Para evitar bloqueio Secretaria de Saúde atualiza 25 mil formulários em Petrolina

(Foto: Divulgação/Ascom)

A Secretaria de Saúde de Petrolina, promoveu um mutirão para regularizar a situação cadastral do serviço da atenção básica. A atualização de cadastros do sistema E-SUS estava atrasada desde julho de 2016.

A atualização feita neste final de semana, evita o bloqueio de repasses financeiros do Ministério da Saúde. O total de formulários em atraso era de 25 mil.

O cadastro E-SUS contém todas as informações relacionadas ao serviço da atenção básica e o sistema, que reestrutura os dados em nível nacional, precisa ser atualizado mensalmente. Esse é o segundo mutirão realizado pela Secretaria, segundo a secretária executiva da Gestão SUS, Cássia Maria Feitosa.

“O Ministério pode bloquear os repasses financeiros da saúde caso essa atualização não seja feita da maneira correta. De julho a dezembro de 2016, o sistema não estava atualizado”, informou a secretária.

Cultura: Cia Biruta está entre os vencedores do Prêmio Apacepe 2017

(Foto: Lizandra Martins/Divulgação)

O grupo de teatro Cia Biruta, de Petrolina-PE, recebeu 7 indicações ao o Prêmio da Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe), com o espetáculo “Chico e Flor contra os monstros na Ilha do Fogo”. Cerimônia no Teatro Apolo e rendeu ao grupo três prêmios.

Nas categorias infantis, dois espetáculos dominaram a premiação: Vento Forte Para Água e Sabão, da Cia Fiandeiros, e Chico e Flor Contra os Monstros da Ilha do Fogo, da Cia Biruta (Petrolina). O grupo petrolinense ganhou três prêmios: Melhor Atriz para Juliene Moura, Melhor Iluminação para Carlos Tiago Alves Novais e Melhor Cenário para Antonio Veronaldo e Uriel Bezerra.

 

Ossada humana é encontrada no N-5 em Petrolina

Moradores do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho em Petrolina, encontraram neste domingo (5) uma ossada humana em uma estrada carroçavel. O cadáver estava vestido com uma camisa do time do Barcelona e foi identificado como sendo de Lucas Pereira dos Santos que estava desaparecido do bairro João de Deus, desde o último dia 22/01/17.

De acordo com peritos o corpo apresentava sinais de estrangulamento com arame farpado e galho de árvore, semelhante a um procedimento de torniquete envolto ao pescoço. A família efetuou o reconhecimento dos restos mortais.

Definida data para o II Congresso de Oncologia do Hospital Dom Tomás

Responsável por promover o encontro científico entre estudantes, profissionais e pesquisadores, o Centro de Oncologia/Apami vai realizar nos dias 28 a 30 de abril o II Congresso de Oncologia do Hospital Dom Tomás. O evento será realizado no Hotel Quality e este ano contará com novidades para os inscritos. As inscrições serão iniciadas no dia 06 de março.
O congresso que será ministrado por profissionais de diversos locais do país e congregará as últimas experiências na oncologia, vai disponibilizar maior número de vagas. Neste ano serão 280, além dos congressistas poderem participar das palestras também poderão se inscrever em cinco minicursos e apresentar trabalhos científicos. “A ideia é ampliar ainda mais o leque de conhecimento que será proporcionado nesses dias de encontro. Por isso, ao mesmo tempo que teremos as palestras, serão ministrados os mini cursos em temáticas diferentes, de modo que possa garantir abordagens direcionadas a alguns setores da medicina oncológica”, explicou a coordenada de pesquisa do Ceonco, Lidiane Régia.
Os mini cursos serão oferecidos nas áreas de nutrição, psicologia,farmácia, fisioterapia e enfermagem pediátrica e adulta. Todos voltados para a oncologia. As palestras serão divididas em núcleos e abordarão temas sobre os câncer de mama, infantil, hematológico, intestinal, entre outros.
Mais informações serão divulgadas nas próximas semanas e podem ser acompanhadas também através da página do facebook do congresso através do endereço https://www.facebook.com/congressodeoncologia/.

Facape abre matrículas para selecionados em programa de mobilidade estudantil

(Foto: Internet)

Nesta segunda-feira (6), inicia o período de matrículas para os aprovados na seleção de Mobilidade Estudantil. Os estudantes têm até terça-feira (7) para realizar a matrícula.

O programa de Mobilidade Estudantil é um convênio entre Facape, Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE).

Os estudantes aprovados devem efetuar as matrículas, na Central de Atendimento ao Discente – CAD, ​da Facape, das 8h às 12h, 15h às 18h e 19h às 21h, no período de 06 a 07 de fevereiro.

Veja a lista completa de aprovados aqui.

 

Jovens de baixa renda podem viajar de graça pelo Brasil

(Foto: Ilustrativa)

O direito, previsto no Estatuto da Juventude, em vigor desde 2013, foi regulamentado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no início de janeiro. De acordo com dados do governo federal, a medida deve impactar 18 milhões de pessoas.

Jovens entre 15 e 29 anos podem realizar viagens interestaduais de ônibus e trens gratuitamente, desde que apresentem renda familiar de até dois salários mínimos (ou seja, R$ 1.874).

No Brasil, cerca de 35% dos jovens nessa faixa etária tem renda de até dois salários mínimos segundo informações do último Censo Demográfico realizado pelo IBGE em 2010.

Para acessar o benefício, os jovens dentro da idade e renda permitidas devem se inscrever no Identidade Jovem, que dispõe de aplicativo e também recebe cadastros pelo site idjovem.caixa.gov.br. No momento do cadastro, é requerido o Número de Identificação Social (NIS), atribuído pela Caixa Econômica Federal às pessoas que serão beneficiadas por algum programa ou projeto social. De acordo com a lei, todos os ônibus que realizam viagens interestaduais devem reservar duas vagas gratuitas para o cumprimento do benefício. Outras duas devem ser asseguradas com desconto de pelo menos 50% do valor total da passagem.

O jovem beneficiado deve realizar a compra das passagens até três horas antes do horário programado da viagem.

Com informações do JC

Mega-Sena acumula em R$ 30 milhões

(Foto: Ilustração)

A Caixa Econômica Federal realizou neste sábado (4) o concurso 1.900 da Mega-Sena. As dezenas sorteadas foram:

08-11-27-28-43-46

Ninguém acerto os seis números, e o prêmio acumulou em R$ 30 milhões. O sorteio foi às 20h (horário de Brasília), em Maceió (AL). A expectativa de prêmio era de R$ 24 milhões. A Quina teve 87 acertadores. O prêmio para cada um é de R$ 29.411,18. Outras 5573 pessoas acertaram a Quadral. Cada uma leva R$ 655,91.

Homem é assassinado no bairro Vila Mocó, em Petrolina

(Foto: Internet/Ilustração)

Durante a noite deste sábado (4), um jovem de 19 anos foi assassinado na Praça Sementeira, no bairro Vila Mocó, Petrolina.

Segundo informações da Polícia, por volta das 21h, uma denúncia informou que um homem teria sido baleado e morto. Ao verificar as informações no local, a Polícia identificou o jovem, que é um ex-interno da FUNASE, que foi preso por tráfico de drogas.

Testemunhas informaram que o crime teria sido cometido por pessoas em uma moto modelo Bros.

Grupo de mães promovem “Chá dos Raros” em Petrolina

(Foto: Divulgação)

Um grupo de mães de crianças portadoras de deficiências e síndromes raras, criaram o grupo “Raros”, com o objetivo de trocar experiências. No dia 12/03 o grupo promoverá o primeiro “Chá dos Raros”.

O evento tem o objetivo de arrecadar fraldas para as crianças do grupo e promover um momento de integração e trocas de experiências entre mães de crianças com alguma deficiência ou síndrome.

Para participar, basta comparecer ao evento no dia 12/03, às 16h, na casa de shows Zé Matuto. A entrada custa R$ 10,00 + um pacote de fraldas. Outras doações também serão bem-vindas, por exemplo: cadeiras de rodas, banheira, órteses, talas, aspirador, carrinhos de bebê, suplementos alimentares, fraldas e etc.

Outras informações através dos telefones (87) 98832 8842 (Patrícia) e (87) 99969 1682 (Adriana).
Página do grupo Raros.

Início do ano letivo nas escolas municipais é adiado em Petrolina

(Foto: Internet)

As aulas da rede municipal de ensino deveriam começar na próxima segunda-feira (6), entretanto o início foi adiado para o dia 13 de fevereiro. A Secretaria de Educação, informou que a mudança ocorreu devido a convocação dos aprovados na seleção pública simplificada.

A secretária de Educação, Maéve Melo, afirmou que não seria possível o início das aulas antes da contratação dos aprovados no concurso.

 “Não podemos começar o ano letivo sem esses profissionais trabalhando e sem uma organização mínima das escolas”, destacou a titular da pasta, Maéve Melo.

A mudança na  data não deve prejudicar o ano letivo, garantiu a secretária. “Nossa equipe pedagógica já remodelou todo o calendário e garantiu a totalidade de dias letivos como preconiza a Lei, terminando dia 29 de dezembro. Nenhum aluno terá prejuízo”.

PE anuncia reajuste salarial de 25% a 40% para PMs e bombeiros

(Foto: Internet)

Policiais Militares de Pernambuco terão reajuste salarial que varia entre 25% e 40%, a depender da função exercida pelo profissional na corporação. Os aumentos serão oferecidos a partir do próximo mês de maio e nos meses de abril e dezembro de 2018.

Nesta segunda-feira (6), o governo do estado deve encaminhar o projeto de lei que trata do reajuste à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).   De acordo com o subcomandante-geral da PM, Adalberto Ferreira, a medida deve corresponder às expectativas dos profissionais.

“A gente acredita que as conquistas foram boas, positivas, e esses números vão ter um reflexo positivo dentro da Polícia Militar”, pontuou.  “O percentual de aumento para os cargos de graduados, praças e oficiais gira em torno de 25%”, explica o comandante.

Para o cargo de soldado, por exemplo, o atual salário de R$ 3.219,88 passa a ser de R$ 3.549,68 em maio deste ano. Em abril de 2018, a remuneração será de R$ 3.724,84 e, em dezembro, o salário passa por uma nova correção e chega a R$ 4.104,88.
O percentual de 40% é válido para os postos de subtenente e coronel, que, em maio de 2017, passam a receber, respectivamente, R$ 6.783,26 e R$ 17.953,00. No mês de abril de 2018, as remunerações dos subtenentes sobem para R$ 8.145,60. Os coronéis, por sua vez, passam a ganhar R$ 22.365,77. Em dezembro de 2018, uma nova correção eleva os salários dos dois postos para R$ 8.823,00 e R$ 23.238,00, respectivamente.

A proposta do governo inclui, ainda, a ampliação de 300 vagas no cargo de subtenentes.

Com informações do G1

A ilha do fogo recebe mutirão de limpeza e capina

(Foto: Divulgação/Ascom)

Uma demanda antiga da Ilha do Fogo, foi atendida durante a manhã de sexta-feira (03), pela prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade. A ilha recebeu um mutirão de limpeza e capina.

Frequentada por diversos banhistas, turistas e praticantes de atividade física ao ar livre, a Ilha do Fogo já foi alvo de diversas críticas e atualmente passa por processos de revitalização. Nesta sexta uma equipe formada por cerca de 20 trabalhadores removeu lixo e a capinaram todo o local. A partir desse serviço, a Ilha passará a ser limpa semanalmente.

Para dar sequência as atividades voltadas para a Ilha, a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes trabalha na elaboração de um projeto para melhorias da estrutura física do local, além da realização de uma campanha de conscientização da população, sobre a manutenção da limpeza da Ilha do Fogo.

Copa Nordeste: Diego Souza registra desembarque no Aeroporto de Petrolina; time do Sport enfrenta o Juazeirense domingo

(Foto: Instagram/Diego Souza)

O time do Sport já desembarcou no Vale do São Francisco para enfrentar o Juazeirense, neste domingo (12), às 17h, pela Copa Nordeste. O Leão enfrenta o Juazeirense no estádio Adauto Moraes, em Juazeiro.

Na 2º rodada do Campeonato Pernambucano, o Sport entrou em campo com o time reserva para enfrentar o Salgueiro, entretanto para a partida contra o Juazeirense o Leão chega com todos os titulares em campo, entre eles Diego Souza (foto), Everton Felipe, Rogério, Marquinhos e Lenis.

ABO realiza missa de 30 dias pelo falecimento do Dr. Marcelo Soares

A Igreja Catedral, localizada no centro de Petrolina, recebeu na tarde de hoje (3), às 16h30, a missa pelos 30 dias de falecimento do odontólogo Marcelo Soares, marido da ex-secretária de Saúde de Petrolina, Lúcia Giesta. O momento foi um homenagem da Associação Brasileira de Odontologia Regional Petrolina.

“Marcelão”, como era carinhosamente chamado pelos colegas de profissão, foi presidente da ABO, presidente de congresso, diretor de hospital, tendo colaborado imensamente com o desenvolvimento da ciência e evolução da odontologia na região. O dentista faleceu em decorrência de um câncer no pâncreas.

 

 

Dados da Secretaria da Mulher revelam 50.042 casos de agressão contra a mulher em Pernambuco

(Imagem ilustrativa)

Dados divulgados pela Secretaria da Mulher apontam que a cada hora, ao menos cinco mulheres são alvo de alguma forma de agressão, em Pernambuco. Os dados dizem respeito a todo o ano de 2016, quando foram registrados 50.042 casos.

Os números divulgados significam que, a cada 12 minutos, em média, uma mulher sofre algum tipo de violência nos 184 municípios de Pernambuco. Além disso, nos 12 meses do ano passado, foi registrada uma média de ao menos cinco estupros por dia, com 1.825 um total de denúncias desse tipo de crime.

Em 2015, o número de agressões foi um pouco menor, com 48.837 ocorrências registradas. Nos casos de homicídio, o índice deu um salto de 15%, aumentando de 245, em 2015, para 282, de acordo com o balanço da Secretaria de Defesa Social (SDS).

Dos 371 primeiros atendimentos realizados no local, quase um terço foi prestado a adolescentes com idades entre 12 a 18 anos, com 110 casos. A maior parcela de vítimas está entre os 19 e 59 anos de idade, com 256 casos.

Também houve cinco ocorrências de mulheres idosas, com idade superior a 60 anos. O centro, que está instalado no Hospital Agamenon Magalhães, em Recife, contabilizou 1.451 assistências, resultando em média de quase quatro mulheres por dia.

Atualmente, em todo o estado, há dez Delegacias da Mulher, além de dez Varas de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher no Tribunal de Justiça de Pernambuco. Existe, também, o monitoramento da distância dos agressores das vítimas, via GPS. Cerca de 400 mulheres utilizam essa tecnologia no estado.

No monitoramento por geolocalização, os agressores têm que utilizar tornozeleiras eletrônicas que, ao aproximar-se das vítimas, dispositivos GPS emitem sinais para que a vítima procure ajuda e que a polícia contate o agressor e o adverte a se distanciar. Caso ele não obedeça, viaturas da PM se deslocam ao local para confrontá-lo.

Com informações do G1