Prefeitura divulga programação em comemoração aos 116 anos de emancipação política do município

Praça Frei Damião. (Foto: ASCOM)

Para comemorar os 116 anos de emancipação política administrativa do município de Ouricuri (PE), a Prefeitura está organizando uma programação com várias atrações culturais e esportivas para receber os munícipes e amantes da cidade. A data de emancipação é comemorada no dia 14 de maio, feriado municipal.

LEIA MAIS

Ação em Petrolina alerta sobre o alto índice de automedicação pelos brasileiros

(Foto: Ascom)

Tomar remédios sem prescrição médica é uma realidade preocupante no Brasil. De acordo com Instituto de Ciência Tecnologia e Qualidade (ICTQ), o país é recordista mundial na automedicação, com 79% da população tendo essa prática. Pensando nisso, e para celebrar o Dia Nacional do Uso de Medicamentos (5 de maio), a Faculdade UNINASSAU Petrolina promoveu atividades de conscientização no processo de administração dos fármacos.

Estudantes do 1ª período do curso de Farmácia produziram banners informativos com orientações sobre o uso, armazenamento, dosagem e descarte. “A intenção dessa mobilização nacional é, realmente, conscientizar sobre o uso adequado dos medicamentos, evitando a automedicação. É necessário que a população tenha a ciência que o medicamento que serve para um pode não servir para outro”, alertou a farmacêutica e professora da Instituição, Maria Alice Bezerra.

LEIA MAIS

Estrutura do palco começa a chegar no Pátio Ana das Carrancas

(Foto: Ascom/PMP)

As apresentações no Pátio Ana das Carrancas só começam em junho, mas a estrutura do palco dos festejos juninos em Petrolina já está sendo entregue no local. Segundo a gestão municipal, nos próximos dias equipes estarão a todo vapor trabalhando para deixar tudo pronto.

“A partir da próxima semana, a equipe começa a trabalhar nas montagens de palco, camarote e restaurantes. Estamos preparando tudo com antecedência, e assim, esperamos evitar qualquer adversidade na montagem, e permitir a fiscalização dos órgãos públicos reguladores em tempo hábil“, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Emício Júnior.

Os shows no Pátio acontecem entre 14 e 23 de junho e o público estimado é de 700 mil pessoas. Subirão ao palco artistas como Ivete Sangalo, Gusttavo Lima, Wesley Safadão, além de Andréa Vitória, Fabiana Santiago e Adãozinho de Rajada.

Com Dorgival Dantas e Flávio José, programação do São João de Senhor do Bonfim é divulgada

Já é São João em Senhor do Bonfim, município baiano conhecido como a Capital do Forró. A programação oficial dos festejos juninos foi divulgada ontem (9) pela Prefeitura e durante cinco dias de festa os turistas e bonfinenses poderão aproveitar o autêntico ritmo do interior.

A festa será realizada de 20 a 24 de junho e o homenageado desse ano é Flávio José. Ele se apresentará na primeira noite do São João. A abertura ainda conta com a participação da Filarmônica União dos Ferroviários Bonfinenses, Cicinho de Assis e Dorgival Dantas.

No dia 21 sobem ao palco Junina Unidxs da Tapera (formada por estudantes universitários), Fulô de Mandacaru, Caninana e Calcinha Preta. A terceira noite tem apresentações de Samba de Lata, Flávio Leandro, Sandro de Castro e Tayrone.

O penúltimo dia de São João tem shows de Roda de Palmeira, Emílio Xisto, Renan Mendes, Wallas Arrais e Arreio de Ouro. Os festejos juninos em Bonfim serão encerrados com a Quadrilha Alegria que Contagia, Geraldo Azevedo, Adelmário Coelho, Kevi Jonny e a tradicional Alvorada.

Municípios não podem contrariar lei federal sobre serviços de motoristas de aplicativos, diz STF

(Foto: Ilustração)

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu hoje (9) que os municípios não podem contrariar a lei federal que regulamentou os serviços de motoristas particulares dos aplicativos Uber, Cabify e 99. A Corte também estabeleceu que qualquer proibição ou restrição aos aplicativos é inconstitucional.

As decisões foram tomadas a partir do encerramento do julgamento sobre a legalidade dos serviços de aplicativos. Na última quarta-feira (8), por unanimidade, o STF decidiu que os municípios podem fiscalizar o serviço, mas não podem proibir a circulação dos motoristas.

“No exercício de sua competência para regulamentação e fiscalização do transporte privado individual de passageiros, os municípios e o Distrito Federal não podem contrariar os parâmetros fixados pelo legislador federal e Constituição Federal”, decidiu o STF.

LEIA MAIS

CSTT apresenta a programação do Maio Amarelo em Juazeiro

(Cartaz/Divulgação)

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) elaborou uma extensa programação para a 6ª edição da campanha Maio Amarelo, que esse ano tem como tema: “No trânsito, o sentido é a vida”. Durante todo este mês, serão realizadas atividades educativas, voltadas à conscientização para um trânsito seguro e a redução de mortes e feridos.

A programação começa nesta sexta-feira (10) pela manhã, com a distribuição de rosas amarelas em homenagem ao Dia das Mães, e no horário noturno haverá blitz educativa na Orla de Juazeiro (BA) em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

LEIA MAIS

Playlist do São João de Petrolina já está disponível nas plataformas online

Faltando pouco mais de um mês para o São João de Petrolina, os ansiosos já podem começar a entrar no clima da festa, através da playlist nas plataformas online, lançada pela prefeitura municipal para que o público possa curtir e conhecer o repertório desde já.

A playlist pode ser encontrada no Deezer, Spotify e Youtube. Foram escolhidas 113 músicas de 34 artistas que vão se apresentar no São João de Petrolina. O repertório inclui forró, sertanejo, axé e música eletrônica. A seleção envolveu desde os lançamentos, como “Casal Raiz” (Xand Avião), aos clássicos, como “É o amor” (Zezé di Camargo & Luciano).

Para acessar usando o Deezer ou Spotify, é só pesquisar o usuário ‘saojoaodepetrolina’. Já no YouTube, é necessário buscar por ‘São João de Petrolina 2019’.

Médico especialista do HDM/IMIP alerta sobre os perigos da endometriose 

(Foto: Arquivo)

Especialista em medicina fetal do HDM/IMIP, o médico Marcelo Marques, alerta sobre os perigos da endometriose,  doença que não tem cura, mas que pode ser manejada para uma melhor qualidade de vida e alívio dos sintomas, através de práticas simples, como alimentação saudável e exercícios físicos.

A endometriose é caracterizada pelo crescimento do endométrio (tecido que reveste a parte interna do útero) e atinge cerca de 6 milhões de mulheres no país, de acordo com dados da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia.

Entre os sintomas mais comuns estão presentes cólicas e outras dores intensas na região íntima. “Apenas de 20% a 25% das pacientes com endometriose não sentem dores. A dor começa durante o período menstrual, mas com o avanço da doença a paciente começa a sentir dor em todo o ciclo, podendo atingir toda a pelve. A localização da dor depende do avanço da doença e do foco da endometriose”, esclarece Marcelo.

LEIA MAIS

TSE arquiva investigação de crime eleitoral contra Haddad

(Foto: Internet)

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu hoje (9), por unanimidade, arquivar uma ação de investigação judicial eleitoral (Aije) contra o ex-candidato à Presidência da República pelo PT, Fernando Haddad.

A abertura da ação havia sido protocolada em 2018 pelo então candidato a deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP). Ele apontou a suspeita de prática de caixa 2 por Haddad, que não teria declarado o gasto de R$ 1,2 milhão na contratação de uma empresa de pesquisas.

LEIA MAIS

5ª Conferência Territorial do Idoso acontece nesta sexta-feira em Juazeiro

(Foto: Ilustração)

Juazeiro sediará nesta sexta-feira (10), das 7h30 às 17h ,no IFBA, a 5ª Conferência Territorial dos Direitos da Pessoa Idosa. Com o tema ‘Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas’, o evento contará com a participação de outros municípios baianos como Curaçá, Uauá, Sento Sé, Casa Nova, Canudos e Sobradinho.

A conferência é convocada por uma comissão constituída por representantes do Poder Público, representantes da Sociedade Civil Organizada e membros dos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa, e conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES).

LEIA MAIS

Bairros do Centro e da zona leste de Petrolina ficarão sem água amanhã; confira a lista das localidades que serão afetadas

Nesta sexta-feira (10), a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) realizará serviços de manutenção na Estação de Tratamento de Água (ETA) Petrolina 1, que abastece as zonas central e leste da cidade. Por este motivo, o fornecimento de água será interrompido em alguns bairros. A previsão é de que os serviços sejam concluídos no mesmo dia e que o sistema seja restabelecido de forma gradativa.

De acordo com a Compesa, a ação faz parte de um programa de modernização do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) do município que dará mais segurança à operação, evitando futuros desabastecimentos para ações corretivas.

LEIA MAIS

Guarda Civil prende suspeito de tráfico de drogas no bairro São Gonçalo

(Foto: Divulgação/Guarda Civil Municipal)

Na noite de quarta-feira (8), a Guarda Civil Municipal de Petrolina (CGM) prendeu um suspeito de tráfico de drogas na Avenida da Cerca, no bairro São Gonçalo. A ação aconteceu durante um patrulhamento de rotina realizado na região.

Durante a revista, Davi da Cruz Silva, de 19 anos, foi flagrado com 13 pedras de crack, que seriam vendidas a R$ 10,00. A droga foi apreendida e o suspeito foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil, para adoção das medidas cabíveis.

Famílias de Cruz de Salinas terão água encanada com inauguração da Adutora do Mudubim

(Foto: Arquivo/SEGOA)

Mais de 50 famílias sairão da lista dos carros-pipa na comunidade de Cruz de Salinas, a 75 km de Petrolina (PE), isso porque agora poderão contar com a água saindo das torneiras em suas moradias, por meio da Adutora do Mudubim. A obra foi iniciada em janeiro e será inaugurada pelo prefeito Miguel Coelho neste sábado (11), às 12h, em evento aberto ao público.

Os serviços são executados pela Secretaria de Governo e Agricultura, através de emenda do deputado federal Fernando Filho (DEM-PE) repassada para a 3ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) que realizou a entrega dos canos. Cerca de 22 pessoas da comunidade participaram diretamente da obra, colaborando na instalação dos canos junto aos operadores das máquinas da prefeitura.

LEIA MAIS

Leitora reclama de falta d’água no bairro São José; Compesa afirma que o problema já está sendo resolvido

(Foto: Ilustração)

Desde ontem (8), moradores do bairro São José, antigo Alto Cheiroso, zona leste de Petrolina (PE), estão sofrendo com a falta d’água que pegou todos de surpresa. A situação foi relatada por uma leitora do Blog, que se diz indignada com o problema.

“Estamos sem água desde a manhã e sem respostas da Compesa com relação ao retorno. A empresa tem que ter mais compromisso com as pessoas, pelo menos informar para que os moradores possam se organizar”, disse a moradora.

LEIA MAIS

Temer se entrega à Polícia Federal em São Paulo; local de prisão continua indefinido

(Foto: Amanda Perobelli/Reuters)

Por volta das 14h56 de hoje (9), o ex-presidente Michel Temer (MDB) se entregou à Superintendência da Polícia Federal em São Paulo, após deixar sua casa no bairro Alto de Pinheiros, na zona oeste da capital. Ele estava a bordo de um carro com vidros escuros. O local onde permanecerá detido ainda não foi definido e deve ser decidido pelo TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região).

A Justiça determinou ontem (8) que Temer voltasse à prisão –o TRF-2 revogou recurso de Temer que permitiu sua saída da prisão. A defesa do ex-presidente recorreu ao STJ (Superior Tribunal da Justiça) contra a decisão da segunda instância. O recurso será analisado pelo ministro Antônio Saldanha Palheiro.

A juíza federal Caroline Figueiredo, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, mandou hoje que o ex-presidente se entregasse à PF até as 17h para ficar preso preventivamente (sem prazo). Após pedido da defesa de Temer, ela encaminhou consulta para que TRF-2 decida sobre a possibilidade de o ex-presidente permanecer detido em São Paulo.

LEIA MAIS