Dia D de vacinação contra raiva em cães e gatos acontece dia 15 deste mês em Petrolina

Após o dia D, os agentes de endemias vão percorrer todos os bairros das zonas urbana e rural. (Foto: ASCOM)

O início da campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos e o ‘Dia D’ será no próximo dia 15 de setembro em Petrolina (PE). Ao todo, 10 bairros foram escolhidos para receber a ação.

A expectativa é que sejam vacinados aproximadamente 80% da população canina, atualmente, estimada em 40.522 animais e 100% dos felinos, com 6.586. Após o dia D, os agentes de endemias vão percorrer todos os bairros das zonas urbana e rural.

Em cada ponto haverá agentes de endemias, veterinários do CCZ e veterinários da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) para realizar a vacinação dos animais, que podem ser medicados com a dose a partir dos três meses.

“Animais Gestantes e lactantes não podem ser vacinadas. É importante que o adulto leve o animal na coleira e os gatos na caixinha de transporte para evitar qualquer incidente”, explicou a coordenadora do Centro de Controle e Zoonoses e médica veterinária, Graziella Correia.

LEIA MAIS

Moradora de Curaçá denuncia envenenamento de cães e gatos na cidade

Cachorro morto, em Curaçá (BA). (Foto: WhatsApp)

Em três dias, mais de 10 animais morreram, no bairro Curaçá 01, e no centro de Curaçá (BA) por envenenamento, segundo uma leitora que não quis se identificar. Ela relatou ao nosso blog, que a prática criminosa contra os animais, teve início na semana passada e que o número de animais mortos já ultrapassa a casa dos 20.

“Os moradores estão sofrendo com esse descaso. Esses animais estão sendo mortos por causa de nada”, afirma a leitora.

A leitora que entrou em contato com o nosso blog, disse que uma moradora da cidade, fará um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de Curaçá, na esperança de que as autoridades tomem as devidas providências. “Faremos um boletim de ocorrência, é dever da polícia civil investigar o caso. Eles precisam fazer a alguma coisa”, completou a leitora.

Maus tratos a animais

No Brasil, maltratar animais é crime. O artigo 32 da Lei dos Crimes Ambientais, de 1998 prevê detenção de três meses a um ano, além de multa, para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, doméstico ou domesticados, nativos ou exóticos.

Caso o ato resulte na morte do animal, a pena é aumentada de um sexto a um terço.

Parceria entre MP e prefeitura de Petrolina visa coibir soltura de animais nas ruas

O Centro de Controle de Zoonoses fica localizado na Avenida Jatobá do bairro Pedra do Bode, Nº 01.

Após implantar o horário noturno para a captura de animais de grande porte soltos nas ruas, a Prefeitura de Petrolina, através da Agência Municipal de Vigilância Sanitária, firmou mais uma parceria para tentar coibir essa prática. Na tarde desta segunda-feira (27), foi firmado um Termo de Cooperação com o Ministério Público (MP), que já está em vigor para reduzir a prática frequente na cidade.

Somente na madrugada desta terça-feira (28), foram apreendidos 16 cavalos e jumentos nos bairros Dom Avelar; São Jorge e Cassimiro. Implantada em fevereiro, a ronda noturna funciona duas vezes por semana. De acordo com diretor da Vigilância Sanitária, Marcelo Gama, a partir de agora, o proprietário que tiver seu animal apreendido na rua, pela segunda vez, deverá responder judicialmente.

“Antes, os donos dos animais, mesmo reincidentes, poderiam pagar a taxa no Centro de Controle de Zoonoses e retirar o animal, porém, como observamos que, mesmo pagando a taxa muitas pessoas estavam toda semana no órgão com seu animal preso, então resolvemos entrar em contato com o Ministério Público e, a partir de agora, na segunda apreensão o proprietário poderá responder processo judicialmente”, explicou.

Segundo a coordenadora do Centro de Zoonoses, Graziella Correia, o número de animais capturados aumentou consideravelmente após a ronda. “Os proprietários aproveitavam o horário noturno para soltar os animais, então, resolvemos ampliar o horário da ronda com o objetivo de coibir esse tipo de ação”, disse.

Terreiros fazem manifesto em frente ao MPPE em favor do sacrifício de animais em cultos

(Foto: Marcelo Aprígio/JC Online)

Na manhã desta quinta-feira (09), representantes das comunidades religiosas de matriz africana se concentraram em frente ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em Recife. O ato era em defesa da liberdade religiosa.

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar nesta tarde um recurso que pode impedir o sacrifício de animais em cultos das religiões africanas. Na oportunidade, será discutido se lei estadual poderia autorizar o sacrifício de animais em rituais de religiões de matriz africana.

“Esse estado é laico. Como pode ser retirado das matrizes africanas o direito mais sagrado que elas têm?”, indagou Mãe Elza, coordenadora do movimento Rede Articulação Caminhada dos Terreiros de Pernambuco (Rede ACTP).

LEIA MAIS

Grupo “SOS Defesa Animal” resgata cadela vítima de maus tratos e solicita ajuda para custear tratamento

Animal agonizou bastante antes de ser resgatada.

A cadela que foi vítima de maus tratos na manhã desta terça-feira (07), em Juazeiro (BA), foi resgatada pelo grupo “SOS Defesa Animal” após denúncia no nosso blog. Depois de socorrerem o animal, o grupo levou a cadela até uma clínica veterinária particular para que recebesse os cuidados necessários.

LEIA TAMBÉM

Denúncia: Mulher agride cadela com paulada e animal fica sem andar em Juazeiro; imagens fortes

Após análise inicial, a veterinária que atendeu o animal constatou os maus tratos. A cadela ainda passou por um raio-x para saber se o golpe causou prejuízos mais graves a sua coluna. Segundo o exame, foi constatada compressão medular e uma fratura na bacia. A depender do organismo, a cadela poderá voltar a andar.

O grupo precisa agora de doações para que seja feito o custeio do tratamento do animal. O valor total da consulta, exames e demais despesas ficou R$ 415,00 e pode ser depositado em favor de:

  • PET LIFE CENTRO DE SAÚDE ANIMAL
    AG: 6794
    CONTA: 10101-1
    BANCO ITAÚ

Além disso, a cadela precisará de um novo lar. Os interessados em adotá-la pode entrar em contato com o nosso blog por meio do telefone (87) 98816-1881, ou através do e-mail [email protected].

Matéria atualizada 07/08/2018, às 20h51 

Juazeiro: Secretaria da Saúde continua vacinação antirrábica após campanha

As vacinas continuam disponíveis nos postos montados no município.

Mesmo com o fim da campanha antirrábica, prevista pelo estado para o próximo dia 04 de agosto, a Secretaria da Saúde de Juazeiro (SESAU) vai continuar disponibilizando a vacina, enquanto houver estoque.

O município recebeu 12 mil doses da vacina e, de acordo com o cadastro que contabiliza a quantidade de animais na cidade, a meta era imunizar 40 mil animais entre cães e gatos, mas até agora só foram vacinados sete mil animais nos postos montados na cidade.

A SESAU alerta sobre a importância dos donos de cães e gatos se conscientizarem sobre a prevenção da raiva, que é transmitida pela mordida de animais infectados pela doença, levando seus animais para vacinar.

Seguindo o calendário de vacinação antirrábica em Juazeiro, as vacinas continuam disponíveis nos postos montados no município e a secretaria vai continuar informando à população sobre os locais de realização da vacina, que ocorre semanalmente nos bairros da cidade.

Aves apreendidas durante ações de fiscalização no Sertão são soltas

Os animais resgatados passam por uma triagem para avaliar o estado de saúde de cada espécime.

Técnicos da equipe Fauna do programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI/PE) realizaram nesta terça-feira (31) a soltura de 109 aves das espécies Galo de Campina, Tico-tico, Maria Fita, Cancão e Papa-capim.

Os animais silvestres devolvidos à natureza foram resgatados via apreensão ou entregas voluntárias durante as ações de diagnóstico e  combate aos danos ambientais, que acontecem desde o último final de semana em municípios da região do Pajeú. Um total de 342 aves, incluindo exóticos em situação de maus tratos, foram recolhidas até o momento.

Os flagrantes foram realizados com a atuação da Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Companhia Independente de Polícia do Meio Ambiente (Cipoma).

As equipes realizaram as primeiras apreensões em uma feira popular em Afogados da Ingazeira, onde foram encontradas diversas aves silvestres e exóticas sendo comercializadas. Durante a ação foram lavrados Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) contra três homens, pelo comércio irregular dos animais, e recolhidas 20 armadilhas para capturar pássaros.

Após receber denúncias, os agentes encontraram cerca de 100 aves em um galpão, sem água e alimentação adequada.  Foi lavrado um TCO em desfavor de um homem, que se encontrava no imóvel. Já no domingo (29), outras 79 aves foram entregues voluntariamente pela população, que compreendeu a importância de preservar os animais.

Na segunda-feira (30), animais foram recolhidos no município de Tabira. Nesta terça-feira, durante o trajeto até o local de soltura, ainda foram recolhidos animais que estavam sendo conduzidos irregularmente.

LEIA MAIS

Vacinação Antirrábica continua em Juazeiro; confira calendário

Cães e gatos devem ser vacinados para prevenção da doença.

A Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, doença transmissível ao ser humano através da mordida do animal infectado que pode até levar a óbito, foi iniciada no começo de julho e continua em Juazeiro (BA).

A rede de saúde do município dispõe de 12 mil doses para realizar a vacinação e tem o objetivo de imunizar 40 mil animais, entre cães e gatos, e prevenir que a população seja infectada.

O horário de vacinação será das 08h às 12h. No sábado a vacinação ocorre das 08h às 12h, no Núcleo de Combate às Endemias, localizado na Rua Visconde do Rio Branco, N° 06, no Centro de Juazeiro. De acordo com a Secretaria de Saúde, todos os animais, de estimação ou de rua, precisam ser vacinados.

Confira o calendário

Segunda-feira (30/07)

  • bairros João Paulo II, na Associação dos Moradores e Quadra 36 da Feira Livre, no Antônio Guilhermino, na Avenida principal do bairro, próximo a escola Anália Barbosa.

Terça-feira (31/07)

  • residenciais Dr. Humberto Martins, São Francisco e Mairi, na Quadra de Esporte dos respectivos residenciais.

Quarta-feira (01/08)

  • bairros Coréia, no Antigo Posto Policial, Centenário, na Praça principal do bairro, Lomanto Junior, no Antigo Posto Policial e Maria Gorete, próximo ao Colégio Paulo VI.

Quinta-feira (02/08)

  • bairros Santo Antônio, nas Praças Dom Tomaz e da Luz, na rua Minas Gerais, na Igreja Adventista do 7° dia, no Mussambê, na Praça próxima a Polícia Federal e Jardim São Francisco, na Praça em frente ao Country Clube.

Sexta-feira (03/08)

  • bairros Alto da Maravilha, na Praça da Rua 2 e 3, no Sol Levante, na Associação dos Moradores e no Alagadiço, na Praça Monsenhor Nestor.

Com 2,8 milhões de cabeças, Bahia ultrapassa o Rio Grande do Sul e tem o maior rebanho ovino do País, segundo o IBGE

(Foto: Reprodução/TV TEM)

Em 2017, a Bahia ultrapassou o Rio Grande do Sul e assumiu o 1º lugar no ranking nacional com o maior rebanho de ovinos: 2,860 milhões de cabeças. Na comparação com 2006, o rebanho de ovinos no estado cresceu 7,0% e, assim, aumentou a participação no rebanho nacional, de 18,8% para 20,7%.

Os dados são do Censo Agropecuário divulgado nesta quinta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Censo Agro reune dados sobre a produção agropecuária, florestal e aquícola brasileira e foi realizado pelo IBGE, em todo o território nacional, entre outubro de 2017 e fevereiro de 2018.

LEIA MAIS

Campanha de Vacinação Antirrábica Animal têm início em Juazeiro

Durante a campanha, o Núcleo de Combates a Endemias estará aberto aos sábados no horário de 08h às 12h.

A Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, que objetiva prevenir a ocorrência de casos de transmissão da raiva do animal para o homem, já foi iniciada em Juazeiro (BA).

Inicialmente o município dispõe de 12 mil doses para realizar a vacinação. A Secretaria informa que todos os animais, de estimação ou de rua, precisam ser vacinados uma vez que a doença é transmissível ao ser humano através da mordida do animal infectado que pode até levar a óbito.

A Sesau convida os donos de animais de estimação residentes na área central a levá-los à sede do Núcleo de Combate às Endemias, localizada na Rua Visconde do Rio Branco, nº 06, no Centro de Juazeiro.

A vacinação nos bairros da cidade está acontecendo nas associações de moradores e na zona rural, a vacinação acontecerá a domicílio.  O horário de vacinação é de segunda à sexta, das 08h às 12h e das 14h às 17h.

LEIA MAIS

Animais são adotados durante feirinha no River Shopping

Os animais disponíveis para adoção são entregues vacinados, castrados, microchipados e vermifugados. (Foto: Internet)

Nesse domingo (08), dez animais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Petrolina ganharam um novo lar após serem adotados em uma feirinha de adoção promovida pela prefeitura de Petrolina em parceria com a ONG Proteger, Instituto Federal do Vale do São Francisco e Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A feira aconteceu no River Shopping, em Petrolina.

De acordo com a coordenadora do órgão, Graziella Correia, além da feirinha, as adoções também podem ser feitas no próprio Centro de Controle de Zoonoses, localizado na Avenida Jatobá do bairro Pedra do Bode, nº 01. “Ficamos muito felizes com a participação da população. Todos os filhotes foram adotados, porém, ainda existe uma dificuldade para a adoção de animais adultos que são tão dóceis quanto os filhotes”, frisou.

Os animais disponíveis para adoção são entregues vacinados, castrados, microchipados e vermifugados. Para adotar é necessário ser maior de 18 anos e apresentar RG, CPF e comprovante de residência. O interessado passa por uma entrevista e preenche um formulário com dados pessoais.

A coordenadora ainda ressaltou a importância da adoção responsável, já que o índice de abandono na cidade é muito grande. “A prática de abandono é muito frequente em nosso município, o que muitos não sabem é que além do abandono de animais, práticas como bater, negar água ou alimento também são consideradas crime”, explicou.

Leitor denuncia criação de cavalos no meio da rua no bairro Pedra Linda em Petrolina

Um leitor do Blog Waldiney Passos, que prefere não se identificar com medo de represálias, enviou mensagem através do nosso whatsapp reclamando que uma família cria cavalos no meio da rua do bairro Pedra Linda, em Petrolina.

De acordo com a denúncia, os animais ficam especificamente na rua 12 nº 241. Os relatos informam também que a Vigilância Sanitária chegou a ir ao local, mas os proprietários dos cavalos alegaram que os animais são usados para trabalho, o que segundo os vizinhos, não é verdade porque os mesmo são comprados por encomenda.

Segundo o leitor, a situação perdura a cerca de 8 meses. Os moradores reclamam que, além do mal cheiro, em dia de coleta de lixo os animais rasgam os sacos e deixam a sujeira na rua. Uma nova denúncia foi feita na ouvidoria da Prefeitura de Petrolina, mas nenhuma providência foi tomada até o momento.

O Blog está em contato com a prefeitura e espera uma reposta sobre o assunto.

Gaturiano Cigano apresenta projeto de lei que prevê castração móvel em Petrolina

Gaturiano tem se destacado com projetos importantes na Casa Plínio Amorim. (Foto: Blog Waldiney Passos)

O vereador Gaturiano Cigano (PRP) deve apresentar, nesta terça-feira (22), durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Petrolina o Projeto de Lei n.º 157/17 que institui o programa de castração móvel destinado ao controle populacional de cães e gatos na cidade.

De acordo com o texto do projeto, fica o Poder Executivo autorizado a instituir, no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde, através centro de Zoonoses o programa. Além disso, o município poderá por meio de seus recursos ou parcerias disponibilizar veículos devidamente equipados com material e pessoal técnico habilitado a efetuar castrações cirúrgicas nos animais.

Ainda segundo o texto legal, a unidade móvel destinada a atender o programa contará com sala de ambulatório; sala de assepsia; sala de cirurgia; sala de recuperação cirúrgica; banheiro para uso da equipe médica-veterinária; balança para pesagem dos animais; kit para ressuscitação cardio-respiratória; equipamentos para esterilização de materiais; material para acondicionamento e descarte de resíduos de acordo com a legislação vigente.

O projeto pode se tornar um marco no controle de cães e gatos na cidade. Em sua justificativa, Gaturiano afirma que “a proposta, aliada a medidas de guarda responsável, busca estabelecer um método no controle da superpopulação canina e felina no município de Petrolina adotar um meio mais eficaz e ágil de prevenção a disseminação de diversas doenças”.

IBAMA apreende mais de 100 aves que estavam sendo comercializadas de forma irregular em Petrolina

Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), com o apoio da Guarda Civil Municipal de Petrolina, apreenderam na manhã desta segunda-feira (21), na rua do Abacaxi, bairro Dom Avelar, em Petrolina (PE), mais de 100 aves que estariam sendo comercializadas de forma irregular.

Segundo informações, os animais estavam na casa de um homem que é acusado mantê-los em cativeiro de forma irregular. Ainda de acordo com as informações, o dono das aves não estava em casa e é considerado um dos grandes comerciantes da região, tendo inclusive uma loja de animais na cidade de Juazeiro (BA).

Centro de Controle de Zoonoses registra aumento de quase 30% no número de adoção de animais

Criado para recolher animais de rua que possam transmitir doenças, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Petrolina vem desempenhando um papel social ainda maior. Após os testes negativados para as zoonoses, os animais recolhidos são vacinados e disponibilizados pra adoção. Só nos quatro primeiros meses deste ano, as adoções de animais no CCZ aumentaram quase 30% em relação ao mesmo período de 2017.

De janeiro a abril deste ano já foram adotados 68 cães e gatos. Esse número vem aumentando consideravelmente, após a prefeitura lançar a segunda edição da campanha virtual de adoção. Através do Instagram da prefeitura (www.instagram.com/prefeiturapetrolina), a população pode conferir um ensaio fotográfico com os animais resgatados.

Idealizada pela Coordenadoria de Imprensa, em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses, a campanha visa dar mais visibilidade aos animais incentivando e facilitando as adoções.

“A boa noticia é que quase todos os cães fotografados já foram adotados, porém, ainda tem muitos gatos e novos cachorros que foram recolhidos recentemente”, destacou a coordenadora do CCZ, Graziella Correia.

Tiago Silva, morador da Vila Mocó, adotou uma cachorrinha que foi batizada de Catrina e, após quase um mês, destacou a felicidade. “Faz parte da família e trouxe muito mais alegria para dentro de casa”, reforçou.

89101112