Câmara aumenta pena de maus-tratos contra animais e zoofilia

(Foto: Reprodução/Internet)

A Câmara dos Deputados aprovou nessa terça-feira (11) o projeto de lei que aumenta pena em casos de maus-tratos contra animais. O texto estabelece que a pena será acrescida de um sexto a um terço, se ocorrer morte do animal ou quando forem constatados atos de zoofilia (ato sexual entre seres humanos com animais). A matéria segue para análise do Senado.

A matéria foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em abril, mas só foi levada ao plenário da Casa nesta semana depois de comoção nacional com o espancamento e morte de um cachorro pelo segurança de uma rede de supermercados. O caso aconteceu no início deste mês, na cidade de Osasco (SP).

Para o relator da matéria, deputado Fábio Trad (PSD-MS), o aumento de pena é justo e mantém o equilíbrio das penas existentes na legislação. “O texto avança em termos penais na disciplina protetiva dos animais”, disse.

Atualmente, abandono e maus-tratos a animais são considerados pela lei como crimes de menor potencial ofensivo, com pena de três meses a um ano. Penalidade que pode ser revertida em trabalhos sociais, por exemplo.

Prefeitura de Petrolina levará ações de cuidado animal para a Vila Débora

(Imagem: Divulgação/ASCOM)

O Centro de Controle de Zoonoses continua desenvolvendo atividades nos bairros de Petrolina (PE). Desta vez, a ação acontecerá nesta sexta-feira (30), das 8h às 12h, na Praça da Rua 9 do bairro Vila Débora. Através do projeto ‘CCZ Móvel’, os veterinários do órgão realizarão orientações clínicas à população; conscientização e informações educativas sobre zoonoses, além da vacinação antirrábica.

A coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Graziella Correia, ressalta a necessidade desse trabalho que vem sendo realizado no município. “Essas atividades são importantes para o trabalho de prevenção de zoonoses. É uma questão de saúde pública. Com essas ações, nós chegamos mais próximo da população e evitamos, inclusive, o abandono já que a maioria dos cães e gatos são deixados na rua após ficarem doentes”, frisou.

Além da vacinação antirrábica de cães e gatos, o momento é oportuno para a conscientização dos proprietários sobre os perigos da raiva e o risco de contágio ao ser humano.

Prefeitura alerta para risco de animais de grande porte soltos nas ruas de Petrolina

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Em Petrolina (PE), a prefeitura vem intensificando, através de rondas noturnas e parceria com o Ministério Público, o trabalho para retirar animais de grande porte das ruas da cidade, porém, apesar da força-tarefa, os proprietários ainda insistem nessa prática. Somente na madrugada desta quinta-feira (22), a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) apreendeu mais de 21 animais, entre cavalos e jumentos, que estavam colocando em risco a vida da população.

De acordo com a coordenadora do Centro de Zoonoses, Graziella Correia, o número de animais capturados aumentou, consideravelmente, após a ronda noturna. “Os proprietários aproveitavam o horário noturno para soltar os animais”, frisou. Além disso, o órgão vem tomando outras providências para reduzir essa prática frequente na cidade, a principal delas foi um Termo de Cooperação firmado com o Ministério Público e que já está em vigor.

LEIA MAIS

Petrolina supera meta da campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos

(Foto: ASCOM)

O município de Petrolina (PE) já superou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para a campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos. Durante a campanha, iniciada no mês de setembro, a equipe de veterinários do Centro de Controle de Zoonoses e os agentes de endemias percorreram diversos bairros da cidade, nas áreas urbana e rural.

Até a última terça-feira (20), foram vacinados 33.183 cães e 7.031 gatos. A meta era vacinar cerca de 38 mil animais. De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Graziella Correia, a vacinação continua. O objetivo é cobrir toda a área do município. “É importante ressaltar que apesar de já termos atingido a meta, estaremos indo para algumas localidades da zona rural do município que ainda não foram contempladas, bem como alguns bairros na zona urbana”, explicou.

De segunda a sexta o atendimento é feito pelos agentes de endemias das 14h às 19h. Já nos sábados, os profissionais percorrem os bairros das 8h às 12h. Animais a partir dos três meses de idade já podem receber a dose. “Os donos dos animais também podem se dirigir à sede do CCZ para vacinar o seu animal. A vacina antirrábica é a única forma de prevenção segura da doença”, frisou.

Incêndio florestal no Agreste Pernambucano atinge área de caatinga preservada

(Foto: Arnaldo Vitorino/Projeto Bichos da Caatinga)

Um incêndio florestal de grandes proporções atingiu uma área da caatinga no final da tarde de quinta-feira (15) em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco. De acordo com informações do Projeto Bichos da Caatinga, uma grande área de preservação entre o município pernambucano e a cidade paraibana de Barra de São Miguel foi atingida pelas chamas ainda durante a tarde.

Segundo Bruno Bezerra, coordenador do projeto, o fogo se alastrou por volta das 15h, atingindo uma grande proporção da região que é de mata nativa e preservada. “Assim que a gente soube, corrermos para lá e começou uma grande mobilização para que o fogo não aumentasse ainda mais”, explicou.

No início da noite, o Corpo de Bombeiros de Toritama (PE), bombeiros civis de Santa Cruz do Capibaribe, técnicos da Defesa Civil da Barra de São Miguel, juntamente com a mobilização de pessoas dos municípios vizinhos e do projeto, começaram os trabalhos para apagar o fogo. “Além dos bombeiros, uns três carros-pipas também auxiliaram no combate às chamas”, afirmou Bruno.

Após várias horas de trabalho, o incêndio foi controlado durante a madrugada desta sexta-feira (16). Ainda não se tem informações sobre o número de hectares destruídos pelo fogo na região.

Espécies atingidas

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro realiza 1ª Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Abóbora

A Prefeitura Municipal de Juazeiro (BA), através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e a Associação Comunitária de Angical realizará de 09 a 11 de novembro no distrito de Abóbora, a 1ª Feira de Caprinos e Ovinos do distrito. O evento tem como objetivo proporcionar aos produtores da região oportunidades de negócios que englobe todo o segmento comercial local, com isso melhorando a renda e a qualidade de vida dos trabalhadores.

Cerca de 60 expositores e uma média de 400 animais entre caprinos e ovinos irão abrilhantar o evento. Palestras, cursos, torneio leiteiro, torneio de pista, exposições, comercialização de produtos da culinária local e serviços voltados ao setor, integram a programação.

“A feira visa inserir os produtores dessa região num contexto comercial mais amplo, capaz de atingir mercados de consumo, agregar valor aos produtos da cadeia produtiva, aumentar a renda familiar e a qualidade de vida”, observou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix.

O evento também conta com a parceria da ADAB, IRPAA, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STRJ), UNIVASF, UNEB, Polícia Militar, Cesol, Mineração Caraíba, Sebrae, COOAFJUR, Central da Caatinga, FETAG e Polícia Militar.

Programação

LEIA MAIS

Período de Defeso começa nesta quinta-feira (01) e a pesca fica restrita no Rio São Francisco

(Foto: Internet)

A partir desta quinta-feira (01) começa o período de Defeso – meses em que a pesca para fins comerciais é proibida devido à Piracema: época de reprodução dos peixes. Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), até 28 de fevereiro de 2019, fica proibida a pesca com todo tipo de malhas e outros equipamentos nas águas do Rio São Francisco.

De acordo com o engenheiro de pesca e analista ambiental do Ibama, Vanderlei Pinheiro, a proibição se estende até o dia 30 de abril nas lagoas marginais. “Sempre na época de trovoadas e chuvas, o peixe se prepara para migrar, subir o rio. O que a gente não quer é que antes do período de migração para a desova, esses peixes sejam capturados”, explica.

No período do defeso, os pescadores podem realizar a pesca de anzol, mas com restrições. “Eles podem pescar com anzol 5 quilos de peixes de espécies nativas e mais um exemplar de outras espécies, desde que não estejam na lista de extinção, porque esse tipo de pesca não é predatória”, esclarece Pinheiro.

Embora sejam realizadas fiscalizações durante todo o ano, no período de Defeso, o Ibama, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e outras instituições intensificam a vigilância. O pescador que for flagrado pescando irregularmente no Rio São Francisco terá o barco apreendido, bem como o motor, as redes e o peixe capturado. A multa vai de R$700 a R$100 mil e mais R$20 por cada quilo de peixe capturado. Se tiver no defeso, o pescador terá o seguro-defeso suspenso e vai ter que devolver o dinheiro que já recebeu e ainda ficará sem receber o benefício por dois anos.

Quem tem direito ao Seguro-defeso

LEIA MAIS

Caprinocultura em Betânia do Piauí é referência

A Criação de ovelhas e cabras no município de Betânia do Piauí (521 km de Teresina) e sua lucrativa comercialização da carne e pele na capital piauiense, com faturamento de R$ 3 milhões nos últimos dois anos, transformou-se em uma referência mundial para a caprinocultura.

A pesquisa “Sertão do Piauí: um estudo centrado no Território da Chapada do Vale do Itaim (região de Paulistana)”, de Pablo Sidersky, aponta que o êxito da experiência da caprinocultura em Betânia do Piauí está relacionado com a iniciativa comercial da Ascobetânia (Associação dos Caprinocultores de Betânia do Piauí), que resolveu eliminar o intermediário e comercializar seus produtos em Teresina com preços mais justos.

Segundo o pesquisador, em função do crescimento da produção e da organização, o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) passou a buscar uma forma de conectar a Ascobetânia com o mercado de Teresina.

O início de 2015, o Sebrae levou para Betânia um representante do único estabelecimento frigorífico com o SIE (Selo de Inspeção Sanitária estadual) do Piauí. De acordo com a pesquisa de Pablo Sidersky, o acerto foi que a Ascobetânia agenciaria o transporte e entrega de animais (ovinos), para abate nas instalações do frigorífico em Teresina.

LEIA MAIS

Prefeitura intensifica trabalho para retirar animais de grande porte das ruas de Petrolina

(Foto: ASCOM)

Através de rondas noturnas, a prefeitura de Petrolina vem intensificando o trabalho para retirar animais de grande porte das ruas da cidade. Somente na noite desta terça-feira (23), a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) apreendeu 14 animais, entre cavalos e jumentos, que estavam colocando em risco a vida da população.

De acordo com a coordenadora do Centro de Zoonoses, Graziella Correia, o número de animais capturados aumentou, consideravelmente, após a ronda noturna. “Os proprietários aproveitavam o horário noturno para soltar os animais”, frisou. Além disso, o órgão vem tomando outras providências para reduzir essa prática frequente na cidade, a principal delas foi um Termo de Cooperação firmado com o Ministério Público e que já está em vigor.

A coordenadora Graziella Correia explica que, o proprietário que tiver seu animal apreendido na rua, pela segunda vez, deverá responder judicialmente. “Antes, os donos dos animais, mesmo reincidentes, poderiam pagar a taxa no Centro de Controle de Zoonoses e retirar o animal, porém, como observamos que, mesmo pagando a taxa muitas pessoas estavam toda semana no órgão com seu animal preso, então resolvemos entrar em contato com o Ministério Público e, a partir de agora, na segunda apreensão o proprietário poderá responder processo judicialmente”, destacou.

A ronda noturna acontece três vezes por semana, e diariamente, um caminhão da prefeitura percorre as ruas no horário de 7h às 12h e 14h às 19h. O Centro de Controle de Zoonoses está localizado na Avenida Jatobá do bairro Pedra do Bode, Nº 01.

Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco promove palestras gratuitas em Petrolina

(Foto: ASCOM)

Nos dias 25 e 26 de outubro, o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco (CRMV-PE) promove em Petrolina (PE), no auditório do 72º Batalhão de Infantaria Motorizada, palestras gratuitas sobre Responsabilidade Técnica (RT), tema que sempre desperta grande interesse porque são os profissionais desta área que devem referendar ao consumidor a qualidade do produto final ou do serviço prestado, podendo, inclusive, responder civil e penalmente por eventuais danos gerados por negligência, imprudência, imperícia ou omissão.

A iniciativa do CRMV-PE tem como objetivo oferecer um momento de atualizado e capacitação para os que desejam seguir por essa área. Vale ressaltar que o evento faz parte dos projetos de interiorização e capacitação profissional gratuita do Conselho.

Em defesa da classe veterinária e zootécnica, e da saúde pública de forma geral, o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco (CRMV-PE) preocupado com o aumento no número de casos em que falsos profissionais, sem habilitação ou controle, tratam clinicamente animais, colocando em risco a saúde pública, vai oferecer uma série de palestras sobre diversas temáticas voltadas para a responsabilidade técnica dos profissionais da área.

Programação

LEIA MAIS

Prefeitura levará ações de cuidado animal para bairros de Petrolina

(Foto: Divulgação/ASCOM)

Na próxima sexta-feira (19), a Prefeitura de Petrolina (PE) vai retomar as atividades do projeto ‘CCZ Móvel’ que leva para os bairros da cidade os serviços de vacinação antirrábica, orientações e consultas com veterinários do Centro de Controle de Zoonoses. A primeira ação acontecerá no residencial Monsenhor Bernardino, das 8h às 12h. O segundo local que receberá o projeto, ainda neste mês, é o residencial Vivendas no próximo dia 25.

Além da vacinação antirrábica de cães e gatos, o momento é oportuno para a conscientização dos proprietários sobre os perigos da raiva e o risco de contágio ao ser humano. O evento contará com orientações dos profissionais e informações educativas sobre zoonoses.

“Estamos retomando as atividades do CCZ Móvel porque é um momento no qual aproveitamos para conversar com a população, tirar dúvidas. É importante lembrar que, estamos no período de campanha e as vacinações ocorrem diariamente nos bairros da cidade através dos agentes de endemias, no período da tarde e também no CCZ, durante todo o dia”, diz a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Graziella Correia.

Juazeiro: cadela atropelada precisa de cirurgia e protetores pedem doação

Cadela Belinha (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Na última terça-feira (25) publicamos uma matéria sobre uma campanha organizada por protetores de animais em prol da cadela Belinha atropelada, em Juazeiro (BA).  Segundo a protetora, Tâmara Regina Brandão, que acompanha o caso, a cadela foi atropelada no bairro Antônio Guilhermino. O animal estava deitado embaixo de um carro, o dono não percebeu a presença da cadela e ao sair acabou atropelando o animal. Uma moradora do bairro acionou o grupo e o resgate foi feito.

Em seguida a cadela foi levada para uma clínica veterinária particular, onde fez um exame de raio x que constatou duas fraturas. Diante do quadro clínico, o médico deu duas alternativas: fazer uma cirurgia interna para colocar duas placas, correndo o risco de haver rejeição, ou amputar a pata dianteira atingida no atropelamento.

LEIA TAMBÉM

Protetores de animais fazem campanha em prol de cadela atropelada, em Juazeiro

O grupo optou pela amputação da pata, por ter uma recuperação mais rápida e também pelo custo que é menor do que a inserção de placas. A amputação custa R$700, e mais uma vez os protetores pedem a colaboração de quem puder e quiser ajudar a cadela, Belinha.

As doações podem ser feitas via depósito bancário, para a conta da clínica: Pet life C. De S. Animal, Banco Itaú – Agência 6794/Conta 0010101-1. O grupo adianta que será feita a prestação de contas a todos os doadores. Quem quiser saber maiores informações ou ajudar de outras formas, pode entrar em contato com a protetora, Tâmara, através do telefone (74) 988212721.

Protetores de animais fazem campanha em prol de cadela atropelada, em Juazeiro

Cadela atropelada, em Juazeiro. (Foto: WhatsApp)

Uma leitora entrou em contato com o nosso blog informando sobre uma campanha que está sendo feita em prol de uma cadela que foi atropelada, em Juazeiro (BA) e que está precisando de cuidados médicos.

Segundo Tâmara Regina Brandão, protetora de animais e que acompanha o caso, a cadela foi atropelada na manhã desta terça-feira (25), no bairro Antônio Guilhermino, em Juazeiro. O animal estava deitado embaixo de um carro, o dono não percebeu a presença da cadela e ao sair acabou passando por cima dos quadris do animal. Uma moradora do bairro acionou o grupo e o resgate foi feito.

Em seguida a cadela foi levada para uma clínica, e agora precisa fazer um exame que custa R$180 para saber mais detalhes da fratura. “Quem puder ajudar com qualquer quantia, nós agradecemos, quem não puder doar dinheiro pode doar ração ou medicamentos que ela possa precisar. Qualquer tipo de doação é bem-vinda”, disse Tâmara Regina.

As doações podem ser feitas via depósito bancário, para a conta da clínica: Pet life C. De S. Animal, Banco Itaú – Agência 6794/Conta 0010101-1. O grupo adianta que será feita a prestação de contas a todos os doadores.

Prefeitura de Petrolina segue com campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos

A expectativa é que, durante a campanha, sejam vacinados aproximadamente 80% da população canina. (Foto: ASCOM)

Após a realização do ‘Dia D’, realizado neste sábado (15), a Prefeitura de Petrolina continua com a programação da campanha de vacinação contra a raiva, voltada para cães e gatos. Somente no primeiro dia, foram vacinados cerca de 5 mil animais, em 10 bairros da zona urbana. Uma das doenças mais perigosas que pode atingir cães e gatos, a raiva não tem cura e ainda pode ser transmitida aos seres humanos.

De acordo com a coordenadora do Centro de Controle e Zoonoses e médica veterinária, Graziella Correia, a partir desta segunda-feira (17), os profissionais darão continuidade à programação em todos os bairros e localidades de Petrolina. Os agentes de endemias passarão nas casas das 14h às 18h.

“Fizemos o ‘Dia D’ em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco e agora, vamos seguir com a programação normal. Lembrando que animais a partir dos três meses de idade já podem receber a dose. Gestantes e lactantes não podem ser vacinadas”, explicou.

A veterinária ainda ressaltou a necessidade da vacina para saúde do animal e também do ser humano. “Embora nos dias de hoje, a raiva seja uma doença controlada, ela ainda é tida como uma grande preocupação por parte dos donos de animais. A doença é uma zoonose que mata seres humanos e animais. A vacina antirrábica é, ainda hoje, a sua única forma de prevenção”, destacou.

A expectativa é que, durante a campanha, sejam vacinados aproximadamente 80% da população canina, atualmente, estimada em 40.522 animais e 100% dos felinos, com 6.586.

Estudo indica que Ararinha-azul, encontrada em Juazeiro e Curaçá, está provavelmente extinta da natureza

A ararinha azul ganhou fama internacional com o filme Rio. (Foto: Internet)

Um estudo divulgado pela organização ambiental BirdLife Internacional revelou que oito espécies de pássaros estão extintas ou com alta probabilidade de terem sido extintas da natureza.

Quatro dessas espécies de aves são brasileiras, sendo a ararinha-azul (Cyanopsitta spixii), o limpa-folha-do-nordeste (Philydor novaesi), o trepador-do-nordeste (Cichlocolaptes mazarbarnetti) e o caburé-de-pernambuco (Glaucidium mooreorum) – que é uma coruja.

Para o estudo, foram analisadas 51 espécies apontadas com risco de extinção a partir dos seguintes fatores: intensidade das ameaças e confiabilidade dos registros.

Encontrada nos municípios de Juazeiro e Curacá, ambos na Bahia, a Ararinha-Azul é uma espécie de aproximadamente 57 centímetros com plumagem em tons de azul. Segundo alguns dados, as últimas espécies vivendo em liberdade foram identificadas até 2001.

No entanto, especialistas informam que a Ararinha-Azul é um tipo de ave com “perigo de extinção”. Há informações não confirmadas da existência dela em Pernambuco e no Piauí.

LEIA MAIS