Denúncia: Jovem de 17 anos morre no Dom Malan após equipe médica se recusar a realizar cesária

(Foto: arquivo)

Segundo uma denúncia recebida pelo blog, uma jovem de 17 anos faleceu, na noite desta sexta-feira (10), no Hospital Dom Malan (HDM/IMIP) em Petrolina (PE) após a equipe médica se recusar a realizar um parto cesáreo.

A denunciante, amiga da jovem, afirmou que a gestante chegou pela manhã para realizar o parto e passou o dia todo com muita dor e com pressão alta.

Ainda de acordo com a amiga, quando os médicos decidiram fazer o procedimento, a jovem já estava sem vida. A equipe médica fez a cirurgia e encaminhou o bebê para UTI.

A jovem está sendo velada na casa da sua avó, na Cohab Massangano. O enterro está marcado para as 16h no cemitério Campo da Paz.

Georreferenciamento da infraestrutura hídrica é iniciado na zona rural de Petrolina

(Foto: ASCOM)

Desde o início da manhã de quinta-feira (09), uma equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, iniciou os trabalhos de mapeamento por Sistema de Posicionamento Global (da sigla em inglês Global Positioning System), o chamado Georreferenciamento da infraestrutura hídrica em propriedades rurais no município de Petrolina.

A iniciativa visa mapear e identificar a situação atual em que se encontram os poços artesianos, as cisternas, açudes, entre outros equipamentos hídricos na zona rural, com uma projeção para as ações futuras.

LEIA MAIS

Mulher capota veículo na BR-428 em Petrolina

(Foto: Divulgação/Whatsapp)

Durante a tarde desta sexta-feira (10), uma mulher de 25 anos, passou mal ao volante e capotou o carro, na BR-428, em Petrolina. Ela teve escoriações leves e foi socorrida pelo Samu.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a jovem bateu o carro em uma placa de publicidade e em seguida voltou para pista. Após dirigir cerca de 50 metros, o veículo subiu em um barranco e capotou.

A polícia revelou que a motorista poderia ter causado um acidente ainda mais grave. “Ela disse que passou mal, perdeu o controle do veículo e só lembra de ter acordado depois do capotamento. Ela atravessou a pista e cruzou novamente. Um perigo muito grande, porque o local é entrada e saída de um posto de combustível. Como ela cruzou duas vezes a via, ela podia ter colidido com veículos na contramão”, explicou o agente Aragão.

Com informações do G1

Vereadora Cristina Costa divulga nota de apoio a Simone Paim, que foi agredida recentemente

(Foto: Arquivo)

A vereador Cristina Costa, divulgou uma nota de repúdio as agressões sofridas pela sobre a agressão sofrida pela dirigente Simone Paim, diretora da CUT e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, na última quarta-feira (8). Veja a nota na íntegra:

“Como mulher, cidadã, e vereadora, lamento e repudio, a agressão sofrida pela companheira Simone Paim, diretora da CUT e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). Não era apenas uma mulher. Mas uma mulher, representante de uma categoria, batalhadora, que na sua militância, visitou a Fazenda Seik Shimabucura, localizada no Núcleo 1, do Projeto Senador Nilo Coelho. Simone Paim é diretora de política sindical dos trabalhadores rurais de Petrolina. Chegou à fazenda, protocolou a Assembleia na recepção da empresa, e seguiu para informar aos trabalhadores sobre a campanha salarial. Conversava com os trabalhadores sobre as dificuldades de negociar com os patrões que estão tentando retirar da pauta direitos adquiridos. Durante o evento, enquanto se dirigia aos trabalhadores, a proprietária da empresa, Nikiko Koshiama, se aproximou, acusou a sindicalista de invasão de propriedade, e sem qualquer direito de defesa, esmurrou Simone, a segurou pela roupa e arranhou a sindicalista. A violência indignou os trabalhadores presentes à assembleia. Mesmo agredida, Simone concluiu seu trabalho e deixou a fazenda.

 A sindicalista foi à delegacia da mulher, registrou a violência e fez exame de corpo de delito. Também denunciou a agressão ao Ministério do Trabalho, Ministério Público e o fato também chegará a OIT, Organização Internacional do Trabalho.

 É incompreensível numa democracia, um trabalhador não poder negociar direitos, reivindicar, falar, agir. É absurdo e lamentável, e nós acompanharemos junto aos órgãos responsáveis, o desenrolar dos fatos e a punição. Porque nenhum tipo de violência deve ficar impune”.

Para atender os foliões as barquinhas de Petrolina funcionam em horário especial

(Foto: YouTube)

Durante o Carnaval de Juazeiro, as embarcações que fazem a travessia entre as cidades de Petrolina e Juazeiro, vão funcionar em horário estendido a partir desta sexta-feira (10). O valor da passagem também passou por alteração.

De acordo com a Associação de Travessia das Barquinhas (ATB), na sexta-feira (10), o valor da passagem será de R$ 3, das 18h às 6h. No sábado (11) e domingo (12), das 16h às 6h o valor da travessia também será de R$ 3. Ainda segundo a ATB, nos demais horários o bilhete de embarque permanece no valor de R$ 1,50.

Bloco de conscientização da violência contra as mulheres deve desfilar no Carnaval de Petrolina

(Foto: Divulgação/Ascom)

A programação do Carnaval de Petrolina, ainda não foi confirmada, mas alguns blocos já confirmaram presença na festa de Momo, um deles é o ‘Quem Disse Que a Gente Não Vinha – Violência Contra a Mulher é Coisa de Outra’, que parte para a sua 8ª edição.

O bloco faz parte, de uma das muitas ações de enfrentamento a violência contra mulher no município.  A partir de agora, as ações deverão ganhar força através de parcerias que devem levar ações contínuas às comunidades mais atingidas pelas formas de violência previstas na Lei nº 11.340/2006, conhecida popularmente como Lei Maria da Penha.

LEIA MAIS

Petrolina deve receber investimento de R$ 5 milhões para obras de saneamento básico

Na próxima segunda-feira (13), um convênio de R$ 5 milhões firmado entre a Prefeitura, Codevasf e Compesa deve melhorar o saneamento básico de Petrolina. O acordo será assinado durante uma visita do ministro da Integração Nacional à Petrolina.

O evento está previsto para acontecer às 10, Estação de Tratamento de Esgoto e contará com a presença do prefeito Miguel Coelho, o vice-governador Raul Henry, o ministro de Minas e Energias, Fernando Filho, o senador Fernando Bezerra, e a presidente da Codevasf, Kênia Marcelino.

Além de anunciar obras de saneamento, o ministro Helder Barbalho regulamentará a lei de renegociação dos débitos dos produtores dos perímetros irrigados referentes à titulação dos lotes e ao k1 (taxas de uso de água e de infraestrutura). O ato ocorre também na segunda-feira (13), a partir das 11h, na comunidade N-3.

Petrolina conta com 400 doses de vacina contra febre amarela para quem vai viajar para áreas de risco

(Foto: Ilustração)

O surto de febre amarela tem assustado alguns petrolinenses e a procura pela vacina nas AMEs subiu consideravelmente. Esta semana chegaram 400 doses da vacina para abastecer o estoque do município.

Após a contabilização, estão sendo liberadas para a população, em duas Unidades de Saúde de Referência para vacinação contra febre amarela: AME Amália Granja, localizada no bairro Vila Mocó, nas imediações do Parque Josefa Coelho; e a AME Roza Maria Ribeiro, no bairro Gercino Coelho, próximo à Rodoviária.

Com a grande procura, mais uma vez a Secretaria Municipal de Saúde tranquiliza a população de Petrolina de que não há riscos na nossa cidade de febre amarela. A vacinação é feita apenas para quem pretende viajar para regiões consideradas de risco da doença pelo Ministério da Saúde. Importante tomar a vacina 10 dias antes da viagem.

“As listas dos municípios com recomendação de vacina estão disponíveis na sala de vacina destas unidades que realizam a vacina. Em janeiro recebemos 630 doses e foram esgotadas”, ressaltou a coordenadora do Programa Municipal de Imunização (PMI), Alexsandra Santos.

Para receber a vacina, as pessoas devem ir às unidades de saúde de referência e apresentar o comprovante de viagem, que pode ser o ticket da companhia de transporte aéreo ou terrestre.

Nas AMES de referência, a vacinação contra febre amarela começa a ser aplicada a partir das 10h e segue até às 17h, de segunda a sexta-feira.

Problema elétrico deixa bairros de Petrolina sem água

(Foto: Internet)

Durante a manhã de hoje (10), muitos petrolinenses foram afetados pela a falta de água nas torneiras. A Compesa emitiu uma nota, justificando o motivo da falha no abastecimento.

Veja a nota na íntegra:

“Após a chuva dessa madrugada houve uma infiltração de água nas caixas no sistema de alimentação elétrica da subestação da COMPESA no Centro da cidade provocando falta de energia na unidade entre às 2:30 e 8:00 da manhã. Devido a esse problema a Estação de Tratamento de Água teve que ser paralisada comprometendo o abastecimento de alguns bairros de Petrolina. O problema já foi resolvido e o abastecimento será normalizado gradativamente durante do dia de hoje.

Abaixo seguem os locais afetados com essa paralisação:

Centro, Vila Eduardo, Loteamento Recife, Vila dos Ingás, Vila Marcela, Loteamento Nossa Senhora Rainha dos Anjos, Vila Débora, Loteamento Padre Cícero, Alto Cheiroso, Jardim Amazonas, Alto do Cocar, Henrique Leite, São José, Pedro Raimundo, Quati, Novo Horizonte, Jardim São Paulo, Jatobá, Carneiros, Cidade Universitária, Condomínio Água Viva, Condomínio Portal das Águas, Vila das Imbiras e Vila Mocó.

Também estão com o fornecimento interrompido os bairros: Gercino Coelho, Km 2, Loteamento Arco-íris, Vila Eulália, Areia Branca, Dom Malan, Caminho do Sol, Maria Auxiliadora, José e Maria, Mandacaru, Terras do Sul, Santa Luzia, São Jorge, Vila Carolina, Dom Avelar, São Joaquim, Jardim Maravilha, Ouro Preto, Alto Grande, Antonio Cassimiro, Vale do Grande Rio, Pedra Linda,Vale Dourado, Vila Esperança, Condomínio Mais Viver e os residenciais Monsenhor Bernardino, Vivendas I e II, Condomínio Buona Vita e Loteamento Santa Bárbara.

As Indústrias: Coca-Cola, Niagro e Mineradora que são abastecidas com água bruta também foram afetadas”.

Cesta básica apresenta redução nos preços em Petrolina

(Foto: Internet)

Pesquisa realizada pelo colegiado de Economia da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), revelou uma queda no preço da cesta básica em Petrolina.

O custo da cesta foi de R$ 312,33, comprometendo 33% da renda de um trabalhador que ganha um salário-mínimo no valor de R$ 937,00.

De acordo com o estudo, a baixa oferta no mercado contribuiu para o aumento dos preços da farinha de mandioca e da banana. O feijão, o leite, a carne, o arroz, o tomate, pão francês e o açúcar, apresentaram queda nos valores.

“O feijão carioquinha está com uma menor demanda, devido aos valores elevados e a baixa qualidade, além disso muitos consumidores continuam fazendo a substituição pelo feijão preto. No caso do leite, a oferta não cresceu o quanto era esperado. Por isso, os preços no varejo se mantiveram menores. E ao contrário do que ocorreu no ano passado, quando o excesso de chuvas afetou a produção do tomate, em 2017 as precipitações normais permitiram o aumento da produção e redução dos preços”, detalhou João Ricardo.

Com informações do G1

Câmara de Vereadores de Petrolina vai realizar audiência pública sobre o ‘Nova Semente’

O programa ‘Nova Semente’ será ponto de discussão em audiência pública na Câmara de Vereadores de Petrolina. (Foto: Divulgação)

Após requerimento da vereadora Cristina Costa (PT), os vereadores da Câmara Municipal de Petrolina vão realizar, possivelmente ainda neste mês, uma audiência pública para discutir o andamento do programa “Nova Semente”. Segundo a vereadora, é preciso debater sobre o programa, pois “Miguel encontrou uma realidade totalmente diferente da que lhe foi passada”.

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Ainda de acordo com Cristina, algumas unidade tiveram que ser fechadas devido à falta de informação do prefeito, que não recebeu nenhum dado da antiga gestão da secretaria de educação.

“Do diálogo que tivemos com o prefeito, ele colocou a insatisfação de que a secretaria da educação não havia repassado os dados sobre o programa. Todo o conhecimento e tudo que ele falou foi em cima do que o Petrape repassou e isso obrigou o prefeito a fechar algumas unidades”, afirmou a parlamentar.

Para debater os rumos do programa, foram convidadas a secretária de Educação, Maéve Melo, a coordenadora do “Nova Semente”, o representante do Petrape, o Conselho de Defesa da Criança e do Adolescente, o Departamento de Pedagogia da UPE, as representações dos pais e o Ministério Público.

Após procedimento cirúrgico, vereador Zenildo do Alto do Cocar passa bem

(Foto: Arquivo)

O vereador Zenildo do Alto do Cocar passou por um procedimento cirúrgico durante a tarde desta quinta-feira (9). Diferente do especulado, o vereador não passou mal durante a sessão na Câmara de Vereadores.

Segundo informações de sua filha, Bruna Ruana, o vereador saiu alguns minutos antes do encerramento da sessão para ir ao médico para uma consulta agendada previamente, devido a um ferimento no dedo do pé.

Durante a consulta, devido à gravidade do ferimento (o vereador é diabético e por conta disso, ferimentos demoram a cicatrizar), o médico achou melhor que o dedo fosse amputado. O procedimento aconteceu durante a tarde desta quinta e o vereador ficou internado em observação, mas passa bem.

Queimada em terreno no bairro Atrás da Banca preocupa moradores em Petrolina

(Foto: Divulgação)

Durante a noite de quinta-feira (9), alguns moradores do bairro Atrás da Banca, passaram por um momento de sufoco. Um morador, não identificado, colocou fogo em um terreno e o Corpo de Bombeiros teve que ser acionado.

Por volta das 22h, um homem ainda não identificado colocou fogo em um terreno baldio, localizado na Rua do Trabalho, no bairro Atrás da Banca. Alguns moradores ficaram incomodados com a fumaça, gerada pela queimada e apagaram o fogo do local, com recursos próprios, pela manhã. Entretanto, por volta das 22h, o morador colocou fogo novamente e desta vez a proporção do incêndio foi maior e o Corpo de Bombeiros foi acionado.

Segundo informações de uma moradora, que não quis se identificar, o homem que queimou o local costuma descartar lixo no terreno e colocar fogo.

O blog entrou em contato com a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) que emitiu a seguinte nota sobre as questões de queimadas na região:

A Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) informa que a queima de lixo se configura como crime ambiental, regulamentado por lei, e passível de multa que pode variar de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) a R$ 50.000.000,00 (cinquenta milhões de reais) a depender da gravidade do crime. Além disso, todo crime ambiental é passível de penalização tanto administrativamente quanto penalmente, que pode variar de 1 a 4 anos de reclusão. Qualquer denúncia pode ser feita pelo telefone da agência pelo número (87) 3866-2776.

Fios elétricos caídos levam perigo aos pedestres na Av. Guararapes

Alguns pedestres atravessam a rua para não passar perto da fiação. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Alguns fios elétricos caídos na Av. Guararapes, em Petrolina (PE), estão levando perigo aos pedestres que transitam pelo local. As fotos foram registradas na manhã desta sexta-feira (10) pelo Blog Waldiney Passos. Algumas pessoas que passam pelo local preferem atravessar a avenida para não passar ao lado da fiação.

O blog entrou em contato com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). Segundo a companhia, trata-se, aparentemente, de fios de telefonia, mas que irá repassar o problema para a equipe da cidade.

Vereador Gilmar Santos divulga nota de repúdio contra as agressões sofridas por dirigente do STR

(Foto: Ascom/Divulgação)

Nesta quinta-feira (9) publicamos uma matéria sobre a dirigente Simone Paim, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Petrolina. Segundo informações de Simone, ela teria sofrido sido agredida por uma empresária, na manhã de quarta-feira (8). Nesta sexta-feira (10) o vereador Profº Gilmar Santos divulgou uma nota de repúdio, sobre a agressão sofrida pela dirigente. Veja na íntegra:

O gabinete do vereador Profº Gilmar Santos se solidariza à companheira Simone Paim, diretora da CUT e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Petrolina e repudia a agressão cometida por uma empresária a esta líder sindical no exercício de suas funções na manhã (08/02) durante as atividades da Convenção Coletiva de Trabalho (CTT). Afirmamos a necessidade de justiça perante este fato lamentável pelo aspecto da pessoa humana e do coletivo que ela representa. Não é admissível que uma representante da classe trabalhadora venha ser agredida verbal e fisicamente na defesa de seus direitos. Uma situação absurda que só é compatível a uma sociedade escravocrata e, embora há pouco mais de um século esta prática esteja abolida de nossa nação, temos ainda muito o que fazer por dissipar os resquícios desses valores sórdidos da nossa cultura através de um exercício aprofundado da nossa democracia que passa primordialmente por um basta à violência contra a classe trabalhadora. Acompanharemos os procedimentos dos órgãos competentes que receberam a denúncia, reivindicando as punições cabíveis à empresária e à empresa. A injustiça alimenta a guerra e o ódio de classes, por sua vez a justiça e a igualdade alimentam a paz e o fim da divisão da sociedade em classes”.