Emício Junior desmente construção de novo Restaurante Popular no prédio Biblioteca Municipal

Ao longo da semana uma especulação de que a Prefeitura de Petrolina transformaria o prédio da Biblioteca Municipal em um nova Restaurante Popular causou estranheza na comunidade. No entanto, o secretário de Cultura, Turismo e Esportes (SECULTE), Emício Júnior desmentiu o fato.

“Eu desconheço a ideia, isso nunca esteve na mesa, nunca esteve em nenhuma discussão fazer um restaurante popular na Biblioteca até porque o próprio Centro de Petrolina já tem um e tem outros e diversos bairros que precisam dessa demanda”, revelou aos jornalistas durante a coletiva de imprensa do São João, realizada na quarta-feira (13).

O secretário admitiu os problemas estruturais no prédio da Biblioteca Cid Carvalho e assegurou que após o processo licitatório, a obra deverá ser executada em quatro meses. Enquanto isso, parte dela funciona no prédio ao lado da rádio Emissora Rural, no Centro da cidade.

“A Biblioteca ela tem problemas estruturais, a gente pediu para fazer um levantamento assim que assumiu e foi detectado necessidade de climatização, móveis e foi apresentado a um comitê para fazer a licitação. A Biblioteca não está totalmente fechada, ela funciona num prédio improvisado. O prazo depende da licitação, após terminado o processo licitatório o prazo é de quatro meses”, afirmou.

Leitor critica estrutura da AME Policlínica, Prefeitura afirma que prédio será reformado

A unidade de Atendimento Médico Especializado (AME) Policlínica, localizada na Avenida Tancredo Neves, foi alvo de reclamações de um leitor do Blog Waldiney Passos. Através do WhatsApp, ele se queixou dos problemas na infraestrutura do prédio.

Segundo o leitor, a AME Policlínica não tem estrutura para atender aos pacientes. “Aquele lugar é insalubre, as paredes são imundas, caindo pedaços, os banheiros impossíveis de usar. Tudo desorganizado”, desabafou.

De acordo com o leitor, os problemas no prédio se somam à falta de higiene de algumas enfermeiras da unidade. Ele afirma ter presenciado uma funcionária realizar exames sem os itens de higiene necessários. “Nem as enfermeiras se comportam como enfermeiras, não usam uniformes, luvas, nada pra auxiliar nos exames. Cadê a higiene?”, questionou.

LEIA MAIS

“As leis estão ai para serem seguidas”, destaca secretária durante campanha de enfrentamento ao trabalho infantil

(Foto: Ascom/PMP)

A semana em Petrolina é dedicada a conscientização pelo Dia Nacional do Enfrentamento ao Trabalho Infantil, comemorado nessa terça-feira (12). No final de semana as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH) deram início às atividades da campanha “Brincar, SIM. Trabalhar, NÃO”.

Durante a manhã de hoje, a SEDSDH promoveu uma ação na Praça do Bambuzinho, para alertar a população petrolinense sobre a importância de combater o trabalho infantil. Segundo a secretária Onélia Morais, ainda hoje existem muitos empresários que empregam menores em funções insalubres e prejudiciais a formação das crianças.

“O trabalho infantil é considerado esforçado, essa proibição se estende aos 18 anos quando se trata dos insalubres, nas ruas e oficinas mecânicas. Tudo isso é um trabalho esforçado a uma criança em formação, de zero a 14 anos“, comentou a secretária  em participação no programa Super Manhã, da Rádio Jornal.

Questionada pelos leitores a respeito da aplicação da lei, Onélia Morais fez questão de frisar que o trabalho infantil é liberado, quando feito dentro das normas.

“O lugar da criança é na escola, não necessariamente que você tem que criar uma criança sem fazer absolutamente nada. Fazer as coisas que diz ao bem estar dele é uma coisa, mas jogar as responsabilidades de uma casa nas costas dela é outra história. A educação familiar é com cada pai de família, a gente não pode influenciar, mas as leis estão ai para serem seguidas”, afirmou.

Criação de animal no Nova Petrolina tem causado problemas de saúde a moradores

Uma cena no Residencial Nova Petrolina tem tirado o sossego dos moradores do local. Animais criados na parte de trás de um bloco fazem lembrar a rotina na zona rural e a população está preocupada com a saúde das crianças residentes.

“Aqui é um residencial do Minha Casa, Minha Vida, não é roça pra criar bicho. Junta barata, junta lixo que o pessoal também joga no local”, relatou uma moradora que preferiu não ter sua identidade revelada.

Preocupada com o bem estar de sua filha e de outras crianças, a moradora pediu apoio da Prefeitura de Petrolina para solucionar o problema.

Outro lado

Questionada pela nossa equipe, a Secretaria de Saúde informou que uma equipe irá até o local na próxima semana vistoriar o residencial e tomar as medidas necessárias. A população pode registrar as denúncias na Prefeitura de Petrolina, através do 156, número da Ouvidoria. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também presta informações aos moradores, pelo (87) 3867-4774.

SEINFRA afirma que construção da ciclovia será retomada na segunda-feira (11)

(Foto: Ascom/PMP)

Quem passou pela Orla de Petrolina nessa sexta-feira (8) pôde perceber equipes trabalhando no local, retirando parte do piso intertravado colocado no local. De acordo com a Prefeitura de Petrolina, a remoção do material foi necessária porque a qualidade do piso não era a apresentada nas especificações contratuais.

LEIA TAMBÉM:

Prefeitura rescinde contrato com empresa responsável por obras na ciclovia da Av. Cardoso de Sá

Esse foi um dos motivos que ocasionou no rompimento do contrato com a empresa Ecomaq em março desse ano. Segundo a Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA), sob a responsabilidade da nova licitante o serviço começará já na próxima segunda-feira (11).

LEIA MAIS

Ordens de serviços autorizam obras no Parque Municipal e no Viaduto dos Barranqueiros

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho assina na tarde de hoje (8) duas ordens de serviços para melhorias no município. O Parque Municipal Josepha Coelho receberá um investimento de R$ 529 mil na construção de uma rede de irrigação e novos equipamentos de esporte e lazer.

Segundo a Prefeitura de Petrolina, o local deverá ainda ganhar uma pista bowl para skatistas, assim como um novo jardim sensorial, no evento marcado para 17h30, no próprio Parque Municipal.

Ainda no local, Miguel vai autorizar a Tropikalia Paisagismo a requalificar a área de lazer no entorno do Viaduto dos Barranqueiros. O espaço próximo à subida para Juazeiro ganhará uma nova estrutura verde com palmeiras e peças culturais, valorizando a cultura local e regional.

Prefeitura de Petrolina afirma que preparativos para São João seguem sem alteração

(Foto: Arquivo)

Depois de o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendar a suspensão do São João 2018, a Prefeitura de Petrolina emitiu uma nota oficial, alegando que não acatará a sugestão do promotor Carlan Carlo da Silva. Na Recomendação nº 03/2018, o promotor afirmou que devido à instabilidade criada pela greve dos caminhoneiros, não seria o momento certo para a realização da festa.

LEIA TAMBÉM:

São João de Petrolina: Ministério Público do estado recomenda suspensão da festa

Na nota a Prefeitura alega que na terça-feira (5), o prefeito Miguel Coelho revogou o estado de emergência decretado no último dia 28 de maio. Diante disso, não cabe à gestão “acatar a recomendação”, tendo em vista a importância da festividade para a economia local.

O texto afirma ainda que os preparativos seguem a programação normal, com os shows no Pátio Ana das Carrancas entre 15 e 23 de junho. Vale ressaltar que o documento apresentado pelo MPPE é apenas uma orientação e cabe ao Poder Executivo segui-lo ou não.

Confira a íntegra da nota:

LEIA MAIS

Guarda Municipal apreende veículo adulterado em Petrolina

Uma ronda ostensiva da Guarda Civil Municipal de Petrolina terminou com a apreensão de uma motocicleta adulterada. Os agentes estavam no Residencial Nova Petrolina quando avistaram dois homens em uma Honda CG 125 em atitude suspeita.

Ao verificarem a documentação do veículo foi identificada uma irregularidade no chassi da moto e a dupla foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil no bairro Ouro Preto. Os policiais suspeitam que a motocicleta tenha sido clonada.

São João: inscrições para Lounge da Acessibilidade começam amanhã (6)

(Foto: Jonas Santos/ASCOM)

A partir desta quarta-feira (6) pessoas com deficiência que tenham o interesse de assistir ao São João de Petrolina podem se inscrever no Lounge da Acessibilidade. As inscrições podem ser feitas até o dia 11, das 8h às 13h, na Secretaria da Mulher e Acessibilidade, localizada na Avenida Gilberto Freire, Vila Mocó.

Para a edição de 2018 a Prefeitura ampliou o número de vagas para 20 por noite. A secretária executiva da Mulher e Acessibilidade, Bruna Ruana, destacou a importância da inclusão na festa. “O Lounge acessível reafirma o compromisso social da nossa gestão a partir da inclusão das pessoas com deficiência em um evento tão grandioso que é o São João de Petrolina”, disse.

Documentação

É necessário apresentar xerox de RG e CPF, além de um laudo médico que comprove a deficiência emitido há no máximo um ano, xerox de algum documento com foto do acompanhante, comprovante de residência e número de telefone para contato.

Quaisquer dúvidas podem ser sanadas diretamente na Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), pelo telefone (87) 3867-3516.

Trabalhadores de cooperativa recebem kits em comemoração a Semana do Meio Ambiente

(Foto: Ascom/PMP)

Dando início às atividades da Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Petrolina entregou nessa segunda-feira (4) kits para os trabalhadores da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Raso da Catarina (COOMARCA), responsáveis por reciclar o lixo coletado na cidade.

Os kits são formados por calçados e luvas e servirão para os catadores executarem suas atividades no galpão municipal. O material foi entregue pelo secretário-executivo de Serviços Públicos, Alisson Oliveira e segundo a gestão municipal, foi um ato para valorizar aqueles que contribuem com o meio ambiente.

“Os recicladores atuam todos os dias em benefício do meio ambiente e por isso nós, enquanto poder público, temos de estar atentos em relação às melhorias do trabalho deles. Além dos EPI’s que foram entregues, também estamos trabalhando na implantação num plano de tratamento de resíduos sólidos do município para que possamos desenvolver em parceria com as cooperativas um trabalho ainda melhor e que possa atender toda a cidade, conforme orientação do nosso prefeito Miguel”, disse Alisson.

Operação Tapa-buraco é retomada em Petrolina

(Foto: Ascom/PMP)

Paralisada em consequência da greve dos caminhoneiros, a Operação Tapa-buraco foi retomada em Petrolina nessa segunda-feira (4). Pela manhã as equipes da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA) trabalharam nas Avenidas Cardoso de Sá, Monsenhor Ângelo Sampaio e na Rua André Vital de Negreiros.

Segundo o secretário Fred Machado, a Prefeitura de Petrolina precisou elaborar um planejamento para dar conta das demandas acumuladas nos últimos dias e falou sobre os bairros a serem atendidos nessa semana.

Além da Avenida Cardoso de Sá, que estava bem danificada, também vamos levar os serviços de recuperação asfáltica para outras localidades que estavam esperando a retomada da operação. Dessa forma, ao longo da semana pretendemos chegar no Rio Corrente, Distrito Industrial, José e Maria, Alto do Cocar, João de Deus e Parque São Gonçalo, além do Perímetro Irrigado onde desde o mês passado intensificamos as ações de manutenção das vias”, disse.

Insegurança jurídica prejudica realização de serviços em Petrolina, afirma gerente regional da Compesa

Gerente regional da Compesa, João Raphael (Foto: Blog Waldiney Passos)

O gerente regional da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), João Raphael afirmou que os imbróglios jurídicos envolvendo a companhia e a Prefeitura de Petrolina prejudicam o andamento de obras importantes para a população. Isso porque a insegurança do cumprimento ou não do contrato de concessão afeta a execução de obras.

“A gente continua prestando até que essa situação jurídica se resolva. Eu não queria entrar no mérito jurídico, isso deve ser julgado pela Prefeitura e pelo presidente da Compesa e se houver alguma questão que não cheguem a um acordo, deve se resolver no âmbito jurídico. Nosso papel aqui é continuar com os serviços, mas toda essa insegurança ela leva prejuízos para a população. Atualmente nós temos R$ 38 milhões de reais disponíveis com recurso que a Compesa tem contrato de empréstimo, é um recurso que não vem do Governo Federal e a gente não vai aplicar se não tiver uma segurança de concluir o contrato de concessão“, disse o gerente regional no programa Super Manhã.

Irregularidades nas ligações

Segundo João Raphael esse é o principal motivo para o não saneamento dos bairros Dom Avelar e Antônio Cassimiro, iniciadas no primeiro ano de gestão do prefeito Miguel Coelho. Além disso, o gerente regional da Compesa em Petrolina comentou a respeito das ligações clandestinas encontradas no município.

De acordo com João Raphael, há um registro “muito grande” dessas irregularidades e os responsáveis estão sendo punidos. “Recentemente a gente encontrou no Centro de Petrolina um prédio com uma ligação clandestina, a gente tem encontrada demais. A gente tem cerca de 10% de fraudes nessas ligações e eleva nossas perdas e vamos punir essas pessoas, primeiramente com multas e processos judiciais”.

São João dos Bairros na Areia Branca termina com recorde de público

(Foto: Jonas Santos/Ascom)

A segunda noite de festa no bairro Areia Branca trouxe um recorde para o São João dos Bairros. Segundo a Prefeitura de Petrolina, mais de 10 mil pessoas estiveram presentes no sábado (2) para acompanhar os shows de Ranieri e Banda, Taline Clara e Arreio de Ouro.

Realizado no Bodódromo, a festa começou na sexta-feira com artistas locais e algumas atrações de fora que animaram o público. Esse foi o penúltimo final de semana do São João dos Bairros que já visitou o José e Maria, Avenida dos Tropeiros e terminará no próximo final de semana no Rio Corrente.

A festa é realizada pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (SECULTE) em parceria com a Central Única dos Bairros de Petrolina (CUBAPE).

Confira a programação do bairro Rio Corrente:

08/06 – Guilherme Dantas; André Mendes e Samuel Menino de Rua

09/06 – Adenys Vaqueiro; Lenno e Ricardinho e Glaucia – Banda New Bis

Criança Feliz: Prefeitura de Petrolina publica resultado final da seleção

(Foto: ASCOM)

A Prefeitura de Petrolina divulgou no Diário Oficial da quarta-feira (30) o resultado final do processo seletivo para contratação de profissionais temporários do programa “Criança Feliz”. O Edital n° 01/2018 da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos contém os aprovados em três funções.

Além dos nomes aprovados para exercer as funções de Supervisor Social, Motorista e Educador Social também foram divulgados os resultados dos recursos interpostos pelos candidatos. O resultado final é apresentado com a colocação do candidato e pontuação.

Para conferir a lista completa dos aprovados basta acessar o site da Prefeitura Municipal e clicar no link Diário Oficial do dia 30/05.

Prefeito de Petrolina afirma que “período de incerteza” motivou realização da Jecana do Capim

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho afirmou mais cedo que o combustível garantido pela Justiça de Pernambuco à Prefeitura vai garantir a manutenção dos serviços por pelo menos mais oito dias. Mesmo com o estoque obtido, na terça-feira (29) a Prefeitura optou por adiar a realização da 47ª ediação da Jecana do Capim, programada para este final de semana.

LEIA TAMBÉM:

Crise do combustível: Jecana do Capim é adiada pela Prefeitura de Petrolina

Para Miguel, a decisão foi tomada para evitar problemas, tendo em vista o contexto no qual o município está inserido. “Ontem nós tivemos uma reunião com os organizadores e a gente estava preocupado exatamente por isso, porque a gente não sabe se vai ter combustível para a Guarda Municipal, para a Polícia e para o Samu, se vai ter gás de cozinha para fazer as comidades, se vai ter diesel para ligar os geradores. As pessoas precisam de gasolina para chegar ao Capim, então diante dessas dificuldades e dessas incertezas que se instalou no Brasil, a gente preferiu ser comedido e tomar uma decisão para poder dar ai mais 15 dias e fazer uma Jecana organizada e grande como ela merece”, afirmou em participação no programa Super Manhã, na Rádio Jornal Petrolina.

LEIA MAIS