“Queremos trabalhar, Bomfim não quer deixar”, era o grito de guerra de manifestantes hoje no centro de Juazeiro

Dezenas de manifestantes, alguns comerciantes, a maioria não, saíram as ruas de Juazeiro no fim da manhã desta sexta-feira (22), pedindo a reabertura do comércio. Ao contrário de Petrolina, onde os participantes do protesto usaram carros, em Juazeiro eles saíram a pé, pelas ruas da cidade, contrariando os decretos municipais que proíbem atos com aglomeração de pessoas.

Em entrevista coletiva na última segunda-feira (18), o prefeito Paulo Bomfim disse que 70% do comércio da cidade já está funcionando, mas o município não irá liberar a abertura total das lojas nesse momento. Na oportunidade, Bomfim também decretou toque de recolher na cidade entre as 22h e 5h do dia seguinte. O decreto municipal que determina o fechamento do comércio fica em vigo até o dia 30 de maio.

Na tarde desta sexta-feira (22), o prefeito convocou uma nova entrevista coletiva para a próxima segunda-feira (25), às 9h, no Paço Municipal, para anunciar novas medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

PM de Pernambuco afirma estar acompanhando manifestação pela reabertura do comércio

Equipes do 2º BIEsp e 5º BPM acompanham manifestação (Foto: Divulgação/SDS)

A Polícia Militar de Pernambuco também se manifestou sobre a manifestação registrada na manhã de hoje (22), em Petrolina. Em nota a PM afirma que equipes do 5º BPM e 2º BIEsp estão “acompanhando a carreata” e que não houve aglomeração até o momento.

LEIA TAMBÉM

Prefeitura de Petrolina afirma estar negociando reabertura do comércio com Estado

Manifestantes vão às ruas cobrar reabertura do comércio de Petrolina

Ministérios públicos se manifestam sobre carreatas e cobram cumprimento de decreto do Governo do Estado

Ontem (21) a PM e Prefeitura foram orientadas a evitar aglomeração de pessoas pelos Ministérios Público Federal (MPF), Estadual (MPPE) e do Trabalho (MPT). A pauta da manifestação de hoje é a reabertura do comércio na cidade, mesmo com a pandemia do coronavírus.

Leia a seguir a nota da PM:

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina afirma estar negociando reabertura do comércio com Estado

Prefeitura se manifestou sobre ato (Foto: ASCOM/PMP)

A Prefeitura de Petrolina encaminhou uma nota sobre a manifestação de alguns empresários da cidade nessa sexta-feira (22), os quais cobram a reabertura do comércio local. Segundo o Poder Executivo, a determinação de fechamento das lojas parte do Governo do Estado e que já está se discutindo a nível municipal a retomada gradual desse setor.

LEIA TAMBÉM

Manifestantes vão às ruas cobrar reabertura do comércio de Petrolina

Ministérios públicos se manifestam sobre carreatas e cobram cumprimento de decreto do Governo do Estado

“Neste momento de pandemia, o comércio é regulado por decreto do Governo do Estado, o 48.834/2020. Ou seja, é o Estado quem proíbe a abertura. No entanto, a prefeitura já vem analisando formas de abrir gradualmente o setor, solicitando a devida liberação por parte do governo estadual. Para esta abertura, todos deverão seguir as normas de segurança sanitária, com regras e algumas restrições para evitar a disseminação do Coronavírus“, informa a nota.

LEIA MAIS

Manifestantes vão às ruas cobrar reabertura do comércio de Petrolina

Empresários cobram reabertura do comércio (Foto: Reprodução/WhatsApp)

O Blog mostrou mais cedo que o Ministérios Públicos de Pernambuco (MPPE), Federal (MPF) e do Trabalho (MPT) haviam orientado a Prefeitura de Petrolina e Polícia Militar a impedir a realização de um protesto marcado para essa sexta-feira (22), pedindo a reabertura do comércio. Mesmo assim, um grupo de empresários da cidade está nas ruas nessa manhã.

LEIA TAMBÉM

Ministérios públicos se manifestam sobre carreatas e cobram cumprimento de decreto do Governo do Estado

O grupo se concentra 9h, próximo ao Mineirão (antigo Makro), na Avenida Clementino Coelho. O Blog apurou que eles seguirão até a Prefeitura, para cobrar a retomada do comércio, que hoje está fechado por conta da pandemia do coronavírus.

Nossa equipe entrou em contato com a PM e a Prefeitura para saber quais medidas serão adotadas. Estamos aguardando um retorno. O vídeo a seguir foi encaminhado por um leitor do Blog:

Apoiadores de Bolsonaro vão às ruas de Petrolina pedir intervenção militar

Manifestantes querem intervenção militar (Foto: Reprodução/WhatsApp)

O domingo (19) foi marcado por manifestações em várias cidades do Brasil e em Petrolina não foi diferente. Um pequeno grupo de simpatizantes do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) foi às ruas pedir intervenção militar e demonstrar apoio a Bolsonaro.

Mesmo debaixo de chuva, o grupo percorreu um trecho da Orla até a sede do Exército, onde prestou apoio às forças armadas do país. A manifestação aconteceu mesmo com as recomendações de isolamento social, solicitadas pelos governos estadual e municipal.

A seguir confira um vídeo das reivindicações dos manifestantes:

Servidores da SESAU fazem manifestação em Juazeiro; Secretaria afirma que município está adotando medidas para atender categoria

Categoria cobra melhores condições de trabalho (Foto: Reprodução/WhatsApp)

A semana começou com manifestação dos servidores da saúde de Juazeiro (BA). Eles se reuniram em frente à Secretaria de Saúde (SESAU), cobrando EPIs aos trabalhadores da zona rural. Segundo a titular da SESAU, Fabíola Ribeiro, a gestão municipal já está adotando as medidas necessárias.

LEIA TAMBÉM

Salto nas notificações liga alerta aos profissionais de saúde de Juazeiro

A mobilização da categoria é reflexo do aumento das notificações na cidade. 11 profissionais de saúde estão com suspeita de covid-19, um deles da zona rural. Fato esse que teria motivado a paralisação dos servidores, como disse a secretária na Rádio Jornal Petrolina.

LEIA MAIS

Ministério Público de Pernambuco recomenda à PM que acompanhe e fiscalize carreatas

Por recomendação do procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu de Barros, o Ministério Público de Pernambuco solicitou à Secretaria de Defesa Social (SDS) que adote as providências necessárias para que a Polícia Militar acompanhe e fiscalize, as possíveis carreatas previstas para acontecer em diversas cidades do Estado entre sábado (28) e segunda-feira (31), reivindicando o fim do isolamento social e a reabertura do comércio.

De acordo com o Gabinete de Acompanhamento da Pandemia do Novo Coronavírus do MPPE, a presença de policiais militares nas manifestações é para evitar que motoristas saiam dos veículos e se concentrem em determinado local, gerando a aglomeração de que trata o Decreto nº 48.837, de 23 de março de 2020.

LEIA MAIS

Governador da Bahia manda proibir carreatas que pedem volta ao trabalho durante pandemia

Rui Costa, governador da Bahia. (Foto: Arquivo)

 

O governador Rui Costa (PT) determinou que a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-BA), proíba manifestações e carreatas que possam pedir a volta ao trabalho da população durante a pandemia de coronavírus. Em pronunciamento nesta sexta-feira (27) nas redes sociais, o petista declarou que “empresários irresponsáveis querem agir pensando apenas em benefício próprio.”

“A SSP não permitirá manifestações de quem pensa no lucro e quer matar pessoas. Vi cards de carreata. Para serem honestas, essas pessoas, ao invés de propor carreata, deveriam deixar o carro na garantem e pegar o buzu, o metrô e van. Propor carreata em carro de luxo de R$ 200 mil é fácil, desde que o povo não esteja correndo o risco de vida. Determinei que a SSP aja com rigor. Estamos em estado de calamidade pública. Aquelas pessoas que somente pensam na máquina registradora, não vamos permitir que incentivem a morte e o ódio das pessoas”, declarou o governador.

Rui Costa ainda comentou as decisões do governo do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido), que criticou autoridades estaduais e municipais que decretaram o fechamento de rodovias e do comércio. “O Brasil precisa de união e que o governo federal coordene de forma serena e harmoniosa os estados e municípios. Chega de briga, ódio e xingamento. Isso não vai salvar vidas humanas. Basta, ninguém aguenta mais isso. O povo quer que os políticos coloquem a politicagem de lado e cuidem da nação, do país e da vida humana”, afirmou.

Grupo organiza buzinaço neste sábado para cobrar reabertura do comércio no Vale do São Francisco

O pronunciamento do presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) inflamou uma divisão: ser ou não a favor do isolamento social. Movidos pela fala de Bolsonaro, juazeirenses e petrolinenses estão se articulando via WhatsApp e planejam um buzinaço neste sábado (28).

Pedindo a reabertura do comércio, o grupo se encontrará na Orla de Petrolina, em frente a um posto de combustível, às 8h. Eles se dizem indignados com os decretos estadual e municipal, os quais contrariam a recomendação da União de não paralisar as atividades econômicas do país.

Segundo apuração do Blog Waldiney Passos, ainda não há um trajeto definido. Contudo, já é certo que os manifestantes farão um buzinaço em frente à Prefeitura de Petrolina. O mesmo deve acontecer em Juazeiro (BA).

Nossa equipe entrou em contato com as duas prefeituras para saber quais medidas serão adotadas pelas duas gestões, tendo em vista que o buzinaço vai de encontro à recomendação da quarentena. Seguimos aguardando uma resposta.

“Corona Fest”: ala radical mantém ato de domingo em favor de Bolsonaro

Mesmo com as orientações para evitar aglomerações, uma das medidas de prevenção ao coronavírus, os apoiadores e simpatizantes do presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) mantiveram os protestos do dia 15 de março.

Nas redes sociais, há inclusive convites para o 1º Corona Fest, como a mobilização deste domingo está sendo chamada. Um dos incentivadores da manutenção do ato é Olavo de Carvalho, considerado o guru do bolsonarismo. Ele inclusive compartilhou convites para o ato.

O Brasil tinha quase 100 casos confirmados até o início do final de semana, inclusive de membros da equipe de Bolsonaro. O grupo esteve nos Estados Unidos e testou positivo para o covid-19. O próprio presidente da República foi submetido a exames, dando negativo.

Policiais civis de Pernambuco decretam paralisação de 24h, a partir desta sexta-feira

Categoria cobra melhores condições de trabalho (Foto: Ascom/Polícia Civil)

Os policiais civis de Pernambuco cruzarão os braços a partir da 0h desta sexta-feira (13). A categoria cobra uma proposta concreta do Governo do Estado e melhorias nas condições de trabalho. Enquanto não conseguem diálogo com o Poder Executivo, eles farão uma paralisação de 24 horas.

Durante uma assembleia, os policiais decidiram que no próximo dia 19 será realizada uma nova passeata, com concentração na sede do Sinpol, em Recife. A medida foi adotada pela categoria, após várias tentativas de negociação com o Estado.

Presidente do Sinpol, Áureo Cisneiros cobra uma resposta, já que os policiais inicialmente cruzariam os braços no período do carnaval, mas adiaram a manifestação depois de diálogos com o Governo de Pernambuco. “Não paralisamos as atividades durante o carnaval em respeito ao povo pernambucano e, mais uma vez, sinalizando nossa disposição em não radicalizar”, afirmou.

UBM realiza ato público em Petrolina, chamando atenção à participação feminina na política

Manifestação seguirá pela manhã dessa quinta-feira, na Praça do Bambuzinho (Foto: Internet)

Março é o mês da mulher e em ano eleitoral um velho assunto volta ao debate: a presença feminina na política. Aproveitando esse momento, a União Brasileira das Mulheres (UBM) realiza hoje (12), uma manifestação na Praça do Bambuzinho, em Petrolina.

O ato público conta com a presença de várias entidades sindicalistas, a exemplo do Sintepe e sindicato dos professores, predominantemente representados nessa quinta-feira pelas mulheres sindicalizadas. “Estamos lutando pelos direitos das mulheres, pela democracia. Dizemos em alto e bom som, democracia e respeito pelo país”, destacou Socorro Lacerda, representante da UBM em entrevista ao programa Super Manhã com Waldiney Passos, na Rádio Jornal Petrolina.

A programação teve início há poucos minutos e seguirá por toda essa manhã. “Nós existimos, essa visibilidade que a sociedade nos impõe é por isso que nós lutamos“, concluiu Socorro.

Estudantes da Univasf enfrentam paralisação no Transporte Estudantil Intercampi no 1º dia de aula do semestre

No retorno das atividades para o início do semestre 2020.1, os estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) enfrentaram muita dor de cabeça. Os ônibus que fazem o Transporte Estudantil Intercampi não circularam nessa segunda-feira (2).

Os motoristas resolveram cruzar os braços hoje, cobrando o pagamento dos salários atrasados. Eles alegam que a instituição está em débito há dois meses. Dessa forma, os alunos de Juazeiro (BA) e Petrolina ficaram sem o transporte.

Outro lado

Em nota, a Univasf disse não ter sido comunicada sobre a paralisação, mas afirmou estar reunida com a empresa terceirizada e o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Locadoras, Fretamento e Turismo da Bahia (Sindfretur).

Confira a seguir a nota da Univasf:

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro não cumpre promessa e moradores organizam nova manifestação para esta terça na entrada do bairro Itaberaba

(Foto: Reprodução/WhatsApp)

A falta de infraestrutura na entrada do bairro Itaberaba, que dá acesso aos Residenciais Juazeiro I, II e III é um problema antigo. Desde que o problema começou a afetar diretamente a vida das pessoas que transitam pelo local, os moradores decidiram cobrar providências da prefeitura, que até o momento, segundo a população, nada fez.

LEIA TAMBÉM

Juazeiro: moradores fazem manifestação cobrando melhorias na entrada do bairro Itaberaba

O Blog Waldiney Passos acompanha a peleja dos moradores do bairro Itaberaba desde o início de janeiro deste ano. Em uma das notas enviadas ao Blog, a prefeitura informou que assim que cessassem as chuvas, uma equipe seria encaminhada até o local para realizar a operação tapa-buracos. Ação que os moradores esperam até hoje.

LEIA MAIS

Escolas municipais de Orocó seguem sem aulas e professores fazem manifestação pelas ruas da cidade

(Foto: Reprodução/WhatsApp)

Os professores da rede municipal de ensino de Orocó (PE) estão em greve desde o último dia 10 de fevereiro. A classe reivindica a reversão da medida tomada pela gestão municipal, que resultou no rebaixamento total dos salários dos servidores oriundos do último concurso públicos, além do reajuste das tabelas de vencimentos para o ano de 2020.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Orocó (SINTEO), a prefeitura foi procurada várias vezes, mas não deu nenhuma resposta favorável às reivindicações da categoria. Ainda segundo o Sindicato, a greve continuará, até que o município atenda as demandas dos professores municipais.

LEIA MAIS
89101112