Vereadores de Petrolina arrecadam dinheiro para ajudar garoto infectado por bactéria rara

(Foto: Reprodução/TV Grande Rio)

Os vereadores da Câmara Municipal de Petrolina realizaram, nesta quinta-feira (9), uma arrecadação de dinheiro entre os próprios parlamentares para ajudar no tratamento do garoto Pedro Rodrigues Medrado Neto, de 16 anos, que foi infectado por uma bactéria rara.

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Cada parlamentar contribuiu com o valor de R$ 100,00. Todos os  23 vereadores se prontificaram a ajudar.

Prefeitos Miguel Coelho e Paulo Bonfim planejam ações conjuntas

(Foto: Divulgação/Ivaldo Reges​)

Nesta quinta-feira (9), o prefeito Miguel Coelho recebeu em seu gabinete, o prefeito de Juazeiro, Paulo Bonfim. O encontro firmou parcerias entre as duas prefeituras.

A Ilha do fogo esteve entre as pautas discutidas na reunião, onde ficou adiantada a administração conjunta entre as duas prefeituras. Miguel e Paulo também trataram sobre o arco viário metropolitano e a realização da Feira Nacional de Agricultura Irrigada (Fenagri), que, neste ano, será em Juazeiro.

Para o prefeito de Petrolina, a relação entre as gestões é essencial para garantir o pleno funcionamento dos serviços nas duas cidades. “As prefeituras tem que trabalhar no mesmo sentido. Não adianta cada uma puxar para seu lado. Falamos sobre temas de interesse das duas cidades e fico muito animado com essa parceria que se firma”, resumiu Miguel Coelho.

Paulo Bonfim enfatizou a necessidade do diálogo entre os prefeitos da região para fortalecer o Vale do São Francisco. “Já marcamos encontro em Brasília para discutir a região. Essa discussão não passa só por Juazeiro e Petrolina, é importante tentar que toda a região esteja em evidência. E tudo de bom que acontecer em Juazeiro e Petrolina vai refletir nos municípios aqui em nossa volta”, ressaltou Bonfim.

Programa de Aquisição de Alimentos será lançado nesta sexta-feira em Petrolina

(Cartaz Divulgação)

Nesta sexta-feira (10), a Prefeitura de Petrolina lança, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A proposta do programa é adquirir gêneros alimentícios direto dos agricultores familiares.

Petrolina é a cidade pernambucana que recebe o maior montante de recursos nesta modalidade do PAA. A prefeitura espera que o programa beneficie 302 agricultores da cidade e movimente um recurso de R$ 1.509,286,16. Todos os produtos adquiridos, através do PAA, serão doados a entidades socioassistenciais cadastradas e voltadas para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Podem participar da chamada pública do PAA agricultores familiares que estejam inscritos no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

O lançamento será feito pelo Prefeito Miguel Coelho, durante cerimônia às 17h na Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos que fica localizada na Rua Santa Cecília nº 35, Vila Mocó.

Curso de Licenciatura em Música do IF Sertão promove recital ‘Flauta Doce em Pauta’ hoje

(Foto: Internet)

O If-Sertão, através do curso de Licenciatura em Música, promove nesta quinta-feira (9), no teatro Dona Amélia, o recital ‘Flauta Doce em Pauta’. O evento acontece a partir das 20h.

O recital conta com as participações das musicistas Daniele Cruz Barros da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Laurence Pottier da França.

Os ingressos para o recital custam R$20 (Inteira) e R$5 comerciários. Outras informações pelo telefone 3866 7454.

Guarda Municipal reforçará segurança nas feiras livres de Petrolina

(Foto: ASCOM)

O patrulhamento, ostensivo e preventivo, da Guarda Municipal e a fiscalização dos Fiscais de Postura serão intensificados a partir deste mês de fevereiro nas feiras livres de Petrolina (PE).

A ação tem o objetivo de garantir  mais segurança aos comerciantes e clientes, e teve início na primeira semana deste mês nas feiras livres dos bairros Areia Branca, João de Deus e, posteriormente, Cohab Massangano, José e Maria, São Gonçalo e Ouro Preto.

De acordo com José Batista da Gama, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, o objetivo desse trabalho é inibir qualquer tipo de ação criminosa.

“Temos recebido muitos feirantes reclamando da falta de segurança durante a realização das feiras e da ocorrência de roubos e furtos. Com o patrulhamento, esperamos dar mais segurança aos comerciantes e a população”, disse o secretário.

LEIA MAIS

Primeiro Centro Judiciário do interior de PE será inaugurado em Petrolina

(Foto: Ilustrativa)

Nesta sexta-feira (10) será inaugurada a primeira unidade, no interior de Pernambuco, do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) em Petrolina. O evento vai acontecer, a partir das 9h, na sede da Subseção Judiciária de Petrolina.

O evento conta com a presença, do presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), o desembargador federal Rogério Fialho; o corregedor-regional do TRF5, o desembargador federal Fernando Braga Damasceno; e a diretora do Foro da Justiça Federal em Pernambuco (JFPE), juíza federal Joana Carolina Lins Pereira.

Serão realizadas no CEJUSC, audiências de conciliação das 8ª e 17ª varas federais. Durante a conciliação, as partes apresentam soluções para as demandas que crescem no Judiciário.

Com informações do G1

Educação: Material didático utilizado em Petrolina é referência em alfabetização no país

(Foto: Internet)

Com uma nova política de educação, a Prefeitura de Petrolina através da Secretaria de Educação (Seduc), firmou parceria com uma editora de livros do Ceará. O novo modelo de gestão usa como modelo o município de Sobral (CE).

A parceria foi firmada durante reunião entre a secretária de Educação de Petrolina, Maéve Melo, Daniela Miranda e Gilvanira Maria Xavier, que são autoras e supervisoras das obras, que serão utilizadas no ano letivo.

A ação faz parte da nova política do município que segue o tema ‘’Petrolina Cidade Alfabetizadora’. O novo material didático conta com uma coletânea ‘Novo Lendo Você Fica Sabendo’ com livro didático, caderno de atividades, CD’s, livro para família, cartilhas ilustrativas e material de apoio ao professor.

Dirigente sindical diz que foi agredida por empresária da hortifruticultura em Petrolina

Simone Paim, diretora de política salarial do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Petrolina

A dirigente Simone Paim, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Petrolina, disse  ter sido agredida por uma empresária, na manhã de ontem (8), durante o exercício de suas funções. Com hematomas pelo corpo, ela prestou queixa na delegacia local, fez exame de corpo de delito, e denunciou a agressão no Ministério Público do Trabalho.

A Fetape, por meio da diretora de Polícia Agrária, Maria Givaneide, acompanhou os procedimentos.

“Mesmo com a Convenção Coletiva de trabalho legitimando a presença dos Sindicatos dos Trabalhadores nos espaços nos quais os assalariados da hortifruticultura do Vale do São Francisco estão exercendo suas atividades, para repasse de informações de natureza sindical e de interesse da categoria”, disse.

Segundo a Fetape, o incidente ocorreu no momento em que dirigente estava repassando aos trabalhadores informações sobre os entraves nas Negociações Salariais deste ano.

“Os empresários estão propondo a reϊrada de direitos da categoria. Como a empresária não concordava com a minha fala, inicialmente ela me agrediu verbalmente, depois me deu um murro e pegou pela gola da minha camisa, na frente de todos os trabalhadores”, relatou Simone Paim.

“A violência ocorreu na empresa Shimabukuro, e a agressora foi a senhora Mikiko Koshiama Shimabukuro”, afirmou.

A dirigente conta, ainda, que havia registrado sua presença no setor Administrativo, na entrada da empresa, como é de costume. Segundo ela, sempre na época de negociação da Campanha Salarial, o sindicato visita os locais de trabalho da categoria para repassar o que está sendo dialogado com a classe patronal e ouvir a posição dos trabalhadores. O sindicato diz que vai acompanhar os procedimentos dos órgãos que receberam a denúncia, e reivindicar a punição da agressora e da empresa.

Andrade, novo técnico do Petrolina concede coletiva a imprensa nesta quinta-feira

Ribeiro, presidente do Petrolina, o técnico de futebol Andrade e o vice-presidente do clube, Márcio Matias/Foto: Magda Lomeu

O técnico de futebol Andrade, ex-comandante do Flamengo e agora técnico do Petrolina Social Futebol Clube, já está na cidade para conhecer a estrutura do clube e participar de uma coletiva com a imprensa às 19:00 horas no auditório do Nobile Suites Del Rio  (antigo Quality).

“Nosso objetivo é reestruturar o futebol da cidade e recuperar a marca do time. É trazer pessoas que já têm seu nome consolidado no futebol brasileiro e mundialmente, como por exemplo o Andrade e o Nunes (que será o diretor de futebol da equipe sertaneja)”, afirma o presidente e empresário Cirineu Ribeiro.

“Para mim é um prazer enorme estar aqui. Estou aqui através do Nunes e a convite do Ribeiro. A expectativa é grande, é boa e aqui no Petrolina será um desafio tão grande quanto o que tive no Flamengo. Já estive aqui há alguns anos, mas agora venho com mais calma. Quero conhecer melhor a cidade, as pessoas e, se depender de mim o Andrade será o técnico da Fera Sertaneja para fazer um grande trabalho” disse Andrade.

Em busca da paz: a necessidade do amor ao próximo

A sociedade atual tem esquecido de um importante propulsor da humanidade: o amor ao próximo.

Para retratar a importância do tema, a professora Drª. Rita Cristiane Ramacciotti Gusmão Soares, diretora da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), de Petrolina e Juazeiro, em um pequeno texto enviado ao blog Waldiney Passos, fala sobre a necessidade das pessoas praticarem a humanidade.

Confira

Em Busca de Paz

Os acontecimentos trágicos e criminosamente hediondos mais recentes nos mostram a necessidade inexorável de criarmos novos valores de amor ao próximo e a si mesmo.

Não é apenas uma questão de polícia ou de política, mas de resgate dos mais elevados sentimentos de respeito à humanidade que nos torna iguais na nossa condição humana.

Dignidade, direitos humanos, fé, paz, coragem, respeito, tolerância, solidariedade e, antes de tudo, um profundo sentimento de amor a vida, são idéias, conceitos e valores que precisamos praticar.

Autora: Profª. Drª. Rita Cristiane Ramacciotti Gusmão Soares, diretora da FTC – Petrolina e Juazeiro

Mutirão para regularizar processos de licenciamento urbano deve liberar documentos que estavam atrasados em Petrolina

(Foto: Divulgação/Ascom)

Com processos de licenciamento urbano parados desde outubro de 2016, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade de Petrolina, começou hoje (8) um mutirão para regularizar documentos necessários para o andamento de empreendimentos imobiliários na cidade.

Entre as principais demandas estão a liberação de alvarás de construção e do habite-se, que serve para atestar que o imóvel construído seguiu todas as exigências estabelecidas pela prefeitura e está apto a servir de moradia.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Eduardo Carvalho quer que toda a equipe de licenciamento trabalhe com dedicação exclusiva nestes processos.

“Estamos sensíveis a todo o transtorno causado a população, que não tem culpa no atraso desses processos. À medida que estamos conseguindo colocar ordem na casa para que tenhamos uma estrutura mínima de trabalho, vamos acelerar os procedimentos para que a fila dos processos de licenciamento seja zerada”, destaca Eduardo.

ONG Proteger promove Festival de Tortas neste domingo (12)

(Cartaz Divulgação)

A Associação Proteger já é conhecida por seu trabalho em prol da defesa dos animais na região. Para arrecadar fundos e manter o trabalho, o grupo promove mais uma edição do Festival de Tortas, neste domingo (12).

O evento contará com uma variedade de lanches e também petiscos pet para os animais e alguns produtos da entidade, estarão à venda no local, por exemplo camisetas e calendário personalizados com fotos dos bichinhos da ONG. Durante o festival o grupo estará recebendo doações: ração para cães e gatos, produtos de limpeza e higiene animal, medicamentos veterinários, toalhas e lençóis velhos, acessórios pet. Os interessados em associar-se à causa para contribuir financeiramente podem se associar à ONG no dia.

O Festival de Tortas, acontece na Praça da Catedral, a partir das 17 horas. Outras informações, através da página do grupo e do Instagram @ongproteger.

Em nota, Secretaria de Infraestrutura de Petrolina informa que Restaurante Popular está em processo de licitação

(Foto: Google Maps)

Nesta quarta-feira (8), divulgamos uma matéria sobre a cobrança do vereador Gilmar Santos, diante da reforma do Restaurante Popular de Petrolina e a necessidade de que as obras sejam concluídas o mais breve possível. A Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade de Petrolina, através da assessoria de imprensa, divulgou a seguinte nota:

A Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade de Petrolina informa que as obras do Restaurante Popular se encontram em processo de licitação, simultaneamente aos trabalhos de manutenção e aquisição de equipamentos e artigos de cozinha, pela secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. As condições em que o restaurante se encontrava não possibilitavam o seu funcionamento e somente com a reforma é que será possível voltar a oferecer alimentação digna e saudável aos usuários“.

Vereador Gilmar Santos cobra celeridade na reabertura do Restaurante Popular de Petrolina

Restaurante Popular ainda em funcionamento na Av. Barão do Rio Branco. (Foto: Google Maps)

O Restaurante Popular de Petrolina está fechado desde dezembro de 2016. Nesta terça-feira (7), o Vereador Gilmar Santos cobrou celeridade na reabertura do restaurante, que atende tanto as pessoas de baixa renda, quanto os trabalhadores do Centro da cidade.

No início da gestão do prefeito Miguel Coelho, a imprensa foi convidada para uma coletiva onde foram apresentadas as demandas do Restaurante Popular de Petrolina e o porquê do local está fechado. Na época, imagem revelavam um restaurante sem a menor condição sanitária e estrutural de funcionamento.

O prefeito se comprometeu em avaliar e reestruturar o local o mais breve possível. “Por se tratar de um restaurante popular, temos que agilizar esse processo. Vamos reformar, mas sabe que isso não é tão rápido porque reforma na administração tem que passar por licitação”, declarou o prefeito na época.

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Durante a sessão na Casa Plínio Amorim, o vereador Gilmar Santos reforçou a necessidade de que o restaurante fique pronto o mais breve possível e cobrou uma data de quando o local estará aberto para a população.

“Nós temos muitos trabalhadores do comércio, muitos trabalhadores e trabalhadoras que não tem condição de voltar para casa e tem o Restaurante Popular de Petrolina como referência para a sua segurança alimentar e a gente pede muito para que o Senhor Heitor Leite, Secretário de infraestrutura, que possa disponibilizar um relatório e um calendário para a conclusão da reforma, já que desde o dia 29 de dezembro o restaurante se encontra fechado, impedindo essa população, de pessoas de baixa renda, de ter acesso”, afirmou o vereador.

Central da Justiça Federal para mediação de conflitos chega a Petrolina

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marcelo Navarro vai participar da solenidade com uma palestra. (Foto: Divulgação)

Será inaugurada em Petrolina (PE), na próxima sexta-feira (10), a primeira unidade do interior do Estado do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) da Justiça Federal. O evento de inauguração vai acontecer no auditório Josepha de Souza Coelho, no Fórum da Justiça Federal, centro da cidade, a partir das 08:30 horas.

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marcelo Navarro vai participar da solenidade com uma palestra abordando os “Meios Consensuais de Resolução de Conflitos” e com a coordenadora do Núcleo de Conciliação da JFPE, juíza federal Nilcéa Maggi, que falará sobre o “Papel do CEJUSC na mediação junto à Justiça Federal”.

(Foto: Internet)

CEJUSC

O Centro tem como objetivo mediar a conciliação entre as partes envolvidas no conflito e, assim, desafogando o Judiciário. No  de Petrolina, serão realizadas audiências de conciliação das 8 ª e 17ª varas federais. A instalação do Centro segue as orientações da Resolução nº 125/2010, do CNJ, bem como da Resolução nº 8/2016, do TRF5.

Para o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseccional Petrolina, Alexandre Torres, a inauguração do espaço é um avanço muito importante para a justiça, para a cidade e para o cidadão.

“Este é um serviço que visa desburocratizar o Judiciário e resolver conflitos. Quem vai sair ganhando é o cidadão, que terá seu problema resolvido com muito mais facilidade possibilitando acordo entre as partes”, disse.