Juazeirense encara Bahia de Feira precisando de vitória para se garantir na semifinal

A Desportiva Juazeirense volta a campo na tarde desse domingo (26), precisando de uma vitória simples para se garantir na Fase Final do Campeonato Baiano. O jogo de hoje não será fácil. Às 16h o Cancão de Fogo enfrenta o Bahia de Feira, fora de casa.

O time de Carlos Rabello começa a 9ª rodada com 13 pontos, ocupando a 4ª colocação. Já o Bahia de Feira tem 12 e está uma posição atrás. Para a Juazeirense são duas possibilidades: vencer dá a vaga na semifinal, independente dos outros resultados. Em caso de derrota, será preciso secar os rivais.

Todos os jogos desse domingo acontecem às 16h. Confira a seguir a programação do Baianão 2020:

16:00 Bahia x Fluminense
16:00 Doce Mel x Vitória
16:00 Bahia de Feira x Juazeirense
16:00 Vitória da Conquista x Jacobina
16:00 Jacuipense x Atlético

Jacobina perde para o Doce Mel e cai para a Série B do Campeonato Baiano

(Foto: Reprodução / Correio Feirense)

O Jacobina está rebaixado para a Série B do Campeonato Baiano. Lanterna da competição, o Jegue da Chapada perdeu para o Doce Mel por 4 a 0 na tarde desta quinta-feira (23), na Arena Cajueiro, em Feira de Santana e já não tem mais chances de deixar a última posição.

Antes da volta do Campeonato Baiano após a paralisação por conta da pandemia, a diretoria do Jacobina havia entrado com um processo no Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia (TJDF-BA) contra o retorno do Campeonato Baiano, alegando que a Federação Bahiana de Futebol havia imposto a data de retorno dos jogos. Entretanto, o pedido foi indeferido e o clube precisou montar o time às pressas para o jogo desta quinta.

Com o resultado da partida, o Jegue irá finalizar a temporada na décima colocação, enquanto o Doce Mel vai a sete pontos e se garante na elite do estadual na nona posição. O Jacobina fecha a competição contra o Vitória da Conquista, no Lomanto Júnior, e o Doce Mel enfrenta o Vitória, no Joia da Princesa. As partidas acontecem no próximo domingo (26), 16h.

Juazeirense vence Vitória da Conquista por 3 a 0 na volta do Baianão

Na volta do Campeonato Baiano nesta quinta-feira (23) a Juazeirense venceu o Vitória da Conquista por 3 a 0, no Adauto Moraes. Com gols de Wendell, Jeam e Rodriguinho, o Cancão de Fogo sobe na tabela e passa o Vitória.

No primeiro tempo, a equipe da Juazeirense mandou bola na trave e teve gol anulado antes de conseguir abrir o placar de 2 a 0 com Wendell e Jeam. O terceiro gol veio quase no fim do fim do segundo período.

Com o resultado, o Cancão de Fogo tem agora 13 pontos na classificação do estadual e ocupa a quinta colocação, passando o Rubro-negro da capital baiana. O Vitória da Conquista permanece com sete pontos, empatado com o Doce Mel, e foi para nona posição.

A próxima rodada desta fase do Baianão será no próximo domingo (26), às 16h. A Juazeirense enfrenta o Bahia de Feira, na Arena Cajueiro, e o Bode joga contra o Jacobina, que já está rebaixado, no Lomanto Júnior.

Jogos do Petrolina irão acontecer no Estádio Paulo Coelho com adoção de medidas de segurança

A Prefeitura de Petrolina apresentou, nesta quarta-feira (22), um termo de cessão do Estádio Municipal Paulo de Souza Coelho ao time do Petrolina Social Futebol Clube, para a realização de treinos e jogos do Campeonato Pernambucano Série A1.

Após avaliação da Secretaria de Saúde do município, ficou definido que o equipamento esportivo ficará liberado a partir desta quinta-feira (23), das 8h às 10h para treinamento da equipe, e para o jogo oficial da próxima segunda (27), das 8h às 19h.

LEIA MAIS

Com direito a Bellintani no rachão, Bahia encerra preparação para pegar o Náutico

(Foto: Felipe Oliveira /EC Bahia)

O Bahia finalizou na tarde chuvosa desta terça-feira (21) a preparação para enfrentar o Náutico. A partida será nesta quarta-feira (22), às 20h, em Pituaçu, pela última rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste.

Após um trabalho de aquecimento, a equipe tricolor trabalhou a bola parada ofensiva. Faltas e escanteios foram simulados para afinar as jogadas.

Na sequência, o elenco tricolor participou do tradicional rachão. Dessa vez, o trabalho recreativo teve alguns ingredientes a mais: a participação do presidente Guilherme Bellintani e a transmissão ao vivo da atividade na plataforma “Sócio Digital”.

A atividade foi vencida pelo time azul por 3 a 1, com gols de Anderson, Nino Paraíba e Gilberto. Daniel descontou para o time laranja. Com uma atuação discreta, Bellintani pouco tocou na bola. O momento de ápice do mandatário tricolor na brincadeira foi um carrinho do zagueiro Lucas Fonseca em cima dele.

Após o fim do rachão, os jogadores considerados titulares foram liberados, enquanto os demais permaneceram.

A provável escalação do Esquadrão de Aço para enfrentar o Náutico é a seguinte. Anderson; João Pedro, Lucas Fonseca, Juninho e Juninho Capixaba; Flávio, Ronaldo (Jadson), Élber, Rodriguinho e Clayson; Gilberto.

Petrolina é goleado e vai disputar quadrangular do rebaixamento no Pernambucano

Jogo aconteceu na Arena Pernambuco, em Recife. (Foto: Chico Andrade/Setur-PE)

As mínimas chances de conseguir escapar da zona de rebaixamento do Petrolina acabaram nesse domingo (19). A Fera Sertaneja enfrentou o Retrô, na Arena Pernambuco, em Recife, com a expectativa de conseguir um milagre para não ficar entre os quatro últimos colocados do Campeonato Pernambucano Série A.

No entanto, não deu para a equipe petrolinense. A Fera foi goleada por 5 a 0 e agora precisa achar forças para não voltar para Série A2 do estadual. A disputa para não cair vai ser contra Sport, Decisão e Vitória-PE.

LEIA MAIS

Tudo pronto para a retomada do futebol neste domingo na Arena de Pernambuco

(Foto: Chico Andrade/Setur-PE)

Após uma paralisação de quatro meses em decorrência da pandemia da Covid-19, o Campeonato Pernambucano retorna neste domingo para a última rodada da primeira fase. Na Arena de Pernambuco, o confronto será Retrô x Petrolina, equipes que duelam com planos distintos na competição. A equipe de Camaragibe, com 12 pontos, é a terceira colocada na tabela e tenta manter a boa posição, já que não há mais chances de alcançar a vice-liderança, ocupada pelo Salgueiro, com 16 pontos.

Já o Petrolina, oitavo colocado, sonha em livrar-se do quadrangular do rebaixamento. Para isso, precisa vencer na Arena por uma boa margem e torcer pelas derrotas de Central e Afogados.

LEIA MAIS

Dois jogadores do Petrolina testam positivo para a Covid-19

(Foto: Maria Akemi/Elas e os Esportes)

Dois jogadores do Petrolina testaram positivo para a Covid-19 e vão realizar um novo exame nessa quinta-feira (16). De acordo com o presidente da Fera Sertaneja, Jeferson Oliveira, dos 32 testes feitos pelo elenco e comissão técnica na última terça-feira, 18 resultados já foram divulgados.

Os testes para a Covid-19 fazem parte do protocolo de segurança da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) e do Governo do Estado para que os clubes possam voltar a treinar e dar sequência ao Campeonato Estadual, que retorna no domingo.

LEIA MAIS

Mesmo com toque de recolher, Feira de Santana e Juazeiro recebem jogos do Baianão

(Foto: Arquivo)

Uma das alegações do Jacobina na ação que abriu no Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia (TJDF-BA) pedindo a suspensão do reinício do Campeonato Baiano é que as cidades de Feira de Santana e Jacobina estão em regime de toque de recolher.

A Princesa do Sertão teve a medida decretada a partir desta terça-feira (14). A cidade próxima a Salvador abrigará o jogo do Jegue da Chapada contra o Doce Mel no dia 23 de julho, na outra quinta, na Arena Cajueiro. Juazeiro também adotou essa restrição e vai receber uma partida.

Das 10 equipes participantes do Baianão, apenas as que treinam nas cidades de Salvador – Vitória e Jacuipense -, e Vitória da Conquista – onde o time de nome homônimo vai receber o Jacobina no dia 26 de julho, um domingo – não enfrentaram medidas mais duras de restrição. Os estádios de Pituaçu e Barradão, na capital baiana, também vão receber partidas nas duas rodadas que encerram a primeira fase.

Além de Feira e Jacobina, outros municípios onde estão sediados a maioria dos clubes também estão sob toque de recolher. Dentre elas, Ipiaú, cidade do Doce Mel. Inclusive, o clube procura uma cidade para retomar os treinamentos e em 26 de julho fará o papel de anfitrião no Joia da Princesa, em Feira. Juazeiro teve o toque recolher prorrogado até o dia 26 de julho. Porém, a prefeitura liberou a utilização do Estádio Adauto Moraes tanto para a Juazeirense treinar como também para enfrentar o Vitória da Conquista, no dia 22.

O município de Alagoinhas é outro que faz parte da lista que determina o recolhimento. Com isso, o Atlético de Alagoinhas está se preparando num resort em Santo Estevão e vai reestrear como mandante diante do Bahia em Pituaçu. O centro de treinamento do Bahia está localizado em Dias D’Ávila, que também tem restrições. No entanto, o Tricolor conseguiu a liberação para realizar suas atividades junto às autoridades locais.

Filho do deputado Roberto Carlos deverá substituir o pai na presidência da Juazeirense

Randerson Leal, candidato a presidência da Juazeirense.

Diretor das divisões de base da Juazeirense, Randerson Leal será candidato à presidência da Juazeirense. O pleito deve ocorrer na próxima semana, após o deputado estadual Roberto Carlos (PDT), atual mandatário da agremiação, ter anunciado que irá deixar o posto (relembre aqui). A tendência é que ele seja eleito por aclamação.

“Roberto Carlos já vinha declarando há alguns anos que não queria permanecer à frente da Juazeirense. Tentamos convencê-lo do contrário, mas ele está realmente disposto a sair. Nos reunimos hoje e a diretoria chegou a meu nome por consenso. Então aceitei e vou me candidatar à presidência”, disse em entrevista ao Site Bahia Notícias.

Randerson é filho de Roberto Carlos, mas milita no clube desde a fundação em 2008. Ele é advogado especializado em direito do consumidor, direito eleitoral, direito público e controle municipal. Leal já foi diretor geral do Ibametro e diretor jurídico da Secretaria de Administração Penitenciária da Bahia (Seap-BA).

“Sempre participei ativamente do clube desde a sua fundação em várias funções. Fui diretor jurídico também e agora estou como diretor das divisões de base. Temos um alojamento padrão na Região Metropolitana de Salvador para 40 atletas. Conseguimos colocar vários atletas em grandes clubes do Brasil. Um deles é o volante Guilherme, de 16 anos, que está no Fluminense e já vem sendo monitorado pela Seleção Brasileira Sub-17. É um jogador que irá render bons frutos para o nosso clube. Vamos dar prosseguimento ao trabalho de Roberto Carlos. A Juazeirense é a terceira força do futebol baiano. Quem diz isso não sou eu, é o ranking da CBF, que aponta que estamos atrás de Bahia e Vitória. É trabalhar, planejar, para que possamos alçar voos maiores, como chegar na Série B, que é uma das nossas metas”, destacou.

CBF divulga tabela da Copa do Nordeste; confira

(Foto: Internet)

Sem Arena Fonte Nova, a Copa do Nordeste já tem locais e horários definidos para última rodada da primeira fase. No início da noite desta sexta-feira (10), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela de jogos do campeonato que vão acontecer nos próximos dias 21 e 22. Além de Salvador, como sede principal para receber as partidas, Feira de Santana, Mata de São João e Riachão do Jacuípe.

A Copa do Nordeste foi suspensa devido a pandemia em 16 março e, com a retomada em breve, a previsão é que a competição termina no dia 4 de agosto. Com a definição da capital baiana como sede para receber o restante das partidas, a Arena Fonte Nova ficará de fora da lista de estádios por abrigar um hospital de campanha para atendimento de pacientes com Covid-19.

LEIA MAIS

Futebol pernambucano deve voltar dia 19 deste mês com rodada decisiva para o Petrolina

Petrolina joga fora de casa contra o Retrô na última rodada.

O Governo do Estado anunciou nesta quinta-feira (9) a liberação dos jogos de futebol em Pernambuco a partir do dia 19 de julho. Em acordo firmado com a Federação Pernambucana de Futebol (FPF), ficou definido que as duas partidas finais do Campeonato Estadual serão realizadas na Arena de Pernambuco.

Mas antes da fase final, será disputada a última rodada da fase de grupos do estadual. Santa Cruz e Salgueiro já estão classificados para as semifinais. Quatro times se classificam para as quartas e os últimos quatro devem fazer uma disputa à parte para saber quem permanece na elite do estadual ou quem cai para Série A2.

LEIA MAIS

Clubes se reúnem e Campeonato Baiano será reiniciado no dia 22 de julho

O Campeonato Baiano já tem data para voltar. Em reunião realizada nesta quarta-feira (8) de forma remota, entre a Federação Bahiana de Futebol (FBF) e os dez clubes participantes, ficou decidido que a bola voltará a rolar no dia 22 de julho, uma quarta-feira.

Além disso, ficou também definido na reunião que as equipes poderão inscrever novos atletas para a disputa, mas aqueles que já jogaram as primeiras rodadas da competição por outras agremiações os clubes deliberaram e não aceitaram que estes atletas joguem pelos novos times.

Como exemplo, o caso do atacante Marcelo Nicácio, que iniciou o Baianão 2020 pelo Fluminense de Feira e é o atual artilheiro da edição, e foi contratado no durante a paralisação do futebol pelo Atlético de Alagoinhas. Nicácio não poderá defender a camisa do Carcará pelo estadual, mas vai participar da Série D do Brasileiro, prevista para iniciar no dia 6 de setembro.

O Baianão foi suspenso em março por conta da pandemia do coronavírus, faltando duas rodadas para o encerramento da primeira fase e a definição dos quatro semifinalistas. A zona de classificação é composta pelo Bahia, Jacuipense, Bahia de Feira e Vitória.

FPF e governo do estado devem se reunir nesta segunda para debater volta do campeonato Pernambucano

(Foto: Reprodução/FPF)

Nesta segunda-feira (06), 0 presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, deve se reunir com membros do Governo para debater sobre uma possível data do retorno do Campeonato Pernambucano. Segundo o mandatário, já existe um protocolo com uma série de restrições, no entanto, não há data definida para o retorno.

Segundo Evandro, o grande problema para a volta do estadual é a necessidade de fazer cinco a seis partidas no mesmo dia em locais diferentes. Ainda de acordo com o presidente da FPF, o campeonato deve acabar durante este mês de julho.

LEIA MAIS

Prefeito de Juazeiro descarta liberar futebol no município por enquanto

(Foto: Divulgação / Ascom Setre)

O prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim (PT), descartou liberar a retomada de treinos presenciais de futebol e muito menos as partidas do esporte bretão no município. O motivo é o aumento de casos de coronavírus na cidade. Somente no mês de junho 506 pessoas foram diagnosticadas com a doença.

“O comércio de Juazeiro [serviço não essencial] está fechado e aderimos toque de recolher [das 18h às 5h]. Neste momento não tenho como liberar estádios para treinos ou jogos de futebol. Só nesse mês de junho registramos 506 casos. Tivemos 25 óbitos aqui em Juazeiro. Mais para frente quando voltar ao normal, o futebol vai voltar, mas por agora não tem possibilidade. Nossa prioridade é salvar vidas”, disse Paulo Bomfim ao site Bahia Notícias.

Juazeiro, que fica localizada no norte da Bahia, conta com um representante no Campeonato Baiano, que é a Juazeirense. A competição ainda não teve seu retorno, mas a Federação Bahiana de Futebol (FBF) já trabalha para recomeçar o certame a partir da segunda quinzena de julho.