Petrolina: músicos vão a Câmara de Vereadores e cobram auxílio para a classe

Um grupo de músicos foi até a Câmara de Vereadores de Petrolina, nesta terça-feira (2), para pedir apoio das autoridades durante a pandemia da covid-19. Eles estão impedidos de atuar em bares, restaurantes e afins, assim como de se apresentar nos shows. Sem emprego não há dinheiro e a classe clama por mais atenção.

LEIA TAMBÉM

Impedidos de trabalhar desde o início da pandemia, músicos de Petrolina cobram auxílio financeiro

“A gente entende o que está passando nesse país, mas nós não podemos esquecer que nossas famílias estão passando fome, literalmente. Se nós, da classe musical, não morrermos de covid, morreremos de fome. Há um ano nós estamos impedidos de ganhar o nosso pão de cada dia”, disse Bia, empresária do Trio Granah.

Em seguida ela relatou as dificuldades enfrentadas pelos músicos. “Não temos como comprar o gás, como pagar água. A maioria dos nossos vendeu instrumentos. Nós vivemos de emoção, de passar alegria para vocês. E nesse momento de pandemia é a nossa maior tristeza. A gente não aguenta mais, a gente não sabe a quem recorrer“, desabafou Bia.

LEIA MAIS

Sessões na Câmara Municipal de Petrolina devem continuar presenciais e terça já tem protesto de músicos

Com a taxa de ocupação dos leitos de UTI ultrapassando os 80% na semana passada, os vereadores de Petrolina chegaram a cogitar a possibilidade de retornar as sessões virtuais como ocorreu no ano passado, mas como o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Petrolina neste domingo (28) apresentou  uma considerável redução no número de internados, 65,90% da capacidade, as plenárias devem mesmo continuar da forma que está.

E os vereadores já poder ir se preparando porque para a sessão desta terça-feira (02/03) já tem protesto agendado dos músicos da cidade insatisfeitos com a proibição de suas atividades em bares e restaurantes, devido aos decretos referentes à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

LEIA MAIS

Impedidos de trabalhar desde o início da pandemia, músicos de Petrolina cobram auxílio financeiro

Músicos estão sem trabalhar desde o início da pandemia (Foto: Wanderley Alves/Petrolina em Destaque)

Músicos de Petrolina estão reunidos na Praça Dom Malan, próximo a Igreja Catedral, no Centro da cidade, para chamar atenção do poder público sobre a situação da classe. Eles foram um dos primeiros afetados pelos decretos da pandemia, em 2020 e até hoje estão impedidos de realizar shows e apresentações em bares.

Diante do cenário preocupante, a classe clama por um auxílio capaz de abranger os que realmente necessitam, pois os critérios impostos na Lei Aldir Blanc teriam limitado a ajuda financeira, segundo os profissionais. Sem dinheiro das apresentações, muitos estão vendendo seus instrumentos para poder se alimentar.

LEIA MAIS

Colégio particular de Juazeiro prepara aula protesto para esta sexta-feira

Desapontada com a decisão da justiça, que suspendeu nesta segunda-feira (15) duas liminares, que davam direito as escolas particulares da Bahia voltarem com as aulas presenciais, a equipe do Colégio Moura, antigo Anglo, de Juazeiro (BA), resolveu protestar de uma maneira criativa.

Direção e professores estão programando uma ato de protesto pacífico para esta sexta-feira (19). A ideia é realizar uma aula para imprensa em um local bem diferente de uma escola.

A equipe está convidando jornalistas, radialistas e blogueiros para assistirem uma aula protesto na pizzaria Espaço Cultural Movimento, que fica na Rua Canadá, bairro Maria Gorete, nº 83, em Juazeiro (BA), nesta sexta-feira (19), às 8h da manhã.

Com a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia de derrubar as liminares, as aulas presenciais na Bahia ficam suspensas, por enquanto, até o dia 21 de fevereiro, conforme decreto do governador Rui Costa.

Funcionários do transporte coletivo fazem paralisação de advertência em Petrolina

A quinta-feira (11) começou com manifestação dos funcionários da Atlântico Transportes, empresa responsável pelo transporte coletivo em Petrolina. Antes do sol raiar os servidores paralisaram as atividades para cobrar o pagamento de direitos, a exemplo do adicional noturno. Mas a Prefeitura de Petrolina alertou em nota que a categoria pode ser penalizada (leia a nota ao final da matéria).

Em contato com o Blog, o representante da categoria afirmou que a paralisação foi apenas de advertência. Os funcionários retomaram seus trabalhos por volta de 8h15. Além do pagamento do adicional noturno o grupo cobra pagamentos referentes a dias trabalhados em feriados, a regularização de três meses do FGTS e fornecimento de fardamentos.

Possível greve

“A empresa descumpriu o acordo fechado com o Sindicato, por isso a categoria fez essa paralisação de advertência. Se não regularizar a gente cruza os braços amanhã. Se não sair o pagamento hoje a gente cruza os braços, em advertência de novo. Se não regularizar a gente vai fazer greve“, disse o presidente do Sindicato dos Rodoviários de Petrolina, Ednaldo José de Lima ao programa Super Manhã com Waldiney Passos, na Rádio Jornal.

LEIA MAIS

Bancários do Banco do Brasil de Juazeiro e região realizaram paralisação das atividades nesta quarta-feira

(Foto: Ivan Cruz)

O Movimento foi um protesto contra o plano de reestruturação do Banco anunciado pelo governo federal no mês passado. Estão fechadas durante 24h as agências de Casa Nova e Juazeiro, no Shopping Águas Center. A Agência do Centro da cidade, retardou sua abertura para às 11h.

Segundo o Sindicato dos Bancários de Juazeiro, essa reestruturação prevista pelo Governo Federal prevê a demissão voluntária de 5 mil funcionários e o fechamento de 112 agências, 242 postos de atendimento e sete escritórios. Ainda de acordo com o sindicato, o governo que implantar o descomissionamento de caixas e desgratificação para funcionários com mais de 10 anos de vínculo e a remoção compulsória.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Juazeiro e Região, Maribaldes da Purificação, frisou que é o momento de ir à luta e garantir os direitos da categoria.  “Os funcionários pedem que o banco seja transparente e abra negociações com relação ao plano que prevê a demissão, em plena pandemia, de cinco mil funcionários. E voltamos a enfatizar que essa luta é do interesse da sociedade como um todo, pois com menos funcionários e menos agência, o atendimento que já é precário vai ficar muito pior”, disse.

Petrolinenses protestam contra HDM e pai de recém-nascida volta a cobrar justiça

Grupo fez manifestação no HDM (Foto: Reprodução)

Nem mesmo a chuva que caiu no início desta terça-feira (9) em Petrolina impediu a manifestação dos petrolinenses contra o Hospital Dom Malan/IMIP. O grupo se reuniu após mais uma morte registrada na unidade. O caso ganhou repercussão na semana passada e revoltou a população, que clama por punições ao HDM.

LEIA TAMBÉM

Hospital Dom Malan se pronuncia sobre morte de recém-nascida ocorrida na última quarta-feira

Parentes de recém-nascida que morreu no Hospital Dom Malan relatam o caso no Programa Super Manhã com Waldiney Passos

Uma das organizadoras do ato conversou com a repórter Edjane Almeida, da Rádio Jornal Petrolina durante o programa Super Manhã com Waldiney Passos. “Estamos aqui para mostrar a população de Petrolina que a gente não precisa apenas de infraestrutura e tráfego legal, nós precisamos de hospitais. Sabemos da capacidade do IMIP e dos profissionais. Nós pagamos nossos impostos e exigimos que vocês tomam de conta do IMIP”, afirmou.

LEIA MAIS

Em 1º dia, greve dos caminhoneiros ainda não é consenso na categoria

(Foto: Everes Oliveira/Twitter)

O mês de fevereiro começa com manifestação dos caminhoneiros. Mas a mobilização agendada para essa segunda-feira (1°) não tem, até o momento, consenso na categoria. Anunciada ainda em janeiro, a greve não tem data para terminar.

Diferentemente de outras ocasiões, no ato de hoje muitos profissionais se recusaram a cruzar os braços. Nos grupos de WhatsApp muitos pedem para que os colegas não adiram ao movimento e continuem trabalhando. O grupo tem diversos itens colocados em pauta.

Os principais são o marco regulatório do transporte, atuação mais presente da ANTT, melhores condições de trabalho e o piso mínimo do frete. As informações são da Rádio Jornal.

Funcionários do BB de Petrolina protestam contra fechamento de agência

(Foto: Paulo Ricardo Sobral/TV Grande Rio)

Funcionários do Banco do Brasil em Petrolina fizeram uma manifestação na manhã dessa sexta-feira (29), contra o fechamento da agência na cidade. A medida foi anunciada pelo presidente do BB e engloba diversas unidades do banco em todo país.

“Teremos a extinção da bateria de caixas e mais essa dificuldade de atender mal. Não estamos atendendo bem e vamos atender pior. A equação é matemática, tirou funcionário, aumenta a fila”, disse o presidente do sindicato dos bancários de Petrolina, José Augusto Ribeiro.

Hoje é um dia de manifestação em todo país. Os funcionários do BB decretaram paralisação de 24h, para demonstrar insatisfação contra o pacote de reestruturação que a direção da instituição anunciou. Com informações do G1 Petrolina.

“Fora Bolsonaro”: carreata deste sábado reforça pedido de impeachment do presidente

Uma carreta marcada para este sábado (23) reforçará o pedido de impeachment do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). O ato de Petrolina está marcado para 9h30, na Orla da cidade. A manifestação é organizada pela União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (UESPE) e pela Frente Popular.

Segundo a organização local, a carreata será um evento nacional e também está agendado para diversas capitais. Aqui em Petrolina o ponto de encontro é na Porta do Rio, próximo a Haus Bier. “É uma carreata que pede impeachment, também é pela manutenção do Auxílio Emergencial e pela vacina”, explica um dos organizadores, Bruno de Melo.

Bruno é representante do DCE da Univasf, que também está apoiando o ato. “Ele sempre foi contra o uso de máscara e o distanciamento social. Foi contra a mobilização em torno da vacina e por esses tantos motivos a gente convoca a população para participar da nossa carreata. Vai se iniciar na Orla, na descida em frente ao Haus Bier“, comenta.

Lideranças comunitárias se unem para reivindicar melhorias na Transnordestina, em Petrolina

Pai e filha morreram em grave acidente na segunda-feira, 04/01 (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Após mais um acidente com vítimas fatais, moradores fizeram um protesto na Avenida Transnordestina, conhecida como a Via da Morte em Petrolina. Na manhã dessa quarta-feira (6), lideranças comunitárias de bairros vizinhos a avenida chamaram atenção das autoridades.

LEIA TAMBÉM

Duas pessoas morrem em acidente na Transnordestina, em Petrolina

Os manifestantes reivindicam a duplicação da Transnordestina, sinalização horizontal e vertical, melhorias no acostamento e iluminação pública. Estiveram presentes no ano lideranças comunitárias dos bairros Mandacaru, Terras do Sul, Santa Luzia, Nova Petrolina, Dom Avelar, Pedra Linda e Projeto Senador Nilo Coelho – Núcleo 11 (N11).

Covid-19: protesto de músicos em Juazeiro contra decisão do governo baiano repercute na região

Um protesto realizado em Juazeiro (BA) na manhã desta segunda-feira (7), por músicos e artistas da cidade, continua causando repercussão, e não apenas por lá. A categoria não esconde a revolta contra um novo decreto do governo baiano, publicado na semana passada, que voltou a proibir a realização de eventos, públicos ou privados, independentemente do número de participantes, em toda o Estado.

O detalhe é que essa classe foi a última, ou uma das últimas, a voltar com suas atividades, há cerca de três meses, e agora terá de parar novamente. Os profissionais já tinham compromissos agendados, os quais precisaram ser desmarcados. Não é difícil imaginar a revolta, e não apenas dos músicos e artistas juazeirenses.

Em Petrolina, a categoria compartilha do mesmo sentimento, já que o Governo de Pernambuco também editou um decreto semelhante ao da Bahia.

De acordo com os organizadores do protesto que aconteceu em Juazeiro, eles querem apenas ganhar o “pão”, seguindo à risca todos os protocolos pertinentes à prevenção contra o novo coronavírus.

Associação promove “abraço” para cobrar mais espaços públicos no bairro Caminho do Sol

Moradores fazem protesto silencioso (Foto: Brena Souza/Rádio Jornal Petrolina)

Os moradores do Caminho do Sol, em Petrolina, farão um protesto silencioso na tarde desse sábado (21). A comunidade se unirá para um abraço simbólico no terreno onde funcionava o antigo Colégio Motiva. Com o ato de hoje, eles buscam chamar atenção para a necessidade de mais espaços públicas no bairro.

A manifestação é organizada pela Associação de Moradores. A entidade espera que o abraço chame atenção do Poder Público. A partir das 16h30 de hoje, além do abraço os moradores colocarão faixas pedindo agilidade nas demandas da população local.

Sindsemp e Prefeitura se reúnem para debater rateio de recursos destinados a covid

Sexta-feira foi de manifestação na Secretaria de Saúde (Foto: Ascom Sindsemp)

A manhã dessa sexta-feira (20) foi de protestos dos servidores municipais da saúde de Petrolina. Eles foram até a Secretaria de Saúde reivindicar o rateio de recursos destinados ao monitoramento e rastreamento da covid-19. O Sindicato dos Servidores Municipais (Sindsemp) afirma que a gestão recebeu o recurso em outubro desse ano.

Após uma reunião com representantes da Prefeitura, o Sindsemp foi informado que o Poder Executivo está aguardando um parecer técnico do Ministério Público Federal (MPF) e Estadual (MPPE), o que atrasou o rateio com a classe.

Em nota, a Secretaria de Saúde disse que “junto com a Procuradoria Geral do Município, a Secretaria de Saúde está buscando verificar se existe uma forma legal de utilização do recurso, que é de R$ 528 mil, valor pago em parcela única”.

Confira a seguir a resposta da Saúde:

LEIA MAIS

Shopping de Petrolina realiza campanha Natal Presente e prevê crescimento de 10% nas vendas

(Foto: Ascom/River Shopping)

Completando 25 anos em 2020, a decoração natalina do River Shopping remete às bodas de prata do mall. Sob o tema Natal Presente, a fachada e os espaços internos são temáticos. O tradicional túnel, na entrada do shopping, terá arranjos especiais, trazendo a alegria do natal e tornando o espaço instagramável.

Este ano, respeitando as recomendações de distanciamento social, não será realizada a tradicional chegada do papai Noel, mas foi montado um espaço em homenagem ao bom velhinho. Apesar da pandemia, os lojistas estão confiantes, e a expectativa de vendas para este ano é otimista, cerca de 10%, em relação ao mesmo período do ano passado.

E para celebrar, o River lançou a campanha Natal Presente River. A cada R$ 300 em compras, você ganha um número da sorte e irá concorrer a um Nivus Confort 0 km, e quatro Iphones 11 PRO. O cupom pode ser trocado pelo site do River www.rivershopping.com.br na aba da promoção. Os Iphones serão sorteados todas às quartas-feiras do mês de dezembro. Já o carro, será sorteado 06 de janeiro, no River. Os sorteios e os ganhadores serão divulgados nas redes sociais do shopping.