Funcionários e prestadores de serviço das unidades Funase Cenip, Case e Casem em Petrolina-PE apresentaram um relatório a vereadora Maria Elena (PSB), na sessão desta terça-feira (12), enumerando algumas dificuldades vivenciadas por todos.
No documento eles apontaram que a empresa GDM Empreendimentos Ltda encerrou o contrato de prestação de serviço com a Funase no dia 8/3/2106, sem quitação das verbas trabalhistas com os 11 funcionários lotados nas unidades; que a empresa Forte Serviços assumiu o contrato em 9/3/2016, porém não efetivou nenhum contrato nem pagou o salário de março/16; que as cozinheiras estão sem receber salários há 4 meses e que a empresa Tradição Empreendimentos não pagou também as diárias referente ao mês de outubro/15.
Denunciaram ainda as sérias dificuldades no quadro de pessoal das unidades, contando apenas com uma auxiliar de limpeza para cobrir todo o perímetro e áreas externas das unidades, bem como apenas uma auxiliar de cozinheira por plantão.
Como se não bastasse informaram ainda que os veículos lotados nas unidades se encontram em situação precária de manutenção e que o setor de transporte comunicou que todas viaturas deveriam ser devolvidas comprometendo as audiências judiciais, visitas domiciliares, consultas médicas e odontológicas, além dos deslocamentos para agendamento das demais necessidades.
Ao falar sobre o assunto a vereadora Maria Elena foi dura nas críticas ao secretário de Desenvolvimento Humano, Criança e Juventude, Isaltino Nascimento. “Ele não olha pelo interior, a boca miúda corre lá em Recife, na Funase de Recife, que ele vai se candidatar a vereador, por isso está tomando os contratos do interior e preenchendo em Recife, eu não tô dizendo isso com todas as letras, confirmando não, mas esse comentário corre a boca miúda. A gente tenta uma audiência com ele não consegue, o próprio presidente da Funase de Recife Dr. Moacir a diretora Dra. Nadja estão assustados porque a secretaria toma decisões de lá mesmo sem passar pela Funase”,
Por fim a vereadora disse que esta pauta precisa chegar ao conhecimento do governador Paulo Câmara já que é uma demanda de todo interior do Estado. “As câmaras de vereadores estão unidas essa semana exatamente para colocar a Funase em pauta para que o governador tome conhecimento que esse secretário não está fazendo o dever de casa, não está cumprindo o papel dele de olhar também por esse órgão no interior”, ressaltou.