Rodrigo Galvão é oficialmente nomeado chefe de Gabinete de Miguel Coelho

Rodrigo Galvão será o novo chefe de gabinete do Prefeito Miguel Coelho. (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Anunciada em meados de janeiro, a nomeação de Rodrigo Galvão para o cargo de chefe de Gabinete na Prefeitura de Petrolina foi publicada no Diário Oficial de quinta-feira (31), através da Portaria nº 1.920/2019. Galvão deixa suas responsabilidades a frente da secretaria executiva de Esportes para atuar diretamente com o prefeito Miguel Coelho.

A chefia de Gabinete até então era ocupada por Fernanda Iara Carvalho que deixa o cargo e vai acompanhar o deputado estadual Antônio Coelho na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Além de Rodrigo, outros secretários tiveram suas funções modificadas pelo prefeito.

LEIA TAMBÉM:

Rodrigo Galvão deve assumir chefia de gabinete do prefeito Miguel Coelho

Miguel Coelho divulga nova estrutura do secretariado de Petrolina

Manoel Rafael de Oliveira Neto deixou a secretaria executiva de Habitação e foi nomeado para Coordenação de Convênios. Em seu lugar assume Thulio Teobaldo que anteriormente exercia o cargo de Diretor de Eventos. Henrique Guerra deixa a secretaria de Planejamento e Gestão para exercer a função de Assessor Especial.

Uma das novidades anunciadas por Miguel na reforma administrativa, Plínio Amorim foi oficialmente nomeado secretário de Planejamento e Gestão, retornando ao Poder Executivo Municipal na gestão dos Coelho.

Inscrições para concurso da Guarda Civil de Petrolina começam hoje

(Foto: Internet)

A partir dessa sexta-feira (1º) até o dia 17 de março os candidatos devem fazer a inscrição no concurso público da Guarda Civil Municipal de Petrolina. O certame prevê 80 vagas, entre oportunidades efetivas e cadastro de reservas.

LEIA TAMBÉM:

Edital para o concurso público da Guarda Civil de Petrolina é publicado

O concurso é organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB) e as inscrições podem ser feitas exclusivamente no site da banca. Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve ter pelo menos o ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação nas categorias A e B.

A taxa de inscrição custa R$ 125,00 e o pagamento deverá ser efetuado até 24h após a emissão do boleto bancário. Quem tem direito a isenção pode solicitá-la nos dias 11 e 12 de fevereiro, devendo obrigatoriamente efetuar sua inscrição até o dia 8 desse mês.

Concurso da Prefeitura de Petrolina atrai quase 27 mil inscritos que disputarão 370 vagas

(Foto: ASCOM)

A busca pela sonhada estabilidade profissional levou quase 27 mil pessoas a se inscrever para o concurso da Prefeitura de Petrolina que oferece  370 oportunidades em diferentes níveis de escolaridade. A seleção, lançada em novembro de 2018, disponibiliza 334 vagas para a área da Saúde e profissionais que atuarão na Administração Municipal e ainda 36 vagas para professor de Libras e Braile da Secretaria Municipal de Educação.

Além do grande número de inscritos, outro dado chama atenção no concurso público da prefeitura: quase 9 mil pessoas foram contempladas com a isenção na taxa de inscrição e farão a prova sem custo algum.  As vagas são para médicos, auditor fiscal I, enfermeiro, odontólogo, farmacêutico, auxiliar de laboratório, assistente social, bibliotecário, museólogo,  técnico agrícola, técnico em laboratório, técnico de enfermagem,  entre outras.

LEIA MAIS

Governo de Pernambuco rebate Prefeitura de Petrolina sobre atrasos no Garantia Safra

(Foto: Ascom/PMJ)

No começo da semana a Prefeitura de Petrolina informou aos agricultores da cidade que o pagamento do programa Garantia Safra sofreria problemas devido a um atraso de repasse do Governo de Pernambuco. Procurada pelo nosso Blog, a secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco (SDA-PE) emitiu uma nota e negou as afirmações do município.

LEIA TAMBÉM:

Governo de PE atrasa repasse do Garantia Safra e agricultores de Petrolina terão benefício prejudicado

Segundo a pasta estadual, o “Governo de Pernambuco cumpriu sua parte em relação ao Garantia-Safra” e teria dado aporte de R$ 12,4 milhões ao programa no último dia 15 de janeiro. Ainda de acordo com a SDA-PE, 120 mil famílias do Agreste e Sertão serão beneficiadas.

Confira a íntegra da nota

Em relação à nota “Governo de PE atrasa repasse e agricultores de Petrolina terão benefício prejudicado, diz prefeitura”, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco (SDA-PE) gostaria de esclarecer que:

O Governo do Estado de Pernambuco cumpriu sua parte em relação ao Garantia-Safra, com o aporte, no último dia 15 de janeiro, de R$ 12,4 milhões no programa, beneficiando 120 mil famílias em 102 municípios do Agreste  e Sertão. Cabe aos  municípios, um dos atores  envolvidos ao lado do Estado e da União, também honrarem seus compromissos para que os agricultores não fiquem desassistidos.”

Plano Municipal de Saneamento é debatido por entidades de Petrolina na manhã de hoje

Evento é organizado pela gestão municipal (Foto: Blog Waldiney Passos)

Organizada pelas Prefeitura de Petrolina, a audiência pública sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) está acontecendo nesse momento no Auditório da Fundação Nilo Coelho, no Centro da cidade. A intenção do encontro é apresentar à população o que já foi estudado pela empresa PPSEC Engenharia Ltda e também ouvir as sugestões dos moradores.

A mesa foi composta por membros da gestão municipal, mas o gerente-regional da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) em Petrolina, João Raphael de Queiroz também se fez presente na audiência, assim como lideranças de bairros.

Responsável por abrir o evento o prefeito Miguel Coelho destacou que o Plano Municipal não foca em apenas um bairro, mas em toda cidade. “O Plano de Saneamento vem fazendo analogia [do Plano Diretor Municipal] para que a gente possa olhar o abastecimento de água, de comunidades que em pleno 2019 ainda passa por problema de abastecimento de água”, ressaltou o gestor.

LEIA MAIS

Leitor cobra limpeza no bairro Atrás da Banca

Mais um morador do bairro Atrás da Banca procurou a redação do Blog para solicitar a limpeza da comunidade. A queixa é a respeito da sujeira nas ruas Fernando Reis e dos Operários, locais onde há muito lixo acumulado e resto de materiais.

“As ruas estão totalmente abandonadas, lixo, mato e até animal morto foi encontrado”, disse Adriano Silva à nossa produção. Segundo Adriano, a Prefeitura já teria sido acionada, porém não havia dado previsão sobre a limpeza.

Em contato com o Blog a secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA), a demanda será inserida no cronograma de trabalho das equipes de limpeza e manutenção da pasta.

Inscrições para processo seletivo da área social começam hoje

(Foto: ASCOM)

Desse sábado (26) até o dia 6 de fevereiro os profissionais que atuam na área de saúde poderão se inscrever no processo seletivo da Prefeitura de Petrolina. Há mais de 100 vagas e as inscrições são feitas exclusivamente via internet.

Os aprovados vão atuar na secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH). Podem se inscrever no certame candidatos com nível fundamental, médio e superior. As inscrições variam de R$ 50 a R$ 90, a depender do nível de escolaridade.

“É uma orientação do prefeito Miguel Coelho que possamos oferecer sempre o melhor, por isso, a prefeitura abre mais um certame para levarmos à população um atendimento de excelência  aos petrolinenses, com maior rapidez e qualidade no serviço”, afirma o secretário da pasta, Jorge Assunção.

O Processo Seletivo será realizado em etapa única de caráter eliminatório e classificatório. A prova será aplicado no dia 17 de fevereiro. A seletiva terá duração de um ano podendo ser prorrogada por igual período.

Prefeitura segue com interesse de municipalizar serviço, mesmo após reunião com a Compesa

(Foto: Arquivo/Agência Brasil)

A reunião entre Prefeitura de Petrolina, Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e representantes do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realizada nessa semana terminou com propostas debatidas entre as partes, mas o município seguirá com a ideia de municipalizar o serviço.

O prefeito Miguel Coelho reiterou o posicionamento da Prefeitura durante entrevista por telefone a Rádio Jornal Petrolina, ao programa Super Manhã com Waldiney Passos. “A gente defendeu o interesse do município de poder municipalizar o serviço, de tirar a Compesa porque a gente entende que a Compesa não faz os devidos investimentos necessários para que a gente possa ter um esgotamento sanitário de qualidade”, destacou.

Zona rural

Na visão do prefeito a Compesa quer ganhar tempo e refutou as críticas de que o município se nega a negociar com o Estado. Contudo, ele deixou claro que somente será possível avançar no diálogo se o Estado se comprometer com o município.

“A gente não pode discutir uma nova proposta se a Compesa não engloba os perímetros irrigados, o Nilo Coelho e o Maria Tereza, para que leve água tratada e também o esgotamento sanitário para essas localidades. São mais de 80 mil pessoas que moram na área irrigada de Petrolina. Nós colocamos essas condições e ficou acertada uma nova reunião após o carnaval”, afirmou o prefeito.

Licitação

Apear das conversas com a Compesa o município dará continuidade ao processo de PPP, que já está em andamento. “A gente vai continuar com a PPP, para que a gente possa até o carnaval concluir a nova licitação de água e esgoto”, frisou Miguel.

Prefeitura afirma que problemas na Rua 17 do Jardim Amazonas já estão sendo resolvidos

Moradores se queixaram com Blog sobre situação (Foto: Reprodução/WhatsApp)

O Blog mostrou na sexta-feira (25) a queixa dos moradores da Rua 17, no bairro Jardim Amazonas. Eles afirmam que o asfalto implantado pela Prefeitura de Petrolina é de baixa qualidade e que o serviço estaria inacabado. Nossa produção havia procurado a gestão, mas não havia obtido resposta a tempo de concluir a matéria.

LEIA TAMBÉM:

Moradores do Jardim Amazonas cobram atenção da Prefeitura sobre pavimentação na Rua 17

Após a publicação da matéria a secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA) informou em nota que “realiza o trabalho de pavimentação na Rua 17 do Jardim Amazonas com material conhecido como Tratamento Superficial Duplo (TSD) seguindo os mais altos padrões de qualidade”.

A nota afirma ainda que testes são feitos para comprovar a qualidade do material e que “durante a execução do serviço alguns problemas pontuais foram constatados e que já estão sendo resolvidos graças à articulação da SEINFRA junto à empresa responsável pela obra”, conclui a nota.

Ronaldo Cancão pede regulamentação da lei dos flanelinhas

(Foto: Internet)

Autor do projeto que originou a Lei nº 3.113/2018, o vereador Ronaldo Souza (PTB), mais conhecido como Ronaldo Cancão pediu a Prefeitura de Petrolina que faça a regulamentação dos flanelinhas da cidade. A lei municipal foi sancionada em novembro pela Câmara e até o momento não foi posta em prática.

Para o edil, é importante “separar o flanelinha de bem dos invasores que não flanelinhas”. Segundo Cancão, é necessário fazer algo antes que uma tragédia aconteça. “Só vai abrir os olhos quando assassinar um político, um médico, um filho de um promotor ou um juiz ou alguém da classe média? Assassinaram um flanelinha e não teve repercussão. Nós temos que fazer um trabalho urgente”, pontuou durante entrevista a Rádio Jornal na sexta-feira (25).

LEIA TAMBÉM:

Ronaldo Cancão comemora sanção de lei que regula atividade dos “flanelinhas”

Petrolina: Lei de regulamentação do trabalho dos “flanelinhas” é sancionada

A lei aprovada pela Casa Plínio Amorim cria pré-requisitos aos guardadores de veículos que deverão ser cadastrados na Prefeitura, apresentar antecedentes criminais, ser maior de 18 anos e fixa a não obrigação da remuneração pelo serviço prestado. “Nós não pudemos fechar os olhos para essa situação, está virando uma guerra fria”, destacou o edil.

O Blog Waldiney Passos entrou em contato com a Prefeitura de Petrolina a respeito do processo de regulamentação da lei, no entanto ainda não tivemos retorno. Reiteramos que o espaço do Blog está aberto aos esclarecimentos.

Moradores do Jardim Amazonas cobram atenção da Prefeitura sobre pavimentação na Rua 17

Um grupo de moradores do bairro Jardim Amazonas, em Petrolina (PE), procurou a redação do Blog nesta sexta-feira (25) para apresentar uma queixa quanto ao asfalto que está sendo implantado na Rua 17. Segundo a comunidade, o serviço custeado pela Prefeitura Municipal ainda está em andamento, porém, já apresenta problemas.

O asfalto estaria descolando e ganhou o apelido de “asfalto chocolate” pelos moradores. A obra ainda não foi concluída e isso vem causando outros problemas. “A gente queria que a Prefeitura fizesse esse asfalto. Mas tem gente pagando umas pessoas para concluir serviço, essa obra tem meses. A calçada é uma coisa boa, mas o asfalto deixa a desejar”, desabafou.

Nossa produção entrou em contato com a Prefeitura de Petrolina, solicitando informações a respeito do serviço na Rua 17. Entretanto, ainda não tivemos retorno. O espaço do Blog segue aberto aos esclarecimentos.

Estabelecimentos são multados por despejo irregular no rio São Francisco

(Foto: Ascom/PMP)

Equipes da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) identificaram na tarde de quinta-feira (24) irregularidades de duas empresas no bairro São José, por despejo direto no rio São Francisco. A ação realizada com apoio da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), dentro do programa Orla Nossa, descobriu que os estabelecimentos tinham ligação direta com o canal pluvial, mesmo existindo rede de saneamento.

Cada empreendimento foi multado em R$ 10 mil. Os proprietários têm 48h para fazer a ligação correta e caso não seja feito, os estabelecimentos serão interditados. Outras ligações irregulares foram identificadas, mas não foi possível saber a origem, mas as equipes vedaram a ligação.

“Desde o início da gestão tem sido uma preocupação do nosso prefeito Miguel Coelho o cuidado com o Rio São Francisco. Em mais uma ação, a AMMA vem desenvolvendo atividades para melhorar a vida dos petrolinenses e, principalmente, do Velho Chico”, disse o diretor-presidente da AMMA, Geraldo Miranda.

Novo CEO vai ampliar média de atendimentos da saúde bucal em Petrolina, afirma prefeito

Prefeito celebrou nova unidade em Petrolina (Foto: Blog Waldiney Passos)

A saúde de Petrolina ganhou um reforço na manhã dessa quinta-feira (24), com a inauguração do novo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do tipo 3. O CEO conta com sete unidades odontológicas e ofertará duas novas especialidades: Ortodontia Preventiva para crianças até 10 anos e especialista em Disfunção temporomandibular (DTM). Haverá ainda o serviço de prótese.

A solenidade contou com a presença de secretários, da vice-prefeita Luska Portela, vereadores da cidade, pacientes e do novo secretário-executivo de Esportes, Ferson. A secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque destacou o avanço da saúde na atual gestão. “Quando a gente chegou só tinha um CEO e ele estava fechado e a gente conseguiu avançar a passos largos na saúde bucal”, disse.

Compromisso

O prefeito Miguel Coelho agradeceu o empenho de toda a equipe e reafirmou seu compromisso com a saúde. “A gente não pode considerar que esses gastos na saúde sejam despesa, pelo contrário porque a gente está cuidando das pessoas em primeiro lugar”, finalizou.

O novo CEO está localizado na Rua Antônio Padilha, número 30, Centro da cidade, próximo ao Estádio Municipal Paulo de Souza Coelho e da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA). A expectativa é elevar o atendimento mensal na saúde bucal em três mil com o Centro inaugurado.

Terreno utilizado como lixão tira sossego de moradores do N5

A comunidade do Projeto Senador Nilo Coelho – Núcleo 05 é obrigada a conviver com um cenário que lembra um lixão: entulho acumulado, sacos de lixo abandonados, restos de objetos e obras, mau cheiro e presença de bichos. Isso porque, segundo leitores do Blog Waldiney Passos, um morador da Rua C, na Vila Velha tem se utilizado de um terreno vizinho para depositar o lixo.

“Ele junta baldes ferro, todo tipo de lixo e com isso aparecem mosquitos, ratos e etc. Ele não tem nenhuma autorização para depositar esse lixo”, denunciou a comunidade. Nas fotos enviadas é possível ver que até eletrodomésticos velhos são jogados no local.

Procurada pela nossa produção a Prefeitura de Petrolina informou em nota que vai enviar uma equipe ao local, na tentativa de localizar o proprietário do terreno e multá-lo. “A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDURBH) informa que uma equipe de Fiscalização de Obras e Posturas da Diretoria de Disciplinamento Urbano e Atividades Licenciadas irá visitar o local até a semana que vem a fim de identificar o proprietário do imóvel e notificá-lo a construir muro e realizar a limpeza do espaço de acordo com o que diz a Lei 10/83 que estabelece o Código de Posturas do Município”, diz a nota.

Ainda segundo a pasta, “o prazo para regularização previsto na legislação é variável de acordo com o tamanho do imóvel. Preliminarmente, caso não atendam a notificação, os proprietários estarão sujeitos à multa que varia entre R$ 500 e R$ 1300”.

Novos pontos de ônibus já estão sendo implantados em Petrolina

Ponto do Regente foi o primeiro a ser contemplado (Foto: Reprodução/Instagram)

A queixa dos petrolinenses quanto a situação dos pontos de ônibus na cidade está próxima de acabar. Equipes da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) começaram na noite de terça-feira (22) a implantar as novas paradas.

Segundo o prefeito Miguel Coelho, 40 pontos serão distribuídos pela cidade. O primeiro deles está localizado em frente ao Supermercado Regente, próximo à Praça do Bambuzinho, no Centro de Petrolina. “40 novos pontos de ônibus para dar mais conforto para quem usa o transporte público”, escreveu o gestor em suas redes sociais.

A parada tem assento de madeira, cobertura e iluminação. Nossa produção entrou em contato com a AMMPLA para saber quais pontos serão contemplados e o valor do investimento. Estamos aguardando retorno e reiteramos que o Blog segue aberto aos esclarecimentos.