Depois de ser divulgado o caos no Hospital Universitário, o vereador Gilberto Melo denuncia super lotação também no Hospital Dom Malan

Vereador Gilberto Melo – PR. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Presidente da comissão de saúde da Câmara de Vereadores de Petrolina (PE), o vereador Gilberto Melo (PR), usou o microfone na sessão desta quinta-feira (12), para denunciar a falta de vagas também no Hospital Dom Malan, que é administrado pelo IMIP.

O vereador informou que a família de uma mulher, que estava em trabalho de parto, o procurou em seu gabinete na manhã de hoje (12), pedindo ajuda para que o mesmo fizesse contato com a direção do hospital para que a parturiente fosse atendida. A mesma havia chegado a unidade hospitalar na última terça-feira (10) e ainda não tinha sido levada para a sala de parto porque não havia vaga.

“A bolsa já tinha estourado e os familiares estavam preocupados, com medo de acontecer alguma coisa com a mãe ou então a criança já nascer morta. Então eu fiz de novo essa reclamação aqui contra o hospital Dom Malan, porque a gente recebe diariamente aqui queixa de super lotação. A gente sabe que o Dom Malan recebe pacientes de muitos municípios, mas é preciso que seja tomada uma providência. Não é admissível que uma paciente para ter criança desde terça-feira, hoje já sendo quinta-feira ainda tá lá aguardando uma vaga. E sabendo que a família me passou que ela não tinha condições de ter esse filho normal”, lamentou o vereador.

Gilberto Melo disse também, que vai provocar uma reunião com a Comissão de Saúde da Câmara para elaborar um relatório das denúncias recebidas. Esse documento deverá ser encaminhado ao Ministério Público e ao Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (CREMEPE), para que os órgãos possam apurar as irregularidades em relação ao atendimento e a super lotação no hospital.

No meio da tarde, a Assessoria de Comunicação do IMIP/Dom Malar informou, que surgiu a vaga na sala de parto e a parturiente teria passado pelo o procedimento de parto. Mãe e bebê já estão em alojamento conjunto, segundo a assessoria.

Nutricionista alerta para o consumo de chocolate em excesso durante a Páscoa

(Foto: Ilustração)

A Páscoa é uma data festiva que faz a alegria das crianças e adultos. Reunião em família, almoços, feriado e, claro, ovos de chocolate. Entretanto, o excesso de chocolate pode fazer mal à saúde, alerta Josimere Borba, nutricionista do Hospital Dom Malan/IMIP Petrolina (PE).

Embora seja rico em nutrientes, o consumo deve ser moderado. Ganho de peso e distúrbios gastrointestinais como diarréia, náuseas e vômitos são algumas das consequências do abuso.

Maior precaução e vigilância devem ter os pais de crianças com alergia a algum dos componentes do chocolate. “Nesses casos, deve-se parar de consumir e procurar orientação médica”, observa.

Sintomas como coriza, urticária, tosse seca e mal estar devem ser monitorados para alertar sobre o limite da ingestão. Aqueles que têm intolerância à lactose podem procurar ovos de chocolate amargo e meio amargo.

LEIA MAIS

Denúncia: Vídeo mostra esgoto voltando pelo ralo em sala de parto no Dom Malan em Petrolina

A situação das gestantes que necessitam do atendimento do Hospital Dom Malan/IMIP parece ser cada vez mais complicada. Aparentemente, a unidade sequer tem estrutura para receber as pacientes.

Em uma denúncia feita a este blog, uma parturiente mostra o esgoto voltando em uma sala de parto do hospital durante a chuva que caiu nesse domingo (4). A denunciante, que preferiu não se identificar, afirmou que sua prima estava na sala com sua filha que havia nascido há dois dias. “Inundou todo o hospital. voltando pelo ralo, água, fezes, um mau cheiro”, disse.

Diante da situação, a mãe da bebê ainda recorreu a uma assistente social para que alguma providência fosse tomada e, posteriormente, a uma médica. No entanto, foi informada de que nada poderia ser feito, a não ser mudar a parturiente de local. Mas ela não aceitou, já que todo o hospital, de acordo com a denúncia, estava com o mesmo problema.

A recém nascida ainda ficou em observação na unidade hospitalar, sem o consentimento da mãe, já que havia a possibilidade da bebê pegar alguma infecção, e recebeu alta na tarde desta segunda-feira (5).

Nós entramos em contato com a administração do hospital e aguardamos resposta.

Casa de Apoio Santo Expedito recebe doações do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina

(Foto: ASCOM)

Alimentos e material de higiene arrecadados durante o mês do dezembro, através da campanha Natal Solidário da equipe do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina, foram entregues na última sexta-feira (29).

O momento foi marcado pelas palavras de gratidão da fundadora da casa de apoio, Leodete Pires ou Dona Léa, como é mais conhecida. Ela agradeceu a equipe do Dom Malan/IMIP, aos funcionários, colaboradores, usuários e empresas parceiras, que contribuíram na campanha.

 “Mantenho essa casa há 16 anos com muito esforço e oração. Deus, em sua infinita bondade, não nos deixa faltar nada. Quando estamos em situação difícil sempre aparecem os anjos para nos ajudarem” disse.

A iniciativa faz parte de um projeto do IMIP, que busca realizar nesse período do ano, em sua sede e unidades gerenciadas, uma ação filantrópica que tenha como beneficiário alguma instituição social ou ONG.

De acordo com Kátia, esse foi mais um ano de sucesso da campanha. “Nós ficamos felizes de ver que, mesmo diante das dificuldades e da crise, as pessoas ainda se sensibilizam com causas como essa. E esse é o espírito que devemos manter durante todo o ano. O do olhar fraterno e solidário”, ressaltou na ocasião.

UPAE e HDM iniciam arrecadação de doações para Natal Solidário em Petrolina

As doações podem ser feitas até quinta-feira (14). (Foto: Arquivo)

O Natal Solidário da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e do Hospital Dom Malan, busca doações de itens de higiene e alimentos não perecíveis para o Natal Solidário.

As doações podem ser feitas até quinta-feira (14). Os interessados podem procurar as recepções da Unidade e deixar a sua contribuição em uma das caixas de coleta. Toda doação arrecadada será direcionada ao Cantinho do Aconchego – Casa do Idoso. A equipe da UPAE fará a entrega na sexta-feira (15), às 9h, com um momento festivo.

Já no HDM, a arrecadação prossegue até o dia 28 de dezembro, e os interessados também podem procurar as recepções para a doação. Os itens arrecadados no hospital serão enviados para a Casa de Apoio Santo Expedito, que acolhe pacientes e acompanhantes de várias cidades da região.

Maiores informações pelos telefones: (87) 3866-9613 – UPAE e (87) 3202-7079/7035 – HDM.

Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina recebe novos médicos

(Foto: Internet)

Visando atender à demanda de 150%, a qual o hospital é constantemente submetido, a direção do Dom Malan/IMIP de Petrolina busca sempre contratar novos médicos e profissionais de saúde. Somente este ano, já foram admitidos nas áreas de ginecologia/ obstetrícia e pediatria 18 médicos. Os mais novos recém-contratados chegaram agora em novembro e juntos formam uma equipe de 194 profissionais, incluindo os plantonistas e prestadores de serviço.

Todo esse esforço tem como objetivo prestar uma assistência à saúde humanizada e de qualidade à população dos 55 municípios da Rede PEBA, mesmo diante de todas as dificuldades enfrentadas pelo Sistema Único de Saúde no país.

“Os serviços públicos vivem superlotados e essa realidade no Dom Malan não é diferente. Mas, temos uma equipe coesa, dedicada e que busca fazer a diferença. Isso inclui os novatos, que inclusive procuram o HDM pelas boas referências do ensino, pesquisa e assistência”, considera o superintendente Etiel Lins.

Para Sérgio Fernandes Cabral, por exemplo, a oportunidade de trabalhar no Dom Malan soma-se à possibilidade de mudança de vida. “Venho do Recife em busca de uma melhor qualidade de vida para a minha família. Lá a gente trabalha muito, não tem tempo para os filhos e vive um dia a dia muito corrido. Quando soube da oportunidade no HDM não pensei duas vezes, até porque ressoa no estado o bom trabalho desenvolvido pelo hospital e todo mundo em Recife conhece o padrão de excelência do IMIP”, ressalta o médico.

LEIA MAIS

Em Petrolina, inscrições para o Processo Seletivo de Residência Médica do HDM/IMIP encerram neste domingo

Para concorrer é preciso fazer a inscrição via internet. (Foto: Arquivo)

Os interessados em participar do Processo Seletivo de Residência Médica para o ano de 2018 do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina têm até próximo domingo (12) para inscrição. No Dom Malan serão ofertadas 15 vagas.

As vagas ofertadas serão distribuídas da seguinte forma: 04 para residência em Obstetrícia/Ginecologia com duração de 3 anos (R1, R2 e R3), 10 para Pediatria com duração de 2 anos (R1 e R2) e 01 vaga de Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia com duração de 1 ano (R4).

Para concorrer é preciso fazer a inscrição via internet, no endereço eletrônico www.upenet.com.br. O Processo Seletivo será realizado em duas fases, sendo uma prova escrita de caráter eliminatório e classificatório, que será aplicada no dia 08 de dezembro deste ano, e uma análise curricular de caráter classificatório. Poderão candidatar-se estudantes do curso de medicina que comprovem a conclusão do curso até 31/01/2018, ou graduados que atendam aos pré-requisitos específicos.

Na solicitação de inscrição, o candidato deverá indicar a sua ordem de preferência pelas instituições de saúde que oferecem vagas para a área de especialização por ele pretendida. A ocupação das vagas será feita de acordo com a média final.

Petrolina: inscrições para Processo Seletivo de Residência Médica do HDM estão abertas

(Foto: Arquivo)

Os interessados em participar do Processo Seletivo de Residência Médica do Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), já podem realizar suas inscrições. As vagas são para o ano de 2018.

No total, estão sendo disponibilizadas 15 vagas. Dez para Pediatria, quatro para residência em Obstetrícia/Ginecologia e uma para Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia. As inscrições seguem até o dia 12 de novembro e podem ser realizadas através do site da UPE.

A Secretaria de Saúde de Pernambuco é responsável pela seleção, que conta com duas fases: Uma prova escrita, realizada em dezembro e análise curricular. Os estudantes de medicina com conclusão de curso até 31 de janeiro de 2018 podem participar do certame.

Vereador Rodrigo Araújo pede recuperação do canal no bairro Dom Malan

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O vereador Rodrigo Araújo (PSC) pediu, por meio de uma indicação, durante a última sessão na Câmara Municipal de Petrolina, que o Poder Executivo Municipal, junto à secretaria de infraestrutura, habitação e mobilidade, pudesse cobrir, limpar, drenar e recuperar o canal de esgotamento sanitário que passa pelo bairro Dom Malan.

De acordo com o parlamentar, o local tem sido visto como criatório de mosquitos e parte da população estaria deixando o bairro devido à situação.

“Os moradores apresentaram uma grande preocupação com o canal sanitário, já que o mesmo é atestado como um dos maiores criatórios de mosquitos em Petrolina, devido ao seu tamanho e pela falta de cuidado de outras gestões. Muitos moradores estão até deixando o bairro”, afirmou.

Petrolina: Vereador Gilberto Melo critica atendimento no Hospital Dom Malan

Para o vereador, é lamentável ver pessoas perdendo vidas no hospital. (Foto: Blog Waldiney Passos)

O vereador Gilberto Melo (PR) criticou, durante a sessão ordinária desta terça-feira (22), na Câmara Municipal de Petrolina, o atendimento oferecido pelo Hospital Dom Malan no município. De acordo com o parlamentar, são várias as reclamações que chegam sobre o serviço prestado pelo hospital.

“Eu tenho umas 15 reclamações de atendimento no Hospital Dom Malan. A gestante chega para no hospital e passa cerca de cinco horas para ser atendido. Uma criança chega para se consultar no Dom Malan, como foi relatado para mim recentemente, 5h e quando foi atendida já era próximo das 12h, depois que a criança teve uma convulsão”.

Para o vereador, é lamentável ver pessoas perdendo vidas no hospital. “A gente precisa cobrar para que o Governador interceda junto à administração do hospital para melhorar o atendimento na unidade. É lamentável a quantidade de gestantes que perdem seus filhos no Hospital Dom Malan e até a própria vida às vezes”.

Manoel da Acosap pede Audiência Pública para debater situação do hospital Dom Malan após morte de recém-nascido

O vereador sugeriu uma Audiência Pública para debater a situação do Dom Malan Imip Petrolina. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Após mais um caso de morte de recém-nascido no Hospital Dom Malan Imip, em Petrolina (PE), o vereador Manoel da Acosap (PTB), relator da comissão da saúde na Câmara Municipal, pediu uma Audiência pública para que seja debatido entre os parlamentares e os responsáveis pela saúde no Estado a situação do hospital.

“O Hospital Imip Dom Malan é bancado com 100% de recursos do governo do estado e é importante que se faça uma audiência pública com representantes de diversos segmentos que têm responsabilidade com esse assunto. Por se tratar de um hospital que atende mais de 56 municípios devemos colocar no requerimento de convocação para essa audiência o diretor do Imip Dom Malan de Petrolina, o secretário de Saúde de Pernambuco, a secretaria de Saúde de Petrolina, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado, dentre outros órgão. Essas pessoas devem vir para a gente poder sabatinar e a Câmara de Vereadores de Petrolina ter a oportunidade de saber como está o atendimento no hospital Dom Malan”, afirmou o vereador.

De acordo com o parlamentar, são muitas cidades para serem atendidas pela unidade hospitalar e alguma solução deve ser tomada como, por exemplo, a criação de maternidades em mas municípios do estado.

“A finalidade do hospital Dom Malan é atender gestantes de alto risco, parto normal não é lá. Como é que se explica que nenhuma cidade da região tem uma maternidade? Os partos de fácil rompimento tem que ser feitos em maternidades. Izacolândia tinha uma, Rajada também e todas foram fechadas no passado. Os prefeitos têm que fazer maternidades em seus municípios, porque é impossível o Dom Malan receber gestantes dessas cidades, o que chega a somar mais de 1 milhão de habitantes”, disse.

Denúncia: após descaso do Dom Malan, gestante perde bebê e está em estado grave; Criança que faleceu sumiu

(Foto: arquivo)

Um homem fez uma denúncia, na manhã desta quarta-feira (9), no programa ‘Super Manhã’, com Waldiney Passos, na rádio Jornal, sobre o descaso do Hospital Dom Malan Imip. Pedro Portugal, que reside no bairro Henrique Leite, em Petrolina (PE), afirmou que seu sobrinho recém-nascido foi vítima do mal atendimento da unidade hospitalar.

De acordo com Pedro, sua cunhada estava grávida de gêmeos, fez o pré-natal e foi constatado que as crianças estavam em ótimo estado. Contudo, segundo Pedro, na tentativa do hospital de induzir o parto normal, a gestante teve complicações e um dos bebês nasceu sem vida. A outra criança está na UTI e a mãe se encontra em estado grave.

(Foto: Waldiney Passos)

“A saúde de Petrolina é uma vergonha e , infelizmente, a vítima do descaso foi um sobrinho meu. Minha cunhada vinha grávida de gêmeos, deu entrada no último sábado, quando ficou internada. Tiraram a ultrassom no domingo, viram que as crianças tinham quase 4kg cada uma. Tudo normal! Mas, por tentar induzir o parto normal, houve essa fatalidade. Inclusive, na semana retrasada um amigo meu estava na mesma situação e tirou a gestante para levar para Juazeiro. O prefeito tem que acordar. Essa saúde de Petrolina está uma calamidade”, criticou Pedro.

Para piorar a situação, Pedro afirmou que o hospital não dá informações sobre a criança que nasceu sem vida. “Ninguém sabe onde está esse bebê, ninguém explica nada. A criança sumiu”, afirmou.

Equipe do MEC visita Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina

(Foto: arquivo)

Nesta sexta-feira (30) uma equipe do Ministério da Educação (MEC) esteve no Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina, para conhecer o local e a prática para o internato de medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

A visita fez parte do cronograma de avaliação do MEC, que de 4 em 4 anos realiza um diagnóstico de todas as faculdades, universidades e centros universitários do país, estabelecendo notas para o Conceito Preliminar do Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC) – sendo estes os indicadores que avaliam a qualidade das instituições de educação superior do Brasil.

O Dom Malan entra neste cenário por fazer parte da rede de ensino da Univasf. “Aqui no hospital eles fazem uma avaliação da estrutura oferecida aos internos e do serviço prestado ao programa de internato, justamente para se certificarem de que os alunos estão tendo todo o acompanhamento necessário ao aprendizado.

LEIA MAIS

Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina apoia o “São João Solidário do Hemope”

(Foto: Internet)

O Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina mais uma vez está apoiando a campanha de doação de sangue do Hemope para o São João, que começou dia 05 e vai até 30 de junho.

A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção da população sobre a importância da doação de sangue, principalmente em épocas do ano onde as demandas dos hospitais de todo o estado aumentam, como é o caso do período junino.

No HDM, a equipe do Serviço Social está distribuindo folders e trabalhando essa sensibilização junto aos pacientes, funcionários e colaboradores. “O próprio Dom Malan faz uso do banco de sangue, então nada mais justo do que contribuir para melhorar o estoque. Durante o São João é imprevisível o número de acidentes de trânsito e com fogos de artifício. Mas, pela experiência dos anos anteriores nós sabemos que a demanda hospitalar com relação à transfusão de sangue aumenta”, esclarece a supervisora Kátia Cilene.

LEIA MAIS

Hospital Dom Malan abre vagas para médicos obstetras e pediatras

(Foto: arquivo)

O Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina está contratando médicos obstetras e pediatras para atuar no serviço de referência de alta complexidade materno/infantil. Há vagas disponíveis para contratação imediata, com salário a combinar.

Os interessados devem entrar em contato com a superintendência ou diretoria médica, através dos telefones (87) 3202-7007 / 7001.

1234