Definidos nomes das pessoas que vão conduzir a Tocha Olímpica em Petrolina

ComissãoTocha

Comissão municipal responsável pela organização dos eventos de revezamento e celebração / Foto: Thirza Santos

A comissão municipal responsável pela organização dos preparativos para receber a Tocha Olímpica, símbolo das Olimpíadas Rio 2016, definiu os selecionados pela Prefeitura de Petrolina para conduzir a tocha, são eles: Ivan Raimundo Pinheiro, ex-atleta da seleção brasileira de Handebol e ex-atleta olímpico; Maria Aparecida dos Santos, ex-atleta; Josualdo Coelho da Silva, atleta da Associação Petrolinense de Atletismo (APA); Ramires Santana Coelho, atleta de xadrez; Inácio Rogério Granja, técnico da seleção Petrolinense de Handebol e Cintia Emanuela Alencar da Silva, atleta de judô. Dois selecionados ainda devem completar a relação de condutores indicados pela Prefeitura.

Esta semana a comissão, composta pelo secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Geraldo Junior; o secretário-executivo de Esportes, Britto Junior, o coordenador de logística, Braulino Ferreira e a secretária-executiva, Helen Coelho, realizou a inspeção ao longo do trajeto que os condutores irão percorrer e verificaram as instalações das unidades escolares que servirão como ponto de apoio durante o revezamento.

Para a secretária-executiva da Comissão, Helen Coelho, os trabalhos em torno da passagem da Tocha Olímpica por Petrolina tem sido incansáveis. “Desde o primeiro momento estamos empenhados em realizar um evento digno do momento que Petrolina vai viver. É a primeira vez que um país da América do Sul recebe os Jogos Olímpicos, nossa cidade vai entrar pra história e isso merece toda nossa dedicação”, reforçou.

Betão afirma vestir a camisa do prefeito Júlio Lossio e alfineta FBC

betão-2

“Votei em Júlio Lossio na primeira eleição a pedido do grupo de Fernando” afirma vereador Adalberto Bruno (Betão)

De corpo e alma, sem titubear, a adesão do vereador Adalberto Filho (Betão) ao grupo liderado pelo prefeito Júlio Lossio (PMDB) foi pra valer. “Hoje eu visto a camisa do prefeito Júlio Lossio e vou fazer o possível para contribuir com o governo para que a gente traga o melhor para a nossa cidade”, comentou ao justificar o porquê do rompimento com o grupo de Fernando Bezerra.

Betão disse ainda que não se considera um traidor e alfinetou o senador FBC. “Não traí ninguém de forma alguma, a gente não pode dizer isso, até por que tem essas coisas na política, o senador foi ministro até o ano retrasado, foi ministro de Dilma, hoje pede a cabeça dela e nem por isso a gente tá tratando ele como traidor ou como uma pessoa que tá sendo infiel, na verdade é uma questão da sobrevivência política, da prerrogativa que cada um tem”, justificou.

Quanto ao fato de está agora com Júlio Lóssio, Betão disse que na primeira eleição do prefeito votou nele a pedido do próprio Fernando Bezerra “depois, em um outro momento, ele já estava unido com o deputado Gonzaga Patriota, então é assim, não tem que ter nenhum ressentimento de ninguém, pois a política tem essa dinâmica”, disse.

Odacy afirma que se pudesse só se reuniria hoje com os votantes do impeachment de domingo

Odacy-Amorim-foto-Alepe

O dia do começo da “Decisão Final” está próximo. Isso porque sendo aprovado no Congresso Nacional, será de fato, aberto o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, sendo encaminhado para o Senado. Para que haja a abertura do processo, dois terços dos deputados (342 de um total de 513) devem votar a favor. O membros do PT correm contra o tempo para que o processo pare na Câmara dos Deputados Federais.

Somente esta semana, o deputado Odacy Amorim (PT) deu várias entrevistas em rádios do seu eleitorado a fim de sensibilizar, não só a população da região, mas aqueles que aqui tem representatividade de voto efetiva no Congresso Nacional. Somente no Vale do São Francisco, são três os votantes no próximo domingo (17): Adalberto Cavalcanti (PTdoB) , Gonzaga Patriota (PSB) e Fernando Filho (PSB).

LEIA MAIS

Facape realiza evento internacional de Software Livre

Fachada Facape Nova_JPG

O Flisol é realizado desde 2005 no Brasil e acontece simultaneamente em várias cidades

Com a proposta de impulsionar o uso do Software Livre na região do Vale do São Francisco, a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) realizará neste sábado (16) e domingo (17), o Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre (Flisol). O Flisol é realizado desde 2005 no Brasil e acontece simultaneamente em várias cidades. Esta é a quarta vez que Petrolina participa do evento.

O Flisol contará com uma palestra, um minicurso e instalações gratuitas de software livre. A palestra e as instalações acontecerão neste sábado (16), no auditório da Autarquia, das 9h às 14h e das 14h às 18h. A organização do evento orienta os participantes a levarem notebooks e pendrives, para que os softwares sejam instalados.

 Já o minicurso será realizado no domingo (17), no laboratório de informática da Facape, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Ambos serão ministrados por Cezar Brod, diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil do Linux Professional Institute (LPI).

As inscrições para a palestra são gratuitas e devem ser feitas no site do Flisol (http://flisolpetrolina.pelivre.org/). Para participar do minicurso, os interessados devem se inscrever na página eletrônica da Qualifica (http://qualificanegocios.com.br/site/) e o investimento é de R$ 20 para estudantes e R$ 40 para profissionais.

O Flisol tem o apoio de Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), da Incubadora de Base Tecnológica do Vale do São Francisco (Invasf) e do Núcleo de Negócios da Facape. Outras informações podem ser obtidas na página oficial do evento ou no site da Facape (www.facape.br).

Da Assessoria

Nassau reabre edital para seleção de coordenador para a unidade de Petrolina  

Mauricio de Nassau

A Faculdade Maurício de Nassau, unidade Petrolina, reabriu nesta quinta-feira, 14, o processo seletivo destinado ao preenchimento de vaga para coordenador do curso de Administração. Os interessados devem ter título de doutorado, mestre ou especialista até o momento da inscrição.

Para participar os candidatos devem enviar o Currículo Lattes para o endereço eletrônico [email protected], indicando como assunto do email, “Seleção Coordenação 2016.1 – Curso Administração”, até às 12h do dia 19 de abril de 2016. Após o encerramento desta etapa em que será realizada análise e o arquivamento dos currículos recebidos no banco de dados da Instituição, será realizado contato via Email com os candidatos selecionados informando as próximas etapas.

Como pré-requisitos os aspirantes devem possuir Currículo Lattes atualizado e comprovado, contendo a relação dos títulos acadêmicos, relação de experiência profissional, atividades de docência superior e realizações científicas, técnicas, culturais, humanísticas ou artísticas, e pós-graduação específica na área da disciplina.

A seleção será realizada a partir da análise do currículo como fase eliminatória, levando em consideração a formação acadêmica. Seguida de avaliação didático pedagógica e entrevista classificatória.

A contratação será feita de acordo com a classificação obtida e não há obrigatoriedade de contratação de todos os classificados que terão as informações arquivadas em um banco de dados na instituição. É importante ressaltar que nenhum item impede a realização de um novo processo seletivo.

Mais informações através do telefone (87) 3866-0012.

Com informações da ASCOM

Manchetes dos principais jornais do país 15/04/2016

A Tarde
Sessão alternará votos de deputados do Norte e do Sul

Tribuna da Bahia
Mais ministros avaliam que batalha está virtualmente perdida

Correio da Bahia
Jovem de 23 anos morreu com H1N1, confirma Sesab

O Dia
Impeachment: STF rejeita ação do governo para barrar votação

O Globo
Câmara tem 342 votos declarados pró-impeachment

Folha de São Paulo
Empreiteira bancou pesquisas para Dilma em 2014 via caixa 2

O Estado de São Paulo
Oposição já tem votos para o impeachment na Câmara

Correio Braziliense
STF mantém andamento do impeachment da presidente Dilma

Valor Econômico
Dilma perde no STF e votação do impeachment está mantida no domingo

Jornal do Commercio
STF mantém votação do impeachment no domingo

Meio Norte
STF determina alternância de regiões

Diário do Nordeste
STF mantém regra, e Câmara inicia análise do impeachment

Entrevista: vereador Betão explica por que rompeu com FBC

BETÃO

Vereador Adalberto Bruno Filho (Betão) é mais um a deixar o grupo liderado pelo senador Fernando Bezerra Coelho.

Insatisfação, falta de coerência  e agradecimento ao apoio recebido aos seus pleitos por parte do prefeito Júlio Lossio (PMDB), foram algumas das motivações que levaram o vereador Adalberto Bruno Filho (Betão), a romper com o grupo político liderado pelo senador Fernando Bezerra Coelho (PSB).

A decisão, que caiu como uma bomba, foi a terceira perda seguida de FBC somente na Câmara Municipal de Petrolina já que ele não conseguiu segurar nos últimos dias a permanência dos vereadores Ronaldo Cancão, que declarou apoio ao deputado Adalberto Cavalcanti (PTB), e Major Enfermeiro que foi para os braços do prefeito.

Em entrevista exclusiva a este Blog, Betão disse que o principal motivo do rompimento foi a filiação do colega Edilsão do Trânsito ao PRTB, partido ao qual está filiado juntamente com Ibamar Fernandes.

“O que mais influenciou foi o fato de terem colocado o meu amigo pessoal, tenho como um irmão, meu amigo de 30 anos, Edilsão no PRTB, a gente já havia conversado anteriormente, eu já tinha dito até a ele ‘se você vier para esse partido eu saiu, porque não tem condições de eleger nós dois lá dentro’, já tem o companheiro Ibamar, aí fica difícil, fica complicado”, salientou Betão acrescentando que sequer foi consultado. “Nem eu, nem o vereador Ibamar, quando a gente soube eles já tinham filiado ele pelo Recife”.

A discussão do assunto gerou até um mal estar entre Betão e Edilsão que ficou enfurecido com a posição do colega sendo obrigado a turma do deixa pra lá intervir. “Houve esse stress,  mas nós já resolvemos isso, conversamos, mas eu achei assim que faltou um pouco de respeito, de atenção, para com a minha pessoa”, lamentou Betão.

Apesar da mudança de lado, o edil afirmou não guardar rancor e não ter raiva de ninguém. “Eu tenho é gratidão a todos eles, Miguel, Fernando e Fernandinho”.

Disse ainda que chegou a ligar por várias vezes para fazer o comunicado da decisão, mas não foi atendido. “Liguei por várias vezes para Miguel e ele não atendeu, liguei por várias vezes para Fernandinho e ele não atendeu, liguei por várias vezes para o senador e ele também não me atendeu. Depois que eu mandei uma mensagem para um dos assessores, informando que eu não ficaria mais no grupo, o deputado Miguel Coelho me ligou e eu comuniquei essa minha decisão de sair do grupo e de ingressar no grupo do prefeito Júlio Lossio”, disse.

Ambulantes que desejam participar de eventos públicos têm até esta sexta para se inscrever em curso de Manipulação de Alimentos

Curso de Manipulação de Alimentos é obrigatório para quem quer trabalhar em eventos públicos de Petrolina

Curso de Manipulação de Alimentos é obrigatório para quem quer trabalhar em eventos públicos de Petrolina

Continuam nesta sexta (15), as inscrições para os ambulantes que desejam comercializar comidas e bebidas em eventos públicos, de maneira especial o São João do Vale 2016. Cem pessoas já se inscreveram e outras cem vagas ainda estão sendo disponibilizadas. Os inscritos participarão do novo curso de Manipulação de Alimentos.

 Interessados devem comparecer à Central de Cursos de Petrolina, localizada no Parque Josepha Coelho, das 8h30 às 13h, portando documento de identidade, CPF, comprovante de Residência, uma foto 3×4 e, caso seja formalizado como MEI, deve apresentar também o CNPJ.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário de Petrolina, Jorge Assunção, lembra que o curso também é destinado para quem já participou da capacitação em anos anteriores, pois contém novas informações e diretrizes da Vigilância Sanitária. “Todos os ambulantes receberão um novo certificado, que será cobrado de quem estiver atuando nos eventos”, reforça.

Com informações da Assessoria

Banda Pega Leve comemora 15 anos em grande estilo

Cezinha, Glaucia Lessa, Mel Rios, Adréa Vitória, Kinho Callou, André Mendes e Benil são algumas das atrações que irão dividir o palco com a banda Pega Leve nesta sexta-feira (15), na casa de eventos Zé Matuto, na grande festa dos 15 anos desta que é uma das melhores bandas do autêntico forró da região.

No vídeo Elisson Castro convida todos para participarem deste momento único e parabeniza nosso Blog pelo trabalho realizado.

Crise não deve afetar venda do Dia das Mães, acredita diretor executivo da CDL Petrolina

Movimento do comércio para o Dia das Mães não deve ser afetado pela crise, acredita CDL

Movimento do comércio para o Dia das Mães não deve ser afetado pela crise, acredita CDL

 

Os tempos na economia brasileira já não são mais os mesmos, mas isso não deve afetar a movimentação do comércio para o Dia das Mães, celebrado no segundo domingo de maio. Quem aposta nisso é o diretor executivo da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina (CDL), Valdivo Vieira. Para ele, as pessoas podem até diminuir o quantitativo de presentes, mas certamente, a data não passará em branco.

“A gente observa que as pessoas estão mais cautelosas, com receio de comprar com parcelamento a perder de vista, estão barganhando mais nos preços. No entanto, o Dia das Mães está arraigado em nossa cultura, é uma data com apelo sentimental e com certeza, as pessoas não vão deixar de procurar o comércio para adquirir estes presentes”, aposta Vieira.

Valdivo reconhece que o país atravessa uma fase de instabilidade econômica, mas aponta diferenciais em Petrolina que impedem a crise de ter uma ressonância maior na região. “Sabemos de muitos municípios que estão em situação crítica, mas como nós temos aqui uma economia baseada na agricultura irrigada, no setor informal e, além disso, Petrolina é polo regional, tem uma flutuação significativa no número de pessoas que passam aqui diariamente. E isso movimenta todos os setores. Por isso acreditamos que neste ano, mesmo com um movimento atípico, não teremos prejuízos no Dia das Mães”, pontua.

Liquidação – sobre o feirão de promoções e liquidações que aconteceu no último fim de semana no Centro de Convenções de Petrolina, o diretor executivo da CDL mostra-se otimista com os resultados. Segundo estimativas, uma média de 20 mil pessoas passaram pelo local e adquiriram produtos os mais variados, a preços diferenciados. Uma reunião na próxima terça (19), às 19h, na CDL, deve reunir empresários para uma avaliação do evento.

“A Feira superou nossas expectativas. Então, vamos identificar os pontos positivos, negativos, e quem sabe, deliberar sobre a possibilidade de realizar outa no segundo semestre. Vamos ouvir dos comerciantes quais as suas sugestões. Vamos procurar, também, integrar segmentos que, por um motivo ou outro, não participaram desta edição”, destaca Valdivo Vieira.

Frente Brasil Popular realiza ato político cultural em Petrolina

Dr. Ari Cardona

Médico e professor Ari Cardona / Foto Waldiney Passos

A Frente Brasil Popular vai realizar às 19h, desta quinta-feira (14), em frente a biblioteca da Univasf, um ato político cultural que deve reunir além de alunos da instituição, artistas, poetas e cantores da região que vão manifestação a defesa pela democracia.

“Agente vive um momento muito complicado em nosso país com os ânimos muito acirradas e é até natural que de certa forma isso aconteça, mas é hoje à noite vamos realizar um ato pra mostrar que as coisas podem ser diferentes”, comentou o médico e integrante do movimento Ari Cardona ao reforçar o convite para o movimento.

Em ação conjunta, policiais militares de Petrolina e Juazeiro localizam homem com prisão preventiva decretada

Uma ação conjunta entre equipes Malhas da Lei, do 5º Batalhão da PM em Petrolina, com policiais militares da Bahia resultou, nesta quinta (14), na prisão de Uendel de Jesus Nascimento, 25. Contra ele havia em aberto um mandado de prisão preventiva. Os policiais chegaram até o acusado após vários dias de monitoramento.

Uendel foi localizado e capturado na residência de uma tia, em Juazeiro. A ocorrência foi registrada da delegacia da Polícia Civil do vizinho município baiano.

Com informações do 5º BPM.

Mirandas Enredadas está com inscrições abertas para trabalhos artísticos

religare

A quarta edição da exposição internacional e coletiva Miradas Enredadas está com inscrições abertas para envio de trabalhos artísticos. Com o tema “Religare”, traduzido do latim “Religião”, a participação é aberta a artistas-docentes de todo o mundo. A exposição, que é itinerante e realizada em formato virtual e real, é resultado do projeto de extensão coordenado pela professora Fabiane Pianowski, do Colegiado de Artes Visuais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Os trabalhos podem ser enviados até o dia 31 de maio.

Os interessados devem enviar seus trabalhos para o e-mail [email protected], obedecendo ao seguinte formato: tamanho A3, com resolução mínima de 150ppp, preferencialmente com modo de cor CMYK e em formato de arquivo TIFF ou JPG. O autor também deve enviar um breve texto alusivo ao trabalho apresentado e um currículo resumido.

LEIA MAIS

Evento de Software Livre será realizado neste final de semana na região

Linux Software Livre

Com a proposta de impulsionar o uso do Software Livre na região do Vale do São Francisco, a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) realizará neste sábado (16) e domingo (17) o Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre (Flisol). O Flisol é realizado desde 2005 no Brasil e acontece simultaneamente em várias cidades. Esta é a quarta vez que Petrolina participa do evento.

O Flisol contará com uma palestra, um minicurso e instalações gratuitas de software livre. A palestra e as instalações acontecerão neste sábado (16), no auditório da autarquia, das 9h às 14h e das 14h às 18h. A organização do evento orienta os participantes a levarem notebooks ependrives, para que os softwares sejam instalados.

Já o minicurso será realizado no domingo (17), no laboratório de informática da Facape, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Ambos serão ministrados por Cezar Brod, diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil do Linux Professional Institute (LPI).

LEIA MAIS