Professor da Univasf publica e-book com instruções de viola nordestina afinada em realejo

Um convite à prática e ao entendimento da viola de dez cordas e da afinação em realejo, além de uma iniciativa para a difusão de um instrumento pensado em território piauiense. Assim é possível definir o e-book “Caderno de uma viola em realejo”, elaborado pelo professor do Colegiado de Antropologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI), Rainer Brito, em colaboração com a equipe do projeto de extensão “VÁRIA – Artes e Violas na Caatinga”, que coordena.

O livro foi lançado este ano e está disponível para download gratuito no site do projeto, uma iniciativa vinculada ao Colegiado de Antropologia.

LEIA MAIS

Cemafauna lança série de vídeos para tirar dúvidas sobre abelhas

As abelhas foram protagonistas nessa semana em Petrolina e Juazeiro (BA). Em meio a tantas dúvidas e medo da população, o Centro de Conservação e Manejo da Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), lançou uma série de vídeos na internet, para orientar a população.

Segundo o Cemafauna, esse comportamento das abelhas é natural. Por isso, a população deve manter a calma e acionar o SOS Resgate de Abelhas. “Ao avistar um enxame ou movimento de enxameação, o ideal é isolar a área, se proteger em local seguro, sair dessa área, acionar o resgate e aguardar o atendimento, que pode demorar devido ao grande número de chamados nesse período”, recomenda a bióloga Aline Andrade.

Ataque em Petrolina

Em Petrolina, uma pessoa morreu após um ataque de abelhas. O idoso de 71 anos estava nas proximidades do Cemitério Central, na tarde de segunda-feira (14), chegou a ser socorrido, mas veio a óbito no hospital. Outra mulher também precisou ser internada, mas ela passa bem.

A Secretaria de Saúde de Petrolina também esclarece que as abelhas não são vilãs. Pelo contrário, são essenciais na manutenção do ecossistema. Caso tenha avistado um enxame, a orientação é buscar o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) pelo número (87) 3867-4774.

 

Univasf prorroga inscrição para Mostra de Ed. Física e Artes

(Foto: Arquivo)

A Universidade Federal de Pernambuco prorrogou, até 27 de setembro, o prazo para inscrições na seleção da I Mostra de Educação Física, Ciência da Natureza e Artes (Meca). Dessa forma, os interessados em integrar o Meca devem encaminhar um email confirmando a inscrição.

O Meca será realizado entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, através do canal da Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC). Segundo a Univasf, o público alvo são professores da educação básica das redes pública e privada de ensino, que atuam nas áreas de Educação Física, Ciências da Natureza e Artes.

Cada participante deve encaminhar um vídeo. O produto deve ter duração mínima de 4 minutos e máxima de 5 minutos. A comissão organizadora sugere o uso de softwares e recursos de montagem e edição para integrar o material.

Serão selecionados 30 vídeos. Os selecionados serão divulgados no dia 28 de setembro. Para mais informações, basta acessar o site da Univasf.

Tribunal Regional Federal da 5ª Região mantém a suspensão da lista tríplice para reitor da Univasf

(Foto: Arquivo)

A Terceira Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) julgou a suspensão da Lista Tríplice para reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Em decisão unânime, na quinta-feira (10), em sessão telepresencial, no Recife, o órgão manteve a suspensão da lista tríplice, elaborada pelo Conselho Univesitário (Comuni) e encaminhada para o Ministério da Educação (MEC).

Desta forma, Paulo Cesar Fagundes Neves segue no cargo de reitor temporário até o julgamento final da ação. De acordo com o TRF5, o agravo foi para suspender temporariamente a lista tríplice, porque há a possibilidade de ilegitimidade de candidatura do professor Ricardo Santana de Lima.

LEIA MAIS

Univasf seleciona bolsistas para Programa de Educação Tutorial

(Foto: Arquivo)

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas, até dia 1º de outubro, para seleção de estudantes do grupo Conexões e Saberes – Saneamento Ambiental do Programa de Educação Tutorial (PET). São ofertadas 12 vagas, das quais seis para bolsista e as demais, a não bolsistas.

Podem participar alunos dos cursos de Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Civil, Ciências Biológicas, Engenharia de Produção e Engenharia da Computação. Os candidatos devem ter disponibilidade de 20h/semanais para ajudar no projeto.

As inscrições devem ser feitas através do Sistema de Inscrição em Processos Seletivos (PS).Quatro vagas remuneradas destinam-se a discentes de Engenharia Agrícola e Ambiental ou Engenharia Civil; uma vaga remunerada para Ciências Biológicas; uma vaga remunerada para Engenharia de Produção ou Engenharia da Computação. As restantes podem ser ocupadas pelos estudantes de Engenharia Agrícola e Ambiental ou Engenharia Civil. O resultado da seleção será divulgado no dia 13 de outubro. Mais informações no site da Univasf.

Professora da UNIVASF vai ministrar curso no Projeto #CulturaEmRedeSescPE

O curso “Deslocamento Inerte” acontecerá de 14 de setembro a 8 de outubro,  propondo diversos exercícios de criação utilizando desenhos e aquarelas. O objetivo é democratizar o acesso ao conhecimento teórico/prático das produções criativas nas artes visuais através de aulas virtuais e das técnicas, poéticas e teorias dos processos de criação.

As aulas serão ministradas por meio de vídeo aulas pela professora Morgana Caroline, licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, ela trabalha com desenho e aquarela tratando de temáticas de diversidade e o hibridismo na composição de imagens.

LEIA MAIS

Comunidades de Campo Alegre de Lourdes e Pilão Arcado (BA) recebem pontos digitais

Sete comunidades rurais, localizadas nos municípios de Campo Alegre de Lourdes e Pilão Arcado, ambos na região norte da Bahia, contam agora com centros digitais, após a instalação de 35 computadores, a partir da parceria entre as associações locais e a Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF).

A iniciativa é fruto do Projeto CRC – Centro de Recondicionamento de Computadores, e contou com apoio do Governo do Estado, por meio Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

O presidente da Associação Comunitária Beneficente Brejo Dois Irmãos, Cosme Alves de Sousa, avalia que a instalação dos computadores irá abrir as portas do mundo digital para os moradores da comunidade, principalmente para a juventude: “É muito importante para nós a instalação desses pontos digitais, pois vem nos ajudar, nos incluir digitalmente, pois a nossa comunidade é muito carente, nossos jovens não sabem nem o que é um computador, e agora têm essa oportunidade de tocar, manusear um computador”.

Na comunidade Brejo Dois Irmãos, os computadores foram instalados na escola local, que atende estudantes do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, também das localidades Pequi, Carrasco e Capoeira, no município de Pilão Arcado. O próximo passo será viabilizar a realização de cursos de capacitação para manuseio dos equipamentos e acesso à internet.

As comunidades contempladas pelo CRC são acompanhadas pela equipe técnica do Pró-Semiárido no desenvolvimento de atividades produtivas e também ligadas ao campo social. Nesse sentido, o apoio do projeto foi fundamental para intermediar a comunicação entre as associações e a UNIVASF, e atendimentos às exigências para viabilizar a chegada dos computadores.

“Como sabemos, as comunidades rurais sempre ficaram alijadas do direito de ter acesso à informática e à internet, e a gente acredita que esses pontos digitais nas comunidades são muito importantes para proporcionar a inclusão digital da população em geral, e principalmente dos jovens”, ressalta o pedagogo e técnico do Pró-Semiárido, Ângelo Nery. O técnico destaca ainda que o maior acesso a informações irá “ampliar as oportunidades individuais e coletivas dessas famílias”.

Depois da Facape, Univasf também decide manter atividades letivas de forma remota

(Foto: Arquivo)

No início da noite desta terça-feira (01), a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), divulgou nota informando que não vai seguir a orientação da secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, que autorizou nesta segunda-feira (31) a retomada das aulas presenciais e vai continuar atendendo seus alunos através de plataformas digitais.

Um pouco mais tarde, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) também enviou nota a imprensa informando que vai seguir o mesmo modelo da Facape. Confira a íntegra da nota.

NOTA OFICIAL

“A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) atenta aos questionamentos ensejados pela publicação do Governo do Estado de Pernambuco sobre a possibilidade da retomada das aulas presenciais no sistema de ensino superior, informa que manterá o cronograma das suas atividades acadêmicas na modalidade de ensino remoto em todos os campi da instituição, cumprindo a deliberação do Conselho Universitário (Resolução nº 14/2020) e Portaria 544, de 16 de junho de 2020, do Ministério da Educação (MEC) que, excepcionalmente, autoriza as instituições federais de ensino superior a substituição da modalidade de ensino presencial por aulas em meios digitais até 31 de dezembro de 2020, em virtude da situação de pandemia do novo coronavírus – Covid-19.”

Paulo César Fagundes Neves

Reitor

Exames da Covid-19 que eram realizados no Lacen em Recife passarão a ser feitos em Petrolina

Equipe do Laboratório de Diagnóstico Molecular de Covid-19 recebeu representantes do Lacen-PE.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) será a primeira instituição no interior do estado de Pernambuco a realizar o exame diagnóstico de Covid-19 utilizando a técnica RT-PCR, considerada a mais eficaz para detecção da doença ainda no início dos sintomas. As análises serão realizadas pelo Laboratório de Diagnóstico Molecular de Covid-19 da Univasf, que firmou parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, por meio do Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen).

Na última quinta-feira (20), o laboratório da Univasf recebeu a certificação do Lacen para entrar em funcionamento. As análises terão início na próxima segunda-feira (31).

LEIA MAIS

Professor da Univasf será homenageado pela Câmara de Vereadores de Petrolina nesta sexta-feira (21)

Telio Nobre Leite, professor da Univasf.

O trabalho e a dedicação à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) levaram a Câmara de Vereadores de Petrolina, Casa Vereador Plínio Amorim a aprovar a concessão da Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Dom Malan ao professor do Colegiado de Engenharia Civil Telio Nobre Leite, ex-vice-reitor da Univasf.

A sessão solene de concessão da medalha de honra será realizada nesta sexta-feira (21), na presidência da Câmara Municipal, em Petrolina (PE), a partir das 11h, e será transmitida ao vivo pelo YouTube.

LEIA MAIS

Direção da Univasf emite Nota de Pesar pelo falecimento do estudante Gabriel Medeiros Nunes Santos

(Foto: Arquivo)

Uma Nota de Pesar sucinta foi encaminha a nossa redação, assinada pela reitoria da Univasf, solidarizando-se com os familiares do aluno Gabriel Medeiros Nunes Santos, que faleceu nesta terça-feira (18).

Confira a nota:

É com grande pesar que a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) comunica o falecimento do estudante Gabriel Medeiros Nunes Santos, do 8º período de Psicologia, ocorrido hoje (18), em Juazeiro (BA). A Univasf se solidariza com familiares e amigos do estudante, neste momento de dor e tristeza.

Paulo César Fagundes Neves
Reitor pro tempore da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

Professor da Univasf lança e-book de Anatomia Humana Básica

(Foto: Internet)

Os principais assuntos de anatomia humana estão reunidos no e-book “Anatomia Humana Sistemática Básica”, lançado neste mês de agosto e já disponível para acesso gratuito. Escrito pelo professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Braz José do Nascimento Júnior, do Colegiado de Farmácia, o e-book visa contribuir para a formação de estudantes da área de saúde, principalmente dos cursos de Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física e Terapia Ocupacional.

A obra pode ser encontrada no site da biblioteca da Univasf.

O e-book “Anatomia Humana Sistemática”  é composto por 11 capítulos, que têm como títulos: Anatomia de Superfície; Tegumento e Estruturas Anexas; Sistema Musculoesquelético; Sistema Nervoso; Sistema Sensorial; Sistema Endócrino; Sistema Circulatório; Sistema Linfático e Órgãos Linfoides; Sistema Respiratório; Sistema Digestivo; Sistema Geniturinário. O autor conta que o livro foi planejado para tornar o conhecimento desta área mais acessível e livre. “O conteúdo do livro foi pensado para ser de estudo complementar a outros livros e atlas de anatomia humana”, diz o professor.

Este é o primeiro livro publicado pelo professor Nascimento Junior. De acordo com ele, a produção do livro foi de aproximadamente um ano, desde o planejamento, escrita, produção de figuras e fotografias, diagramação e publicação com o International Standard Book Number/Internacional de Numeração de Livro (ISBN). O autor destaca que o e-book é uma fonte de conhecimento de grande importância para os estudantes, principalmente no cenário atual de distanciamento social, que requer dos docentes diferentes maneiras para minimizar os prejuízos no aprendizado.

ONG Proteger, Univasf e prefeitura de Petrolina estudam parceria em favor da causa animal

(Foto: Arquivo Pessoal)

Nesta segunda-feira (10), foi realizada uma reunião entre a prefeitura de Petrolina, representantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a ONG Proteger, que atua no resgate e cuidado de cães e gatos na região.

No encontro, as instituições estudaram a possibilidade de se firmar um convênio no intuito de oferecer serviços destinados à população animal de rua e carente do município.

Esse projeto deve ser desenvolvido com a participação de todos e tem como premissa fundamental a conscientização da população. A ideia é construir um plano de trabalho onde serão ampliados e fortalecidos os serviços e ações direcionados à saúde, proteção e bem-estar animal.

LEIA MAIS

MPF apura condutas irregulares de membros do Conselho Universitário da Univasf

(Foto: Divulgação)

Cerca de 100 estudantes se uniram e entraram no Ministério Público Federal, em Petrolina (PE), para apuração de condutas irregulares de alguns membros do Conselho Universitário (CONUNI) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Através do Ofício nº 383/2020/GABPRM3-TASN/PRM/PETROLINA, a Procuradora da República, Ticiana Andrea Sales Nogueira, notificou a Univasf, no dia 24/07/2020, sobre a investigação da denúncia de “que alguns de seus conselheiros podem estar usando de seu poder na administração superior para atrapalhar a resolução de problemas trazidos pela pandemia”.

No Oficio, a Procuradora alerta para possíveis manobras do CONUNI que possam implicar no “atraso da implantação de atividades acadêmicas remotas, com prejuízo irremediável de tempo e gasto sem retorno à comunidade do orçamento da instituição”.

O MPF solicita que a gestão se manifeste em 15 dias “sobre os fatos noticiados, informando notadamente: (a) se os períodos letivos que estavam em trâmite no início do ano foram interrompidos ou suspensos; (b) se a Universidade já tem posicionamento quanto ao retorno das atividades, indicando prazos e se ocorrerão por meio presencial ou por meio digital”.

Caso sejam comprovadas as denúncias, as penalidades podem variar de advertências até exonerações, dependendo da gravidade dos fatos comprovados.

ANTECEDENTES

A inconformidade de alguns integrantes do CONUNI começou com a suspensão da lista tríplice para Reitor pela Justiça Federal após a eleição de 2019, devido a indícios de irregularidade em sua composição.

Com o fim do mandato do Professor Julianeli Tolentino, em Março de 2020, o MEC nomeou o Professor Paulo César Fagundes como reitor Pró-tempore, até que se resolva a disputa judicial, atendendo aos requisitos legais,  mas gerando mais descontentamento dos integrantes do CONUNI que faziam parte do grupo que estava no poder há 8 anos na Univasf e outros que concordavam com esta narrativa.

Confira alguns indícios dos atos cometidos por integrantes do CONUNI que estão sendo investigados pelo MPF e que foram apontados como procedimentos irregulares:

  *  Agir “sempre apostando na crise institucional provocada pelo coronavirus” (Frase de um dos líderes do grupo que faz oposição a nova gestão);

 *   Promover a morosidade intencional em trâmites de processos internos;

 *  Dificultar a nova gestão acessar informações e dados institucionais setoriais;

 *   Produzir e reproduzir mentiras, xingamentos, calúnias, infâmias e difamações nas redes sociais;

 *   Promover intimidações aos membros da nova gestão através de ameaças de advogados;

 *   Fazer denunciação caluniosa contra membros da nova gestão para tumultuar, macular imagens de seus membros e fazer uso político da própria denúncia que fez;

 *   Tentar inviabilizar a nomeação de Pró-Reitores;

 *   Fixar faixas e fazer pichações nos prédios da Univasf com palavras depreciativas ao reitor e a nova gestão;

 *   Utilizar de expressões chulas e depreciativas na tentativa de humilhar e desqualificar membros da atual gestão no email institucional e redes sociais;

 *  Abrir procedimento ilegal de impeachment do Vice-reitor e do Reitor;

 *   Operar tumultos e confusões em reuniões do CONUNI;

 *   Recusar, sem justificativa convincente, a proposta do Sistema Excepcional de Atividades Remotas (SEAr) da nova gestão, cuja previsão de inicio era primeira quinzena de Junho;

 *  Formar Comissão para formulação de uma proposta de atividades remotas, mas que não apresentou proposta essencialmente diferente da proposta já apresentada pela gestão desde Maio, e ainda pode ter apresentado uma proposta menos apta do que o SEAr;

*    Impedir a participação de membros da gestão na Comissão Noesis.

Estes indícios estão disponíveis para o MPF em documentos, emails, imagens e videos.

Paulo Câmara inaugura hospital de campanha em Petrolina

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, esteve no início da manhã deste sábado (25) visitando o hospital de campanha, montado ao lado do Hospital Universitário, em Petrolina. A nova unidade hospitalar, exclusiva para atender pacientes com Covid-19, tem 100 leitos e já começa a funcionar na próxima semana.

O governador estava acompanhado acompanhado do prefeito Miguel Coelho, O Secretário de Saúde, André Longo, o Secretário de Ciência, Tecnologia, Lucas Ramos, do reitor pró-tempore da Univasf, Paulo César Fagundes e do ex-prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio, que foi a grande novidade da comitiva.

Após a vistoria no hospital de campanha Paulo Câmara falou com a imprensa. “São 100 leitos que estão sendo disponibilizados e vai se juntar a estrutura já existente, seja no hospital aqui de Petrolina, seja na UPAE, seja no hospital da universidade. O intuito é realmente fortalecer a região que abrange a região do São Francisco, do sertão do Araripe. A estrutura está montada, os esquipamentos estão prontos. Nós já tínhamos doados 40 novos respiradores aqui para a Universidade (Univasf) e vamos a melhor forma de instalarmos. Se não forem instalados aqui no hospital da universidade, vamos instalar em outras instituições do estado, seja UPAE, seja outros hospitais. Precisamos é ter a garantia de que se precisar de UTI, esses leitos estarão disponibilizados”, disse o governador.

Paulo Câmara também falou sobre o números da Covid-19 em todo o estado. “O quadro é preocupante no estado todo ainda, essa pandemia precisa de muito cuidado, precisa de muitas ações ainda. Evidentemente que a região metropolitana e a zona da mata teve uma diminuição dos casos, uma estabilização, mas ainda tem muito o que fazer. O agreste cresceu e o sertão também está crescendo. Então as medidas vão continuar com esse processo de equipamentos e de estruturas novas é que pode fazer a diferença para salvar vidas. Estive conversando com o prefeito de Petrolina e as medidas que ele vem tomou no últimos 15 dias os sinais mostram que conseguiram conter o crescimento e agora é a gente trabalhar dentro do plano de convivência para buscar diminuir efetivamente,” frisou o governador.

Mesmo sendo recepcionado pelo ex-prefeito Júlio Lóssio no aeroporto e o mesmo tendo o acompanhado durante a vistoria no hospital de campanha, Paulo Câmara evitou de falar em alianças para a próxima eleição. “A gente não está ainda discutindo eleição, a gente tá muito focado a tratar essa questão da pandemia, do coronavírus e esse é o nosso foco. As eleições vai cuidar dela no momento certo”, frisou o governador