Representantes e funcionários da Viva Petrolina têm audiência no Ministério do Trabalho nesta quarta (20)

AMMPLA logomarca

A AMMPLA(Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina) informa que a frota de ônibus que havia parado hoje pela manhã, em Petrolina, já voltou a cumprir o horário das rotas estabelecidas.

Após audiência no Ministério do Trabalho, representantes  e funcionários da Empresa Viva Petrolina entraram em acordo, possibilitando o retorno à operação dos veículos que se encontravam estacionados no pátio do Centro de Convenções.

Os motoristas e os cobradores da empresa Viva Petrolina efetuaram a paralisação alegando salários atrasados. Após a audiência, os trabalhadores retornaram aos serviços.

Segundo a assessoria da AMMPLA, uma nova reunião no Ministério do Trabalho já está agendada para esta quarta (20), às 14h.

Vereadora Cristina Costa afirma que deputados votaram contra Dilma pensando apenas em chegar ao poder

Cristina Costa

Vereadora Cristina Costa (PT) / Foto: Waldiney Passos

Uma extensão das discussões da Câmara federal, assim foi a sessão desta terça-feira (19), na Câmara Municipal de Petrolina. Os discursos giraram em torno da votação da admissibilidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, ocorrida no último domingo (17).

Para a vereadora Cristina Costa (PT), o momento foi importante para o país, porque a sociedade brasileira teve a oportunidade de conhecer o Congresso Brasileiro. “Infelizmente ali você tem, em sua grande maioria, um Congresso  que é familiar, que não representa o povo brasileiro nos seus interesses”, salientou.

“Se esse momento ficou na história por que houve uma decisão de maioria no processo democrático, que eu respeito, como eu estou exigindo também que seja respeitada a democracia dos 54 milhões de votos que elegeram Dilma presidente, veio um momento importante para gente que foi ver como os deputados se posicionam, que não é um compromisso com Brasil, compromisso com o Estado, não é um compromisso com o nosso município, na sua grande maioria é pensando apenas no Poder”, comentou Cristina Costa.

Na avaliação da parlamentar não houve o julgamento de mérito naquela sessão, mas sim político. “Observei que todos voltaram por seu pai, sua mãe, seu filho, parecendo que foi só a família que o elegeu, só faltou dizer votei pelo cachorro, pelo gato, pelo burro, mas não voltei concretamente para acabar a corrupção, até por que ficou claro que a maioria ali está envolvida na corrupção e tem medo de perder o mandato e a presidente Dilma é uma ameaça para que é isso possa acontecer” lamentou.

Michel Temer e Eduardo Cunha

“A injustiça do vice-presidente Michel Temer que o povo brasileiro não gosta, a aceitação, que pode ter certeza que foi recusado, tanto por quem é a favor ou contra o impeachment da presidente Dilma, e principalmente mostrou a ilegitimidade de Eduardo Cunha, um pilantra, o maior corrupto hoje da nação brasileira administrando um processo desse”, avaliou.

Jovem petrolinense que sofreu cyberbulliyng vai estar no “Encontro com a Fátima Bernardes” nesta quarta

calincka fatiam

A universitária Calincka Crateús, 24, teve sua história compartilhada por milhares de pessoas  após contar em rede social sobre o cyberbulliyng que sofreu de colegas do tempo do colégio. A repercussão da história estudante de jornalismo e blogueira foi tamanha, que ela estará contando a história dela nesta quarta-feira (20), no programa “Encontro com a Fátima Bernardes”, na rede Globo.

A garota anunciou em sua conta no Facebook que viaja hoje (19) para o Rio de Janeiro.

“Hoje viajo para o Rio de Janeiro. Irei participar do programa Encontro com Fátima Bernardes (na quarta-feira) para contar um pouco da minha história e falar sobre a superação de tudo o que vocês acompanharam. Quero agradecer pelo apoio que veio de vários lugares do país, pessoas que se identificaram com cada palavra que digitei. Quero agradecer aos meus familiares, amigos e colegas de trabalho. Não irei só por mim, irei por vocês também.”

O caso

calincka

No último dia 05, Calincka Crateús escreveu um desabafo na página pessoal dela no Facebook. Após 10 anos, o bullying sofrido na escola voltou à tona através do Whats App. O aplicativo comumente utilizado para reencontros de colegas de escola através da criação de grupos, virou palco para que a ‘caixa de Pandora’ de medos e sofrimentos da estudante de jornalismo, fosse novamente aberta.

A dona do blog  “Toda Linda de Valentino” prestou Boletim de Ocorrência na delegacia de Petrolina, Sertão de Pernambuco e deu entrada em um processo penal por injúria e difamação.

Lançada a programação do São João do Vale

programaça sj

 são joao sj 3

Com muito forró, foi anunciada na manhã desta terça-feira a programação do São João do Vale de Petrolina no Sertão de Pernambuco. No total, serão 15 dias de programação junina, começando com a Vaquejada no Parque Geraldo Estrela e sendo finalizada com a tradicional Missa do Vaqueiro.

são joao sj

No Pátio Ana das Carrancas serão nove dias de festa com atrações locais, regionais e nacionais.  Do cenário local, os nomes como Pega Leve, Adelmário Coelho e Desejo de Menina marcam presença. Já os destaques nacionais, conta com Marília Mendonça, Henrique e Juliano, Aviões do Forró, As Coleguinhas e Wesley Safadão, entre outras atrações.

são joao sj 2

O homenageado deste ano, será o político falecido no ano passado, Osvaldo Coelho. Também é um dos homenageados o radialista Carlos Augusto. No evento de lançamento se fizeram presentes familiares dos dois grandes nomes de Petrolina.

Confira a programação no Pátio Ana das Carrancas 

17/06

As Coleguinhas

Bell marques

Amado Batista

Adelmário Coelho

Forró Pega Leve

LEIA MAIS

Devoção ao Padre Cícero será nesta quarta em Rajada.

nossa senhora das dores
A Paróquia Nossa Senhora das Dores, localizada no distrito de Rajada em Petrolina, Sertão pernambucano, realiza amanhã (20) dia de programação em devoção ao Padre Cícero a Nossa Senhora das Dores. A programação começa às às 06h com o ofício.
Já às 18h, será realizada a “Hora da Graça” com procissão pelas ruas de Rajada logo após, às 19h, e Santa Missa e bênção do Santíssimo em seguida. Com exceção da procissão, toda a programação será na igreja matriz da paróquia, conduzida por membros de pastorais e pelo padre Felipe Gomes, administrador religioso da comunidade.

Três pessoas foram presas por roubo e receptação de veículos em Petrolina

motos pegas

Na manhã da última segunda-feira (18), durante operação da Polícia militar em busca de veículos roubados e depósitos clandestinos, foram presos três homens com idade entre 20 e 30 anos. Segundo Polícia Militar, enquanto policiais realizavam levantamento dos locais, viram dois dos acusados deixando a residência suspeita, no bairro Mandacaru, Sertão de Pernambuco.

A PM  verificou que dentro da casa encontravam-se duas motos que constam no sistema tendo restrição de roubo/furto. Os policiais após verificação, forma em busca dos dois suspeitos que deixaram a casa, ao encontrá-los, eles já estavam em posse de outra motocicleta. Os homens resistiram a prisão e dispararam em direção ao efetivo policial.

Com um dos acusados foi encontrado um revolver com numeração suprimida, 06 munições e uma moto com restrição de roubo. O segundo acusado foi pego com duas motocicletas,  ambas com restrição de roubo. Já com o terceiro acusado, foi encontrado uma moto ainda sem placa.

Os três acusados foram presos e encaminhados a delegacia de Polícia  Civil.

 

 

Clientes reclamam da gerência do Banco Santander em Petrolina/PE

Quem vai a agência do Banco Santander em Petrolina, na avenida Fernando Góes, centro da cidade, volta sem resolver suas pendências financeiras, pois há mais de 24 horas o sistema se encontra fora do ar e o que é pior, nenhum funcionário foi designado para explicar o que está acontecendo, gerando indignação daqueles que precisam usar dos serviços até mesmo para pagar boletos vencidos sem a cobrança de juros. Nossa reportagem esteve no local e conversou com alguns correntistas da instituição.

Funcionários da Viva Petrolina fazem parada de advertência

Viva Petrolina 01

Com salários atrasados motoristas e cobradores da Viva Petrolina realizam parada de advertência / Foto: Waldiney Passos

Neste momento os motoristas da empresa de transporte coletivo Viva Petrolina estão realizando uma parada de advertência no pátio do Centro de Convenções em Petrolina-PE. Eles estão reivindicando o pagamento do salário atrasado há mais de dois meses.

Viva Petrolina 03

Procurados por nossa reportagem ninguém quis se pronunciar, formos informados apenas que a paralisação é devido uma audiência que estaria acontecendo simultaneamente a parada no Ministério do Trabalho com o Sindicato das Empresas de Transportes do Vale do São Francisco (Setranvasf), para definir o impasse.

Homem é morto na Vila Vitória com sinais de execução

policial

Um homem foi executado no início da madrugada de ontem (18), no bairro Vila Vitória, em Petrolina, Sertão de Pernambuco. Por volta da 1h30 da manhã, a Polícia Militar foi acionada por moradores da localidade, após ouvirem disparos de arma de fogo.

De acordo a PM, ao chegarem no local, encontraram o corpo de um homem conhecido por “Marquinhos”. A vítima estava com as mão amarradas para trás com um fio elétrico. A vítima possuía dois ferimentos de bala  nas costas.

O Instituto Médico Legal realizou perícia no local e encontrou cápsula de um projétil próximo a vítima. O Corpo foi encaminhado para o Instituto de Criminalística. O homem aparentava ter 28 anos e não portava documentos de identificação.

 

                        

Dentro da celebração pelos 152 anos de emancipação política, prefeitura de Salgueiro entrega escola no Sítio Feijão

Cento e vinte alunos das comunidades de Feijão, Solta, Baixio Grande, Baixio Verde, Paraguaçu, Caruá, Formiga, Maniçoba, Queimada Grande, Serrote, Valério e Cachoeira, na área rural de Salgueiro, vão receber na próxima quarta (20), a escola Maria Josefa de Souza( Dona Mariinha) , situada no sítio Feijão. O evento acontece às 16h e faz parte da programação dos 152 anos de emancipação política de Salgueiro.

A escola – que atende da educação infantil aos anos iniciais do ensino fundamental – conta com área de convivência, cantina, quatro salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, seis banheiros com acessibilidade, sala administrativa e quadra.

De acordo com o prefeito Marcones Libório, a unidade de ensino começou a ser valorizada com o processo de nucleação das escolas da região em pontos estratégicos. “O que chamava a atenção era que, mesmo com a deficiência física do prédio antigo, o rendimento dos alunos era muito bom. Dentro do processo de reivindicação coletiva e participativa, nós tínhamos o compromisso de construir essa escola”, enfatiza.

Prefeitura de Petrolina e Tribunal de Justiça trabalham convênio para ações de mediação 

Uma das pautas da reunião foi a cessão da área pública onde será construído o novo Fórum de Petrolina/ Foto: ASCOM PMP

Uma das pautas da reunião foi a cessão da área pública onde será construído o novo Fórum de Petrolina/ Foto: ASCOM PMP

O prefeito Julio Lossio e o procurador geral do município, Fabio Lima; estiveram reunidos com o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Leopoldo Raposo e comitiva formada pelos juízes José Alberto, o diretor do Fórum de Petrolina Josapha Moreira, o titular da Vara da Mulher Sidney Alves e o tenente Coronel Cuvelo.

O encontro teve por objetivo discutir a celebração de um convênio entre os dois órgãos para resolução de questões por meio da mediação e da justiça restaurativa. “Com essa parceria podemos evitar o desgaste de um processo judicial, por meio da conciliação”, explicou o prefeito Julio Lossio.

De acordo com o procurador do município Fábio Lima, o encontro contribuiu para apresentação de ideias e também para manter o vínculo entre os órgãos. “Essa reunião é importante para dar continuidade a ideia de possuir aqui em Petrolina uma Câmara de Mediação itinerante, que poderá atender toda a população. Vamos somar e contribuir na propagação da mediação como forma de solução de pequenos conflitos.”, declarou.

O encontro também teve como pauta a cessão da área pública onde será construído o novo Fórum de Petrolina.

 Com informações da ASCOM.

Maio Amarelo: objetivo é prevenir acidentes de trânsito

A AMMPLA vai realizar a campanha entre os dias 02 e 29 de maio

A AMMPLA vai realizar a campanha entre os dias 02 e 29 de maio

O diretor presidente da AMMPLA (Autarquia  Municipal de Mobilidade de Petrolina), Ryan Pedro, adianta que o órgão já está com a programação da Campanha Maio Amarelo montada, com campanhas de esclarecimentos educativas para jovens, adultos, idosos, visando diminuir os acidentes de trânsito no município.

De acordo com o setor de educação da AMMPLA, no Estado foram registrados mais 45 mil acidentes de trânsito, sendo mais de 70% envolvendo motos.

Um paciente de acidente grave de trânsito pode gerar, em média, um gasto hospitalar de R$ 230 mil. As multas mais cometidas são transitar em velocidade superior à máxima permitida e, em segundo lugar, figura o avanço de sinal vermelho. A maior incidência de acidentes ocorre entra 17hs e 20hs, seguido do período da tarde com 21%.

Diante destes números assustadores, a prefeitura de Petrolina vai focar no mês de maio para buscar a conscientização de motoristas e pedestres.

A AMMPLA vai realizar a campanha entre os dias 02 e 29 de maio.

A cor amarela foi escolhida por simbolizar atenção, em referência à sinalização de advertência no trânsito. Já o mês foi escolhido por ter uma ligação com a história de segurança no trânsito, uma vez que foi em maio de 2011 que a ONU decretou a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. A meta é reduzir acidentes de trânsito em todo o mundo.

DA ASCOM

Em cima da notícia

Penso assim

Por um Brasil melhor continuo defendendo as cores do meu país: verde, amarelo, azul e branco, essas sim representam a luta do nosso povo que historicamente sempre foi à luta. Unidos vencemos muitas batalhas, nos libertamos da coroa portuguesa, sepultamos a ditadura, conquistamos a democracia, que está consolidada, e, mais uma vez, fomos às ruas ecoar nossa voz, gritar, protestar e cobrar dos nossos governastes mais respeito ao nosso povo. É isso aí, parabéns aqueles que não se intimidaram e de forma heroica bradaram de forma retumbante para que o sol da liberdade continue brilhando, pois, se o penhor dessa igualdade conseguimos conquistar com braço forte, não podemos nos esquivar de combater a hipocrisia, o populismo, o cinismo daqueles que pensam que o nosso povo está vencido, ledo engano! as resposta foram dada mais uma vez, o brasileiro é um povo de luta e de garra. Portanto, o recado está dado, vamos em frente sempre, avante Brasil!

Adalberto Cavalcanti 03Impeachment e eleição

Um olho na missa e outro no padre, assim votou contra o impeachment o deputado Adalberto Cavalcanti (PTB). Pré-candidato a prefeito de Petrolina ele preferiu “ficar do lado do povo do que cuspir no prato que comeu”. O deputado sabe que boa parte do eleitorado petrolinense é contra o impeachment da presidente Dilma, por isso acredita que poderá ficar bem fita com sua decisão

O erro de Patriota

Não sei por que cargas d’água o deputado Gonzaga Patriota (PSB), concedeu entrevistas a imprensa afirmando que votaria contra Dilma, mas que tinha certeza que o impeachment não passaria. Das duas uma,  ou ele estava blefando ou estava mal informado mesmo.

Devagar que o santo é de barro

No encontro do PMDB em Petrolina no mês passado o prefeito Júlio Lossio recomendou aos pretendentes a candidato para que tivessem cautela e que não apressassem muito o passo para não tropeçar nos próprios pés. No entanto, o conselho do chefe não foi ouvido e a reação foi justamente o contrário, verdadeiras campanhas foram colocadas nas ruas e eventos grandiosos programados para ver se chamam a atenção do líder maior. A pergunta é, será que tudo isso vai adiantar de alguma forma ou o prefeito já tem na cabeça o nome de quem será o escolhido?

bannervsAniversariante do 15

Tio Julinho, ex-secretário de finanças de Petrolina, já está mostrando a cara, chegou como quem não queria nada, foi ocupando espaço e hoje já é visto como um dos mais fortes pré-candidatos a prefeito do PMDB a sucessão do sobrinho. Nas ruas outdoors espalhados nos 4 cantos da cidade e nas redes sociais banners enaltecendo  seu aniversário que coincidente foi comemorado do dia 15.

Heitor Leite 03Quem conhece confia

Este foi o slogan escolhido pelo marketing do ex-secretário de Educação Cel Heitor Leite no lançamento oficial de sua pré-candidatura a prefeito de Petrolina. Pelo visto a disputa interna ganha força e desse jogo pode sair vencedor quem conseguir cair mais na simpatia do povo.

São João do Vale 2016

O prefeito Júlio Lossio faz hoje (19) o lançamento do maior evento do ano em Petrolina, o São do Vale 2016. Por ser um ano eleitoral a população acredita que essa possa ser a maior de todas as festas realizadas nos 8 anos de Lossio. Em 2012, quando da sua reeleição, Júlio fez 15 dias de festa, foi muito criticado pela oposição, mas conseguiu conquistar, principalmente, o voto da juventude que ajudou a reconduzi-lo para o seu segundo mandato. É esperar para vê o que vem por aí.

CURTAS

Processo de impeachment da presidente Dilma começa a tramitar nesta terça-feira (19) no Senado Federal. Segundo Humberto Costa (PT), no senado a vitória de Dilma é mais complicada.

Dilma se diz injustiçada sobre decisão da Câmara pelo impeachment, ela continua afirmando que não há crime de improbidade. Como perguntar não ofende, os decretos de complementação orçamentários devem ou não passar pela Câmara Federal? Pedalada Fiscal é ou não é crime de improbidade?

O Prefeito de Sobradinho-BA,  manifestou apoio à Presidenta Dilma Rousseff. “Trago o senso de justiça e o sentimento de gratidão e reconhecimento por princípio, e não poderia ficar silente no momento em que a democracia brasileira precisa ser defendida por todos os brasileiros e brasileiras. Eu acredito na honestidade e boa fé da Presidenta Dilma, uma mulher valente e, notadamente, defensora dos interesses do povo brasileiro, sobretudo os mais pobres e as minorias em direitos”, disse Luiz Vicente Berti.

Agricultura familiar será valorizada na Fenagri 2016

agricultura-familiar

A meta inicial é movimentar R$ 5 milhões em negócios/ Foto: Class Comunicação e marketing

A agricultura familiar terá destaque na 26ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada – Fenagri 2016, que será realizada no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, em Petrolina, de 25 a 28 de maio. No evento, a Unidade do Sebrae Sertão do São Francisco vai realizar o Encontro de Negócios, com o objetivo de aproximar os pequenos empresários do agronegócio, as cooperativas, da rede de distribuição e do mercado regional.

O Encontro, que acontecerá no dia 26, das 16h às 22h, deve reunir pequenos produtores, instituições financeiras e de desenvolvimento rural, além de comerciantes. “É um modelo inédito. É a primeira vez que a gente vai fazer essa aproximação da produção local com o distribuidor regional. Existem muitos hotéis, restaurantes, muitos supermercados, mercadinhos, atacadistas regionais, que não conhecem a produção da agricultura familiar dessas pequenas cooperativas. Outras vezes, a cooperativa não sabe como chegar a esses mercados”, explica o gestor do projeto de Agronegócios do Sebrae, Domingos Sávio Guimarães.

De acordo com Domingos, a meta inicial é movimentar R$ 5 milhões em negócios.  “O foco é dar visibilidade ao que é produzido aqui pela agricultura familiar, pelas cooperativas”, destaca.

LEIA MAIS

Energia solar é tema de reunião entre representantes da prefeitura de Petrolina e empresários

A reunião é um desdobramento de discussões promovidas pelo G20 Semiárido

A reunião é um desdobramento de discussões promovidas pelo G20 Semiárido/Foto: ASCOM PMP

O tema foi debatido durante uma reunião entre o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Geraldo Junior e alguns empreendedores e profissionais da área de engenharia elétrica, que atuam no segmento de energia solar no município. O momento foi para debater o Ecomoney, programa de autoria do executivo municipal, que trata sobre a utilização de energia limpa em Petrolina.

Segundo Geraldo Junior, a reunião é um desdobramento de discussões promovidas pelo G20 Semiárido. Estiveram reunidos com o secretário, Flávio Gomes do Santos, da empresa Ledlux; representante da Domingos e Rodrigues Energia Elétrica e Fonseca Filho, da Sanpower. “O que pretendemos é criar condições de discutir com todos os atores envolvidos, instrumentos que possam estimular o uso da energia renovável e desenvolver uma cadeia produtiva em volta desse segmento”, avalia Geraldo Junior.

Para o prefeito, Julio Lossio, o incentivo de implantação de energia limpa, através de instalação de placas solares em residência e comércios é algo que já é realidade em grandes centros dentro e fora do país. “A energia limpa é o futuro e Petrolina sinaliza essa opção de olhar para o futuro”, avalia Lossio, acrescentando que a cadeia produtiva em volta do Ecomoney estimula a geração de emprego e renda.

De acordo com o secretário Geraldo Junior, entes federativos como SUDENE, BNDES e Ministério da Integração Nacional também participam de discussões sobre o Ecomoney.

Ecomoney -É uma Lei aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito Julio Lossio, em 2014, que concede desconto na alíquota do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) aos contribuintes que instalarem equipamentos, adquiridos no município de Petrolina, que produzam energia ecologicamente correta, através da energia solar. O benefício é concedido por 20 (vinte) exercícios ou até a compensação do investimento efetuado pelo contribuinte para aquisição do equipamento.