Emocionado vereador Paraíba discursa em tom de despedida

paraiba

Vereador Paraíba lamenta derrota nas urnas

A alternância de sentimento marcou a sessão desta terça-feira (04) na Câmara Municipal de Petrolina, dois dias após as eleições municipais. De um lado alguns vereadores reeleitos agradecendo pela vitória, do outro, o agradecimento pelos votos recebidos, mas o descontentamento pelo derrota nas urnas.

Em meio aos discursos, um momento de emoção por parte do vereador Paraíba, que em tom de despedida atribuiu sua derrota ao “jogo sujo”  de alguns candidatos.

Paraíba disse que esperava um resultado positivo devido ao trabalho realizado na região Norte da cidade, mas que neste momento não houve o reconhecimento almejado.

Sinalização confunde condutores na Orla de Petrolina

(Foto: Waldiney Filho/blog Waldiney Passos)

(Foto: Waldiney Filho/blog Waldiney Passos)

A sinalização horizontal que foi colocada na Orla de Petrolina passou a confundir os condutores que transitam pelo local. Segundo a sinalização, os motoristas que vêm no sentido centro – Orla 1 tem que parar no retorno, enquanto os que vêm no sentido restaurante Beira D’água – Orla 1 tem que dar preferência para aqueles.

whatsapp-image-2016-10-04-at-09-20-23

A placa de “Pare” ou a sinalização horizontal deve ser retirada para que o trânsito seja normalizado e a confusão seja desfeita.

Maioria dos prefeitos de Pernambuco continua com PSB

(Foto: Internet)

No último pleito, em 2012, ainda sob o comando de Eduardo Campos, o PSB conseguiu eleger 58 prefeitos. (Foto: Internet)

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Pernambuco, sob o comando do presidente Sileno Guedes, continua com o maior número de prefeitos no Estado a partir do ano de 2017. Foram 69 prefeitos eleitos no primeiro turno e dois que ainda irão disputar o segundo turno, Geraldo Júlio em Recife e Antônio Campos em Olinda. Tem-se, ainda, 43 vice-prefeitos que são filiados à legenda.

No último pleito, em 2012, ainda sob o comando de Eduardo Campos, o PSB conseguiu eleger 58 prefeitos. “O PSB é um partido que tem se consolidado como uma importante força política de Pernambuco e nesta eleição não foi diferente”, declarou Sileno Guedes.

Dos prefeitos eleitos pelo partido, 11 são mulheres, seis a mais que em 2012. Em todo o Brasil, o PSB elegeu 414 prefeitos, 28 a menos que em 2012.

Geraldo da Acerola perde reeleição mas PT mantém dois vereadores em Petrolina

oie_4124047camoolwa

Vereadora Cristina Costa foi reeleita e professor Gilmar Santos assume cadeira na Casa Plínio Amorim.

A Câmara Municipal de Petrolina terá a partir de 2017, vinte e três vereadores, destes, dois serão do Partido dos Trabalhadores (PT). A vereadora Cristina Costa foi reeleita para mais um mandato com 1.856 votos. A segunda cadeira será ocupada pelo Professor Gilmar Santos. O vereador Geraldo da Acerola não conseguiu se eleger, ele obteve apenas 670 votos que o tirou da legislatura.

A novidade do partido é o professor Gilmar Santos que em 2012 havia se candidato e não se elegeu, mesmo tendo obtido 1.661.

Educador, ligado aos Movimentos Sociais, com um projeto de mandato coletivo construído ouvindo a população e partilhando nas redes sociais, o professor Gilmar conseguiu se eleger com 1.622 votos.

Em discurso após a divulgação do resultado, a vereadora Cristina Costa, bastante emocionada pela sua reeleição, agradeceu a militância e desabafou: “Nós enfrentamos uma das campanhas mais difíceis principalmente pela ausência de Isabel Cristina, principalmente para mim, e por termos de enfrentar as máquinas poderosas dos nossos adversários. Mas a minha alegria reinou ao perceber que nós mantivemos as duas vagas que o PT tinha na Câmara de Vereadores e vamos continuar a luta defendendo os trabalhadores e as trabalhadoras”.

Na manhã de ontem (03), em entrevista à Rádio Jornal  o professor Gilmar agradeceu os votos recebidos. Lembrou que não é apenas um voto, mas a participação na construção do mandato.  “A gente apresentou um projeto de mandato coletivo em nossa campanha e fica muito feliz porque em 2012 a gente entrou nessa luta, nessa batalha eleitoral e pode perceber a expressão de carinho, de consideração, a energia bonita dos eleitores que se envolveram em nossa campanha. Uma campanha pequenininha em relação a estrutura, enfrentando na verdade uma estrutura econômica baseada numa cultura da compra de votos que aqui em nossa cidade, infelizmente ainda é muito forte. E lamentamos que essa prática ainda aconteça. De forma limpa e honesta, sem poluir o ambiente conversando com as pessoas, apresentando as nossas propostas de uma política diferente para que o povo volte a acreditar na participação popular”, disse.

Com informações do Ponto Crítico.

Facape realiza palestra sobre lavagem de dinheiro nesta sexta-feira

(Foto: Internet)

O evento será aberto às 14h, no auditório central da Facape. (Foto: Internet)

Na próxima sexta-feira (7), a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) e o Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRC-PE) realizam uma palestra sobre a prevenção à lavagem de dinheiro. O evento, que faz parte do projeto ‘Rota Contábil’, do CRC-PE, será gratuito e aberto ao público

A iniciativa tem como proposta estreitar os laços com as delegacias regionais e contabilistas do interior do Estado, além de proporcionar novas oportunidades de conhecimento a profissionais, estudantes e professores de Ciências Contábeis.

O evento será aberto às 14h, no auditório central da Facape, pelo presidente do CRC-PE, José Gonçalves Campos Filho. Às 15h será a vez da palestra ‘Compliance e prevenção à lavagem de dinheiro de acordo com a resolução CFC 1445/2013’, com o contador Arnaldo Duarte.

As inscrições podem ser feitas no site do conselho. O investimento é um pacote de fralda geriátrica. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected]

Idosa desaparecida é encontrada morta próximo ao condomínio Vivendas, em Petrolina

(Foto: Internet)

(Foto: Internet)

A idosa Francisca Lino de Barros, de 77 anos, que estava desparecida desde o dia 28 de setembro, foi encontrada morta nesta segunda-feira (3), por volta das 23h50. O corpo estava dentro da caatinga, próximo ao condomínio Vivendas, em Petrolina (PE).

Uma pessoa ligou para a polícia informando que havia um corpo de uma senhora nas proximidades do Condomínio Vivendas. Os policiais deslocaram-se até o local e constataram a veracidade da informação, encontrando o corpo da vítima já sem os sinais vitais e em estado de decomposição.

O Instituto de Criminalística esteve no local para realizar os procedimentos periciais e realizou a remoção do corpo para o Instituto de Mecina Legal (IML) para constatar a causa da morte.

FIEPE homenageia o ex-prefeito de Petrolina, Luis Augusto Fernandes

luiz-augusto-fernandes

O Conselho Empresarial da Unidade Regional Sertão do São Francisco da Federação das Indústrias de Pernambuco (URSF /FIEPE), vai homenagear o ex-prefeito de Petrolina, Luis Augusto Fernandes, falecido no último 1º deste mês em Brasília – DF, aos 86 anos.

O ato está marcado para o próximo dia 17 (segunda-feira), às 12h, durante almoço/reunião na sede da entidade (Centro de Convenções Senador Nilo Coelho), em Petrolina. De acordo com o diretor da URSF/FIEPE, Albânio Nascimento, a homenagem ao ex-prefeito Luis Augusto Fernandes é um reconhecimento da entidade pela grandeza de feitos relevantes deste chefe do executivo municipal que revolucionou a história de Petrolina.

LEIA MAIS

Janot acusa Fernando Bezerra por propina de R$ 41,5 milhões

fernando-bezerra

Segundo a acusação, Bezerra Coelho recebeu, ao menos, R$ 41,5 milhões em propina. (Foto: Internet)

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou nesta segunda-feira (3) ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma denúncia contra o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) na Lava Jato por supostamente ter cometido os crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva durante a construção da refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco.

Na mesma acusação, Janot também denunciou os empresários Aldo Guedes, ex-presidente da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), e João Carlos Lyra Pessoa de Mello Filho, apontados pelo procurador-geral como os operadores que viabilizaram o repasse da propina ao senador pernambucano.

Guedes é acusado de corrupção ativa e lavagem de dinheiro. Já Mello Filho foi denunciado apenas por lavagem de dinheiro.

LEIA MAIS

UPE elege chapa única “Avançando na Qualidade”

mari-e-ley3

s professoras Marianne Marinho e Leilyane Coelho substituirão os atuais gestores Professores Moisés Almeida e Marta Guimarães./ Foto: divulgação UPE

A Chapa “Avançando na Qualidade” encabeçada pelas professoras Marianne Marinho e Leilyane Coelho venceram as eleições na UPE Campus Petrolina realizada na última sexta-feira (30). O pleito ocorreu de 9 às 21 h e logo após, foram apurados os votos por seguimento: servidores técnicos administrativos, docentes e alunos. Cada segmento tem um percentual de 33,33% dos votos, por causa do critério de paridade. Ao final do processo de apuração, a chapa única, conseguiu 96% da totalização dos votos válidos.

O mandato se inicia em dezembro desse ano, devendo encerrar-se no final de 2020. As professoras Marianne Marinho e Leilyane Coelho substituirão os atuais gestores Professores Moisés Almeida e Marta Guimarães.

Idosa continua desaparecida em Petrolina

francisca-lino-desaparecida

Francisca Lino de Barros, de 77 anos,  é residente no bairro Vila Marcela, em Petrolina, Sertão Pernambucano. Os familiares da aposentada estão a procura dela desde a ultima quarta-feira (28). Segundo informações dos familiares, a idosa saiu do bairro onde mora para ir ao bairro Areia Branca e não deu mais notícias.

De acordo com a neta de dona Francisca, a idosa está com suspeita de Alzheimer e há três meses apresenta lapsos de esquecimentos. Segundo relatos, ela foi vista pela última vez hoje (03) pela manhã  no bairro João de Deus, pedindo comida em um mercadinho da rua 22. Segundo a família, dona Francisca está trajando blusa branca e saia marrom de brim.

Quem tiver informações, ou imagens de câmera de segurança onde a senhora foi vista,  pode entrar em contato com seus familiares através dos telefones (87) 98856-2580/ (87) 98862-5037/ (87) 9 8845-9241 / (87) 8804-2469 //

Blog Waldiney Passos recebe convite para lançamento de exposição fotográfica sobre o autismo

ss

Aexposição fotográfica “Infinito Particular” é assinada por Rosângela Sá./ Foto: Equipe WP

O blog Waldiney Passos foi convidado para para participar do lançamento da exposição fotográfica “Infinito Particular”, assinada por Rosângela Sá. O lançamento será na nesta sexta-feira (07), no River Shopping e traz como tema o autismo.

exposicao-autismo-2

O autismo é um transtorno global do desenvolvimento que afeta principalmente a capacidade de comunicação e socialização. Apesar de não ter cura, há muitos tratamentos que auxiliam no desenvolvimento da pessoa diagnosticada que possibilita uma vida com melhor qualidade.

Inscrições para cursos de especialização a distância da Univasf encerram na segunda

O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 100 e R$ 200, conforme regime de trabalho e formação acadêmica.(Foto: Internet)

O processo seletivo será composto por análise da carta de intenções e análise curricular. (Foto: Internet)

O prazo de inscrição para participar do processo seletivo para os cursos de especialização em Gestão Pública, Gestão em Saúde, Especialização em Educação, Contemporaneidade e Novas Tecnologias, ofertados pela Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), termina nesta segunda-feira (3). São disponibilizadas 480 vagas e as inscrições são realizadas pelo site da SEaD.

Para participar da seleção, o candidato deve ter diploma de nível superior, emitido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições custam R$120,00 e são realizadas através do site de Sistemas de Processos Seletivos da SEaD (Sipss), no qual o candidato deverá anexar a seguinte documentação nos formatos JPEG, JPG ou PDF: carta de intenções (disponível no Edital Nº 2/2016); cópia do documento de identificação com foto; diploma ou certificado de conclusão de curso superior; declaração comprobatória de vínculo com o serviço público; declaração comprobatória de que é professor da rede pública.

LEIA MAIS

Equipe da central de telemarketing da Apami visita obras do Hospital Dom Tomás

O objetivo da visita foi para mostrar o estágio da construção, além de motivar as operadoras para iniciar neste mês de outubro a nova campanha de arrecadação do telemarketing./ Foto: divulgação Apami

O objetivo da visita foi para mostrar o estágio da construção, além de motivar as operadoras para iniciar neste mês de outubro a nova campanha de arrecadação do telemarketing./ Foto: divulgação Apami

Os colaboradores da unidade de telemarketing da Apami em Petrolina, estiveram nas instalações do Hospital Dom Tomás que segue em obra. O objetivo da visita foi para mostrar o estágio da construção, além de motivar as operadoras para iniciar neste mês de outubro a nova campanha de arrecadação do telemarketing junto aos doadores.

Com sua primeira etapa quase concluída, o HDT oferecerá em breve procedimentos cirúrgicos e internamento, somando-se aos serviços ambulatoriais já existentes no Centro de Oncologia Dr. Muccini como consultas médicas, tratamento de quimioterapia, cuidados paliativos, entre outros. Atualmente são realizados mais de 1.500 atendimentos/mês a pacientes de 60 municípios dos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí.

LEIA MAIS

Professores da Facape e UPE já podem se inscrever como avaliadores na Semana Universitária 2016

semana-universitaria-2016_png

Docentes da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) e da Universidade de Pernambuco (UPE) já podem se inscrever como avaliadores na Semana Universitária 2016, que acontecerá entre os dias 21 e 25 de novembro nas duas instituições.

Os professores interessados devem se inscrever na página eletrônica do evento, nas modalidades ensino, pesquisa, extensão ou cultura. Os avaliadores já poderão indicar os dias que possuem disponibilidade para as atividades.

As inscrições ocorrerão até o dia 12 de outubro. Todos os avaliadores receberão certificado. Para os estudantes que desejam submeter trabalhos, o prazo de inscrições também vai até o dia 12 deste mês. Discentes de qualquer Instituição de Ensino Superior (IES) podem se inscrever. Outras informações no site da SU.

Miguel Coelho: um novo ciclo se inicia

Miguel lidera uma coligação com 16 partidos./ Foto: Giomara Damasceno

Foto: Giomara Damasceno

Muito jovem para ser prefeito? Claro que não. A questão da idade é algo relativo, não influência em nada quando temos um objetivo definido. Há um clima de ansiedade e muita expectativa. Por um lado alguns duvidando e outros apostando. Quando Miguel Coelho for empossado o palanque político terá que ser desfeito, independentemente de qualquer agremiação partidária. O mesmo será o prefeito de Petrolina e não de uma só cor ou de um grupo isolado. O que se espera de um Prefeito? Obviamente que ele simplesmente trabalhe mostrando ações voltadas para o social.

É tremendamente enorme o desafio, administrar uma cidade como essa exige muita responsabilidade e comprometimento. O prefeito que será empossado não é um mágico, não é o salvador da pátria, é muita presunção achar que ele transformará Petrolina na oitava maravilha do mundo, mas tem a capacidade de fazer o mínimo do possível. Uma das grandes características de um gestor público: saber captar recursos, buscar alternativas e fazer parcerias. Além disso, mostrar serviço, suar a camisa e fazer o diferente, correspondendo aos anseios da população. Contudo, é impossível não vir críticas, todo aquele que se coloca numa posição de liderança, tanto pode ser elogiado, quanto apedrejado.

Por ser filho de um Senador da República, certamente, a cobrança será mais intensa. Portanto, são necessários, secretários e assessores competentes que o ajudem na grandeza da missão. Um Prefeito mal assessorado, de certa forma, denigre e macula a reputação do gestor. Ninguém pode ser réu de juízo a menos que prove o contrário.

Nesse aspecto me dirijo a Miguel Coelho, não podemos julgá-lo precipitadamente como alguns já estão fazendo. Seja ele ou qualquer outro que tenha ganhado a eleição tem que ter sua oportunidade, agora chegou a vez dele, veremos como será seu comportamento perante a opinião pública, e o quarto poder, que é a imprensa. O tempo é o senhor da razão. Talvez não tenha a experiência ainda da governabilidade, mas cremos que tenha ideias inovadoras e modernas que bem aplicadas ajudará no desenvolvimento dessa querida terra. Há muito que fazer, há muito que priorizar em curto, médio e longo prazo.

O município não sobrevive só com as receitas próprias de ISS, IPTU, FPM, porque territorialmente Petrolina é muito grande, principalmente nas áreas periféricas da cidade, que requer uma atenção especial, totalmente diferente do centro da cidade. Creio que antes de tomar qualquer decisão, se faz necessário arrumar a casa, fazer um diagnóstico da situação da prefeitura e administrar com segurança. Lembrar-se de tratar bem o corpo de funcionalismo, eles são o cartão postal da prefeitura, e são formadores de opinião. Essa classe não pode ser vista com descaso, e sim valorizados. Em relação aos cargos de confiança se preciso for porque não enxugar à máquina? Por que não diminuir a quantidade de secretários? É uma sugestão, significa economia e aplicabilidade do dinheiro público em algum setor emergente. Olhando superficialmente, há pelo menos dois gargalos que precisa urgentemente de um olhar sempre atento: A saúde do município e o transporte público. As pessoas ao se dirigirem ao posto de saúde têm que encontrar o médico, bem como o medicamento que é distribuído gratuitamente. E a questão dos transportes, deve funcionar sem embaraços, com linhas suficientes nos bairros atendendo a necessidade do usuário.

Se atentarmos para a historicidade dos fatos e, aqueles que contribuíram para o progresso dessa cidade, não há motivos para preocupação, os bons exemplos devem ser imitados. Cremos que o jovem prefeito fará tudo que estiver ao seu alcance para deixar sua marca. Petrolina é uma das cidades mais importantes do Vale do São Francisco, precisa avançar e, desenvolver-se muito mais. Sabemos que o novo gestor que tomará posse é do PSB, bem alinhado com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

Creio que Petrolina será bem assistida em termos de força política e recursos financeiros. Consagrar-se como Prefeito dessa terra é a realização de um grandioso sonho, é um momento mágico e impactante na vida desse jovem.  Para os petrolinenses uma esperança renovada, novos tempos, outra realidade. Só quem pode provar à sociedade que fará uma gestão com transparência e imparcialidade é o próprio Miguel. É bom que fique bem claro, quem sentará a cadeira do executivo não é o senador, Fernando Bezerra Coelho e sim seu filho. Cada um tem a sua característica de agir e governar, embora sejamos tentados a fazer comparações entre um e outro, o momento não é para isso, temos que acreditar em dias melhores, torcer para que tudo dê certo, porque o que está em jogo são os interesses do município, sobretudo da população.

Acredito que o jovem prefeito está cheio de entusiasmo e vibração e, muita vontade de fazer o seu melhor, vez que é sua primeira experiência no comando do executivo municipal. Como inspiração maior e modelo, Osvaldo Coelho, que fez muito afim de que essa terra dos impossíveis fosse próspera e, tantos outros que por aqui passaram. Obviamente, não é prudente extinguir aquilo está dando certo no governo atual e, sim, fazer ajustes. O prefeito Júlio Lossio tem mérito por seus acertos e deixará também sua marca, por exemplo: A implantação do Nova Semente, o pagamento dos funcionários em dia, muitas vezes, antecipado,  como também, os indicadores na educação básica do município. Saúde, força e muita confiança em Deus, que faça um governo tal que Petrolina possa agigantar-se em grandes empreendimentos estruturais!

Antonio Damião Oliveira da Silva

Professor de Matemática

Guarda Municipal Petrolina-PE