João de Deus, Quati e Jardim São Paulo recebem visitas de Agentes de Combate à Endemias até a próxima quarta (20). Objetivo é imunizar cães e gatos contra a raiva

A vacina é importante para imunizar cães e gatos contra a raiva

A vacina é importante para imunizar cães e gatos contra a raiva

Três bairros de Petrolina receberão – entre esta segunda e a próxima quarta (20) –  a visita dos Agentes de Combate às Endemias, responsáveis pela aplicação da vacina antirrábica em cães e gatos do município: João de Deus (hoje e amanhã), Jardim São Paulo e Quati (quarta/20). A ação ocorrerá sempre das 14 às 19h.

“É importante que neste horário esteja alguém em casa para que o seu animal receba a imunização”, alerta o médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses, Washington Luiz.

Aqueles que perderam a vacinação casa a casa, podem se dirigir ao Centro de Zoonoses, de segunda a sexta, das 8h às 17h. O Centro fica na Rua Pedra do Bode, s/n, Jatobá. Até agora, mais de 6 mil animais já foram imunizados em Petrolina. Os Agentes de Combate às Endemias visitaram 19 bairros desde que a campanha teve início, segundo informações da secretaria de Saúde.

Inscrições para o Vestibular da Facape estão abertas

Os interessados devem se inscrever pela internet, no site da Facape, na seção Vestibular  ou, presencialmente, na sala de concurso da Autarquia

Os interessados devem se inscrever pela internet, no site da Facape, na seção Vestibular ou, presencialmente, na sala de concurso da Autarquia

Interessados têm até o dia 15 de maio, para efetuar as inscrições do Vestibular 2016/2, da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape). São ofertadas 510 vagas no vestibular convencional e 95 na categoria bolsista – destinadas a alunos de escolas públicas, servidores efetivos da Prefeitura de Petrolina e seus dependentes e servidores da Facape e seus dependentes.

As vagas são para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Direito, Gestão da Tecnologia da Informação (GTI) e Serviço Social.  Os interessados devem se inscrever pela internet, no site da Facape, na seção Vestibular (http://sistemas.facape.br:8080/vestibular/home.do), ou, presencialmente, na sala de concurso da Autarquia, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 15h às 18h.

A seleção será em etapa única de provas, com duração de 4 horas, que será realizada no dia 5 de junho, a partir das 9h15 – portões fecham 9h. O investimento é de R$ 110 no convencional e de R$ 55 para quem for concorrer como bolsista. O pagamento do boleto pode ser feito na rede bancária ou na tesouraria da Facape. Os resultados da primeira chamada estão previstos para o dia 20 de junho.

 

Projeto Anjo da Guarda começa a funcionar no HDM

anjo da guarda enfermeira imip

Nesta segunda-feira (18), foi dado início a primeira fase do Programa Anjo da Guarda no Hospital Dom Malan (HDM). Em regime de plantão, duas técnicas de enfermagem do município atuarão no hospital a fim de acompanhar as gestantes e as crianças menores de 1 ano.

De acordo com a coordenadora do Programa, Isabel Alves, as profissionais serão um elo entre o hospital e a unidade de saúde. “Elas vão coletar informações a respeito das condições de parto e nascimento, tanto das mulheres quanto das crianças, bem como as informações sobre crianças menores de 1 ano internadas no HDM. O objetivo é manter as equipes de saúde da família informadas quanto as condições dos seus pacientes”.

Unidade de Palhaçada Intensiva abrirá vagas para interessados em participar do projeto

upi
A UPI, Unidade de Palhaçada Intensiva, Projeto de Extensão da Univasf que trabalha trazendo alegria aos leitos dos hospitais da região, abre vagas para quem quiser participar. As inscrições são abertas para alunas e alunos dos cursos de Psicologia, Farmácia, Enfermagem e Medicina.  Não há idade mínima para participar, basta apenas estar cursando um destes cursos e ter muita disposição para levar conforto e alegria para as pessoas nos hospitais, sejam pacientes, acompanhantes ou profissionais.
Sobre os horários, o projeto possui atuações diurnas e noturnas, a depender da autorização hospitalar.  “Nós temos atuações regulares no Hospital de Emergência e Traumas, no Hospital Dom Malan e na Maternidade de Juazeiro. Os horários são definidos a partir de uma escala que é feita baseada nos horários disponíveis dos estudantes e nos horários permitidos pelo hospital, mas como regra, no HUT costumam acontecer atuações noturnas durante a semana, e no Dom Malan e Maternidade de Juazeiro com atuações diurnas em alguns dias da semana” diz.
Anualmente é realizado o processo seletivo com 25 vagas no primeiro semestre letivo do ano na Univasf. As inscrições começam a partir do dia 25 deste mês e vão até o dia seis de maio.

Agência do Banco Santander em Petrolina está com o sistema fora do ar

Santander Petrolina

Agência do banco Santander em Petrolina-PE / Fotos: Waldiney Passos

Sem previsão de voltar, essa é a resposta que os correntistas da agência do Banco Santander recebem ao questionar o porquê que mais uma vez o sistema está fora do ar.

Santander Petrolina 02

Quem chega a agência se depara com os caixas eletrônicos desligados, sem nenhuma informação visível e com a ausência até mesmo de funcionários disponíveis a explicar o que teria acontecido, um verdadeiro desrespeito os clientes.

Santander Petrolina 01

 

Vândalos picham fachada de rádio e outdoors de políticos do PSB em Petrolina

oie_18134459ZnGFBYSX

Fotos: Edenevaldo Alves

Um ato de intolerância foi cometido ontem (17) em Petrolina-PE, possivelmente por parte daqueles que são contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).

A ação de vandalismo foi registrada na fachada da rádio Petrolina FM, que na madrugado do domingo (17), foi pichada com palavras de ordem contra o PSB. A rádio foi alvo por pertencer ao deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), que votou a favor da admissibilidade do processo na Câmara Federal.

fernando-e-miguel

Os outros alvos dos pichadores foram os outdoors dos socialistas deputados Fernando Filho, Miguel Coelho e do senador Fernando Bezerra Coelho.

 

Homicídio: corpo de homem é encontrado em canal em Petrolina

policial

O corpo de um homem, de 26 anos, foi encontrado no canal de irrigação no início da tarde de ontem (17) no Projeto Senador Nilo Coelho – Núcleo 04, em Petrolina no Sertão de Pernambuco.  De acordo a Polícia Militar,  o homicídio aconteceu na madrugada de sábado.

A vítima teria se envolvido em uma briga no bar da Helena, e logo após desapareceu, sendo encontrado no dia seguinte, morto dentro do canal com marcas de pauladas na cabeça. Ainda de acordo a PM, os familiares também relataram que a vítima era usuário de drogas e constantemente se envolvia em confusões.

O corpo foi recolhido pelo Instituto de Criminalista. A Polícia Civil está investigando a causa e a motivação do crime.

 

Adutora de Caititu: “seria muito bom se o agricultor que enfrenta terríveis secas pudesse desfrutar dessa água”, afirma comunitária

A tão sonhada adutora de Caititu, zona rural de Petrolina, que deveria ser motivo de alegria se transformou em decepção para os moradores da região. Indignada com a situação a comunitária Cláudia Marques postou um artigo no Facebook questionado a falta de ação política no sentido de garantir água ao homem do campo.

Confira a íntegra do artigo:

Venho aqui hoje mostrar minha indignação quanto ao abastecimento de água da adutora de Caititu.

No ano de 2013, foi inaugurada nas regiões que liga Petrolina à Caititu uma adutora que teria como principal papel levar água ao “homem do campo”, ao menos era isso que se ouvia nos discursos políticos. Seria muito bom se isso fosse verdade, seria muito bom se aquele agricultor que vive ano após ano enfrentando terríveis secas pudesse desfrutar dessa água. O que era para representar um verdadeiro alívio aos moradores está causando um verdadeiro transtorno a outros.

O sonho daqueles sertanejos de um dia deixarem de ser humilhados para ganhar um pipa de água para abastecer seus reservatórios foi frustrado, pior que isso é ver uma adutora passando nas suas terras, para melhor dizer nas portas de suas casas e não ter o direito de desfrutar. É isso que está acontecendo naquela região, mais precisamente em “Carretão”. Tem a água do Rio São Francisco na sua porta, mas não podem pegar um balde de água para seu consumo porque, essa água só pode ser distribuída em povoados.

Qual a justificativa de dizerem que a água não chega a Caititu por culpa dos moradores de Carretão, sendo que temos um pouco mais de 38 quilômetros de adutora passando inclusive em outros povoados. Por que motivo só os moradores de Carretão não podem usufruir dessa água? Será uma perseguição? Ou acham que em Carretão não existe seca? Não existem pessoas que assim como todos os outros moradores dos povoados de Uruás, Cruz de Salinas, Atalho e Caititu precisam de água para sobreviver? Por que só quem mora nos povoados tem o direito de usufruir da água e aqueles que moram fora deles não? Quer dizer que na hora de escavar as terras desses pobres agricultores para a implantação da obra eles foram vistos, mas, na hora de desfrutar dela não?

Será que isso é justo caros políticos? Vocês concordam que esses moradores não têm o mesmo direito daqueles que moram nos povoados? Olhem para essas pessoas que estão sendo injustiçadas, lembre-se que além de agricultores que lutam dia a dia para sobreviver em meio a uma seca terrível, também são seus eleitores.

Caros representantes da CODEVASF, não estou falando de bandidos e sim de cidadãos, pais de família que apenas estão lutando pelo seu direito, fiscalize e identifique quem está usando de forma indevida, outras medidas podem ser tomadas para que isso deixe de acontecer, só basta cada um assumir sua responsabilidade, o que não pode é deixar os moradores que não pertence aos povoados morrerem de sede com a água na sua porta.

Direitos iguais a todos. Não é isso que prevê a constituição brasileira?

Cláudia Marques

Cientistas políticos criticam argumentos de deputados em votação do impeachment

Cientistas políticos criticaram a argumentação de deputados na sessão do plenário da Câmara que votou a admissibilidade do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Os parlamentares dedicaram os votos às suas famílias, a Deus, aos evangélicos, aos cristãos, aos prefeitos de suas cidades e correligionários. A sessão foi marcada pela presença de cartazes, bandeiras, hino e gritos de guerra.

Com 367 votos a favor (mais de dois terços dos 513 deputados), 137 contra, sete abstenções e duas ausências, o parecer pela instauração do processo de impeachment foi aprovado nesse domingo (17) na Câmara dos Deputados. Agora cabe ao Senado decidir se processa e julga a presidenta.

“Acho estarrecedor, em um país republicano, que tem princípios de laicidade do Estado, levantar argumentos religiosos e a família. Pouquíssimos levantaram os motivos reais que são julgados no processo. É entristecedor ver a qualidade de argumentos, todos arregimentados para seu entorno, em questões de seu interesse”, disse a professora do Departamento de Ciência Política e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Marlise Matos.

LEIA MAIS

Celpe realiza mutirão de negociação a partir de hoje

celpe1

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) realiza partir de hoje (18) até a  próxima quarta-feira (20) mutirão para quem quer renegociar as dívidas em Perolina, Pernambuco. Os moradores  devem se dirigir a loja de atendimento localizada na Avenida Engenheiro Walmir Bezerra, nº 742, no centro da cidade.

Serão oferecidos  a retirada de juros e multas no consumo das faturas de energia e flexibilização do número de parcelas para pagamento. Os casos de cada consumidor deve ser analisado individualmente e a partir disso será decidida a melhor maneira de resolver a pendência. O valor da dívida e o histórico do cliente deve ser levando em consideração.

É necessário apresentar o RG e CPF, caso seja o titular da conta. Quem não for o titular, precisa ainda apresentar o contrato de locação ou compra do imóvel e a equipe da Celpe promoverá a mudança de titularidade antes de iniciar a negociação.

“Quem conhece aprova”, slogan reforça pré-candidatura do Cel Heitor Leite

Heitor Leite 03

Foto: Janko Moura

A aproximação do prazo para definição do candidato que terá o apoio do grupo político liderado pelo prefeito Júlio Lossio (PMDB) está acirrando ainda mais a disputa interna entre os ex-secretários que almejam ser o escolhido para a sucessão municipal.

Na última sexta-feira (15) o ex-secretário de Educação Cel Heitor Leite mostrou que não está para brincadeira, em evento realizado no Petrolina Palace Hotel, com amigos e simpatizantes, ele apresentou o marketing de campanha que traz como slogan “Quem conhece confia”.

Para muitos Cel Heitor Leite é o melhor nome para suceder Lossio na prefeitura.

Programa de Cirurgias Pediátricas em Petrolina tem sido um sucesso

cirurgias pediaátricas

Petrolina realiza cirurgias pediátricas

O município de Petrolina por intermédio do prefeito Julio Lossio firmou parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), para efetivar o Programa de Cirurgias Pediátricas.

A finalidade do Programa é realizar as cirurgias aqui mesmo na cidade, evitando com isso que os pequenos e familiares tenham que se deslocar  para outro centro médico para que seja feito o procedimento.

O programa é desenvolvido em três etapas: consulta pré-operatória, cirurgia e consulta pós-operatória. Neste sábado (16),mais um mutirão de consultas pré-operatórias aconteceu, contemplando ainda  24 cirurgias.

Ao todo, o Programa de Cirurgias Pediátrica já registrou 228 procedimentos, que beneficiaram 186 crianças.

Magna Beridiana, mãe do pequeno Emerson de Souza de 3 anos, disse que “o prefeito Julio Lossio fez algo muito bom, pois a cirurgia acontece aqui mesmo. Não é mais preciso viajar, o que traz muito desconforto para criança”.

 

 

Operação Saturação deflagrada de Petrolina

policia

Operação Saturação deflagrada em Petrolina

Na noite de ontem (16) , em Petrolina, foi desencadeada a Operação Saturação DO 5º BPM, comandada pelo Oficial do CECOP Major PM Costa, em conjunto com o Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária.
A operação tem como objetivo manter a ordem pública e preservação do sossego, através da fiscalização de Bares, Restaurantes e Espaços de Eventos que por ventura estivessem funcionando em desacordo com as normas vigentes.
A ação foi feita em vários locais da cidade. Dentre os estabelecimentos fiscalizados alguns não obedeciam aos padrões exigidos pela lei, deste modo foram notificados para que regularizassem suas situações.

Domingo de processo seletivo para ingresso no curso de Direito da Facape

Fachada Facape Nova_JPG

A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) realizou, neste domingo (17), o processo para o preenchimento de vagas no curso de Direito por transferência interna, externa e para portadores de diploma. Mais de 100 candidatos fizeram as provas. Ao todo, são disponibilizadas 13 vagas, de acordo com a modalidade de ingresso e o horário do curso.

Segundo a comissão organizadora do processo, as provas aconteceram tranquilamente, com registro de apenas 10 candidatos faltosos. Participaram das provas estudantes da Facape (transferência interna), alunos de Direito de outras instituições reconhecidas pelo MEC (transferência externa) e pessoas que já possuem graduação em outra área (portador de diploma).

A previsão é de que o resultado seja divulgado no dia 5 de maio, a partir das 20h, na página eletrônica da Facape (www.facape.br). De acordo com a presidente da comissão, Ana Carla Pereira, os candidatos devem ficar atentos ao calendário do processo, que informa prazos para solicitação de dispensa de disciplinas e matrícula. Os aprovados iniciarão as aulas no segundo semestre deste ano.

ASCOM