Jovem é assassinado no bairro José e Maria em Petrolina-PE

Leãozinho José e Maria 2

Crime aconteceu por volta das 15h / Foto: Whatssap

Mais um assassinato foi registrado na tarde desta quinta-feira (21) em Petrolina-PE. Um jovem de 19 anos, conhecido pelo apelido de Leãozinho, foi alvejado por vários disparos de arma de fogo no bairro José e Maria. O autor do crime não foi identificado.

Leãozinho

 

Sindsemp tem reunião com Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos de Pernambuco

 

Os dirigentes sindicais debateram pontos importantes entre a relação das duas entidades, a exemplo da devolução da base do Sindsaúde para o Sindsemp

Os dirigentes sindicais debateram pontos importantes entre a relação das duas entidades, a exemplo da devolução da base do Sindsaúde para o Sindsemp/ Foto: Assessoria

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina (Sindsemp) esteve reunido com a Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos de Pernambuco (Fesiaspe), nesta quarta-feira, no Recife. Quem representou a entidade petrolinense foi o diretor de Políticas Sindicais, Edson Santos.

Para Edson, que foi recebido pelo presidente da entidade, Amaro de Mello Vasconcelos, a reunião foi bastante proveitosa, pois foram debatidos pontos importantes entre a relação das duas entidades, a exemplo da devolução da base do Sindsaúde para o Sindsemp. Segundo Edson, esse assunto será tratado na reunião da Federação no próximo dia 27 de abril, tendo a Fesiaspe assumido o compromisso de enviar a ata com as definições do encontro para o Sindsemp.

Ao final do encontro, Edson teve uma reunião com o setor jurídico da Fesiaspe tratando da localização do processo movido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) sobre o aumento do Fundef. De acordo com o dirigente do Sindsemp, o setor está imbuído nessa demanda que deve gerar mais recursos para os profissionais de Educação de Petrolina.

 

Homem sofre tentativa de homicídio no bairro Palhinhas. Já em Juazeiro, mulher é presa com drogas

5º BPM

 

Segundo informações do 5º Batalhão da Polícia Militar, Jafté Lincom de Brito, 21, deu entrada no Hospital Universitário nesta quarta, com a perna esquerda atingida por um disparo de arma de fogo. O estado de saúde dele é estável. A vítima disse aos policiais que chegava em casa do trabalho, quando foi abordada por um homem numa motocicleta, que efetuou vários disparos. Ainda de acordo com a PM, a ocorrência foi registrada na 1ª delegacia da Polícia Civil. Não há informações sobre a identidade da pessoa que efetuou os tiros.

PM

Juazeiro – Policiais Militares da 75ª Companhia Independente de Polícia Militar, em parceria com a Polícia Civil, Ministério Público e do Poder Judiciário, prenderam nesta quarta, no bairro Alto do Alencar, a pessoa de Maria de Lourdes Araújo. Cumprindo mandado de busca e apreensão, os policiais estiveram na residência da acusada, onde apreenderam 74 trouxinhas de erva seca, supostamente maconha; 24 pedras, supostamente crack e duas sacolas de erva seca, supostamente maconha. A mulher, juntamente com o material apreendido, foi encaminhada para a delegacia da polícia Civil, para a adoção das medidas legais.

 

Vítima de acidente na descida da Ponte Presidente Dutra é mesmo um Policial Federal

Confirmado! Vítima de acidente na descida da Ponte Presidente Dutra na manhã desta quinta-feira (21) é mesmo um policial federal. Luiz Augusto Moura Pires Santana, lotado em Juazeiro, conduzia uma camionete Mitsubishi L200 Triton, cor prata, quando avançou no cruzamento do viaduto Barranqueiro e foi atingido por o ônibus de uma empresa particular.

De acordo com informações do Inspetor do PRF, Guilherme Goes, o policial, que foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, está internado com hemorragia cerebral, em estado que inspira muitos cuidados.

Prefeitura de Casa Nova decreta ponto facultativo nesta sexta (22)

Com ponto facultativo, na sexta, expediente só volta ao normal na prefeitura de Casa Nova na próxima segunda

Com ponto facultativo, na sexta, expediente só volta ao normal na prefeitura de Casa Nova na próxima segunda

Em razão do feriado nacional de Tiradentes, nesta quinta (21), a prefeitura de Casa Nova decretou ponto facultativo em todas as repartições públicas municipais no dia 22. O decreto nº 034, de 19 de abril de 2016, foi assinado pelo prefeito Wilson Cota.

Assim, o expediente  será retomado na próxima segunda-feira (25), às 8h. Durante o período, funcionarão normalmente os serviços considerados essenciais, como o atendimento médico de urgência no Hospital Municipal e os serviços de coleta de lixo, por exemplo.

Acidente no viaduto Barranqueiro, descida da Ponte Presidente Dutra

Acidente ponte Hilux - essa válida

Acidente na descida da Ponte Presidente Dutra, viaduto Barranqueiro, Petrolina-PE / Foto: Waldiney Passos

Uma forte colisão envolvendo um ônibus de uma empresa particular e uma camionete Mitsubishi L200 Triton prata, foi registrada na manhã desta quinta-feira (21) no viaduto Barraqueiro, descida da Ponte Presidente Dutra, em Petrolina-PE.

Acidente ponte Hilux 01

Foto: Waldiney Psssos

De acordo com informações de populares que passavam pelo local na hora do acidente, o motorista da camionete, um policial Federal, que ainda não foi identificado, avançou no cruzamento e foi atingido em cheio pelo ônibus.

No momento em que nossa reportagem esteve no local, por volta das 5h35min, a vítima ainda estava no veículo a espera de socorro, mas já teria sido levada ao hospital pelo Corpo de Bombeiros. O motorista e os passageiros do ônibus saíram ilesos.

FIEPE promove Seminário de Gestão e Liderança de Alta Performance com Pedro Mandelli

Durante o Seminário, dois cases de liderança serão apresentados por profissionais do mercado regional

Durante o Seminário, dois cases de liderança serão apresentados por profissionais do mercado regional

O consultor, professor e autor do livro “Muito Além da Hierarquia”, Pedro Mandelli vem a Petrolina no próximo dia 18 de maio para participar do Seminário de Gestão e Liderança de Alta Performance, promovido pela Unidade Regional Sertão do São Francisco da Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE).

 O evento, que tem início às 18h no auditório do Senai de Petrolina, vai abordar temas, a exemplo do papel do líder de pessoas, crenças,  metas e autoconhecimento. Pedro Mandelli, que atua nas áreas de modelos de organização, processos de mudança, liderança e desenvolvimento de pessoas em programas nacionais e internacionais – junto ao INSEAD na França e Fundação Kellogg nos Estados Unidos, também vai tratar dos atuais desafios para o exercício da liderança.

“Vivemos hoje um momento repleto de mudanças que exige flexibilização das estruturas organizacionais, diversidade nas equipes e busca por resultados. Você tem que desenvolver a equipe, além de fazer com que ela cumpra suas metas. Isso requer um conjunto de técnicas. E a maioria das pessoas dirige equipe pelo que aprenderam na vida e não porque tem técnica para desenvolver o time”, enfatiza Pedro Mandelli, que colabora como articulista de revistas de negócios da Editora Abril e é considerado um dos professores mais queridos de programas de MBA do País.

Cases de Sucesso – Durante o Seminário, dois cases de liderança serão apresentados por profissionais do mercado regional. A gerente e assessora comercial Renata Duda, que ministrou na semana passada em Petrolina a oficina Gestão Comercial, vai apresentar o case “Carlos Wizard: Liderança Inspiradora” e a executiva de RH da empresa Rede Humana Consultoria, Ana Paula Moreira apresentará o case  “Minha Vida: mudança no estilo de liderança”.

Informações e inscrições:
Unidade Regional Sertão do São Francisco
Endereço: Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, Térreo
Horário: 9h às 18h Telefone: (87) 3861 0554
Email: [email protected]

“Sonoridade Nordestina” é opção de cultura e lazer nesta véspera de feriado em Petrolina

"É importante que possamos manter espaços para preservar o forró, samba tradicional, brega, MPB, dentre outros gêneros", destaca Carlos Mariano

“É importante que possamos manter espaços para preservar o forró, samba tradicional, brega, MPB, dentre outros gêneros”, destaca Carlos Mariano

Se ouvir Geraldo Azevedo já é bom, imagine quando juntam-se às suas canções grandes sucessos de Fagner, Zé Ramalho e Alceu Valença? É justamente um mix de composições destes quatro ícones da Música Popular Brasileira que será apresentado na noite desta quarta (20), véspera de feriado, durante o Sonoridade Nordestina, evento que acontece a partir das 21h, no Bar Canas, na BR 428, Petrolina. Carlos Mariano e banda prometem fazer uma apresentação para emocionar o público presente.

‘Um grande tributo, sem dúvida. A nossa proposta é oferecer uma opção diferente para aquelas pessoas que reclamam de lugares e eventos nos quais possam relembrar momentos importantes de sua vida, que foram marcados por artistas que dificilmente são encontrados nas noites de Petrolina e Juazeiro. A gente hoje vivencia a predominância de outros gêneros musicais, mas é importante que possamos manter espaços para preservar o forró, samba tradicional, brega, MPB, dentre outros”, enfatiza Carlos Mariano.

Coronel da reserva da Polícia Militar de PE, onde chegou a ser comandante geral, Carlos Mariano se diz agora com tempo total para se dedicar à música. “Mesmo quando atuava pela polícia, encontrava um espaço na minha agenda para a música. Agora eu tenho mais tempo para ampliar este espaço. Pretendo fazer vários tributos porque a gente tem visto que esse formato é muito bem aceito. O primeiro foi sobre José Augusto e Fábio Junior, dois grandes nomes da música romântica. Inclusive vamos reprisar no dia 11 de Junho, no Círculo Militar”, destaca Mariano, entregando outras apresentações que devem ocorrer para o dia das Mães, Forró da APAE e eventos no estado do Piaui, em maio próximo.

Outros nomes da MPB já estão na lista para a próxima composição de trabalho. “Vamos homenagear Gil, Caetano, Belchior e Djavan, pela popularidade que eles têm e afinidade melódica. Pretendemos atingir não somente o público que gosta desse gênero, mas também o pessoal mais novo. Não é fácil porque tem muita gente que consome o que a indústria cultural dita, que de uma hora para outra criam astros. Mas há de se ressaltar que tem muita gente de uma faixa etária mais jovem que curte esses artistas mais elaborados”, analisa Carlos Mariano.

O local escolhido para o show é o Bar´ Canas Petiscaria, na BR 428, próximo à casa de shows Zé Matuto. “Escolhemos por ser um lugar bem intimista, com decoração sertaneja, por ser um ambiente acolhedor e que nos permite interagir mais com o público. Também tivemos uma boa receptividade por parte da gerência da casa com relação ao nosso projeto. Tem tudo para ser uma noite muito animada!”, frisa Carlos Mariano.

Não será cobrado ingresso, apenas o valor de R$ 10 individual pelo couvert artístico.

13076660_1182892475078468_476217448554545193_n

Exposição “Travessia” mostra as expressões do cotidiano de quem transita pelo Velho Chico

travessia

Está aberta para visitação em Petrolina, Sertão de Pernambuco, a exposição fotográfica “Travessia”.   As fotografias tiradas do Rio São Francisco, pode ser visitada na Galeria de Artes Ana das Carrancas, Sesc da cidade.

O projeto fotográfico “Travessia” surgiu em 2014 entre as travessias das barquinhas Petrolina – Juazeiro. São fotografias do cotidiano, momentos e expressões entre o trajeto, sob o olhar da fotógrafa Lizandra Martins.

Os visitantes podem conferir 30 fotografias feitas utilizando o celular, que mostram com sensibilidade, o cotidiano de quem atravessa diariamente o “Velho Chico”.  A mostra fica aberta ao público até o dia 1º de julho, na rua Pacífico da Luz, Centro.

Prefeitura e Caixa Econômica Federal promovem dia D de entrega de cartões de programas sociais que estão retidos na agência. Seiscentos beneficiários já foram notificados

 

Os 600 beneficiários que ainda não retiraram seus cartões já foram notificados e agora só esperam a entrega

Os 600 beneficiários que ainda não retiraram seus cartões já foram notificados e agora só esperam a entrega

A secretaria de Cidadania de Petrolina, em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), organiza o Dia “D”, para entrega de cartões de programas sociais que os beneficiários não foram retirar na agencia. O evento está agendado para o próximo dia ia 26 (terça), ,a partir das 8h, no Centro de Convenções.

Segundo a CEF e a Diretoria do Programa Bolsa Família, cerca de 600 (seiscentos) cartões cidadão estão retidos na agencia e com pagamentos a receber, sem que os beneficiários tenham feito a retirada.

A prefeitura e a CEF decidiram fazer o dia D para escoar a quantidade de cartões parados na agencia. A secretária de Cidadania, Adinair Viana, fala da preocupação com os beneficiários que tem o repasse para receber, mas que estão sem poder fazer a retirada do dinheiro por não ter em mãos o cartão de acesso.

“O dia “D” será uma ação especial voltada especialmente para a entrega do cartão cidadão. Nossa preocupação maior é com o beneficiário que precisa fazer essa retirada do cartão para que seu dinheiro seja liberado. Acreditamos que vai dar muito certo o evento”, pontua.

Petrolina tem mais de 70 mil famílias inscritas em programas sociais e 35 mil famílias beneficiárias que recebem repasse do Governo. O município se destaca pela agilidade que presta aos serviços assistenciais e tem sido referência para outras cidades no atendimento com os beneficiários do Programa Bolsa Família. Os 600 beneficiários  que ainda não retiraram seus cartões já foram notificados e agora só esperam a entrega.

 

 

Cristina Costa elogia Adalberto Cavalcanti e critica os que são favoráveis ao impeachment

Vereadoras Cristina Costa (Foto. Jean Brito)

Vereadora Cristina Costa (PT) afirma que Fernando Bezerra (PSB/PE) está envolvido na Laja Jato e que o deputado Fernando Filho (PSB/PE) recebeu dinheiro do petrolão / Foto: Waldiney Passos

Sobre a postura dos deputados Fernando Filho e Gonzaga Patriota, ambos do PSB, que votaram a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), e ainda sobre o posicionamneto do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), que tem sinalizado votar provavelmente a favor do processo também no Senado, a vereadora Cristina Costa (PT) disse nesta terça-feira (19), que eles querem chegar ao poder pelo caminho errado.

“Me chamou a atenção Gonzaga Patriota que tem mais de cinco mandados e Fernando filho que também tem mais de três mandados, eu vi que eles voltaram, como disse a própria vereadora Maria Helena, o PSB tem um sonho de chegar ao poder, e infelizmente, como ela disse, teve que se unir a caminhos tortos, então esses caminhos são os que Gonzaga, Fernando Filho e Fernando Bezerra querem chegar ao poder, e dizer que nesse caminho não vai chegar ao poder, porque eu acho que o caminho correto é a legitimidade da avaliação do Povo de Petrolina “, disse Cristina.

A vereadora questionou o senador Fernando Bezerra e fez dura acusação ao deputado Fernando Filho. “Eu respeito o posicionamento dele, mas em contrapartida não tem nenhuma moral, não tem nenhuma questão de criticar e joga fora todo o seu discurso, por que se você trouxer para realidade de hoje o senador Fernando Bezerra está envolvido na Lava Jato e Fernando Filho recebeu dinheiro do petrolão”.

Cristina Costa elogiou, no entanto, a postura do deputado Alberto Cavalcanti (PTB). “Me surpreendeu, é o primeiro mandato dele, quero dizer, faço críticas a postura em relação ao deputado, mas tenho que reconhecer que ele tem uma postura hoje de ter uma simpatia, ganhou uma parte da simpatia do Partido dos Trabalhadores e da sociedade de Petrolina, principalmente o pessoal das periferias, dos trabalhadores que não gostam de injustiça”, concluiu.

Associação dos Técnicos Administrativos de Petrolina debate Plano de Cargo, Carreira e Vencimento

reuniao associação

A Associação dos Técnicos Administrativos da prefeitura de Petrolina esteve reunida para debater o Plano de Cargo, Carreira e Vencimento (PCCV) da categoria. A reunião contou com a participação de outras representações de categorias e aconteceu no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina (Sindsemp).

De acordo com a presidente da Associação, Rosicleide Soares, a reunião aconteceu para que houvesse uma troca de informações e debates sobre a minuta dessa nova categoria que surgiu após a troca de nomenclatura dos ASG’s. “A reunião foi bastante positiva. A associação convidou as outras categorias para debater nosso plano e juntos avançarmos. Queremos construir o melhor para os servidores, melhorar nosso trabalho, pois lutamos pela valorização de todos os servidores”.

Mario Taveira, agente de postura, aprovou a iniciativa de convidar membros de outras categorias para debater o PCVV. “Esse é um momento muito bom, pois podemos contribuir com ideias e com suas especificidades e construir um plano mais completo”, comentou.

Para Inês Silva, vice-presidente do Sindsemp, a reunião é muito importante para a construção coletiva do plano, além de ser uma ação do Sindicato em estar perto das associações e integrar as categorias. “O objetivo maior da reunião é contribuir com a associação, através das orientações necessárias, tirar dúvidas. Esse momento é de trocas de ideias, onde também aprendemos muito”, ressaltou.

 

Viva Petrolina: “Eu gostaria que entrasse um prefeito daquilo roxo para tirar essas empresas que prestam um mal serviço a Petrolina”, dispara Zé Batista

Ze Batista

Vereador José Batista da Gama (PDT) / Foto: Waldiney Passos

Conhecido por fazer discursos eloquentes na Câmara Municipal de Petrolina, o vereador José Batista da Gama (PDT), foi mais uma vez contundente em sua fala, na sessão desta terça-feira (19), ao criticar o tratamento dado pela empresa de transporte coletivo Viva Petrolina, a quem ele apelidou de morta Petrolina, aos seus funcionários e, sobretudo, a população desta cidade. “A morta Petrolina está devendo 2 meses de salário a seus funcionários e fica naquela enganação, paga uma quinzena do mês posterior e deixando atrasados os meses anteriores”, observou.

Zé Batista informou também que o proprietário dessa mesma empresa (Viva Petrolina) teve o contrato reincidido recentemente na cidade de Blumenau-SC, devido aos maus serviços prestados ao povo daquele município e desafiou entrar em Petrolina um prefeito que tenha a coragem de fazer o mesmo. “Eu gostaria que entrasse em Petrolina um prefeito daquilo roxo para tirar essas empresas que mal prestam serviço ao povo petrolinense e abrisse uma licitação, seja ele Adalberto, seja ele Miguel Coelho, seja ele Odacy Amorim, seja ele do PSOL, mas que entre com aquilo roxo para tirar essas empresas que estão prestando um desserviço ao povo de Petrolina”, disse.

Maio Amarelo: objetivo é prevenir acidentes de trânsito

A AMMPLA vai realizar a campanha entre os dias 02 e 29 de maio

A AMMPLA vai realizar a campanha entre os dias 02 e 29 de maio

O diretor presidente da AMMPLA (Autarquia  Municipal de Mobilidade de Petrolina), Ryan Pedro, adianta que o órgão já está com a programação da Campanha Maio Amarelo montada, com campanhas de esclarecimentos educativas para jovens, adultos, idosos, visando diminuir os acidentes de trânsito no município.

De acordo com o setor de educação da AMMPLA, no Estado foram registrados mais 45 mil acidentes de trânsito, sendo mais de 70% envolvendo motos.

Um paciente de acidente grave de trânsito pode gerar, em média, um gasto hospitalar de R$ 230 mil. As multas mais cometidas são transitar em velocidade superior à máxima permitida e, em segundo lugar, figura o avanço de sinal vermelho. A maior incidência de acidentes ocorre entra 17hs e 20hs, seguido do período da tarde com 21%.

Diante destes números assustadores, a prefeitura de Petrolina vai focar no mês de maio para buscar a conscientização de motoristas e pedestres.

A AMMPLA vai realizar a campanha entre os dias 02 e 29 de maio.

A cor amarela foi escolhida por simbolizar atenção, em referência à sinalização de advertência no trânsito. Já o mês foi escolhido por ter uma ligação com a história de segurança no trânsito, uma vez que foi em maio de 2011 que a ONU decretou a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. A meta é reduzir acidentes de trânsito em todo o mundo.

 

José e Maria: na próxima Operação Lei Seca, bairro deve ter fiscalização intensificada

Supervisor da Operação Lei Seca, major Reginaldo disse que uma nova ação já está marcada e mais equipes atuarão em Petrolina

Supervisor da Operação Lei Seca, major Reginaldo disse que uma nova ação já está marcada e mais equipes atuarão em Petrolina

Isso porque na atuação dos órgãos envolvidos na Operação, que ocorreu em Petrolina na última semana, somente no José e Maria, na zona leste da cidade, em um único ponto de blitz, dez registros de alcoolemia foram realizados. “Sem dúvida, é um quadro que nos deixa apreensivo e com um olhar mais específico para a próxima operação. É um local que merece atenção redobrada. Com toda campanha que se faz, ainda observamos a insistência de muitos em conduzirem após ingerir bebidas alcoólicas, colocando em risco não somente suas vidas, como a de outras pessoas, que se tornam mais suscetíveis a acidentes”, avalia o supervisor da Operação Lei Seca, major Reginaldo Pereira.

De acordo com o oficial, a operação em Petrolina – entre os últimos dias 13 e 17 – ocorreu dentro do previsto e a próxima edição deverá contar com mais reforço de equipes. “Percebemos que, mesmo com toda a divulgação via imprensa, ainda nos deparamos com situações como condutores sem capacete, falta de documentos obrigatórios como CRLV e habilitação, pessoas que compraram veículos de terceiros e rodam sem o documento de comprovação de propriedade. Já marcamos uma nova operação, serão três equipes só para Petrolina”, pontua.

Ao todo, as equipes da Operação Lei Seca abordaram em Petrolina e Afrânio, 684 veículos (carros, motos, ônibus), sendo que, destes, 19 foram rebocados. Ainda no balanço da Operação, 37 carteiras foram recolhidas e 177 multas foram aplicadas. “Reafirmamos nosso compromisso de salvar vidas, diminuir os atendimentos nos hospitais decorrentes de acidentes de trânsito, oferecer uma melhor qualidade de vida não somente para o cidadão de Petrolina, bem como todas as cidades que estão neste entorno”, enfatiza o major.

Sobre a Operação – A Operação Lei Seca tem como principal objetivo conscientizar os condutores sobre a importância da postura adequada no trânsito. A iniciativa é motivada, sobretudo, pelos índices alarmantes de acidentes registrados na região, sobretudo, envolvendo motociclistas. Órgãos como Polícia Militar, Detran, Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e demais que integram o Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Moto (CRPAM) atuam de maneira integrada.