Vacinação antirrábica porta a porta continua em Petrolina

vacinação anti rábica Petrolina

Embora a raiva seja uma doença considerada um tanto incomum, ela ainda é tida como uma grande preocupação por parte dos donos de pets. Ela é incurável nos animais e fatal em 100% dos casos, a doença é uma zoonose , ou seja, também pode afetar os seres humanos – sendo a vacina antirrábica a sua única forma de prevenção.

Transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a raiva é passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes – sejam eles gatos ou cães. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até 2 meses antes que os seus sintomas (também bastante similares) comecem a aparecer; sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.

Por isso, os donos de cães e gatos devem ficar atentos ao calendário de vacinação. Nesta quinta-feira (14), os agendes de endemias vão estar nos bairros Cohab VI e Rio Corrente das 14h às 19h. Na sexta-feira (15) a equipe vai até o Jardim Imperial, Portal da Cidade, Alto da Boa Vista, Jardim Brasília, Park Massangano, Rio Claro no mesmo horário.

Já no sábado (16),  Nova Descoberta vai ter o dia de vacinação das 8h às 12h.

 

Adesivaço pelo caso da menina Beatriz acontece durante todo o dia

adesivaço

Está sendo realizado na manhã desta quinta-feira (14), ato para que o caso da menina Beatriz mota, permaneça vivo na memória dos habitantes do Vale do São Francisco. Desde às 07h da manhã, membros do grupo “Beatriz Clama por Justiça”, promovem o “adesivaço” na Avenida Guararapes, em frente a Prefeitura Municipal de Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

 Durante todo o dia, pessoas que passarem pela avenida podem receber um adesivo para ser colocado no veículo, pedindo por justiça e que o caso seja solucionado. No total, 1500 adesivos serão distribuídos até às 19h de hoje.

adesivaço 2

Relembre o caso:

Beatriz Angélica Mota foi morta com golpes de faca, no último dia 10 de dezembro, durante uma festa de formatura no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora. O pai da menina é professor na instituição. Na data, a irmã mais velha de Bia, concluía o Ensino Médio.  Após quatro meses, o caso permanece sem solução.

 

 

Preços do tomate e da carne caem e cesta básica fica mais barata, segundo pesquisa da Facape

O valor da cesta básica caiu em Petrolina e Juazeiro no mês de março, segundo pesquisa da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape). De acordo com o levantamento, em comparação com fevereiro, março registrou deflação de 4,64% em Juazeiro e de 6,45% em Petrolina. Considerando as informações das duas cidades agregadas, a deflação no período foi de 5,63%.

 Segundo a pesquisa, realizada mensalmente pelo Colegiado de Economia da Facape, a queda da cesta básica continua sendo resultado da intensa redução do preço do tomate. O item, após forte alta devido ao excesso de chuvas no início do ano, apresentou no mês de março grande oferta, da mesma maneira que a banana, apesar da qualidade do produto estar baixa. A carne também apresentou uma redução de preços em regiões produtoras importantes – como Goiás e Minas Gerais – e estabilidade em São Paulo, indicando uma maior oferta do produto no país.

 De acordo com o levantamento, o valor da cesta básica em Juazeiro foi de R$ 302,21 e em Petrolina, de R$ 303,74. “Estes números chamam a atenção, pois desde que se iniciaram os cálculos do custo da cesta básica no Vale do São Francisco, em nenhum mês estes dois valores se aproximaram tanto”, explicou o professor e coordenador da pesquisa, Dr. João Ricardo Lima.

O Índice da Cesta Básica (ICB) está disponível na página eletrônica da Facape (www.facape.br), no link do projeto.

Com informações da Assessoria

Detran-PE alerta sobre falsos e-mails cobrando débitos do IPVA

Donos de veículos estão recebendo e-mails falsos em nome do Detran-PE e informando sobre a existência de débitos relativos ao Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2016. O alerta foi dado nesta quarta-feira (13) pela  Secretaria Estadual das Cidades (SECID) por meio do próprio Detran-PE.

No conteúdo da mensagem é informado ao destinatário que ele possui débitos relativos ao não pagamento da taxa na data de vencimento e que, por causa disso, ele estaria sujeito à inclusão de seu nome no cadastro da Dívida Ativa.

O Detran-PE orienta que quem receber essas mensagens não abra os anexos nem acesse  nenhum tipo de link, sob risco de causar danos ao computador bem como ser vítima de fishing(roubo de dados pessoais como senhas para transações bancárias, por exemplo).

O presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro, esclareceu que esse tipo de comunicado é feito pelo órgão apenas  através de correspondências nominais endereçadas à residência dos usuários por meio dos Correios.

JC On line

Manchetes dos principais jornais do país 14/04/2016

A Tarde
Governo perde apoio do PTB e PSD e tem fidelidade do PDT

Tribuna da Bahia
Impeachment será votado domingo, 14 horas, e começa pelos deputados do sul

Correio da Bahia
Impeachment divide deputados da Bahia

O Dia
Ações na Justiça exigem que estado pague a aposentados

O Globo
Debandada na Câmara já eleva pressão no Senado

Folha de São Paulo
Com PSD, oposição afirma já ter votos para impeachment

O Estado de São Paulo
PSD e PTB abandonam governo; Planalto admite situação crítica

Correio Braziliense
TRF derruba liminar e Aragão volta a ser ministro da Justiça

Valor Econômico
Dilma planeja pacto se vencer impeachment. Se perder, diz ser “carta fora do baralho”

Jornal do Commercio
Dilma propõe pacto se ganhar. Mas se perder… “estou fora do baralho”

Meio Norte
PSD e PTB abandonam; Dilma não recuará

Diário do Nordeste
Dilma propõe pacto se ganhar, mas ficará distante se perder

CPI dos Fundos de Pensão vota relatório nesta quinta

CPI fundos de pensão

Relatório pede investigação de 353 suspeitas de crimes

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Fundos de Pensão reúne-se nesta quinta-feira (14) para discutir e votar o relatório do deputado Sergio Souza (PMDB-PR). O parecer pede o indiciamento de 145 suspeitos de envolvimento em esquemas de corrupção nos fundos da Caixa Econômica Federal (Funcef), dos Correios (Postalis), da Petrobras (Petros) e do Banco do Brasil (Previ).

Os parlamentares vão se reunir a partir das 14h30, no plenário 1.

A CPI apurou prejuízo de R$ 113,4 bilhões, com a desvalorização de ativos dos quatro fundos de pensão no período de 2011 a 2015. De acordo com o relatório, a rentabilidade do ativo da Previ nesse período ficou abaixo da meta mínima em R$ 68,9 bilhões. Na Petros e na Funcef, o prejuízo para os ativos foi de R$ 22,3 bilhões e R$ 18,1 bilhões, respectivamente. Já no Postalis, a baixa foi de R$ 4,1 bilhões.

Com informações da Agência Câmara Notícias.

Seminário visa fortalecer segmento de mercadinhos em Petrolina

O auditório do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) em Petrolina recebe no próximo dia 19, o seminário “Organize seu Mercadinho e Fidelize o seu Cliente”, coordenado pela Unidade Sertão do São Francisco, do Sebrae; e com os apoios da Câmara de Dirigentes Lojistas e Senac. O evento está agendado para ter início às 19h e os interessados devem se inscrever efetuando na sede do Sebrae, no Centro de Convenções de Petrolina, o pagamento de uma taxa no valor de R$20.

Na programação constam as palestras “Mercadinhos São Luiz –História e Estratégia”, com o sócio-proprietário dos Mercadinhos São Luiz, e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza(CE), Severino Ramalho Neto; “Layoutização e Fidelização”, com a gerente de Marketing da Cadan Distribuição, Sheila Silvestre; “Aproximando a Indústria do Pequeno Varejo”, com o petrolinense Antônio Calmon, diretor da Logística Broker e Transportes.

“O objetivo do Seminário é fortalecer o segmento de mercadinhos e apresentar o programa de capacitação do Sebrae em 2016, com foco em gestão, inovação e comercialização”, destaca o gestor do Projeto Comércio e Serviço, Sebastião Amorim.

Maiores informações podem ser obtidas através do telefone 87 2101 8900.

Com informações da Assessoria

Operação Lei Seca vai intensificar fiscalização em Petrolina para tentar reduzir índices alarmantes de acidentes com motos

Forte aparato: equipes de vários órgãos irão participar das abordagens da Operação Lei Seca

Forte aparato: equipes de vários órgãos irão participar das abordagens da Operação Lei Seca

Quem passar por algumas vias públicas de Petrolina nos próximos dias, pode se deparar com um verdadeiro aparato de órgãos como Polícia Militar, Detran, Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e demais órgãos que integram o Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Moto (CRPAM). O motivo é a realização de mais uma edição da Operação Lei Seca, que tem como principal objetivo conscientizar os condutores sobre a importância da postura adequada no trânsito. A iniciativa é motivada, sobretudo, pelos índices alarmantes de acidentes registrados na região.

“Hoje temos uma mudança de perfil nas condições de saúde e já observarmos de forma considerável, o adoecimento e mortes por acidentes de trânsito. Virou uma epidemia. Esses acidentes são responsáveis pela maioria das ocorrências registradas nas emergências e urgências das unidades de saúde, isso quando não para na incapacidade ou óbito. Quase 90% dos acidentes computados na região de abrangência da 8ª Geres são oriundos de Petrolina, até mesmo pelo tamanho da cidade”, enfatiza a gerente regional da 8ª Gerência Regional de Saúde, Aline Jerônimo.

A gestora destaca que uma das grandes preocupações da área da saúde diz respeito aos números cada vez mais crescentes de acidentes nas regiões irrigadas e no interior do município. “A taxa de motorização do Estado aumentou, hoje se percebe a troca do veículo de tração animal pelo veículo sobre duas rodas e, paralelamente a isso, vemos também que os acidentes da zona rural têm crescido. Muitos compram motocicletas mas não têm habilitação, não usam os equipamentos de segurança. Aliado a isso, a pouca fiscalização que existe nestas localidades”, aponta Aline.

Para o major Reginaldo Pereira, supervisor da Operação Lei Seca, os resultados só serão alcançados com a participação de todos. “O propósito não é prejudicar ninguém, mas sim, preservar a vida, orientar para que o condutor siga as regras de trânsito, use capacete, cinto de segurança, evite misturar direção e álcool e até mesmo dirigir de forma imprudente. Todo aparato da Operação vai estar aqui com a gente, com o propósito de salvar vidas. A fiscalização de veículos vem em decorrência da ação, mas nosso principal foco é conscientizar”.

A iniciativa será extensiva aos municípios de Lagoa Grande, Izacolândia, Cabrobó e Afrânio. Dados da Delegacia Regional da Policia Rodoviária Federal em Petrolina apontam que, de 2013 até a última segunda (11), na área de atuação do órgão, foram registrados 1071 autos de infração por alcoolemia, sendo que destes, 759 só em Petrolina. O período dos festejos juninos é o de maior registro destas ocorrências.

Além das fiscalizações intensas, a Operação Lei Seca desenvolve atividades paralelas, como palestras em escolas e abordagens em ambientes públicos.

AME Lia Bezerra passa por reformas para melhor atender ao público

reforma AME

A AME Lia Bezerra, que funciona no bairro José e Maria, passa por uma reforma que inclui serviços de melhorias na rede elétrica, forro, alvenaria, pintura. De acordo com a Assessoria da secretaria de Saúde, a proposta é oferecer sempre um ambiente com boas condições para melhor atender à comunidade.

Ainda segundo informações da Secretaria, doze unidades de saúde já foram reformadas e ampliadas.

Além desta AME do José e Maria, a unidade básica de Saúde Álvaro Rocha, que funciona no João de Deus, também passa por reformas.

Vereadora denuncia problemas na Funase Petrolina e cobra providências do secretário Isaltino Nascimento

Maria Elena

Funcionários e prestadores de serviço das unidades Funase Cenip, Case e Casem em Petrolina-PE apresentaram um relatório a vereadora Maria Elena (PSB), na sessão desta terça-feira (12), enumerando algumas dificuldades vivenciadas por todos.

No documento eles apontaram que a empresa GDM Empreendimentos Ltda encerrou o contrato de prestação de serviço com a Funase no dia 8/3/2106, sem quitação das verbas trabalhistas com os 11 funcionários lotados nas unidades; que a empresa Forte Serviços assumiu o contrato em 9/3/2016, porém não efetivou nenhum contrato nem pagou o salário de março/16; que as cozinheiras estão sem receber salários há 4 meses e que a empresa Tradição Empreendimentos não pagou também as diárias referente ao mês de outubro/15.

Denunciaram ainda as sérias dificuldades no quadro de pessoal das unidades, contando apenas com uma auxiliar de limpeza para cobrir todo o perímetro e áreas externas das unidades, bem como apenas uma auxiliar de cozinheira por plantão.

Como se não bastasse informaram ainda que os veículos lotados nas unidades se encontram em situação precária de manutenção e que o setor de transporte comunicou que todas viaturas deveriam ser devolvidas comprometendo as audiências judiciais, visitas domiciliares, consultas médicas e odontológicas, além dos deslocamentos para agendamento das demais necessidades.

Ao falar sobre o assunto a vereadora Maria Elena foi dura nas críticas ao secretário de Desenvolvimento Humano, Criança e Juventude, Isaltino Nascimento. “Ele não olha pelo interior,  a boca miúda corre lá em Recife, na Funase de Recife, que ele vai se candidatar a vereador, por isso está tomando os contratos do interior e preenchendo em Recife, eu não tô dizendo isso com todas as letras, confirmando não, mas esse comentário corre a boca miúda. A gente tenta uma audiência com ele não consegue, o próprio presidente da Funase de Recife Dr. Moacir a diretora Dra. Nadja estão assustados porque a secretaria toma decisões de lá mesmo sem passar pela Funase”,

Por fim a vereadora disse que esta pauta precisa chegar ao conhecimento do governador Paulo Câmara já que é uma demanda de todo interior do Estado. “As câmaras de vereadores estão unidas essa semana exatamente para colocar a Funase em pauta para que o governador tome conhecimento que esse secretário não está fazendo o dever de casa, não está cumprindo o papel dele de olhar também por esse órgão no interior”, ressaltou.

 

Governador libera 42 milhões para municípios pernambucanos

congresso municípios

Na última segunda feira(11), durante o 3º Congresso Pernambucano de Municípios, o governador  de Pernambuco, Paulo Câmara, anunciou a liberação de 42 milhões destinados à realização de obras para os municípios.

Do total de recursos, R$ 30 milhões serão repassados por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM). Já o restante será destinado à compra de 12 perfuratrizes de poços e 12 ambulâncias, que serão utilizadas por consórcios intermunicipais.

Na presença de prefeitos e gestores municipais, o chefe do Executivo estadual destacou que vai manter todas as pactuações feitas com as administrações municipais. “A gente tem a crença de que o momento não é fácil, mas vai exigir de todos nós uma capacidade de diálogo, união e superação desses desafios. O que a gente fez hoje aqui, ao vir anunciar uma série de ações em favor dos municípios, busca dar a oportunidade para que com apoio e junção seja possível vencer os desafios”, garantiu o governador.

 

Em coletiva, órgãos de segurança abordam sobre acidentes de trânsito

O Blog já está no Hotel do Grande Rio, centro de Petrolina, onde daqui a pouco acontece uma coletiva reunindo representantes de órgãos como Polícia Militar, Detran, AMPLLA, Polícia Rodoviária Federal, sobre Operação Lei Seca, que tem como principal objetivo reduzir as estatísticas preocupantes de acidentes terrestres, sobretudo com motociclistas. Daqui a pouco, mais informações.

Fechamento do matadouro público de Petrolina volta a ser protesto na Alepe

alepe s

O fechamento do matadouro público de Petrolina, no Sertão do São Francisco, voltou a provocar protestos na Assembleia Legislativa, nesta terça (12). O assunto havia sido tema do pronunciamento do deputado Miguel Coelho (PSD), na Reunião Plenária de segunda-feira (11). Para os demais parlamentares, a interdição do equipamento – efetuada em fevereiro pela prefeitura a pedido do Ministério Público de Pernambuco – não levou em conta as consequências para o comércio de carnes na cidade, além de incentivar o abate clandestino de animais. Na opinião de Romário Dias (PSD), que levantou o tema no Plenário, a medida é “um escândalo.”

“O mais grave é que agora acontecem abates no meio do mato, na beira dos açudes e dos barreiros. Não dá pra saber se a carne vendida nas feiras é de boi ou de outro animal”, disparou. Para o parlamentar, a gestão municipal não poderia ter tomado essa atitude há poucos meses do final do mandato. “O prefeito Júlio Lóssio está há mais de 7 anos no cargo e somente agora descobriu que o matadouro está em lugar inadequado?”, questionou, reprovando, ainda, a informação de que o terreno teria sido posto à venda pelo gestor.

LEIA MAIS

Divulgada a programação do 3º Clisertão

clisertão

Na tarde desta terça-feira (13), foi divulgada a programação  do 3º Clisertão – Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão. O evento será realizado entre os dias, 02 e 06 de maio, o congresso é uma parceria A Secult-PE e a Fundarpe com a Universidade de Pernambuco (Letras/Campus Petrolina).

Confira a programação detalhada:

2 de maio – Segunda-feira

9h às 12h – Ecoleituras – visita à Ilha do Fogo para convidados

15h às  17h30 – Credenciamento

18h30 às 19h – Concerto com a Orquestra Philarmônica 21 de Setembro

19h30 – Abertura oficial

20h às 22h – Conferência com o escritor e membro da Academia Brasileira de Letras, Antônio Torres e exibição do filme “Antônio, o menino que queria ser Castro Alves”.

3 de maio – Terça-feira

LEIA MAIS

H1N1: Diocese de Salgueiro muda rito de missa

diocese de salgueiro h1n1

Com o aumento do contágio pelo vírus do Influenza – H1N1 a Diocese de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, alterou, como medida preventiva,  alguns ritos das missas nas paróquias pertencentes. Coma  indicação, os fieis não devem mais dar as mãos do momento do “Pai Nosso” e também dar o “abraço da Paz” e nem ter a hóstia entregue na boca, como é de costume nas celebrações.

A medida, de acordo a diocese, deve ser adotada nas 21 paróquias e três áreas pastorais presentes no território diocesano.

Confira o conteúdo da nota:

“Considerando o crescente número de casos de gripe HINI em todo o país, em comunhão com as orientações do bispo Dom Magnus, a Diocese de Salgueiro decidiu, como medida preventiva, adotar mudanças no rito das missas e solicitar que se evite rezar o Pai Nosso de mãos dadas e dar o ‘abraço da Paz’. A partir de agora, no momento da Comunhão a hóstia será entregue exclusivamente na mão do fiel e não, colocada em sua boca. Excerto, naqueles casos em que o fiel tenha alguma restrição que o impeça de receber na mão

Convictos da compreensão dos fiéis católicos, conclamamos a população a empenhar seus melhores esforços no combate às situações que propiciem a proliferação e a exposição ao vírus. Em unidade e oração, sobretudo por aqueles nossos irmão atingidos por esse infortúnio, elevemos ao bom Deus nossas preces”