Estádio de Petrolina ficará fechado por 10 dias, afirma SECULTE

Reparos nos vestiários e limpeza já começaram (Foto: Blog Waldiney Passos)

Em virtude da proximidade do Campeonato Pernambucano da Série A2, o Estádio Municipal Paulo de Souza Coelho em Petrolina ficará fechado por 10 dias. A informação foi confirmada pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (SECULTE), após o Blog ter apurado o fato ao longo da semana passada.

LEIA TAMBÉM:

Estádio Municipal de Petrolina começa a receber melhorias

Conforme já antecipamos, algumas partes do estádio já estavam recebendo melhorias. O fechamento por 10 dias tem como foco a melhoria no gramado que hoje é utilizado pelas equipes do Petrolina, Juazeirense e Carrancas Futebol Americano, além de jogos particulares.

A Série A2 do Pernambucano está previsto para ser iniciado em 12 de agosto, entretanto, até o momento a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) não divulgou o calendário da competição. Em 2018 a cidade terá os dois representantes de volta: 1º de Maio e Petrolina.

Comunitária chama atenção para esgoto no bairro Dom Avelar

Um esgoto que escorre da Rua da Ordem até a Avenida da Felicidade no bairro Dom Avelar provoca uma série de problemas aos moradores. Cansados de esperar uma solução, uma comunitária entrou em contato com o Blog e relatou a situação.

“Há exatos sete dias o coletivo do Dom Avelar não tem passado pelo trecho pois o esgoto que jorra a céu aberto impossibilita o tráfego. Ninguém toma nenhuma providência”, relatou.

Outro lado

Nossa equipe procurou a Prefeitura de Petrolina e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). A companhia informou que o saneamento é de competência municipal e enquanto não for solucionado o impasse entre município e Estado, os investimentos de R$ 38 milhões não poderão ser aplicados na cidade.

Segundo o município, responsabilidade de operar o saneamento em Petrolina é da Companhia. A Prefeitura disse ainda que a situação deverá ser solucionada quando o Estado executar as obras na bacia do bairro, apresentando o projeto da obra e investindo os recursos assegurados via empréstimo.

Carro abandonado no Vivendas preocupa moradores do residencial

Um veículo abandonado entre a Rua P e a Rua O, no Residencial Vivendas tem tirado o sossego dos moradores. Isso porque, além de estar ocupando um espaço público, o carro serve como depósito de lixo.

De acordo com uma leitora que procurou nossa produção, o carro foi abandonado há alguns meses e desde então os moradores o utilizam como lixeiro. “É um cheiro forte que fica, fora o risco de transmissão de doenças porque o lixo fica exposto ali”, disse.

Os moradores não souberam informar a quem pertencia o carro que está sem placa. Nossa equipe procurou a Prefeitura de Petrolina, que está ciente da situação e enviará uma equipe ao Vivendas.

Empréstimo da Prefeitura junto à Caixa garante investimento de R$ 60 milhões em pavimentação

Secretário destaca obras da SEINFRA (Foto: Blog Waldiney Passos)

Além dos serviços de pavimentação e requalificação de vias públicas em Petrolina já em andamento, o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA), Fred Machado afirmou que mais recursos chegarão ao município.

Isso porque na segunda-feira (23) os vereadores aprovaram por 18 votos a 3 a autorização desse empréstimo, em sessão extraordinária que contou com a presença de Miguel Coelho na plateia.

LEIA TAMBÉM:

Principais avenidas de Petrolina serão recapeadas, afirma secretário da SEINFRA

Vereadores aprovam Projetos do Executivo em sessão extraordinária

“O prefeito Miguel Coelho está prestes a assinar um investimento, um empréstimo junto à Caixa Econômica Federal de R$ 60 milhões, um volume desse altíssimo pra implementar só pavimentação na cidade”, disse ao Blog Waldiney Passos.

No começo da semana Fred havia anunciado obras na Avenida Tapuio, através de emenda parlamentar do deputado federal Fernando Filho e outros serviços que estão em fase de licitação, devido à alta quantia para execução das obras.

Proprietário de terreno baldio no Dom Avelar será notificado, informa SEDURBS

Na quarta-feira (25) o Blog publicou a reclamação de uma moradora do bairro Dom Avelar, sobre um terreno baldio ao lado de sua residência. A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS) informou que uma equipe da Gerência de Fiscalização de Obras e Postura irá até o local.

LEIA TAMBÉM:

Moradora cobra fiscalização da Prefeitura sobre terreno baldio no Dom Avelar

A visita na Rua do Cobre é para identificar quem é o proprietário do terreno e notificá-lo, para que a limpeza seja feita. O dono do espaço está sujeito à multa que varia entre R$ 500 e R$ 1300.

Confira a resposta da SEDURBS:

LEIA MAIS

Moradora cobra fiscalização da Prefeitura sobre terreno baldio no Dom Avelar

Um terreno baldio na Rua do Cobre, no bairro Dom Avelar tem gerado muita dor de cabeça a uma moradora que preferiu não se identificar. Ela relata ao Blog que reside no local há mais de um ano e o proprietário nunca apareceu para cuidar do terreno.

Enquanto isso, o lixo se acumula e cresce a aparição de baratas, escorpiões e do mosquito da dengue. “Os insetos estão invadindo a rede de esgotos e entrando pelos ralos da minha casa e a noite entram pelo portal frontal já que vivem circulando por minha calçada”, comenta.

O terreno é localizado ao lado da residência da moradora e para evitar mais transtornos, ela tem custeado a dedetização da sua casa.

Nós procuramos a Prefeitura de Petrolina para registrar essa denúncia e estamos aguardando o retorno da secretaria competente.

Estádio Municipal de Petrolina começa a receber melhorias

Equipes foram vistas trabalhando no Estádio Paulo de Souza Coelho (Foto: Blog Waldiney Passos)

A casa do 1º de Maio e do Petrolina no Campeonato Pernambucano – Série A2 em agosto já está recebendo melhorias. Equipes da Prefeitura Municipal foram vistas trabalhando no Estádio Paulo de Souza Coelho na manhã dessa terça-feira (24), executando a limpeza na parte externa.

Conforme o Blog Waldiney Passos apurou, os vestiários também estão sendo contemplados com melhorias em sua infraestrutura. Representantes da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (SECULTE) estiveram no local, acompanhando os serviços.

Oficialmente a Prefeitura não quis se manifestar a respeito das obras, mas o Blog conseguiu apurar que esse primeiro serviço é de responsabilidade da SECULTE. Caberá à Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA) a reforma completa no Estádio, que já está em fase de licitação.

O Campeonato Pernambucano da Segunda Divisão está previsto para começar em 12 de agosto, no entanto, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) ainda não divulgou o calendário da competição.

Moradores voltam a denunciar presença de animais no Nova Petrolina

O Blog Waldiney Passos recebeu uma denúncia de moradores do Residencial Nova Petrolina. Algumas pessoas montaram uma espécie de curral no condomínio popular e isso tem gerado problemas à comunidade. Além do mau cheiro, o risco de doenças é grande.

A situação já foi mostrada pela nossa equipe, em junho e a Secretaria de Saúde havia informado que uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses iria até o local verificar a situação.

LEIA TAMBÉM:

Criação de animal no Nova Petrolina tem causado problemas de saúde a moradores

Mas segundo uma moradora, até o momento nenhuma ação foi tomada. “Continua do mesmo jeito, os bichos soltos e as crianças correndo risco de ficar doentes“, relatou.

Nossa produção entrou em contato com a Prefeitura de Petrolina para saber quais medidas serão tomadas no Nova Petrolina. Estamos no aguardo de uma resposta.

Principais avenidas de Petrolina serão recapeadas, afirma secretário da SEINFRA

(Foto: Blog Waldiney Passos)

As obras de pavimentação e requalificação de vias públicas em Petrolina podem ser vistas em diversos bairros da cidade, da zona oeste a leste. Os serviços são oriundos de recursos próprios, obtidos através de emendas e de verba federal do Programa de Aceleramento ao Crescimento (PAC).

LEIA TAMBÉM:

“Petrolina voltou a crescer em termos de infraestrutura”, destaca secretário Fred Machado

O secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA), Fred Machado esteve no Blog apresentando um balanço desses serviços e revelou ainda que as principais avenidas de Petrolina serão recapeadas através de um recurso no valor de R$ 10 milhões.

LEIA MAIS

Lajedo ganha nova UBS, equipamento é o sexto entregue pela Prefeitura de Petrolina

(Foto: Alexandre Justino/Ascom)

O final de semana foi de festa na comunidade de Lajedo, zona rural de Petrolina. A Unidade Básica de Saúde (UBS) foi entregue aos moradores no sábado (21), sendo o sexto aberto pela Prefeitura Municipal em três meses.

Funcionando das 7h às 13h, o posto tem sala de recepção, vacina, procedimentos e curativos, além de consultório médio e assistência farmacêutica.

“A prioridade mudou, agora a Prefeitura tem carinho pela zona rural. Muitos postos de saúde foram fechados no passado para centralizar o serviço e no fim das contas piorou a vida, principalmente, do povo do interior. Mas agora estamos mudando isso e trazendo de volta o atendimento médico para quem precisa”, justificou Miguel.

De acordo com a gestão municipal, o Mandacaru, Alto do Cocar, N-6, N-4 e Capim já foram contemplados com UBS e outras seis ainda serão entregues.

Leitor questiona Prefeitura sobre presença de ambulantes em calçadas de Petrolina

(Foto: Arquivo Pessoal)

Em uma simples volta no Centro de Petrolina é possível encontrar ambulantes ocupando calçadas e espaços públicos, impedindo a passagem de pedestres. Um leitor entrou em contato com o Blog Waldiney Passos para questionar a presença dos comerciantes na calçada da VIIIª Dires, próximo ao Sesc.

Segundo o leitor, pedestres – muitos deles pacientes dos hospitais na região – são obrigados a passar pela rua, já que as barracas e vendedores ocupam a calçada.

LEIA MAIS

Instalação de postes na Avenida Cardoso de Sá continuará nessa semana, informa Prefeitura de Petrolina

(Foto: Ascom)

Prevista para ser concluída hoje, a realocação de postes na Avenida Cardoso de Sá continuará pelo menos até sexta-feira (27). Isso porque a demanda tornou-se mais complexa do que o esperado, dessa forma o local continuará sem iluminação na ciclovia da Orla.

As regiões afetadas pela falta de iluminação vão do campus da Universidade de Pernambuco até um posto de gasolina localizado na rotatória da estrada do Jatobá. O secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos, Fred Machado alerta a comunidade para redobrar a atenção.

“Infelizmente o trabalho que havíamos planejado vai demorar um pouco mais para ser concluído. Neste período, pedimos que os condutores diminuam a velocidade e redobrem a atenção ao passar pelo local e que os pedestres evitem transitar naquela região no período da noite. A fim de garantir a segurança do pessoal, já pedimos para a Guarda Civil Municipal reforçar o patrulhamento naquela área durante esta semana”, disse.

20 postes serão realocados no trecho de aproximadamente 400 metros. O serviço foi iniciado na semana passada e foi feito para deixar um espaço entre a construção da pista e o passeio da ciclovia.

“Petrolina voltou a crescer em termos de infraestrutura”, destaca secretário Fred Machado

Secretário destaca obras da SEINFRA (Foto: Blog Waldiney Passos)

Obras de infraestrutura, de lazer, educação e saúde. Por todo canto de Petrolina é possível observar melhorias na cidade e o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA), Fred Machado esteve no Blog Waldiney Passos para apresentar um balanço desses serviços.

A SEINFRA tem a função de acumular as obras de todas as secretarias municipais, para ter o controle de projetos, licitações e toda o processo de execução dos serviços. Para Fred, em menos de dois anos é possível notar o crescimento da cidade, mesmo no atual contexto nacional de instabilidade econômica.

“A gente nota que Petrolina voltou a crescer em termos de infraestrutura, em termos de grandes obras que fazia tempo que a população de Petrolina não via a quantidade de obras que a gente tem dentro do município. A gente está conseguindo angariar recursos importantíssimos para dar uma mexida na cidade”, afirmou o secretário.

LEIA MAIS

Comunidade do Porto da Ilha ganhará quadra poliesportiva

(Foto: Ascom)

Mais uma quadra poliesportiva será construída na zona rural de Petrolina. O prefeito Miguel Coelho esteve no Porto da Ilha nessa semana, onde assinou na quinta-feira (19) a ordem de serviço para o início da obra cujo investimento será de R$ 209 mil.

O município estabeleceu o prazo de oito meses para entrega da obra. A estrutura do local contará com alambrados, arquibancada, rampa de acessibilidade e equipamentos esportivos, além da iluminação. Com o Porto da Ilha são 26 quadras poliesportivas entregues ou reformadas pela Prefeitura.

“São mais de R$ 5 milhões em investimento para essas quadras nos bairros e zona rural. Esses equipamentos serão importantes para incentivar o esporte e oferecer uma opção de lazer para as crianças e jovens de comunidades que não possuíam muitas alternativas para uma convivência saudável”, destacou Miguel.

Prefeitura de Petrolina se manifesta sobre construção no Vivendas

(Foto: Arquivo Pessoal)

O Blog Waldiney Passos mostrou na manhã desse sábado (21) uma construção iniciada por moradores e comerciantes dos Residenciais Vivendas 1 e 2, em Petrolina.

LEIA TAMBÉM:

Moradores do Vivendas se unem para construir espaço destinado a comércio no residencial

Na quinta-feira (19) eles começaram por conta própria a obra de uns boxes destinados ao comércio no local. A Prefeitura de Petrolina se manifestou dizendo que a obra é irregular, já que o município não autorizou a construção dos boxes.

Uma moradora afirmou que o projeto dos boxes foi elaborado por um morador, o que também configura irregularidade.