Gerente regional da Compesa questiona postura da Armup sobre multas aplicadas

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A queda de braços entre a Prefeitura de Petrolina e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) resultou numa série de multas aplicadas pelo município à companhia estadual. Nessa terça-feira (3) o gerente regional da Compesa em Petrolina, João Raphael afirmou no programa Super Manhã, da Rádio Jornal Petrolina que a penalidade relacionada à Estação Elevatória do Pedra Linda não foi justa.

LEIA TAMBÉM:

População é a maior prejudicada pela disputa jurídica entre Compesa e Prefeitura, afirma presidente da companhia

“Falou-se que a Compesa ficou passiva, não respondeu. De forma alguma, ficamos surpresos com a notícia de que em vários dias a elevatória estava parado. Por que não notificaram a gente e esperaram dias para notificar? Colocamos operadores presenciais nessa unidade para avaliar a situação dela e já estamos estudando para saber se há algum problema em determinado horário”, comentou João Raphael.

Ainda segundo o gerente regional, todos os questionamentos feitos pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de Petrolina (ARMUP) estão sendo respondidos. A Compesa foi multada no último dia 29 por, segundo a Prefeitura, cometer irregularidades na Estação Elevatória do bairro Pedra Linda, quando foi contatado o despejo de dejetos no Rio São Francisco.

O diretor-presidente da ARMUP, Rubem Franca disse que a agência não se posiciona politicamente. “Nós pedimos em caráter urgente urgentíssimo, a Compesa foi notificada diversas vezes nesse ano e nada foi feito. Desde o dia 19 nós viemos monitorando essa elevatória que ficou vazando durante uma semana. Nós fazemos trabalhos técnicos, sem politicagem”, comentou.

População é a maior prejudicada pela disputa jurídica entre Compesa e Prefeitura, afirma presidente da companhia

(Foto: Aluísio Moreira/Divulgação)

Visitando Petrolina para cumprir agenda política com o Governador de Pernambuco, o presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares participou do programa Super Manhã, na Rádio Jornal e comentou a posição política da Prefeitura de Petrolina em “retaliar” a companhia por desalinhamento a Paulo Câmara.

“A gente analisa sob vários aspectos, o primeiro é em relação à população. Mais uma vez a população é prejudicada por uma briga que não é dela. Eu tenho a recomendação do governador Paulo Câmara de não misturar política com saneamento”, afirmou o presidente da companhia.

De acordo com Roberto Tavares, Petrolina é um dos municípios de destaque nacional no quesito de saneamento e criticou o desalinhamento político entre a gestão municipal. “Nós hoje estamos impedidos de fazer uma parte dos investimentos, aqueles com empréstimo de financiamento por conta de uma insegurança jurídica criada ainda na gestão anterior e que o prefeito atual não tomou iniciativa de resolver”, comentou Tavares.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina convoca estagiários aprovados em seleção de 2017

A partir desta segunda-feira (2) até a próxima quarta (4) os estagiários que participaram do processo seletivo de 2017 e foram chamados no Edital de Convocação nº 09/2018 devem comparecer até o escritório da Universidade Patativa do Assaré levando a documentação solicitada.

Nessa lista estão convocados alunos de nível superior, dos cursos de Ciências da Computação (manhã), Direito (manhã) e Economia (manhã). É necessário apresentar original e xerox dos documentos pedidos no edital. O escritório funciona no Centro de Convenções (1º andar), das 8h às 13h.

Quem não se apresentar no prazo perderá a vaga e outro aluno será convocado. A documentação e a lista dos alunos chamados está disponível no Diário Oficial de sexta-feira (29), no site da Prefeitura.

Prefeitura de Petrolina emite nota de pesar por morte de PM

Um acidente na manhã desse domingo (1º) terminou com a morte da policial militar Renata Marques. Ela também trabalhava na Secretaria de Saúde de Petrolina, que emitiu uma nota lamentando o falecimento da cabo. A PM era fonoaudióloga do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB).

LEIA TAMBÉM:

Policial militar capota veículo na Avenida Sete de Setembro

Ela morreu após seu veículo capotar na Avenida Sete de Setembro, em circunstâncias ainda não conhecidas. Renata deixa três filhos. Confira a nota da Secretaria de Saúde.

LEIA MAIS

Agrovila do Massangano ganha quadra poliesportiva

(Foto: Ascom)

Os moradores da Agrovila do Massangano ganharam um novo espaço de lazer. Na noite da quinta-feira (28) o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho inaugurou a quadrapoliesportiva reformada e coberta, na Escola Moisés Barreto.

Estimada em R$ 317 mil, a obra foi realizada com verba municipal e federal. A quadra ganhou novas traves, iluminação, pintura e alambrados, além de um novo piso.

“Essa obra não começou em nossa gestão, mas foi abandonada, apagada, e antes mesmo de assumirmos o governo, garantimos que iríamos entregar a quadra apesar de toda a dificuldade que encontramos no começo. Agora, todos podem comemorar, pois esse espaço é importante não só para a Agrovila mas para toda a região ribeirinha, que poderá fazer campeonatos e cuidar da saúde”, afirmou Miguel.

Eduardo Carvalho comenta saída da SEDURBS: “A gente deixou uma semente plantada”

Uma das mudanças anunciadas pelo prefeito Miguel Coelho em seu secretariado foi a saída de Eduardo Carvalho da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS). Carvalho exercerá o cargo de Assessor Especial e falou sobre a decisão no programa Super Manhã com Waldiney Passos.

LEIA TAMBÉM:

Miguel Coelho faz mudanças no governo com novos secretários e gestores

Para ele, o motivo da saída foi o lado familiar. Eduardo é de Recife e está morando em Petrolina desde o início da gestão de Miguel, em 2017. “Como escrevi nas redes sociais, agradeço ao nosso prefeito e a nossa grande e valiosa equipe de servidores e cargos comissionados. Sou de Recife e estou aqui em Petrolina nesses 18 meses com a dedicação total ao trabalho, mas chega num momento que a gente tem que pensar um pouco naqueles que fazem parte da nossa vida”, comentou.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina oficializa mudança na Secretaria de Educação

(Foto: ASCOM)

O Diário Oficial de Petrolina dessa sexta-feira (29) traz uma das mudanças prometidas pelo prefeito Miguel Coelho em seu governo. A secretaria de Educação até então ocupada interinamente por Larissa Soeiro passa às mãos de Margareth Zapponi.

A mudança foi anunciada por Miguel na quinta-feira (28), juntamente com outras nove alterações. A nomeação de Margareth data do dia 27 de junho, através da Portaria nº 01551/2018.

LEIA TAMBÉM:

Miguel Coelho faz mudanças no governo com novos secretários e gestores

No último dia 20 a exoneração da antiga secretária, Maéve Melo foi publicada no DO. Ela havia se afastado no final de 2017 em licença maternidade e optou por não retornar a sua função na administração pública municipal.

Conforme já publicado pelo Blog Waldiney Passos, a interina Larissa Soeiro exercerá função de Controladora Geral do Município.

Confira como ficará o funcionamento do comércio e repartições públicas na segunda-feira (2)

(Foto: ASCOM)

Em decorrência do jogo da seleção brasileira nas oitavas de final da Copa do Mundo, o funcionamento do comércio em Petrolina terá mudanças nesta segunda-feira (2). O River Shopping abrirá normalmente às 10h, mas as lojas terão horário facultativo.

Após o jogo as lojas têm que obrigatoriamente iniciar o expediente às 13h30 e encerrá-lo às 22h. Já o Hiperbompreço funciona das 8h às 22h, a Praça de Alimentação estará aberta das 10h às 22h.

Nos demais estabelecimentos da cidade, o Sindicato dos Comércio Varejista de Petrolina (Sindilojas) deu liberdade para cada empresário determinar o funcionamento da sua empresa.

LEIA MAIS

Morador do Antônio Cassimiro 1 denuncia som alto e pede ajuda dos órgãos competentes

(Foto: TV Estadão)

Um morador do bairro Antônio Cassimiro 1 entrou em contato com o Blog Waldiney Passos para denunciar um problema que tem acontecido na Rua Mar da Arábia (antiga Rua 10) há pelo menos três meses. Um estabelecimento comercial tem abusado do som alto e tirado a tranquilidade da comunidade.

Segundo o morador que preferiu não se identificar, uma loja de material de construções se transformou num boteco onde o som alto predomina até qualquer hora do dia, de segunda a segunda. Ele também afirma ter entrado em contato com a Polícia Militar e com a Prefeitura de Petrolina.

“Já tentei ligar para PMPE, Ordem Publica e ocorre de um órgão empurrar o problema para o outro, no final os moradores da Rua Mar da Arabia não tem mais paz, nem sossego”, desabafa. O morador teme acontecer algo pior com sua vida já que ele constantemente denuncia o problema e nada é feito.

O Blog entrou em contato com a Prefeitura de Petrolina e a Polícia Militar para saber por qual motivo as equipes não foram até o bairro atender a demanda na Rua Mar da Arábia. Estamos aguardando a resposta das duas instituições.

Domingos de Cristália cobra respostas às suas Indicações para zona rural de Petrolina

Vereador cobrou satisfação do município sobre seus pedidos (Foto: Divulgação)

Na sessão da quinta-feira (21), o vereador Domingos de Cristália (PSL) cobrou mais atenção da Prefeitura de Petrolina para o interior. Além de solicitar inclusão das comunidades rurais na programação do São João, ele pediu diretamente a Miguel Coelho, satisfação em relação às Indicações feitas por ele.

LEIA TAMBÉM:

Domingos de Cristália pede inclusão da zona rural no São João de Petrolina

“Eu tenho quatro Indicações aqui que eu fiz há um ano e seis meses atrás e até hoje nenhuma resposta eu recebi. Eu sou votado pelo povo Izacolândia”, comentou.

LEIA MAIS

Prefeitura afirma que responsabilidade pelo saneamento do São Joaquim é da Compesa

Esgoto toma conta de frente das casas do São Joaquim por falta de saneamento. (Foto: Leitor)

Mais cedo o Blog Waldiney Passos mostrou a denúncia de um morador do bairro São Joaquim. Desde 2007 a comunidade espera por melhorias nesse quesito e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) havia dito que não opera no local porque o mesmo ainda não é saneado.

Nossa equipe procurou a Prefeitura de Petrolina, que através da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA) informou que a responsabilidade por operar o saneamento básico na cidade é da Compesa.

LEIA TAMBÉM:

Compesa se posiciona sobre reclamação da falta de saneamento no bairro São Joaquim

Petrolina: Leitor reclama de falta de saneamento no bairro São Joaquim

Os moradores que se sentirem prejudicados devem acionar a companhia a fim de solucionar as demandas. De acordo com a SEINFRA, a questão do saneamento do São Joaquim deverá ser sanado com a conclusão de obras na bacia do Dom Avelar, cuja responsabilidade é da Compesa.

LEIA MAIS

Usuária critica atendimento na AME do Gercino Coelho, Secretaria de Saúde se manifesta sobre queixas

Uma moradora do bairro Gercino Coelho entrou em contato com o Blog Waldiney Passos e se queixou do atendimento médico prestado na unidade de Atendimento Médico Especializado (AME) Roza Maria, localizada no bairro Gercino Coelho.

Segundo ela, a médica escalada para atender as demandas de urgência nessa segunda-feira (18) iniciou seu expediente pouco antes de 9h e 40 minutos depois se ausentou da unidade, deixando os pacientes esperando por atendimento.

“É um absurdo chegar 7:00 e só ser atendido quase 13:00 porque a médica da urgência saiu no meio do expediente pra atender um paciente na rede particular”, criticou a moradora.

Ela também se queixou de outro ponto: a não emissão dos cartões do SUS. “Tem dias que tento renovar meu cartão e toda vez dizem que estão sem sistema, me mandam ir em outra unidade pra tentar ver se consigo emitir“, afirmou.

LEIA MAIS

Grupo de moradores questiona realização do Forró da Espora em área residencial: “por onde anda a fiscalização?”

O Forró da Espora desse ano será realizado no Estádio Municipal Paulo Coelho, como tradicionalmente acontece e   mesmo sendo uma importante manifestação cultural, a realização da festa não está agradando aos moradores no entorno do estádio.

Eles protocolaram um ofício na Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (SECULTE) ainda em junho de 2017, dias após a edição do ano passado, solicitando a não realização da festa no local nos anos seguintes, tendo em vista a perturbação do sossego da comunidade.

“Reivindicamos de V.Exa., como gestora da área de Cultura do município, que tal fato não venha a acontecer nos próximos anos, deslocando o Forró da Espora para um local apropriado e não no Estádio Municipal, no centro de Petrolina. Queremos deixar bem claro que não somos contra o evento, uma tradição dos festejos juninos na cidade, mas contra o local“, protestou o grupo no documento encaminhado à Prefeitura de Petrolina.

LEIA MAIS

Arrecadação do município deve superar valor de 2017, afirma Miguel Coelho

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Com o slogan de “o maior e melhor São João do Brasil”, a festa em Petrolina deve também refletir na arrecadação do município. Segundo o prefeito Miguel Coelho, somente com impostos o município deve obter mais de R$ 15 milhões, superando assim a arrecadação de 2017.

“Todo esse dinheiro que é movimentado na economia, todo mundo paga imposto e quando paga imposto, vem para a Prefeitura através de ISS. No período pós-São João, a Prefeitura teve um acréscimo de receita, a Prefeitura teve um acréscimo entre 12 e 15 milhões de reais e como a gente vai movimentar mais do que no ano passado eu acho que vai voltar uma cifra superior a 15 milhões aos cofres públicos oriundos de impostos“, disse Miguel na coletiva de imprensa.

Além de arrecadar mais, o município gastará menos tendo em vista que a realização do São João não é custeado apenas pela Prefeitura. A concessionária responsável pela estrutura do Pátio bancou R$ 700 mil e mais dois patrocínios devem fazer com que o Executivo gaste menos.

“Toda estrutura aqui é de responsabilidade da concessão, a gente não está pagando nada disso. A gente só vai pagar as atrações no Pátio Ana das Carrancas. Se a gente não tivesse nenhum patrocínio, se a gente não tivesse nenhuma contrapartida como a gente recebeu da concessão nós iríamos gostar em torno de cinco milhões e 800”, comentou.

“A gente tem compromisso e seriedade com o dinheiro público” afirma Miguel sobre recomendação do MPPE de suspender São João

(Foto: Ascom/PMP)

Às vésperas da abertura do São João no Pátio Ana das Carrancas, o prefeito de Petrolina se reuniu com a imprensa e comentou a recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) de suspender a festa na cidade. Para Miguel Coelho, a recomendação veio no momento no qual a cidade já havia superado a crise em decorrência da greve dos caminhoneiros.

LEIA TAMBÉM:

Prefeitura de Petrolina afirma que preparativos para São João seguem sem alteração

São João de Petrolina: Ministério Público do estado recomenda suspensão da festa

“É uma recomendação, a Prefeitura decide se segue ou se não segue. O parecer do promotor Carlan [Carlo] era em conta da greve dos caminhoneiros, todo o Brasil estava em crise, Petrolina também havia decretado. No dia que ele fez a recomendação, a gente tinha revogado o decreto, todo serviço público já havia retomado a normalidade”, disse aos jornalistas.

LEIA MAIS