Jumentos são vistos passeando no Centro de Petrolina

(Foto: WhatsApp)

A princípio parece brincadeira, mas é mais um registro de animais passeando livremente em Petrolina (PE). As fotos foram tiradas durante o manifeste, nessa quarta-feira (3), em frente à Compesa, no Centro da cidade. Na ocasião, três jumentos andavam pelas ruas, aparentemente, sem dono.

Não raramente animais de grande porte são vistos andando pelos bairros de Petrolina. Vale ressaltar que, caso os donos dos animais sejam identificados, eles pode ser multados e ter os bichos recolhidos.

Haverá vacinação contra a raiva em cães e gatos no povoado do Capim no fim de semana

O evento criado pelo o Centro de Controle de Zoonoses de Petrolina (PE), tem como objetivo interromper a transmissão da raiva na população animal.

Além da vacinação antirrábica de cães e gatos, o momento é oportuno para a conscientização dos proprietários sobre os perigos da raiva e o risco de contágio ao ser humano.

Médicos Veterinários darão orientações e informações educativas sobre doenças nesses animais e também realizar testes rápidos em cães suspeitos de leishmaniose

O evento que tem como tema, raiva: traga seu amigo para se prevenir, acontecerá no povoado de Capim, no próximo sábado (06), a partir das 08h, na Associação de Moradores.

“Realizamos atividades frequentes de combate à raiva, além das vacinações que ocorrem diariamente no Centro de Zoonoses, e por ser uma zoonose de grande importância a saúde pública, nós decidimos intensificar essas ações visitando bairros diversos, principalmente aqueles que mais requisitam os serviços do órgão”, diz a Coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Graziella Correia.

Centro de Zoonoses de Petrolina lança campanha de adoção de animais

Os animais disponíveis para adoção são entregues vacinados, castrados, microchipados e vermifugados. (Foto: ASCOM)

Nesta terça-feira (26), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Petrolina lança uma campanha virtual para incentivar a adoção de cães e gatos através da página do Facebook do órgão. O objetivo é dar mais visibilidade aos animais que estão disponíveis na rede municipal.

Além das fotos registradas por um fotógrafo profissional, os interessados podem conferir as características e as informações sobre o comportamento de cada animal. “A ideia é que as pessoas, através das fotos, percebam que um animal sem raça definida é tão bonito quanto um de raça que elas compram”, destacou a coordenadora do Centro de Zoonoses, Graziella Correia.

O fotógrafo Jonas Santos, que recentemente adotou um gatinho sem raça definida, frisou a importância de incentivar a adoção, além da experiência de participar de uma campanha desse tipo pela primeira vez.

“É revigorante adotar um pet, saber que resgatei da rua mais um animalzinho que estaria largado à sorte. E participar dessa campanha, realizando as fotos dos animais resgatados e tratados pela equipe do CCZ, reafirmou em mim a importância de adotar um animal de rua, dar um lar e carinho para uma criaturinha que só retribui com amor. Todos os animais fotografados são dóceis, carinhosos e belíssimos, e tenho plena certeza de que levarão muita alegria para os lares de quem os adotarem”, destacou.

LEIA MAIS

Moradores reclamam de animal preso no sol no bairro São Gonçalo, em Petrolina

(Foto: WhatsApp)

Um leitor entrou em contato com o nosso blog nesta segunda-feira (25) e reclamou da situação em que se encontra um cavalo no bairro São Gonçalo, em Petrolina (PE). De acordo com a denúncia, vários moradores do local notaram que todos os dias o animal fica preso sem ter acesso a nenhuma sombra.

Aparentemente o cavalo estava amarrado a algumas proteções de um canal que atravessa o bairro. Os moradores não souberam informar se o animal estava sem água e sem comida.

Atendimento no Hospital Veterinário da Univasf será interrompido neste fim de ano

(Foto: site da Univasf)

A partir da próxima quarta-feira (26), os atendimentos no Hospital Veterinário Universitário (HVU) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) serão suspensos temporariamente.

A paralisação é em virtude do recesso de final de ano. Os atendimentos médico-veterinários serão normalizados no dia 2 de janeiro de 2018.

O Hospital oferece atendimento para cães e gatos, por meio de serviços especializados nas áreas de Anestesiologia, Clínica Cirúrgica, Clínica Médica, Diagnóstico por Imagem, Laboratório de Análises Clínicas, Laboratório de Microbiologia e Imunologia, Laboratório de Parasitologia, Patologia Animal e Teriogenologia.

Os procedimentos são realizados por professores e Técnicos Administrativos em Educação do Campus Ciências Agrárias.

Pernambuco: idoso é preso suspeito de praticar zoofilia com cadela no Agreste

Cadela abusada por idoso. (Foto: WhatsApp)

Nessa terça-feira (19), um idoso, de 68 anos, foi detido suspeito de abusar sexualmente de uma cadela em Brejo da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco.

Segundo a Guarda Civil, o dono do animal foi quem denunciou o homem. Ele teria visto que a cadela esta com sinais de abuso e o suspeito sem roupa.

Ainda de acordo com a Guarda Civil, o idoso havia ingerido bebida alcoólica e foi encontrado com a cadela dentro da casa dele no Distrito de São Domingos, zona rural do município.

Além disso, foram encontrados, na residência do idoso, filmes com cenas de zoofilia. O homem foi levado junto com a cadela e o material apreendido à Delegacia de Polícia Civil de Santa Cruz do Capibaribe, também no Agreste.

Com informações G1

Miguel Coelho assina ordem de serviço da reforma do Matadouro de Petrolina nesta quinta-feira

Durante entrevista ao programa Super Manhã, com Waldiney Passos, na Rádio Jornal de Petrolina, o prefeito Miguel Coelho, anunciou que vai assinar nesta quinta-feira (21), às 9h, a ordem de serviço para a reforma e recuperação do Matadouro do Município, que está desativado.

Segundo o prefeito, as obras devem começar imediatamente e terão um prazo de 120 dias para serem concluídas. Após a reforma, será feita a compra e instalação de novos equipamentos. A previsão feita por Miguel Coelho, é de que o matadouro volte a funcionar entre os meses de junho e julho do ano que vem.

De acordo com o prefeito, serão investidos 1 milhão e 100 mil reais para a recuperação do local. Dinheiro que foi adquirido junto ao Ministério da Agricultura. Miguel anunciou ainda que a manutenção do abatedouro não ficará apenas sob responsabilidade da prefeitura. Será feita através de uma parceria entre o município e as empresas que utilizarão o espaço para abater seus animais.

Jacaré é capturado por equipe do 9º GBM no bairro Malhada da Areia, em Juazeiro

(Foto: Divulgação)

Uma equipe do 9º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) foi acionada para capturar um jacaré no bairro Malhada da Areia, em Juazeiro (BA). O animal foi apreendido na noite de ontem (13).

O jacaré de aproximadamente um metro, foi encontrado em uma lagoa de estabilização do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) e liberado em seguida no Rio São Francisco.

Prefeitura de Petrolina e Sebrae firmam parceria para potencializar produção de Caprinos e Ovinos

O objetivo do programa é trabalhar para a melhoria de processos e produtos já existentes. (Foto: ASCOM)

Qualificar e desenvolver vinte e oito criadores de Caprinos e Ovinos, através do Programa Sebraetec. Essa é a proposta do Acordo de Parceria Institucional que está sendo firmado entre a Prefeitura de Petrolina e o SEBRAE Unidade Sertão do São Francisco.

A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, tem como propósito promover um trabalho de consultoria, monitoramento e acompanhamento dos criadores rurais do município, visando com isso que o produtor tenha melhores resultados na aplicação de seus recursos e um bom retorno financeiro.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, José Batista da Gama, a Prefeitura vem desenvolvendo ações com vistas a qualificar os produtores rurais para a comercialização dos seus produtos com mais qualidade e rentabilidade.

“Há alguns meses estamos pleiteando a realização deste curso para o segmento da caprinovinocultura do nosso município. Já estamos nas tratativas finais desse acordo e, não tenho dúvidas que essa ação irá desenvolver e fortalecer ainda mais o agronegócio na nossa região”, disse o secretário.

SEBRAETEC

Serviços em Inovação e Tecnologia é um programa nacional do Sistema SEBRAE que aproxima os prestadores de serviços tecnológicos dos pequenos negócios. O SEBRAETEC foi criado para que os pequenos negócios possam inovar por meio do acesso à mão de obra especializada.

LEIA MAIS

Donos de animais que ficam soltos nas ruas de Juazeiro podem ser multados

A multa pode chegar a R$ 600,00 por cada animal apreendido. (Foto: ASCOM)

Quem transita em Juazeiro sabe. É comum encontrar animais andando pelas ruas da cidade. São cavalos, vacas, bodes e jumentos que as vezes chegam a causar acidentes. O que muitos proprietários desses animais não sabem é que eles podem ser multados por deixarem os animais perambulando em via pública.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente de Juazeiro (SEMAURB), a circulação desse tipo de animal pelas vias urbanas da cidade implicará no recolhimento dos mesmos para o curral municipal. Anteriormente era realizada a identificação do proprietário e o mesmo fazia a remoção. No entanto, os responsáveis por estes animais não cumpriam as notificações e voltavam a soltá-los nas vias de Juazeiro. Mais de 600 animais já foram apreendidos.

A remoção para o curral municipal acontecerá assim que a equipe de apreensão identificar algum desses animais soltos pela cidade. A retirada será somente mediante pagamento de multa que varia entre R$ 120,65 a R$ 603,25 por animal apreendido. Diariamente as espécies mais apreendidas são jumentos, cavalos e mulas.

A secretaria pede à população que, se presenciar algum animal das espécies citadas circulando pelas vias da cidade, informe ao órgão de fiscalização através do telefone 153 da Guarda Civil Municipal – a ligação é gratuita – ou pessoalmente na sede da secretaria que fica na Rua Oscar Ribeiro, s/n, Centro.

Prefeituras de Afrânio e Ouricuri devem implantar cintas luminosas em animais soltos nas estradas

Animais receberão cintas luminosas. (Foto: ASCOM)

Os municípios de Afrânio e Ouricuri, ambos em Pernambuco, fecharam parceria com o deputado estadual Odacy Amorim (PT) para colocação de cintas luminosas em animais soltos nas estradas. O objetivo é diminuir o número de acidentes de trânsito envolvendo animais.

“Trata-se de uma iniciativa simples, mas extremamente importante, que irá preservar muitas vidas. Só quem percorre as estradas sertanejas é que sabe o perigo que enfrenta. Se conseguirmos, através deste projeto, salvar ao menos uma vida, tudo já terá valido a pena. Agradeço aos prefeitos Rafael Cavalcanti e Ricardo Ramos pelo apoio, e iremos, com certeza, em busca de novas adesões ao nosso projeto.”

Odacy tem atuado nos últimos anos para tentar diminuir os acidentes ocorridos nas estradas sertanejas. Em 2013, através da criação do Parque Ecológico de Proteção ao Jumento, houve uma redução de mais de 80 % na ocorrência de acidentes envolvendo animais.

Prefeitura remove cavalo que foi atropelado e interditava via na região do Distrito Industrial, em Petrolina

(Foto: Divulgação)

Na manhã de hoje (18) um cavalo foi atropelado na região do Distrito Industrial de Petrolina, próximo ao bairro Rio Corrente. Equipes da prefeitura estiveram no local para remover o animal.

Segundo informações, o acidente foi registrado por volta das 6h40 e preocupou quem transitava na via, devido a possibilidade de um novo acidente. Um isolamento improvisado foi feito até a chegada da equipe de limpeza e manutenção urbana da secretária de desenvolvimento urbano e sustentabilidade, por volta das 9h.

O registro de acidentes envolvendo animais são rotineiros. Em vias do município, alguns são recolhidos por equipes do centro de zoonoses. Nas rodovias o trabalho é feito por equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante operações esporádicas. Donos que deixam animais soltos podem responder criminalmente por exporem risco à vida das pessoas.

Juazeiro: ONG Proteger realiza feirinha de adoção no próximo domingo

No próximo domingo (19), Juazeiro (BA) receberá a Ferinha de Adoção de Animais organizada pela ONG Proteger – organização não-governamental que atua em prol da defesa e proteção dos animais nas cidades de Petrolina e Juazeiro. O evento acontecerá no Juá Garden Shopping, a partir das 14h.

Aproximadamente dez cães e seis gatos estarão disponíveis para adoção. Os bichos estão castrados, vacinados contra raiva (com exceção dos filhotes) e vermifugados.

Adoção

Para adotar um animal, é necessário apresentar CPF, RG (Identidade) e comprovante de residência. É necessário ter mais de 18 anos de idade ou estar acompanhado de um responsável.

No local, o (a) candidato (a) passa por uma entrevista e preenche uma ficha de cadastro com seus dados pessoais. O contato para a efetivação da adoção é feito somente após a feirinha.

Ou seja, o adotante não leva o animal para casa no momento da feira. Para os voluntários, essa é uma maneira de garantir uma adoção mais segura, já que terão mais tempo para conhecer o possível adotante.

Doações

Como sempre, a instituição vai estará aberta a doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários, produtos pet, areia higiênica para gatos, lençóis e toalhas velhas, entre outros.

As adoções pela ONG também acontecem fora das feirinhas de adoção. Para isso, basta entrar em contato com a associação através de sua fanpage no Facebook “Associação Proteger.

No local, a ONG também estará vendendo produtos pet, como roupinhas, coleiras, lacinhos e gravatas. Além de canecas, camisetas e outros artigos personalizados.

ONG Proteger

Em cinco anos de atuação, a ONG Proteger já contabiliza mais de duas mil vidas animais salvas nas cidades de Petrolina, em Pernambuco, e Juazeiro, na Bahia. Hoje, a ONG cuida de cerca de 150 cães e gatos. A maioria são castrados, vermifugados e vacinados contra raiva e à espera de adoção.

Petrolina: animal é deixado diariamente amarrado em lugar sem sobra e moradores do Jardim São Paulo ficam indignados

(Foto: Bocão)

Os moradores do bairro Jardim São Paulo, em Petrolina (PE), estão indignados com uma situação que tem se repetido diariamente: um cavalo é deixado amarrada sem água, sem comida e sem sombra em um terreno, em frente a rua 9 da comunidade.

As pessoas que passam pelo local já denunciaram o caso, mas ainda assim a cena se repete. Segundo informações, o dono tem conhecimento das reclamações, mas pouco se importa.

No Piauí, cão da raça pitbull invade casamento

Hulk acompanhou o cortejo dos padrinhos (Foto: Wagner Setubal/Arquivo pessoal)

Uma cena inusitada aconteceu em uma cerimônia de casamento, na última quinta-feira (12), em uma igreja de São Cristóvão, em Teresina, Piauí. Um cão da raça pit bull invadiu a comemoração e de um show de simpatia.

A invasão aconteceu durante a celebração do casamento de Luiza Freitas e Lucas Adalício. O cachorro entrou na igreja, assistiu à celebração e à apresentação da banda e posou para fotos como se fosse um convidado. “Eu achei que era um cachorro que tinha entrado e saído, não parei para pensar, a celebração aconteceu normal e na hora da homilia do padre, o cachorro saiu da frente da banda, parou do lado do noivo, cheirou as daminhas e eu vi que não era ‘um’ cachorro, é ‘o’ cachorro. Um pit bull parrudo, lindo, e eu vi que ele estava pleno, se sentindo um verdadeiro convidado”, contou Luiza.

O cão reencontrou o dono durante o final de semana, ele acredita que Hulk fugiu depois que um amigo deixou o portão da casa aberto acidentalmente.

Com informações do G1