Pesquisa da CDL Petrolina aponta crescimento de 4% nas vendas para o dia das crianças

(Foto: ASCOM)

Antes da chegada do Natal, data mais esperada para o comércio, vem o Dia das Crianças, trazendo uma expectativa de vendas e sinais de como pode ser o desempenho no período natalino. Pensando nessa data, a CDL Petrolina (PE) realizou uma pesquisa com as principais lojas de brinquedos e confecções infantil do município.

De acordo com os lojistas é esperado um aumento em torno de 4% nas vendas e para que estes números sejam alcançados ou até mesmo ultrapassados, muitos empresários estão buscando métodos de garantir suas vendas, investindo principalmente em atividades para crianças durante as compras, brindes, participação de personagens e uma decoração caprichada. No Brasil a expectativa de aumento chega a 2%.

Apesar da lenta retomada da economia refletir no ânimo dos brasileiros, a maioria dos consumidores (72%) deve ir às compras este ano no Dia das Crianças — em especial as mulheres (77%). É o que revela pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em todas as capitais. No ano passado, 67% compraram presentes na data. Para 2018, a expectativa é de que o varejo movimente cerca de R$ 9,4 bilhões.

LEIA MAIS

Açougues e restaurantes de Juazeiro buscam caprinos e ovinos de qualidade para atender seus clientes

(Foto: ASCOM)

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Programa Bioma Caatinga, do Sebrae e Fundação Banco do Brasil, nesta semana cerca de 20 empresas de Juazeiro (BA), entre Açougues e Restaurantes precisam comprar 432 caprinos e ovinos para atender seus clientes. O problema é que segundo o levantamento, falta animal de qualidade no mercado para suprir a demanda.

De 01 a 08 de outubro foram abatidos 150 caprinos e 450 ovinos no abatedouro Campo do Gado (antigo abatal) em Juazeiro (BA). O preço do bate por animal é de R$35,00. O frete de Juazeiro/Petrolina (PE) está custando em média R$5,00 por animal, levado do abatedouro ao estabelecimento comercial. A pele de caprino está custando R$ 3,00 e a de ovino R$4,00.

Confira o preço do quilo da carne caprina e ovina nos municípios de Juazeiro, Remanso (BA), Casa Nova (BA), Curaçá (BA) e Uauá (BA):

Município

Compra ao produtor (R$/Kg)

 Venda ao Consumidor (R$/Kg) (R$/arroba) Caprino/Ovino

(R$/arroba) Bovino (Faeb/Senar)

Uauá

R$ 12,00 R$ 14,00 R$ 180,00

Curaçá

R$ 12,00 R$ 15,00 R$ 180,00

Remanso

R$ 10,00 R$ 14,00 R$ 150,00

Casa Nova

R$ 12,00 R$ 15,00

R$ 180,00

Juazeiro

R$ 13,00 R$ 18,00

R$ 195,00

Média de preço R$ 11,80 R$ 15,20 R$ 174,00

R$ 152,00

Comerciantes de Juazeiro esperam crescimento nas vendas para o dia das crianças

(Foto: ASCOM)

Dia 12 de outubro é feriado nacional, em comemoração ao dia da Padroeira do Brasil. Na mesma data é comemorado o dia das crianças, ocasião que traz felicidade para os pequenos e para os comerciantes. Em comparação ao ano passado, as vendas deste ano devem ter um aumento de 1,5% segundo a Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

No comércio de Juazeiro (BA), as lojas já estão preparadas para receber os clientes. Decoração com balões, muitas cores e claro, prateleiras recheadas de produtos que a garotada espera ganhar. Tudo pensado estrategicamente para atrair o consumidor.

Para Edivânia Gomes, gerente de uma loja de importados em Juazeiro, o movimento está bom e deve melhorar nos próximos dias. “Como em todos os anos a gente se antecipou, a loja já está toda arrumada, esperando os clientes, os é que sempre deixam para a última hora, mas desde o início dessa semana as nossas expectativas já estão sendo atendidas”, disse.

De acordo com Edivânia, para esse ano, a expectativa é de um crescimento de 8% no número de vendas. E para garantir esse número, no dia 12 a loja será aberta. “O dia 12 é o dia ‘D de compras’, quanto ao horário estamos aguardando a orientação da CDL, mas desde já, adiantamos que aloja estará de portas abertas para atender o cliente que não conseguiu comprar antes”, completou.

LEIA MAIS

Petrobras anuncia redução no preço da gasolina a partir desta terça-feira (09)

(Foto: Arquivo)

Nesta segunda-feira (08), a Petrobras informou que vai diminuir o preço médio do litro da gasolina a partir de amanhã (09) em 1,23% nas refinarias, de R$ 2,2159 para R$ 2,1889. Desde 28 de setembro, o preço vinha se mantendo estável.

O ritmo menor de reajustes tem como base a política de hedge adotada pela petroleira há pouco mais de um mês. Em setembro, a Petrobras anunciou um mecanismo de proteção financeira (conhecido como hedge) que permite aumentar os intervalos de reajustes nos preços da gasolina nas refinarias em até 15 dias.

O objetivo da medida é dar mais flexibilidade à sua política de preços, já que a empresa adotava reajustes quase diários no valor do combustível, com base sobretudo no mercado internacional e no câmbio.

Já o preço do litro do diesel segue estável em R$ 2,3606. A última alta ocorreu em 30 de setembro diante da atualização do valor referencial prevista no programa de subvenção do governo.

LEIA MAIS

Supermercado online de Juazeiro e Petrolina lança promoção para atrair clientes

Estande Alkosto, Juá Garden Shopping, Juazeiro (BA). (Foto: Arquivo)

Além de oferecer praticidade, comodidade e economia de tempo, o supermercado online, Alkosto, lança uma promoção para o consumidor economizar dinheiro. A cada 10 compras, o cliente ganha mais uma no valor de R$100.

São mais de 8 mil produtos disponíveis na plataforma online. No site o consumidor pode fazer sua compra do mês em cinco minutos, escolhendo a marca dos produtos, e até o tempo de maturação de frutas e verduras.

LEIA MAIS:

Plataforma de supermercado online chega para revolucionar o segmento em Petrolina e Juazeiro

Para atrair os clientes, o Alkosto também oferece um catálogo de preços baixos. Do hortifruti aos produtos de limpeza, o comprador pode fazer a sua lista e realizar a sua feira do mês pagando mais barato, e sem sair de casa.

LEIA MAIS

Detran de Pernambuco libera mais de 400 carros e motos para leilão

(Foto/ASCOM)

Estão abertos os lances para o leilão de motos e veículos do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN/PE). A lista liberada inclui modelos de motos com preço inicial em R$ 50. A disputa vai até a próxima sexta-feira (31), durante o pregão presencial marcado para às 10h na sede da Coliseum Leilões, em Vitória de Santo Antão, no bairro Distrito Industrial.

Ao todo são 485 opções de veículos, com motocicletas e automóveis que também podem ser usados para o aproveitamento de peças. As peças em leilão são provenientes de veículos apreendidos pelo Detran.

Para dar seu lance online e participar do leilão, clique aqui e realize seu cadastro. As opções do leilão estão disponíveis para visitação no mesmo local do pregão presencial, na Coliseum Leilões, em Vitória de Santo Antão, nas próximas quinta (30) e sexta (31).

Juazeiro: leitor volta a questionar SAAE sobre taxa de Coleta de Lixo cobrada na conta de água

O leitor Nilson Rodrigues entrou em contato com a reportagem do Blog Waldiney Passos questionando mais uma vez a cobrança da taxa de coleta de lixo que vem sendo cobrada na conta de água e esgoto. Segundo ele, até 2016 essa taxa era cobrada anualmente embutida no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

A partir de 2017 a prefeitura de Juazeiro, através do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), desdobrou o valor da taxa em doze vezes e passou a fazer a cobrança na conta de água. “É um absurdo a cobrança dessa taxa na conta de água e o valor cobrado”, lamentou o leitor. Ele afirmou ainda que a justiça já determinou que o SAAE suspenda a cobrança, mas ela continua sendo feita. Nilson se refere a uma ação movida pelo Ministério Público da Bahia.

Em junho de 2017, depois de muita reclamação da população,  a promotora de Justiça Andréa Mendonça da Costa, ajuizou uma ação pedindo a desvinculação da cobrança da taxa na mesma fatura de água e esgoto. Segundo a promotora de Justiça Andrea Mendonça Costa, autora da ação civil pública ajuizada contra o SAAE, “a cobrança conjunta do serviço prestado de água com taxa de coleta de lixo representa uma nítida violação ao interesse coletivo dos consumidores”.

A decisão só saiu em janeiro desse ano. Acatando o pedido da promotoria, o juiz José Goes Silva Filho determinou não só a suspensão da cobrança, como também que o SAAE somente vincule o pagamento da taxa de coleta de lixo na mesma fatura em que é cobrado o serviço de água e esgoto dos consumidores que autorizarem tal cobrança.

Em reposta a reclamação do nosso leitor, o SAAE enviou nota informando o seguinte: “O Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro informa que o município recorreu da orientação do Ministério Público e aguarda  ainda uma decisão. Enquanto não houver uma posição definitiva da Justiça a cobrança da taxa continua em vigor e, mesmo que essa decisão seja contrária a esse formato de cobrança, o SAAE está buscando outras formas (já que é uma taxa divisível e legal)  para que o serviço continue sendo realizado com eficiência.”

Celpe e Coelba firmam acordo com Caixa e lotéricas voltam a receber contas a partir de hoje (14)

(Foto: Reprodução)

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) – empresa do Grupo Neoenergia –  e a Caixa Econômica Federal (CEF) formalizaram, na noite desta sexta-feira (13), a renovação do convênio que permite às casas lotéricas arrecadar as faturas de energia elétrica já a partir deste sábado (14).

Desde 1º de junho, as lotéricas deixaram de receber pagamentos das faturas da concessionária de energia em toda a Bahia, devido ao fim do contrato com a Caixa, que administra o serviço.

Por meio de nota, a Coelba disse que o acordo firmado assegura “ganhos para a CEF e para os agentes lotéricos, além de mais opções de pagamento para os clientes”.

Ainda conforme o comunicado, as empresas entendem que “a situação gerada se tornou incompatível com a qualidade dos serviços essenciais prestados” e lamentam “os transtornos causados”.

Opções

Além do retorno das lotéricas, é possível pagar a conta em 3.668 pontos físicos em  todo o estado, incluindo a rede própria de arrecadação da concessionária com 730 pontos, além do pagamento em correspondentes bancários, como farmácias, mercadinhos e papelarias, além de bancos postais. Há, ainda, a opção para pagamento online, por meio do site, aplicativo ou débito automático.

Gás de cozinha está mais caro a partir desta quinta-feira (5)

A Petrobras anunciou nesta quarta-feira (4) aumento de 4,4% no preço médio do gás liquefeito de petróleo (GLP) para uso residencial, embalado em botijões de até 13 kg, o chamado gás de cozinha. A alta é sobre o preço cobrado nas refinarias e vale a partir desta quinta-feira (5).

Com isso, o preço do botijão nas refinarias, sem impostos, passa de R$ 22,13 para R$ 23,10, informou a petroleira em seu site.

O preço para o consumidor final, porém, é bem mais salgado. Em algumas cidades o valor do botijão de 13 kg supera R$ 70,00, com o repasse de tributos e margens das distribuidoras.

LEIA MAIS

Deputado Odacy Amorim volta a questionar preço da gasolina no Sertão de Pernambuco

Odacy Amorim, deputado estadual. (Foto: ASCOM)

Durante reunião plenária da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), nesta terça-feira (15), o deputado Odacy Amorim (PT) voltou a questionar venda do litro de gasolina por até R$ 5,00 em alguns pontos do Estado, segundo o parlamentar. O deputado comentou sobre a política de preços da Petrobras e cobrou um posicionamento da Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz/PE) com relação a diferença de preços entre postos de Pernambuco e da Bahia.

“Não consigo entender como a gasolina pode sair de R$ 1,72 o litro nas refinarias da Petrobras e subir para R$1,93 poucos dias depois. Para o consumidor final o valor chega perto de R$ 5 em Petrolina”, criticou o deputado.

“O cidadão consegue comprar um carro mas não consegue rodar porque não tem condição de gastar R$ 5,00 por litro de gasolina. o imposto embutido na gasolina do Brasil daria para garantir a educação no País inteiro”, afirmou Odacy.

Segundo Amorim, um protesto contra o aumento de combustíveis deve ser realizado em breve no Sertão do São Francisco.

Ao fim, o deputado também pediu esclarecimentos sobre possíveis cartéis envolvendo os postos de combustíveis, já que três funcionários do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Pernambuco (Sindicombustíveis-PE)  foram presos preventivamente pela Polícia Civil nesta terça-feira, em uma investigação sobre combinação de preços nos postos.

Clientes não poderão mais pagar contas da Celpe nas Lotéricas

(Foto: Ilustrativa)

O rompimento de um convênio entre a Caixa Econômica Federal e a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), fez com que as Casas Lotéricas deixem de receber, a partir desta terça-feira (1), as contas de energia da Companhia.

Os clientes terão menos opções para o pagamento da taxa, mas a Celpe garante que os consumidores não serão prejudicados, porque além dos bancos, existem centenas de outros estabelecimentos comerciais que são credenciados a companhia de energia.

Ao todo são 650 pontos de pagamento das contas da Celpe em todo estado de Pernambuco e ela garante que até o fim do ano serão cerca de mil estabelecimentos credenciados.

Em nota, a Celpe informou que às dificuldades de negociação com a Caixa Econômica Federal inviabilizaram a renovação do convênio de arrecadação, especialmente em função do seu alto custo para empresa e futuramente, aos próprios clientes.

O cliente que preferir a comodidade de não sair de casa, pode utilizar o internet banking, os aplicativos para smartfhones ou autorizar o débito direto na conta corrrente. Nesta última opção, o cliente precisa pedir autorização em sua agência bancária ou ao gerente da sua conta.

Preço do combustível tem novo aumento e reajuste começa a valer amanhã (3)

(Foto: Ilustração)

Fevereiro começou com peso no bolso do cidadão. A Petrobras anunciou nessa sexta-feira (2) elevação de 0,6% no valor do diesel e 0,5% no preço da gasolina comercial. Os reajustes passarão a valer já neste sábado (3).

A decisão de repassar o valor dos reajustes cabe aos postos de gasolina. Na quinta-feira (1º) a estatal informou que o preço do diesel se manteve estável, por outro lado, a gasolina teve aumento de 0,8% no preço comercializado nas refinarias.

Desde a nova metodologia adotada pela Petrobras, o preço da gasolina acumula alta de 22,9% e o diesel, 23,53%. Os novos valores do combustível seriam aplicados hoje, mas a estatal adiou a decisão em um dia.

Preços da gasolina e do diesel sobem nas refinarias novamente

(Foto: Ilustração)

Os preços da gasolina e do diesel – comercializados nas refinarias – aumentaram nesta sexta-feira (12) 1,4% e 0,7% respectivamente, de acordo com informação da Petrobras. Para este sábado (13), a empresa já anunciou nova variação nos preços dos dois combustíveis: a gasolina e o diesel terão redução de 0,7%.

As variações de preço fazem parte de reajustes frequentes praticados pela Petrobras, “em busca de convergência no curto prazo com a paridade do mercado internacional”, segundo a estatal.

O preço final ao consumidor, nas bombas, dependerá de cada empresa revendedora e dos próprios postos de combustíveis. O histórico das últimas variações praticadas pela Petrobras está disponível na página da estatal na internet.

Fonte: Agência Brasil

Maioria dos consumidores devem fazer compras de Natal de última hora, diz pesquisa

(Foto: Ilustrativa)

Os números foram levantados por uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Em todo o país estima-se que 11,5 milhões de pessoas irão comprar os presentes apenas nos últimos dias antes do Natal, o que corresponde a 9% de consumidores que têm a intenção de presentear alguém neste fim de ano.

A pesquisa mostra que a maioria, 41% dos consumidores, tinha a intenção de comprar os presentes na primeira quinzena de dezembro e 24% durante novembro.

Já entre os que vão comprar uma semana antes do Natal, a principal justificativa para 52% é que preferem esse período para ver se conseguem alguma promoção boa e, dessa forma, conseguir economizar.

Já 15% afirmam que só recebem o pagamento perto do Natal e 10% devido à falta de tempo. Outros 9% estão esperando a parcela do 13º salário, que por lei, deve ser paga nesta quarta-feira (20).

Com informações do SPC Brasil.

Valores dos produtos da cesta básica sofreram variação de até 150% em Petrolina e Juazeiro

(Foto: Internet)

Na comparação do mês de novembro com outubro, houve um aumento de 1,67% no custo dos itens, em Petrolina (PE). Já em Juazeiro (BA), o preço médio da cesta básica caiu 1,6%.

Os números são do boletim mensal com a análise do valor da cesta básica de alimentação, divulgado nesta quinta-feira (14), pelo Colegiado de Economia da Facape.

De acordo com o Colegiado, durante a pesquisa foi possível observar que os valores dos itens da cesta nos mercados de Petrolina e Juazeiro podem variar em até 150%.

Em média, a cesta básica em Petrolina apresentou um custo total de R$ 284,19, enquanto em Juazeiro, o valor ficou em R$ 294,43.

Os produtos que tiveram preços mais elevados em relação ao boletim do mês de outubro foram o tomate, o açúcar e a banana; essa última apresentando alta há dois meses seguidos.

O Colegiado analisa, ainda, que o volume de tomate no mercado está aumentando, apesar da baixa qualidade. No caso do açúcar, mesmo com a safra da região, em outros locais do país os preços nas usinas estão subindo, devido à expectativa de maior entressafra e fatores climáticos.

No ano de 2017, os cálculos indicam queda de 6,06% do valor da cesta básica em Juazeiro e de 12,06% em Petrolina. De acordo com os cálculos do Colegiado, um trabalhador que recebe o salário mínimo de R$ 937 gasta, em média, 31% de sua renda na compra dos produtos no Vale do São Francisco. Para acessar o boletim completo click aqui.