernando Bezerra conclamou as bancadas do Nordeste, Norte e Centro-Oeste na Casa para atuarem de forma que a unificação das alíquotas do Imposto Sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços seja tratada como prioridade pelo Congresso Nacional.

“É evidente que não vamos faltar ao apelo dos governadores”, afirmou. “Mas, a matéria mais importante para os estados consumidores da federação brasileira, que estão concentrados nestas três regiões, é a transformação do ICMS de um imposto de produção para um tributo de consumo”, destacou Bezerra Coelho. Duas das principais demandas dos governadores foram a redução, em até 40%, do pagamento de empréstimos contraídos pelos estados e a autorização para uso de recursos de depósitos judiciais envolvendo o pagamento de precatórios entre entidades privadas.

Segundo observou Fernando Bezerra, no Plenário do Senado, o governo federal sempre argumentou que “não dispunha de espaço fiscal para a unificação das alíquotas do ICMS”. Porém, conforme afirmou o senador, a eventual redução da amortização das dívidas levará maior alívio aos estados mais ricos e implicará em um gasto fiscal de R$ 30 bilhões, nos próximos três anos.

“Então, é inconcebível que o governo tenha encontrado ‘espaço fiscal’ para atender, sobremaneira, os estados ricos da federação e diga, a este Congresso Nacional, que não tem recursos para viabilizar uma Política Nacional de Desenvolvimento Regional e a racionalização do ICMS, o que contribuiria para o desejado equilíbrio federativo”, argumentou o senador.

O socialista observou ainda que a pendência para que o Congresso Nacional possa acelerar a votação da chamada “Reforma do ICMS” é o governo federal definir os recursos que vão compor os Fundos de Compensação. Os fundos serão direcionados aos estados consumidores que, a partir da unificação das alíquotas do imposto, terão de abrir mão dos instrumentos de incentivos fiscais.

Alta nos alimentos deve-se ao excesso de chuvas, aponta pesquisa

Análise tem como base conjunto de 34 produtos, que incluem alimentos e materiais de higiene

Análise tem como base conjunto de 34 produtos, que incluem alimentos e materiais de higiene

As chuvas dos últimos dois meses foi motivo de alegria e esperança para o sertanejo, mas o excesso delas nas principais regiões produtoras de alimentos provocou alta nos preços dos itens que compõem a cesta básica. A informação é de um levantamento realizado mensalmente pela Facape.

Dentre os produtos que tiveram aumento de preços, o feijão e o leite refletem as consequências do excesso de chuvas, o que também alterou o valor dos seus derivados, a exemplo da margarina. Outro item que teve um forte aumento e refletiu na inflação foi o açúcar. A elevação do preço do produto ocorreu devido a um movimento que privilegia a produção do etanol ao invés do açúcar. Como consequência, o item apresentou menor disponibilidade, o que fez o seu valor aumentar.

Segundo o levantamento, Juazeiro apresentou inflação de 0,86% e Petrolina de 0,37% no mês de fevereiro. Considerando as informações das duas cidades, a inflação foi de 0,22%. Dessa maneira, o cidadão que recebeu o salário mínimo de R$ 880, gastou 36,10% da renda com a aquisição da cesta básica, restando R$ 562,67 para as demais despesas.

Ainda de acordo com o estudo, apesar da inflação, o aumento de 11,67% do salário mínimo melhorou o poder aquisitivo da população das duas cidades. Segundo o coordenador da pesquisa, João Ricardo Ferreira, os consumidores ainda devem buscar outras alternativas, como manter as pesquisas de preços, comprar quantidades menores, observar as promoções e fazer substituição de produtos caros por outros mais baratos.

O Índice da Cesta Básica do Vale do São Francisco (ICB) é um projeto do Colegiado de Economia da Facape. A pesquisa completa está disponível na página eletrônica da instituição (www.facape.br), no link ICB.

“Quem coordena a sucessão do prefeito Júlio Lossio é ele próprio”, afirma vice-governador Raul Henry

O Vice-governado Raul Henry, presidente estadual do PMDB, participou nesta terça-feira (22), do encontro do partido em Petrolina e afirmou que a decisão pela candidatura a prefeito desta cidade passa diretamente pelas mãos do prefeito Julio Lossio, inclusive, um provável apoio a pré-candidatura do deputado Lucas Ramos (PSB).

Pacientes do Ceonco celebram evento que simboliza a páscoa em Petrolina

Pascoa Apami

Os pacientes oncológicos da ala infantil do Centro de Oncologia Dr. Muccini/Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância tiveram uma manhã diferente nesta terça (22).  Devido aos festejos de páscoa que serão realizados no próximo domingo (27), a manhã dos pacientes e familiares foi no clima de celebração.

As crianças participaram de atividades lúdicas e ganharam presentes, além de ovos de páscoa feitos especialmente para elas. “Todas as datas buscamos fazer algo diferente e celebrar a vida e as conquistas dessas crianças”, afirmou o Diretor médico do Centro de Oncologia Gray Portela.

A atividade foi realizada pelo grupo de humanização do Ceonco com apoio da equipe de voluntários.

Foto: Ascom

Shopping de Petrolina não vai funcionar na Sexta-Feira da Paixão

 River ShoppingO River Shopping estará com todas as lojas fechadas, inclusive, o Hiper Bompreço no próximo dia 25 (Sexta-Feira da Paixão). Apenas a praça de alimentação e as áreas de lazer funcionaram das 12h às 22h. No Sábado (26) e Domingo de Páscoa (27), o Mall funcionará normalmente.

UPAE destaca o uso consciente dos recursos hídricos

Dia da Água

O Dia Mundial da Água comemorado hoje (22), foi lembrado pela Unidade de Pronto Atendimento e Atendimento Especializado de Petrolina (UPAE), que destaca a importância do uso consciente dos recursos hídricos através de medidas simples, como economizar água no uso de descargas, higienização das mãos e na cozinha.

Uma iniciativa que merece destaque no estabelecimento de saúde é a da funcionária, auxiliar de cozinha, Dejane Almeida, que em dezembro do ano passado, após assistir a um tutorial na internet, resolveu implementar na unidade de saúde o uso de garrafas PET de 2 litros preenchidas com água, nas caixas acopladas das bacias sanitárias. A ação tem como objetivo diminuir a vazão de água na descarga, com uma economia de 1,5 litros a cada acionada. A iniciativa gera até hoje reconhecimento, economia e conscientização.

O trabalho sobre o uso racional da água é feito constantemente com os funcionários. Essas e outras campanhas educativas são realizadas pelo Serviço Social e Núcleo de Educação Permanente (NEP) da UPAE.

Importância da água para saúde

A água é o líquido fundamental para a vida. O corpo humano é constituído de mais de 60% de água, o que faz dela um nutriente indispensável à saúde. Todo o funcionamento do organismo depende da água. Além de distribuir os nutrientes pelos diferentes órgãos do corpo, a água ajuda a regular a temperatura do corpo, eliminar as toxinas através da urina e da transpiração e a estimular o trânsito intestinal. Sendo assim, quando há pouca água no corpo, o organismo sofre prejuízos. Os especialistas aconselham a ingestão de no mínimo dois litros de água por dia.

A água também exerce um papel importante para a saúde da pele, pois garante a hidratação e favorece a absorção dos nutrientes necessários ao seu equilíbrio. Se a água é perdida, a pele sofre desidratação, tornando-se áspera e favorável ao envelhecimento.

Para as crianças, a água exerce papel importante no crescimento, funcionamento do organismo, melhora as funções dos rins, bexiga e intestino. Sempre ofereça água às crianças, pois elas são menos suscetíveis a sentir sede durante uma atividade e podem não sentir a necessidade de água requerida pelo organismo.

Seminário debate orientação sobre registro empresarial em Petrolina nesta quarta-feira (23)

Reunião evento Jucepe

O ‘Seminário de Orientação sobre Registro Empresarial’, organizado pela Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) será realizado no auditório de eventos da Facape nesta quarta-feira (23). O evento é fruto de uma conversa recente, entre o presidente da autarquia, Rinaldo Remígio, e o coordenador local da Jucepe, Marcos Alexandre da Silva.

São disponibilizadas 80 vagas e todos os participantes receberão certificado. Segundo Marcos Alexandre, a ideia é esclarecer dúvidas de empresários, estudantes e contadores em relação à documentação necessária para abertura, alteração e fechamento de empresas. “Assim, esperamos reduzir o número de processos que são devolvidos por erros no preenchimento dos formulários”, explicou.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site www.jucepe.pe.gov.br ou através do e-mail [email protected]O seminário ainda acontece em Araripina e no Recife. Para o professor Remígio, é uma oportunidade de orientar também os futuros empreendedores.

A Facape está de portas abertas para parcerias como essas, em que os nossos estudantes e a população em geral, inclusive aqueles que sonham com o próprio negócio, têm a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre os atos constitutivos de uma empresa, incluindo os processos de alteração, fechamento, entre outros”, ressaltou.

O seminário acontecerá no auditório principal da Facape, das 13h às 16h. Outras informações pelo telefone (87) 3866-6505.

Profissionais de Saúde participam de Ciclo de oficinas

Ciclo palestras Cerest

Ao todo, 85 Equipes de Saúde da Família das Unidades de Saúde de Petrolina participaram das Oficinas em Saúde do Trabalhador realizadas pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Petrolina (Cerest), serviço da Secretaria Municipal de Saúde.

Agente Comunitários de Saúde, Auxiliar de saúde bucal, Dentista, Enfermeiro, Médico, Técnicos de Enfermagem e Recepcionistas participaram das capacitações que abordaram sobre a Política Nacional em Saúde do Trabalhador, atuação do Cerest, agravos e doenças relacionados ao trabalho, seus protocolo e notificações.

A coordenadora do Cerest, Jordana Fernandes, destacou que, “as oficinas discutem sobre a importância da detecção de doenças e agravos relacionados ao trabalho, assim como o manejo de condutas. Dessa forma, planejamos as ações de promoção e prevenção em saúde do trabalhador gerando maior fortalecimento da Atenção Básica”, explicou.

A secretária de Saúde, Lucia Giesta, pontua que “a gestão sempre prezou pela qualidade do serviço prestado, por isso trabalhamos de forma contínua com capacitações, oficinas, cursos com o objetivo de aprimorar cada vez mais a prática profissional de nossos servidores”.

Vereador Ednaldo Lima rebate declaração de Zé Batista sobre o Minha Casa, Minha Vida

Ednaldo Lima 22-03-16

Vereador de Petrolina, Ednaldo Lima (PMDB). Foto: (Jean Brito)

Em meio à votação do projeto de Regularização Fundiária, nesta terça-feira (22), na Câmara Municipal de Petrolina (PE), o vereador Ednaldo Lima (PMDB), líder do Governo, rebateu as declarações do colega de parlamento, José Batista da Gama (PDT), de que existem processos no Ministério Público de Pernambuco (MPPE), sobre irregularidades no programa Minha Casa, Minha Vida, e de que ele teria recebido cerca de 30 pessoas em seu gabinete a procura de casas.

“É muito natural que as pessoas me procurem aqui, agora o meu encaminhamento é o que importa, a forma como eu recebo as pessoas. As pessoas têm o direto de vir ao meu gabinete, é público. Então se as pessoas vêm ao meu gabinete e querem esclarecimento, querem uma orientação, é o meu papel fazer isso. Então que a Câmara diga oficialmente que esse não é o meu papel. O vereador se quiser que entre com a reclamação judicial, me cobrando, dizendo que eu estou fazendo algum procedimento errado”, pontua.

Com relação ao programa de habitação, Ednaldo, que é Ex-Secretário Executivo de Habitação, foi taxativo. “O município de Petrolina tem um corpo jurídico que está diariamente respondendo aos questionamentos. Sempre que tem uma seleção de casas e seleção de famílias do programa, as famílias procuram a imprensa, ou a ouvidoria, ou procura a promotoria pública para questionar por que não recebeu. Isso aí é um processo natural, eu já respondi centenas de ofícios nesse sentido. Agora eu passei sete anos no governo e voltei aqui para Câmara e eu digo até hoje, nunca respondi nenhum processo com relação a nossa atuação”, afirma o vereador.

Pérsio Antunes explica por que projeto da regularização fundiária pode ser anulado pelo Ministério Público

Neste vídeo o vereador Pérsio Antunes (PV) explica por que o Ministério Público pode anular a votação do projeto da regularização fundiária dos bairros São Jorge, São Joaquim, Mandacaru e parte do Santa Luzia em Petrolina-PE, aprovado na sessão desta terça-feira (22), na Câmara Municipal, por 12 a 0 e duas abstenções.

Dia Mundial da Água: Pernambuco tem 52 dos 184 municípios com condições de abastecimento satisfatório

dia mundial da agua

O dia 22 de março é marcado anualmente como o Dia Mundial da Água, data destinada principalmente a discutir os temas relacionados a esse bem indispensável à vida na Terra.

A água foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, como patrimônio do planeta, sendo dever de todos preservá-la. Desde então, com o objetivo de estimular a discussão sobre esse importante bem natural, em 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água.

Em 2010, o direito à água potável e ao saneamento básico passou a ser considerado pela ONU um direito humano essencial e indispensável à garantia de todos os outros direitos.

Em Pernambuco, que tem 90,68% de seu território suscetível à desertificação, a efetivação desse direito enfrenta desafios históricos. De acordo com o Atlas Brasil, da Agência Nacional de Águas (ANA), apenas 52 dos 184 municípios pernambucanos apresentam condições de abastecimento satisfatórias para atendimento das demandas futuras. O relatório cita como mais grave a situação nas regiões do Agreste e Sertão do Moxotó.

Entre 2012 e 2014, o Semiárido brasileiro enfrentou as piores secas dos últimos 50 anos. Em contraste, no Estado, conforme o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, gerido pelo Ministério das Cidades, a perda média de água no trajeto entre os reservatórios e a torneira da população foi de 52% em 2014. O índice superou a média nacional (36,67%). Para se ter uma ideia, no Japão esse percentual não ultrapassa os 6%.

Para a professora Josiclêda Galvíncio, do Departamento de Ciências Geográficas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o uso irracional dos recursos hídricos pela agricultura irrigada continua sendo o principal obstáculo para a conservação da água no Estado. Vale destacar que a agricultura, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), utiliza 69% da água potável existente no mundo. Entretanto, o cultivo por meio de irrigação necessita de duas vezes mais água que o tradicional.

Sobre a conservação dos mananciais, Josiclêda aponta que um dos maiores problemas em Pernambuco é a falta de investimento em novas alternativas de disponibilidade de água. Segundo ela, existem no mundo exemplos de lugares com oferta menor desse bem natural, onde a convivência com a escassez hídrica se dá sem sofrimento, prejuízos econômicos e sociais. A diferença, aponta, são os investimentos feitos para tornar real a disponibilização do produto para a população.

“Pouco se fez no Agreste e Sertão de Pernambuco para aumentar a oferta de água para os diversos fins, e a demanda só tem aumentado”, ressalta a professora, que também considera insuficiente a fiscalização do uso dos recursos hídricos no Estado.

Gestor do Programa Semiárido Caatinga e Combate à Desertificação da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas/PE), Sérgio Mendonça diz que a criação de unidades de conservação e a capacitação de professores e agricultores têm sido eixos para minimizar a degradação ambiental e seus efeitos na região, que abrange cerca de 80% do território de Pernambuco. “Os ganhos socioambientais advindos com o projeto são significativos e alcançam diferentes áreas, pois as ações são integradas”, relata.

POLUIÇÃO – Outro problema é a contaminação de mananciais. Na Região Metropolitana do Recife (RMR), o lançamento de esgoto sem tratamento nos Rios Capibaribe e Beberibe é o fator mais preocupante. Já o Plano Estratégico de Recursos Hídricos e Saneamento do Estado, de 2008, também aponta os impactos causados pelos Polos de Desenvolvimento nos sistemas de abastecimento urbano. Entre eles, a presença de produtos químicos em Suape (RMR) e nos polos de irrigação de Petrolina e gesseiro do Araripe.

Diretora-presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Simone Souza acredita que uma Parceria Público-Privada (PPP) feita pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) pode ajudar a mudar a realidade. A intenção é elevar o índice de cobertura de 30% para 90% das residências com saneamento básico na RMR. “A prioridade de atuação tem que ser o saneamento”, frisa.

A gestora cita também o problema da poluição dos rios por lavanderias e indústrias de jeans de Toritama, no Agreste. Em 2015, a CPRH emitiu 657 autos de infrações ambientais (nem todos relacionados ao uso da água).

Diretor-presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), Marcelo Asfora afirma que há estudos contratados para identificar os principais degradadores dos reservatórios e a exploração dos aquíferos subterrâneos. “Queremos saber como vai se comportar a qualidade da água em razão das condições de operação, identificar as fontes de degradação e fazer prognósticos”, explica

Com informações de Alepe